No passado Domingo, 21 de Janeiro, um grupo murcho de fiéis, segurando umas dezenas de cravos, juntou-se na Praça Vermelha para assinalar o centenário da morte de Vladimir Ilyich Ulianov, Lenine, “a primeira pessoa a fundar um Estado socialista”. Gennady Zyuganov, o actual líder do Partido Comunista da Rússia, aproveitou para lembrar que Lenine tentara “criar um mundo justo, com irmandade entre as nações e sem capitalismo”.

Vladimir Putin não se deixou comover.  Não só não compareceu junto ao mausoléu do pai da revolução – que, entretanto, tinha já considerado “culpado pelo separatismo da Ucrânia” – como não comentou sequer a efeméride. Talvez por isso a China e os dirigentes chineses, partidários de uma ortodoxia política leninista, se tenham abstido de celebrar os cem anos da morte do seu guia imortal, daquele cujo corpo fora faraonicamente mumificado e o cérebro cientificamente retirado, compartimentado e conservado em meio asséptico para que, no futuro, pudesse estudar-se “a substância do seu génio”.

Tudo passa.  Mas, aparentemente, há coisas que passam mais do que outras, e a Esquerda tem o dom de conseguir branquear ou fazer esquecer certos passados. No caso da União Soviética, edificada e mantida à custa de milhões de mortos e de um terror permanente, o passe de mágica foi arranjar um bode expiatório, criador e artífice de todas as maldades do comunismo – uma doutrina generosa, fundada por bolcheviques altruístas que, por um desses azares e acidentes históricos, teria sido desvirtuada por um homem mau, perverso, maligno – Josef Vissariónovitch, Estaline, o homem de aço.

As bases do Estado policial

E, no entanto, as bases do Estado totalitário e policial, sem o qual nenhum Estado socialista poderia funcionar, tinham sido já lançadas e consolidadas por Lenine nos poucos anos em que fora o senhor do poder na Rússia da Revolução. Logo em 19 de Dezembro de 1917 criara a CHEKA, forma abreviada de Chrezvychaynaya Komissiya, Comissão Extraordinária, com a missão de “combater a contra-revolução e as suas sabotagens” e trazer perante o Tribunal Revolucionário todos os “contra-revolucionários e sabotadores”.

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O chefe da nova comissão ou da nova polícia de segurança era Félix Dzerzhinsky, um bolchevique nascido numa família polaca nobre, rica e importante. Dzerzhinsky era um homem tímido, ensimesmado, puritano, fanaticamente dedicado à causa da revolução e a Lenine; um marxista militante que tinha passado por exílios siberianos e prisões czaristas e que parecia querer devolver em dobro às suas vítimas as humilhações e os sofrimentos por que tinha passado.

De início com poucos agentes, a intensificação da resistência ao comunismo levou ao rápido recrutamento de inspectores e agentes e à constituição de unidades paramilitares.  No fim de 1918 os efectivos da CHEKA já passavam de 10.000 e em 1919 tinham decuplicado.

Ao contrário do que nos conta a fábula tecida por Trotsky no exílio e confirmada pelo Relatório Kruschev, fábula em que Trotsky e Lenine saem gloriosamente impolutos, nem o terror, nem os campos de concentração foram uma invenção de Estaline: esse outro lado menos romântico do paraíso na terra, indissociável do ideal socialista, chegou logo com os pais da revolução.

Os campos de concentração tinham começado por ser usados no final do século XIX pelos espanhóis em Cuba, pelos americanos nas Filipinas e pelos ingleses na guerra dos bóeres. Trotsky, que no verão de 1918 estava à frente do Exército Vermelho, confrontado com os insucessos militares, lembrou-se de recrutar oficiais e quadros do Exército czarista para a revolução bolchevique.  Mas o que fazer para garantir a lealdade dos “Brancos”, mobilizados à força?  Mandar prender e internar em campos de concentração as suas mulheres e filhos para ali permanecerem como reféns da lealdade dos maridos e pais foi a solução adoptada.

