Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Começamos este jornal das 20h com a situação nas urgências. Esta manhã, os tempos de espera voltam a subir, depois de ontem à tarde, Lisboa ter registrado mais de sete horas para doentes urgentes. No Algarve, a espera para pulseira amarela foi de cerca de seis horas. Um doente urgente na Grande Lisboa tem pela frente esta manhã mais de cinco horas de tempo de espera, em média, sendo que o tempo máximo indicado é de 60 minutos. No Alentejo, o tempo de espera é semelhante, enquanto que no Algarve, os tempos médios para pulseira amarela estão acima das duas horas. A situação é mais calma a norte do país, com atendimentos mais rápidos. É o que dá conta esta manhã o portal oficial do SNS. Ontem à tarde a situação esteve pior, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve. Confrontada com estes dados, a direção executiva do SNS responde ao Diário de Notícias que a generalidade dos hospitais tem tempos de espera dentro dos valores expectáveis para o período do dia e que, apesar dos constrangimentos, estão a ser feitos todos os esforços para dar resposta aos utentes e minimizar tempos de espera. Carla, falamos precisamente dos tempos de espera. E a questão do encerramento de urgências? Amanhã só haverá uma urgência fechada de obstetrícia e sinecologia do Hospital das Caldas da Rainha. No fim de semana, não há indicação de qualquer urgência encerrada. Uma situação diferente face a outros verões, é o que indica o portal do SNS. Antes do início do verão, sindicatos de médicos e administradores hospitalares temiam constrangimentos nos serviços devido à falta de recursos humanos. Marcelo Rebelo de Sousa elogia e agradece ao Serviço Nacional de Saúde. O ex-presidente da República teve alta esta noite depois de ter sido internado no Hospital de Faro por uma indisposição. Sentiu-se mal ontem à tarde enquanto estava de férias em Monte Gordo, no Algarve. Marcelo Rebelo de Sousa explica que teve um dia de praia muito intenso e que fez exercício físico a mais, num dia quente. Depois de ser assistido no local pelo INEM, foi transportado para o Hospital de Faro. Falou aos jornalistas à saída. Aproveitou para agradecer aos profissionais de saúde que trataram dele com uma palavra de elogio e de reconhecimento ao SNS.
Queria agradecer muito ao INEM pela prontidão e eficiência. Queria agradecer muitíssimo também ao hospital, à direção clínica, ao responsável clínico que acompanhou e todo o pessoal. Foram vários exames que foram feitos e, portanto, por isso demorou este tempo todo, mas revelando uma preocupação de escrutínio que é prestigiante para o Serviço Nacional de Saúde.
O ex-presidente da República saiu do hospital por volta das 21h30. Garante que se sente bem. Diz que, no geral, não passou de um susto.
Sinto-me bem. Vai continuar a ir à praia? Sim, espero ir à praia, claro. Obrigado. Alguns cuidados especiais? Vamos ver. Eu hoje tive um dia muito intenso de praia e, de facto, foi um exercício físico num dia quente, grande. E, portanto, vou ter cuidado acrescido em matéria de hidratação.
Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas depois de ter tido alta hospitalar. A ULS do Algarve também agradeceu a todos os profissionais envolvidos pela pronta resposta e acompanhamento prestado ao ex-presidente da República. A presidente da Câmara de Bragança afirma que o eclipse teve um enorme retorno econômico para a região. Isabel Ferreira destaca o impacto positivo na hotelaria, restauração, comércio local e até na divulgação do patrimônio. A autarca lembra que o alojamento local e a hotelaria esgotaram muito cedo na região, algo que foi muito positivo e importante para o setor. Milhares de visitantes e de curiosos escolheram Bragança para assistir ao eclipse, por ser o local de Portugal com melhor visibilidade. Foi até onde esteve também o repórter do Observador, Martim Madeira, que relatou em direto o momento em que a lua tapou o sol e o dia se transformou em noite.
Estes últimos minutos escureceu de uma forma que ninguém estava à espera. Aqui agora faz-se um silêncio total, porque o sol está a dar as últimas de brilho e, portanto, as pessoas agora estão a correr de um lado pro outro. A começar a tirar os óculos, apesar de ainda haver alguma luz. As pessoas já começam a tirar os óculos, mas, de facto, já se faz quase noite. Segundo as contas aqui de um astrônomo que aqui está, não vão ser 26 segundos, vão ser apenas 18. E já tá total. Ouvem-se aplausos, ouvem-se pessoas a celebrar, apitos, tudo, e vê-se uma coroa linda do sol, porque a lua está à frente do sol. Está uma loucura aqui. Isto é impressionante.
E está muito escuro? E a temperatura baixou muito, ou não?
Tá totalmente escuro. Baixou muito, estava um calor que não se podia antes. Agora, sim, tá agradável. Dá pra olhar pro sol nitidamente. Aliás, pro sol, não, porque o sol tá tapado pela lua, mas vê-se uma coisa inacreditável. Vêem-se estrelas no céu, as montanhas todas bem iluminadas com aquele gradiente laranja-amarelo, que é característico, e o sol já começa a aparecer outra vez, que já nem se pode olhar bem com o mesmo descuido que dava pra ver antes.
Faltam 17 segundos.
Mas foi mesmo inacreditável
Foi o relato do repórter Martin Andrade, em Rio de Onor, em Bragança, poucos minutos antes das 19h30, quando ocorreu o pico deste eclipse solar. Portugal parou para assistir. O fenômeno foi visto de forma parcial em todo o país e a 100% no Parque Natural de Montesinho, em Bragança. Milhares de pessoas saíram à rua para olhar para os céus, depois do que aconteceu horas antes, uma autêntica corrida aos óculos de observação. E horas depois do eclipse, há pessoas a relatar desconforto e incômodo nos olhos. Importa, por isso, percebermos se é normal ou se há motivo para preocupação. Carla, são vários os sintomas a estar atento. É isso mesmo. É normal sentir os olhos cansados e pesados ou até dor de cabeça depois do eclipse. Mas, Rui Casanova, é preciso ter atenção se o desconforto continuar.
