Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Começa agora o Vamos à Bola, jornal de desporto da Rádio Observador, hoje com edição do jornalista João Lourenço. Bom dia.
Bom dia, Nadine.
Começamos, naturalmente, com o triunfo do Benfica sobre o Alverca, com assinatura da Academia do Seixal.
Anísio Cabral, um jovem avançado de apenas 17 anos, vestiu novamente a capa de herói. Respondeu de forma certeira ao cruzamento de Samuel Damas, no minuto 86. Três pontos diretamente do Benfica campus, que o José Mourinho aprecia e quer que continue.
Vamos geri-lo bem, como estamos a fazer com os outros que já subiram à primeira equipe e que são jogadores de primeira equipe. Continuar a trabalhar, continuar a melhorar. Parece contraditório e se calhar vocês vão se rir, mas o jogo de cabeça não é o seu forte, de todo. É uma área em que ele tem muito a melhorar é o jogo de cabeça, mas faz dois gols lindíssimos de cabeça quando joga na primeira equipe do Benfica.
Um jogo com muitas oportunidades e pouca concretização de um lado das Águias. O Special One dá ainda méritos ao adversário.
O Alverca perdeu, mas eu não consigo não deixar de lhes dar os parabéns. Não fizeram o antijogo. Ok, o guarda-redes depois, obviamente, levou amarelo, mas não fizeram o antijogo. Surpreenderam-me um bocadinho porque conseguiram ser perigosos na primeira parte, defenderam muito e bem. Obviamente que na segunda parte levaram como uma avalanche de jogo ofensivo do Benfica.
Com 49 pontos somados, os encarnados mantêm-se na terceira posição, mas ficam sentados à espera daquilo que vai acontecer esta noite, no jogo de cartaz desta jornada.
E precisamente vamos ao clássico desta noite. A cidade invicta vai aquecer com mais um Foco do Porto x Sporting.
Estamos no início de fevereiro. O tempo não convida a grandes saídas à rua, mas a cidade do Porto vai certamente ficar a ferver nesta noite de segunda-feira. Mulheres e homens do futebol dizem que um clássico não decide campeonatos. No entanto, este Foco do Porto x Sporting pode muito bem afastar muitas nuvens e iluminar o caminho para o resto da época. Começamos com o líder do campeonato, o Foco do Porto. Martim Fernandes recuperou de lesão, pode ser titular no lado direito da defesa. Apesar da derrota na jornada transata, Francesco Farioli, técnico do Foco do Porto, espera duas coisas: um dragão cheio de adeptos e de espírito vencedor.
Que Porto podemos esperar? Eu acho que o mesmo de sempre. Uma equipe com atitude, com grande espírito, com o desejo de ir para o campo e de abordar o jogo com o pé direito. É isso que fizemos toda a temporada e é isso que vamos fazer amanhã também. Sobre o Dragão cheio, eu acho que é uma prova, mais uma vez, do espírito, do desejo dos fãs para estar conosco, para nos darem o empurrão certo.
O Dragão saiu ferido do Rio Maior, mas já sarou as feridas. Quem o diz é Farioli, que pede concentração máxima.
Nós trabalhamos esta semana para tentar resolver alguns problemas que enfrentamos e que acreditamos que podemos melhorar. Mas nesse aspecto, novamente, às vezes as coisas acontecem em diferentes alturas do jogo e momentos distintos. A verdade é que no nível em que estamos a jogar, quando perdes a atenção por um momento que seja, tu vais conceder uma oportunidade e na maioria das vezes isso pode significar um gol. É só uma questão de melhorar um bocadinho a nossa atenção e a energia.
O clássico de hoje pode dissipar muitas dúvidas, mas não é decisivo. Quem o diz é o técnico do Sporting, Rui Borges.
É um jogo importante, não decisivo, independentemente do resultado. Claro que é um jogo importante e nós temos noção daquilo que é a diferença pontual, dependendo daquilo que será o resultado para o nosso lado, mas não acho que seja um jogo que irá ditar quem será campeão.
O melhor ataque da prova defronte à melhor defesa, o quarteto defensivo do Foco do Porto recebe rasgados elogios do timoneiro leonino.
O Porto é claramente uma equipe que em termos defensivos é fortíssima. Penso que não só a nível nacional, mas a nível europeu, penso que é a equipe que menos concede aos adversários. Dita bem aquilo que é a capacidade defensiva do seu coletivo e não tem a ver só com a linha defensiva, tem a ver, sim, com o seu coletivo. É uma equipe muito comprometida, muito intensa.
O Sporting ainda não pode contar com Fotis Ioannidis e Zeno Debast para a deslocação até à cidade invicta, numa partida que pode marcar a despedida de Matheus Reis. O lateral esquerdo leonino pode estar de saída para o Campeonato Russo. A arbitragem deste grande clássico vai estar a cargo do árbitro da Associação de Futebol de Évora, Luís Godinho, e a emissão especial da Rádio Observador arranca logo depois das 8:00 da noite, Nadine.