A repressão intensificou-se depois do atentado contra Lenine de Fanni Kaplan, uma socialista revolucionária, em 30 de Agosto de 1918, excelente pretexto para internar por esses “campos” fora mais uns mencheviques, sociais-revolucionários direitistas e burgueses em geral – proprietários rurais, industriais e comerciantes, padres contra-revolucionários, oficiais suspeitos. Em Fevereiro de 1919, num discurso aos colaboradores, Dzerzhinsky defendia que os prisioneiros, “cavalheiros que viviam sem ocupação” e que “não trabalhavam sem alguma coerção”, tinham mesmo de ser postos a trabalhar.

E assim, muito antes de Estaline subir ao poder, se iam mantendo ocupados nos campos de trabalho da União Soviética milhares de cavalheiros sem ocupação, ou de vermes ou parasitas, como lhes chamava Lenine. Segundo Richard Pipes, em 1 de Janeiro de 1920 havia 34 campos de concentração com 8.660 prisioneiros; um ano depois, eram 107 com 51.158 internados; e em Outubro de 1923, poucos meses antes da morte de Lenine, eram já 355, com cerca de 70 mil detidos.

Seriam estes os “ensinamentos de Lenine” de que falava Álvaro Cunhal em 1970 quando se referia às ideias que tinham “iluminado o caminho do Partido Comunista Português”, transformando-o “na vanguarda revolucionária da classe operária e na maior força po­lí­tica an­ti­fas­cista”?  E seria este tipo de “experiência no combate à direita” que Paulo Raimundo, líder do PCP, se lembrou recentemente de reivindicar?

Com Lenine, não eram ainda os milhões do Arquipélago de Goulag estalinista, memoravelmente descrito por Alexandre Soljenítsin num romance que foi uma das primeiras pedras da sepultura da grande tirania do século XX, mas desde o princípio da Revolução que os bolcheviques usavam o medo como instrumento de domínio, procedendo à detenção por suspeição e por categorias, sem qualquer consideração pelas práticas jurídicas instituídas ou por velhos ou novos direitos humanos.

No devocionário comunista, nos gloriosos anos cinquenta, Lenine vinha a seguir a Marx e Engels e antes de Estaline. E justamente, pois Lenine, tal como o Benito Mussolini, aliava a capacidade teórica à capacidade de acção e além de uma produção escrita notável, soube entender que a Rússia estava pronta para a revolução, e soube actuar, saltando as etapas do amadurecimento marxista.

A sua vida activa, depois do exílio siberiano, fora nas bibliotecas da Europa burguesa, lendo, pensando, escrevendo. Após a chegada à estação da Finlândia, em Petrogrado, conseguiu em poucos meses levar ao triunfo a revolução comunista, contrariando Marx e os marxistas ortodoxos, como Plekhanov,

Sem ódio nem piedade

Lenine morreu há cem anos. O atentado de Fanni Kaplan, em 1918, deixara marcas. Tinha tido o primeiro acidente vascular cerebral em Maio de 1922. Ficara sem fala e com o lado direito paralisado e só recuperara em Agosto, voltando às suas funções.

Mas em Dezembro de 22 viera o segundo ataque. Desse não recuperou, ou recuperou mal algum uso da mão esquerda. Ainda voltou ao Kremlin, amparado pela mulher, Krupskaya, e por Bukharin, mas não correu bem a visita. O resto do tempo passou-o na casa de campo de Gorky.

E foi aí, sozinho com a Krupskaya, a sombra de Estaline, e um bando de cuidadores vigilantes, que a “primeira pessoa que fundou um Estado socialista” passou os últimos dias. Alexander Sokurov, um discípulo de Tarkovsky, no filme Taurus, a segunda parte da sua Tetralogia do Poder, pintou essa agonia. Sem ódio, mas também sem piedade, como faz sentido.