UNITA

UNITA

UNITA inicia candidaturas para novo líder

O principal partido da oposição angolana procura novo líder e o processo começa esta segunda-feira. Adalberto da Costa Júnior é forte candidato para suceder a Isaías Samakuva.
UNITA

Novo líder da UNITA eleito em novembro

Novo líder da UNITA será eleito no XIII congresso ordinário do maior partido da oposição em Angola, que vai ocorrer entre 13 e 15 de novembro deste ano.
UNITA

UNITA quer resgatar dirigentes mortos em 1992

Isaías Samakuva, líder da União Nacional para a Independência Total de Angola, afirmou que ainda estão por cumprir "muitos pontos" do Protocolo de Lusaca.
Angola

Angola. Restos mortais de Savimbi depositados 

O Governo de Angola depositou os restos mortais do fundador do partido UNITA numa unidade militar no município do Andulo, província do Bié. A cerimónia não contou com presença de familiares.
Angola

Chivukuvuku com malária vai para a África do Sul

Depois de estar internado numa clínica em Luanda onde foi visitado pelo Presidente de Angola, o antigo líder da UNITA e da CASA-CE foi transferido para a África do Sul.
UNITA

Exéquias fúnebres de Savimbi no Dia de África?

275
O líder parlamentar da UNITA disse hoje à Lusa que realizar as exéquias fúnebres do líder histórico do partido, Jonas Savimbi, a 25 de maio, Dia de África, "seria interessante".
UNITA

Angola. Exéquias fúnebres de Savimbi adiadas

Segundo a UNITA, nenhum dos 3 relatórios sobre as análises ao ADN de Savimbi chegou à direção do maior partido da oposição nem à família, pelo que as cerimónias foram adiadas indefinidamente.
UNITA

UNITA: angolanos "continuam a morrer" em Cabinda

Para o presidente da UNITA, a atuação dos órgãos de defesa e segurança em Cabinda, Angola, tem sido "extremamente radical". "Recomendamos a necessidade da humanização", sublinhou.
Angola

A cerimónia de exumação de Savimbi já aconteceu

O ato ocorreu na presença de uma delegação da UNITA e do Governo. A exumação e a recolha das amostras para o exame de DNA foi feita por técnicos portugueses, sul-africanos e angolanos.
UNITA

UNITA questiona fiscalização no Governo angolano

614
A UNITA vai propor a quatro grupos parlamentares a subscrição do documento a remeter ao Tribunal Constitucional, com vista à transparência, à impunidade e à ação fiscalizadora da Assembleia Nacional.
UNITA

Cerimónias fúnebres de Savimbi no início de abril

As datas concretas de exumação e inumação dos restos mortais de Jonas Savimbi, morto em combate a 22 de fevereiro de 2002, no Moxico, estão ainda em diálogo entre Governo e UNITA.
Angola

UNITA: 2019 é o ano da consagração de Savimbi

A decisão responde às críticas feitas a 21 de dezembro pelo Presidente João Lourenço, que referiu que o Governo está preparado para exumar os restos mortais de Jonas Savimbi, morto em combate em 2002.
Angola

UNITA questiona experiência de novo governador

Alcides Sakala, porta-voz da UNITA, diz que não sabe se o novo governador de Luanda, Sérgio Rescova, terá experiência suficiente para estar à frente de uma estrutura tão importante como é Luanda,
Angola

UNITA reunida em Luanda para marcar congresso

A UNITA, maior partido da oposição angolana, reúne a Comissão Política para marcar a data do próximo congresso e preparar a estratégia do "Galo Negro" para as eleições autárquicas de 2020.
Angola

Angola. Deputado diz estar "farto dos portugueses"

1.545
O maior partido da oposição angolana UNITA demarcou-se das declarações por um deputado da sua bancada parlamentar. David Mendes, eleito pelo partido, afirmou "estar farto dos portugueses".
UNITA

UNITA pede "auditoria" da dívida pública angolana

A UNITA defendeu que Angola necessita de fazer uma "auditoria exaustiva" à dívida pública, interna e externa, para que se saiba exatamente os valores que estão em causa.
UNITA

