Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Passou a noite a acompanhar a situação no concelho. Portanto, a minha pergunta é: esta manhã, que situação é esta no concelho de Pombal depois de mais uma noite de chuva e mau tempo?

A situação está controlada. Houve dois a três períodos de chuva muito intensa. O rio subiu, mas ficou sempre dentro do leito e não houve inundações na cidade. Fora da cidade, obviamente, na área rural, em campos, temos pontos críticos que inundaram, como habitualmente já inundam, mas não houve danos ou impactos nas habitações.

Falou do rio Arunca. Quando é que os níveis do rio vão começar a baixar, se é que continuam acima da média?

Eles baixam imediatamente. Quando para de chover, eles baixam imediatamente. Ele escoa para o rio Mondego e, portanto, temos a incógnita da capacidade do rio Mondego de absorver este caudal. Se o rio Mondego fizer parar o nosso rio, começa inundações no nosso território.

Quanto aos estragos provocados na semana passada, como é que o concelho se está a reerguer? O que é preciso neste momento?

Neste momento, as nossas vias principais já estão desobstruídas. Agora vamos começar um trabalho de limpeza das bermas, porque a única coisa que fizemos foi abrir para permitir passagem, mas há muito trabalho ainda de recolha e afastamento de madeiras. O problema principal é a rede de águas, que ainda não está a funcionar. Temos camiões-cisternas a tentar compensar, levar água à população, mas é a principal preocupação hoje em dia. Pedimos apoio do exército para nos ajudar a acelerar no restabelecimento dessa rede e tivemos a informação que chegava uma equipa de 15 pessoas hoje, estamos à espera deles. E estamos com esperança de conseguir resolver esta situação da água em dois, três dias.

Sabe me dizer qual é a porcentagem de população no concelho afetada ou que está sem abastecimento de água nas casas?

Estará na ordem dos 80%.

E de energia elétrica?

Energia elétrica, a última informação é que falta 70%.

Falta 70%, disse?

Sim.

Não conseguem prever quando estará toda a situação normalizada.

Não, vai demorar várias semanas, pela nossa previsão, porque há muitos cabos partidos. Portanto, mesmo que se coloque um gerador para compensar em determinados PT, a rede não tem condições de transmitir eletricidade produzida. Vai demorar muito por causa disso. Ainda assim, de forma muito limitada, troços de rede muito reduzidos, onde é possível, e à medida que se consegue geradores, porque está muito difícil a nível do país ter geradores, sempre que se consegue um, vai-se colocando mais ligações para pequenos troços de linha. Mas sempre que conseguimos, tentamos fazer chegar eletricidade às pessoas, mas é um trabalho que vai demorar várias semanas. Estou convencida que sim.

E quanto a danos em habitações, há desalojados, há danos significativos?

Sim, temos desalojados, cerca de 30 que foram diretamente ajudados pelo município, mas temos noção que há muita gente que acabou por sair das suas casas, ir para casa de familiares ou amigos e que nem sequer tivemos esse conhecimento. Mas o último número que nós tínhamos era que as nossas equipes acabaram por ter que apoiar cerca de 200 famílias.

Muito bem. E agora, para fechar, pergunto-lhe só acerca dos apoios anunciados ontem pelo governo. Acredita que vão ter efeitos práticos para o conselho de Pombal?

Sim, qualquer apoio é bem-vindo, não é? Agora, se é suficiente para colmatar o estrago, eu duvido. Estamos a falar de milhões. Logo veremos. Sinceramente, tenho andado envolvida nesta reconstrução e ainda não tive tempo de estudar a proposta em concreto e de a analisar. Só vi alguns números por alto.

E para as próximas horas, como é que vai estar a situação no concelho? Vocês vão estar todos em alerta, em articulação com os presidentes de junta de freguesia, como é que vai ser?

Sim, continuamos em alerta, até porque precisamos de muitas soluções ad hoc de desenrasco, como essa questão do abastecimento através de cisterna d'água. Enquanto não houver aqui o restabelecimento da rede de águas, enquanto não houver condições mínimas para as escolas funcionarem, porque é preciso eletricidade e água, com certeza que ficaremos em estado de alerta, até porque as previsões meteorológicas também não nos deixam descansar. Está previsto continuar a chover e haver outro pico ainda durante esta semana e por isso vamos avaliando a situação, mas já vamos ficar em estado de alerta.

Com certeza. As escolas no concelho estão todas encerradas?

Sim, neste momento estão todas encerradas. Algumas juntas, a partir de amanhã, vão tentar abrir uma solução de ATL, porque está em pausa letiva, nestral, esta semana, mas só algumas, três ou quatro, penso eu.

Ok, muito obrigado.

Porque para além da falta de energia e água, ainda há algumas reparações que têm que ser feitas, nomeadamente em telhados, e não vamos conseguir abrir no imediato.

E há mais serviços públicos que sejam fechados no concelho, para além das escolas?

Sim, pavilhões esportivos que ficaram com coberturas danificadas, mais campos de jogos, de futebol, que ficaram estragados e que não vai ser possível a sua utilização.