891kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A Sexta Coluna

A Sexta Coluna

O balde de água fria

A vitória de Trump foi também a confirmação de um fenómeno de reacção popular ou populista com raízes históricas, indiciando o fim de um ciclo e princípio de um outro.
A Sexta Coluna

Os invisíveis

Os grandes media ainda são, por agora, quem dá e tira visibilidade a vítimas e carrascos, mas a “realidade desfocada” que nos mostram torna-se cada vez mais evidente.
A Sexta Coluna

Estados Unidos: angústia para o jantar

Kamala Harris resolveu não comparecer no Al Smith Dinner, ainda que o voto católico se incline para Trump e possa ser decisivo.
A Sexta Coluna

Maduro: regresso às origens

O sucessor de Chávez, Nicolás Maduro, parece não ter sequer vontade de simular virtudes democráticas, quer a manipular eleições, quer a reprimir os descontentes com o resultado dessa manipulação.
A Sexta Coluna

O inferno dos descobridores de paraísos

A luta contra a dependência é uma luta desigual com uma força obscura que cria laços de submissão poderosos. Felizmente há quem ache que vale mais acender uma candeia do que maldizer a escuridão.
A Sexta Coluna

O árbitro da política francesa

Entre Barnier, o républicain de Matignon, e Macron, o ensembliste do Eliseu, há agora um árbitro, por insultável que seja:  Le Pen, a national-populiste do Palais Bourbon.
A Sexta Coluna

O estranho caso do 28 de Setembro

Com o “golpe direitista”, o regime das “amplas liberdades democráticas” conseguiria a proeza de exibir em Outubro de 1974 mais presos políticos do que os que lá estavam no dia 24 de Abril de 1974.
A Sexta Coluna

A troca

A censura e o moralismo parecem ter passado a ser a pièce de resistance das esquerdas progressistas. Terão “os conservadores e os progressistas trocado de atitudes e impulsos”?
A Sexta Coluna

A América dividida e que nos divide

Apesar de tudo, não parece que o debate tenha tido grande efeito sobre o eleitorado, mantendo-se os candidatos muito próximos, quer na totalidade da massa eleitoral, quer nos Estados decisivos.
A Sexta Coluna

Da maldição do petróleo à bênção do socialismo

Da “maldição” do petróleo – a Venezuela tem as maiores reservas do mundo – à “bênção” do socialismo bolivariano, a Venezuela e o seu povo não param de sofrer.
A Sexta Coluna

Não vá o diabo tecê-las

Empurrado pela força das coisas, Biden dá lugar à entronização da sua Vice, que está a fazer o número da moderação e a contar com a demonização de Trump para ganhar em Novembro e “salvar a Democracia”
A Sexta Coluna

Tudo é possível na América?

Entre os Democratas, espera-se que Biden recupere ou espera-se sobretudo que oiça as muitas vozes e nozes da razão. Entre os Republicanos, a “revolução” e a restauração parecem estar já em marcha.
A Sexta Coluna

Os dias que correm

Cento e dez anos de Sarajevo, o debate Biden-Trump, uma conferência em Madrid, a primeira volta das eleições em França, a vitória dos Trabalhistas, tudo na semana passada.
A Sexta Coluna

O centro, os extremos e a guerra civil

A partir de um centro aparentemente inocente e pacífico, Macron opta pela dissolução estratégica e agita a guerra civil para segurar um poder que chegou à exaustão.
A Sexta Coluna

Eleições europeias: revista de imprensa

Não há nada que chegue ao populismo propagado a partir de institucionais e comunicacionais lugares de virtude, ou à desinformação devidamente referenciada como informação.
A Sexta Coluna

Camões: o poeta cego, surdo e mudo

A ideia de emitir uma moeda comemorativa dos 500 anos de Camões com uma efígie estilizada em que o “poeta cego” também surge surdo e mudo diz-nos muito de quem a encomendou e, em Dezembro, a aprovou.
A Sexta Coluna

Buenas prácticas

O discurso de ódio contra a “extrema direita”, não é discurso de ódio, são “boas prácticas de comunicação”, que moem, não matam mas podem levar a matar.
A Sexta Coluna

Perigo de morte

Perante as negras perspectivas eleitorais, Macron vê-se forçado a dramatizar o discurso sobre a Europa, escalando a linguagem alarmista e falando em “ameaça mortal”.
A Sexta Coluna

A desinformação de referência

Convém não fazer amálgamas, ainda que honestas, entre as amálgamas desonestas de alguns órgãos de “informação de referência” e a desinformação desreferenciada que para aí anda a manipular o povo.
A Sexta Coluna

