Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
E atualmente na Ucrânia está o Presidente da República. A agenda de Marcelo Rebelo de Sousa não vai sofrer grandes alterações por causa do incidente a envolver o líder do grupo Wagner.
A notícia da alegada morte de Prigozhin chega no dia antes do Dia da Independência da Ucrânia, um dia que vai ser celebrado em plena invasão russa, como já foi o ano passado, e já se começam a ver preparativos. O João Porfírio é um dos enviados especiais d'O Observador a Kiev, está a acompanhar a visita de Marcelo Rebelo de Sousa. João, boa noite. Pergunto se é uma noite de festa antes do Dia da Independência.
Olá, muito boa noite. Sim, é uma noite de pré-festa, um dia que se adivinha, um dia que se assinala, aliás, os 32 anos da independência da Ucrânia. Falta uma hora para a meia-noite, portanto, falta uma hora pra o recolher obrigatório aqui na Ucrânia, em Kiev, o recolher obrigatório muda de cidade para cidade. E aqui na Praça Maidan, onde me encontro, uma das principais praças da capital ucraniana, há um grande grupo de jovens com música ao vivo em plena praça, penso que seja audível neste direto. E muitos jovens a cantar, a dançar aqui nesta praça Maidan, uma festa que tem como pano de fundo dezenas e dezenas de carros de combate russos completamente destruídos. Foram postos aqui nesta avenida, na principal avenida de Kiev, dezenas de carros de combate russos que foram destruídos pelas tropas ucranianas e que agora a Ucrânia exibe como quase troféu para mostrar a força das tropas do seu país. À noite, é mesmo noite de verão, estão cerca de 23 graus, é uma temperatura bastante elevada para a Ucrânia nesta altura do ano. E há muita, muita gente na rua, apesar de faltar menos de uma hora para esse recolher obrigatório. O que é certo é que também Marcelo Rebelo de Sousa teria uma agenda para vir visitar esta espécie de exposição de carros de combate, como explicava há pouco, mas devido a um atraso da agenda anterior, não foi possível Marcelo Rebelo de Sousa vir aqui durante a noite até a hora do recolher, como estava indicado aos jornalistas que acompanham esta visita. E, portanto, há muitos jovens aqui a pré-celebrar os 32 anos da independência que se assinalam amanhã. Amanhã está previsto umas cerimônias muito simbólicas para assinalar esse dia. Marcelo Rebelo de Sousa estará numa dessas cerimônias, a hora e o local ainda por se saber, por razões de segurança, esses locais dessas festividades e dos locais da agenda do presidente da República são anunciados muito em cima da hora aos jornalistas que estão a acompanhar a comitiva. E, portanto, aqui na Praça Maidan, como dizia, em frente a um letreiro com as cores amarelo e azul, onde se lê "Eu amo a Ucrânia", agora canta-se para despedida da noite, porque são 23h07min aqui na Ucrânia, canta-se o hino, e penso que seja audível e vou aproximar-me destes jovens. Canta-se o hino à capela, o hino da Ucrânia, e é uma ótima maneira de festejar estes jovens, uma ótima maneira de festejar este aniversário da independência deste país que está em guerra há mais de um ano e meio.
João Porfírio, enviado especial d'O Observador à Ucrânia, com esta música de fundo, a pré-festa que se faz um dia antes do Dia da Independência do país. Amanhã, Marcelo Rebelo de Sousa tem um encontro marcado com Volodymyr Zelensky.