Emissão especial de desporto, 20:15, Foco do Porto x Sporting, relato de Pedro Fernandes e Vítor Tomé. Contamos ainda com os comentários de Gabriel Alves, Luís Pinto Coelho, João Castro e Pedro Henriques. E vamos agora recordar alguns resultados desta 21ª jornada da Primeira Liga.
E que encerra esta noite com duas partidas, o clássico entre o Foco do Porto e o Sporting, mas também bem mais cedo, às 18:45, com o Famalicão x AVS. No início da jornada, Estrela da Amadora 1, Santa Clara 0, Moreirense 1, Gil Vicente 2, Estoril 2, Tondela 2. Arouca venceu na recepção ao Vitória Sport Clube por 3 x 2. Nacional e Casa Pia não foram além do empate a zero. O Braga recebeu e venceu ontem o Rio Ave por 3 x 0 e o Benfica venceu o Alverca por 2 x 1.
E lá fora o Campeonato Espanhol e Inglês continuam com contas do título bastante quentes.
E tiveram o respetivo momento de tensão neste domingo. Começamos em Anfield, na cidade dos Beatles, em Liverpool. A equipa da casa perdeu na recepção ao Manchester City, apesar de um grande golo inaugural de assinatura de Dominik Szoboszlai. Bernardo Silva e Erling Haaland, de pontapé de penalty, deram remontada no resultado. A Premier League continua aberta. Seis pontos é a diferença entre City e Arsenal no topo da classificação, sabendo que os Gunners de Londres mantêm esse primeiro lugar. Rumamos a Espanha. O Real Madrid venceu por 2 x 0, na visita sempre difícil ao terreno do Valencia. Golo do ex-Benfica Carreras e também de Kylian Mbappé. Os merengues estão a um ponto do líder da prova, o Barcelona.
E viajamos até aos Estados Unidos. A edição número 60 do Super Bowl termina com a vitória dos Seattle Seahawks.
Mas já lá vamos. Espera, acho que podemos fazer isto de uma maneira um pouco mais animada. Olha, clica aí nesse botãozinho. Espera aí.
E falamos da atuação do half time show de Bad Bunny.
É isso mesmo. O cantor de 31 anos trouxe todos os ritmos latinos do álbum vencedor de seis Grammys, "De Mi Tirar Más Fotos". Contou com a ajuda de vários famosos como Pedro Pascal, Cardi B e Karol G. Ainda cantaram durante estes cerca de 10, 13 minutos no Levi's Stadium, em Santa Clara, no estado da Califórnia, Ricky Martin e Lady Gaga. Esta atuação teve uma crítica bastante forte às políticas de imigração da administração Trump. Bad Bunny proferiu o nome e mostrou as bandeiras de todos os países da América. A frase principal proferida não só pelos cantores, mas também nos ecrãs gigantes, era bem certeira: "The only thing more powerful than hate is love". A coisa mais poderosa que o ódio é o amor. Também houve essas críticas de Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos recorreu até à Truth Social, que classificou esta atuação do Bad Bunny como absolutamente terrível e uma das piores de sempre. Disse mesmo que era uma afronta aos Estados Unidos. Mas há aqui uma curiosidade, Nadine. Houve um casamento no meio da atuação.
Exato.
Houve um casamento, não estavam à espera. Ao que parece, foi um casal que convidou Bad Bunny a estar presente no casamento. O cantor porto-riquenho fez ao contrário: organizou-lhes o casamento, quem diria? À frente de um estádio completamente cheio do Super Bowl.
Muitas surpresas nesse tempo de intervalo, mas resta também saber como é que terminou esta Super Bowl.
E apenas foi decidido no último quarto, visto que o resultado nesses 15 minutos de jogo daria 17 x 13, também a favor dos Seattle Seahawks, que venceram por 29 x 13 nesta edição 60 do Super Bowl, apenas o segundo conquistado pela equipa. Depois de um triunfo em 2013, Seattle também vigou a derrota no Super Bowl de 2015, onde, neste caso, os New England Patriots venceram a equipa de Seattle nessa edição. A Dark Side, a alcunha da defesa dos Seahawks, a melhor defesa deste campeonato, vai ficar na história como a unidade que limitou fortemente os Patriots a uma pobre exibição no ataque. Mas acho que certamente ficará pra história estes próximos momentos do Bad Bunny.
E o Super Bowl volta para o ano, em Los Angeles, e o João Lourenço volta já amanhã para mais um Jornal de Desporto da Rádio Observador, mais um Damos à Bola. Até amanhã.
E não esquecer o derby, o clássico de hoje, 20h15, emissão especial.
É verdade. Até amanhã.
Até amanhã.
Touchdown! Unbelievable!