Sim, se sente incômodo ou dor de cabeça, não está sozinho. As pesquisas no Google com os termos "dor nos olhos" aumentaram 5000% depois do eclipse. Ou seja, nesta altura, há muitas pessoas com as mesmas dúvidas e preocupações. Vamos por partes. Quem passou tarde a observar o eclipse, mesmo com os óculos de proteção, pode ter ficado com os olhos cansados, uma sensação de peso sobre as pálpebras e até alguma pressão ou dor na cabeça, mas isso não significa que tenha lesionado os olhos ou queimado a retina, como alertaram ao longo dos últimos dias os especialistas. Para a Academia Americana de Oftalmologia, explica que estes sintomas de incômodo são normais, face ao esforço fora do habitual, que ontem todos acabamos por fazer, e explica que esses sintomas eventualmente vão desaparecer.
Então, Rui, importa explicar quando é que deixa de ser só desconforto e passa a haver motivos para preocupação.
Sim, e neste caso, há uma pergunta que devemos fazer: estou a ver exatamente da mesma maneira que via antes do eclipse? Ora, os sintomas de lesão na retina aparecem geralmente nas horas seguintes e podem atingir um ou, mais frequentemente, os dois olhos ao mesmo tempo. A Academia Americana de Oftalmologia alerta, por isso, para os seguintes sintomas: visão desfocada, aparecimento de uma zona cega central ou próxima do centro da vista e podem também ocorrer alterações das cores, objetos que parecem mais pequenos e linhas ou formas que passam a parecer distorcidas. Há aqui outra questão importante que importa explicar. Os sintomas podem não aparecer imediatamente, podem desenvolver-se gradualmente ao longo das horas ou mesmo dos dias seguintes. É por isso que convém distinguir cansaço ou tensão à volta dos olhos e da cabeça, que, como já vimos, é normal, de uma sensação persistente de pressão no próprio olho, sobretudo quando surge acompanhada de alterações visuais. Nesse caso, se isso acontecer, o melhor será consultar um especialista, neste caso, um oftalmologista.
Rui Casanova, com as recomendações para este pós-eclipse, mesmo para quem usou óculos de proteção adequados, podem surgir sinais de desconforto ocular. São sintomas normais, mas se persistirem ou se agravarem, então há motivo para procurar ajuda. Este é um artigo em destaque a esta hora no site do Observador, onde temos também a galeria com as imagens incríveis do eclipse. Vamos ao futebol. O Benfica joga mais logo na Escócia, frente ao Hearts. Os encarnados têm caminho aberto para garantir o apuramento para os playoffs de acesso à Liga Europa, mas Marco Silva promete ambição e rejeita facilitismos. O jogo é contar para a segunda mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa. O Benfica leva uma vantagem confortável, muito confortável da primeira mão. Venceu o Hearts no Estádio da Luz por 2x1. Estão, por isso, muito perto de seguir em frente, mas Marco Silva avisa que a equipa não pode cometer os erros que tem cometido.
Amanhã, naturalmente, será um jogo diferente, com uma história diferente e que nós queremos e ambicionamos que tenha o mesmo tipo de resultado para nós. A vitória, é com esse objetivo que aqui estamos. Estamos com o resultado que nos dá a estabilidade e a confiança para encarar de uma forma muito positiva, mas não nos pode dar facilitismos nenhuns, porque será o primeiro passo para errarmos e nós não queremos errar. Queremos ser objetivos naquilo que queremos. É óbvio que o objetivo é estar nos playoffs.
O treinador do Benfica a lançar este jogo com o Hearts, na Escócia. A partida está marcada para às 19h45. Tem relato e comentários em direto na Rádio Observador. O Sporting de Braga também joga mais logo para a Liga Conferência. Os arsenalistas jogam na Bielorrússia depois de terem vencido por 1x0 o Dínamo de Minsk. O Paris Saint-Germain voltou a vencer a Supertaça Europeia, derrotou o Aston Villa por 2x1. São 20h10. Já a seguir, há Momentos de Glória na Rádio Observador. Primeiro, Carla, que outras notícias marcam esta manhã? Na Colômbia, subiu para 265 o número de mortes na sequência do sismo que atingiu o país na segunda-feira. Há também cerca de 4 mil feridos e quase 500 desaparecidos. É o que indica o mais recente balanço feito pelo presidente da Colômbia, Abelardo Laspriela. Anunciou também que foi decretada a situação econômica de emergência para evitar a crise provocada pelo sismo. Karoline Leavitt, a atual porta-voz da Casa Branca, vai deixar o cargo no final de agosto. O anúncio é feito pelo próprio Donald Trump na True Social. O presidente dos Estados Unidos explica que a porta-voz quer passar mais tempo com a família, agradece-lhe, elogia o trabalho. Aos 27 anos, foi a pessoa mais nova de sempre a assumir o cargo de porta-voz da Casa Branca. As temperaturas estão a subir e por isso o aviso amarelo devido ao calor continua hoje em nove distritos de Portugal continental. É o que dá conta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O IPMA coloca também quase todo o interior do país e o Algarve em perigo máximo ou muito elevado de incêndio. Para hoje está prevista uma subida da temperatura, sobretudo na região algarvia, que é também acompanhada por um aumento da intensidade do vento.