De Lisboa a Bruxelas, 25 de Abril sempre

Hoje, os saudosistas não são já os nostálgicos do antigo regime, são os que, meio século depois, suspiram pelos “bons velhos tempos” do PREC.
A Sexta Coluna

Valores europeus

Contrariamente ao que nos querem fazer crer, os valores a que as direitas europeias dão voz estão longe de ser exclusivos de “parlamentares extremistas” e mais longe ainda de serem minoritários.
A Sexta Coluna

A comissão (europeia) de exame prévio

Para vigiar e prevenir a “desinformação” nas grandes plataformas, a União Europeia lançou-se num programa de combate pré-eleitoral às fake-news e a outros conteúdos “legais, mas prejudiciais”.
A Sexta Coluna

Quatro escritores russos, em tempo de Páscoa

Mais que os filósofos e os teólogos, os grandes escritores, os grandes ficcionistas russos interpretaram e contaram o mistério de Cristo e da Paixão de Cristo.
A Sexta Coluna

10 de Março: um cravo em Abril

Entre linhas vermelhas, quase nos esquecemos que, a 10 de Março, no ano do cinquentenário do 25 de Abril, as direitas tiveram a sua mais expressiva maioria de sempre.
A Sexta Coluna

A “banalidade do mal”

Da actualidade e utilidade do espírito crítico, livre e de “desobediência devida” de Hannah Arendt.
A Sexta Coluna

Por um punhado de votos

Se uma força política tem votos populares, pode a convergência mediática atacá-la e insultá-la com os piores adjetivos do dicionário que isso não a impedirá de crescer. Mais cedo ou mais tarde.
A Sexta Coluna

França, espelho da Europa?

Em menos de um ano, a líder da direita nacional francesa progride 7 pontos nas sondagens. E no Parlamento Europeu a Direita Nacional e Identitária pode ter, em Junho, perto de 200 deputados.
A Sexta Coluna

Direita social? Isso é socialismo!

O jornalismo de referência assegura que toda a preocupação social é socialista e toda a intervenção estatal é de esquerda, devendo a Direita ater-se à sua proverbial maldade e ao seu endémico egoísmo.
A Sexta Coluna

No centenário da morte de Lenine

Tudo passa.  Mas, aparentemente, há coisas que passam mais do que outras, e a Esquerda tem o dom de conseguir branquear ou fazer esquecer certos passados.
A Sexta Coluna

A força dos “deploráveis”

Serão as linhas vermelhas que alguns pretendem aplicar racionais, democráticas, desejáveis, ou sequer eficazes e respeitadoras da vontade do povo?
A Sexta Coluna

A China, Taiwan e os EUA

Ainda que, por agora, a estratégia de Pequim seja atrair pacificamente os taiwaneses para a reunificação, em Washington a ilha continua a pairar no horizonte como a possível terceira frente de batalha
A Sexta Coluna

Quem vai decidir por nós?

Queremos mesmo deixar questões fundamentais, a que alguns dirigentes comodamente chamam “de consciência”, à consciência de deputados cuja opinião desconhecemos?
A Sexta Coluna

Um novo ciclo?

Hoje as coisas mudaram, na Europa e aqui. Só não mudou a patética reivindicação da Esquerda do monopólio da “Democracia”.
A Sexta Coluna

 Breve história do Natal

Entre as coloridas e fartas festas inclusivas de coisa nenhuma, todos precisamos de contemplar o presépio.
A Sexta Coluna

Populismo: doença crónica da velhice democrática?

A ideia de que o populismo é uma “gripezita” das sociedades políticas ocidentais, que as respectivas classes políticas poderão corrigir e superar desde que se decidam a fazê-lo, é um equívoco.
A Sexta Coluna

De Buenos Aires a Haia

Quando em 15 Estados da UE os partidos de “extrema-direita” têm mais de 20% do eleitorado, o alarme volta a soar na Holanda, com a vitória de Wilders, e nas Américas, com a do argentino Xavier Milei.
A Sexta Coluna

O político e o profeta: Kissinger e Fritz Kraemer

É no elogio fúnebre do seu mentor Fritz Kraemer, “o profeta”, que o “controverso” político se confessa no compromisso entre o ideal e o possível.
A Sexta Coluna

Há 48 anos

Os verdadeiros protagonistas do 25 de Novembro foram os militares do Batalhão de Comandos, mas o centrão acabou por ser o herdeiro do Thermidor português.
A Sexta Coluna

O único “perigo para a democracia”

É com o “perigo da extrema-direita” que o manto diáfano da propaganda vai tentar ocultar os males endémicos do regime.
A Sexta Coluna

Um socialista às direitas

Quando o socialismo e a esquerda espanhola parecem enterrar-se no compromisso separatista para manter o poder a qualquer preço, é bom ouvir a voz crítica e patriota de um dos seus pais fundadores.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.