894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Melanoma

Cancro

Melanoma Maligno e clima

A incidência do Melanoma Maligno tem aumentado significativamente nos últimos 50 anos, o que parece estar relacionado com o aumento da exposição ao sol, resultado de modificações dos padrões de beleza
Ciência

Cuidado com o sol, previna o melanoma

Embora seja dos cancros da pele menos frequentes, o melanoma é dos mais agressivos. Por isso, há que saber preveni-lo e a que sinais estar atento. A 11 de maio assinala-se o Dia Europeu do Melanoma.
Saúde

Tecnologia permite vigiar os “sinais” de perigo

A Dermatoscopia Digital Computorizada é um avanço tecnológico que aumenta significativamente a precisão do diagnóstico em Dermatologia, sobretudo para o melanoma maligno.
Saúde

Contra o melanoma barrar, barrar!

O melanoma é o tipo de cancro de pele mais perigoso. Importa, por isso, prevenir o seu aparecimento. Como? Através da utilização de protetores solares e atenção permanente às alterações cutâneas.
Melanoma

Um em cada cinco melanomas não é diagnosticado

Um estudo mundial mostra que 21% dos melanomas ficaram por diagnosticar no ano passado e que 33,6% das consultas não foram realizadas devido à pandemia. Em Portugal ficaram por diagnosticar 276 casos.
Melanoma

Sol. Protegemos a pele, mas esquecemos os olhos

Usar protetor solar é das recomendações mais comuns no verão, mas não é só com a pele que se deve preocupar. Os olhos são outro órgão sensível à exposição ao sol. E poucos lembram-se de o proteger.
Melanoma

Melanoma. E você, vigia as suas costas?

"Há quanto tempo não vê as suas costas" é a campanha lançada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para incentivar a prevenção e rastreio do cancro da pele.
Cancro

E se um vírus pudesse matar o cancro?

A agência do medicamento norte-americana (FDA) aprovou um medicamento à base de um vírus modificado para combater o melanoma, a forma mais agressiva de cancro da pele.
Cancro

Contar os sinais do braço para prevenir o melanoma

Investigadores da King's College London descobriram que as pessoas que têm mais de 11 nevos (sinais) no braço direito têm maior risco de desenvolver melanoma, um tumor maligno da pele.
Ciência

Nova esperança: pôr o nosso corpo a matar o cancro

O sistema imunitário tem as ferramentas necessárias para combater o cancro, mas este arranjou maneiras de enganar as nossas defesas. Uma terapia recente traz esperança no tratamento de alguns cancros.
Cancro

Melanoma: novo medicamento aprovado na Europa

O tumor tem a capacidade de travar o sistema imunitário. O medicamento agora aprovado vem juntar-se à linha daqueles que bloqueiam essa capacidade. Por enquanto, só é usado em melanoma avançado.
Explica-me

O que é um melanoma?

O número de casos de melanoma está a aumentar em Portugal. Saiba o que é, quais as causas e como reconhecer os primeiros sinais.
Melanoma

O cancro na pele e as férias dos anos 70

O cancro na pele tem aumentado exponencialmente. Os diagnósticos tornaram-se mais eficazes e descobriu-se um culpado: o desconhecimento sobre os perigos do sol quando fazer férias passou a ser barato.
País

PSD e CDS querem maior fiscalização aos solários

No Projeto de Resolução apresentado esta quinta-feria na Assembleia da República, os grupos parlamentares expõe a necessidade de educar o público, formar os médicos e fiscalizar os solários.
Ciência

Viva o Sol! Mas tome nota destes conselhos

Radiação solar em excesso pode causar cancro da pele, mas não é o único fator. Usar protetor é uma das recomendações mais importantes. E se encontrasse um protetor solar feito de espinhas de peixe?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.