UNITA elogia regresso do corpo do general Ben Ben

O presidente da UNITA considerou que o regresso do corpo do general "Ben Ben" a Angola representa "mais um passo" na remoção dos obstáculos para a reconciliação nacional dos angolanos.
Angola

José Eduardo dos Santos sai "enfraquecido" do MPLA

A UNITA, maior partido da oposição em Angola, considera que o líder do MPLA, José Eduardo dos Santos, sai "enfraquecido", forçado por um conjunto de circunstâncias políticas, sociais e económicas.
Angola

UNITA contesta versão histórica do MPLA

A UNITA insurgiu-se contra a versão da História de Angola contada pelo MPLA, lamentando que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) se tenha "deixado manipular" pelo Governo angolano.
Angola

Restos mortais de Savimbi devolvidos à UNITA

O Presidente de Angola assumiu que vai empenhar-se "pessoalmente" no processo de exumação dos restos mortais do antigo líder da UNITA Jonas Savimbi, abatido durante a guerra civil angolana em 2002.
Angola

Telecomunicações. UNITA quer nulidade de concurso

A UNITA exigiu a anulação do concurso para a quarta operadora de telecomunicações em Angola, acusando o ministro da tutela de ter alterado as regras de procedimentos.
Angola

UNITA. "Angola tem o mesmo regime desde 1975"

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, considerou esta terça-feira que o país "não tem novo paradigma de governação" e o que "impera atualmente em Angola é o mesmo regime de 1975".
Angola

Morreu Jaka Jamba, dirigente histórico da UNITA

O deputado e dirigente histórico da UNITA Almerindo Jaka Jamba, um dos últimos negociadores angolanos vivos do Acordo de Alvor, que antecedeu a independência de Angola, morreu aos 69 anos.
Angola

UNITA considera 2020 o ano certo para autárquicas

O maior partido da oposição angolana considera o ano de 2020 como o momento certo para a realização das primeiras eleições autárquicas no país, mas exige um novo registo eleitoral.
Angola

Onde está o corpo de Jonas Savimbi?

Dezenas de pessoas prestaram homenagem a Savimbi no cemitério de Luena, mas a dúvida sobre se os restos mortais do líder fundador da UNITA estão naquela campa persistem, 16 anos depois.
Angola

MPLA critica UNITA por votar contra OE para 2018

O Orçamento do Estado de João Lourenço foi aprovado apenas com 136 votos a favor do MPLA. O partido critica agora a UNITA por ter votado contra.
Angola

OE de João Lourenço aprovado só com votos do MPLA

A proposta de lei do Orçamento Geral do Estado para 2018 de João Lourenço foi aprovada com 136 votos a favor, dos membros do MPLA. O documento recebeu 18 abstenções.
Angola

Oposição critica uso de dinheiro público pelo MPLA

David Mendes, da UNITA, diz que "Não podemos compreender como se prioriza ações de caráter partidário ou político em detrimento das ações que tenham incidência na vida dos cidadãos".
Angola

Líder da UNITA deixa parlamento angolano

Isaías Samakuva suspendeu o seu mandato de deputado à Assembleia Nacional. Também pela UNITA, foi suspenso o mandato do falecido deputado João Marques Ntiama.
Angola

UNITA desafia MPLA com proposta sobre património

O líder parlamentar da UNITA desafiou o MPLA com uma proposta em que 45% do património declarado fica no Estado. Adalberto da Costa Júnior garante que a proposta tem condições para ir a discussão.
Angola

Angola. UNITA quer despartidarização do Estado

"Façamos de 2018, o ano da despartidarização do Estado e da reconciliação nacional", exortou Isaías Samakuva, que vai continuar à frente dos destinos do partido até 2019.
Angola

UNITA quer dinheiro repatriado no orçamento

693
A UNITA defende a inclusão do dinheiro repatriado do estrangeiro no orçamento angolano de 2018. O líder do partido questionou quem são as pessoas que mantêm as divisas fora do circuito oficial.
Angola

Paradise Papers: UNITA pede comissão de inquérito

456
A UNITA vai exigir a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para averiguar "responsabilidades políticas e administrativas" no "descaminho de verbas" do Fundo Soberano de Angola.
Angola

Ex-deputado da UNITA é o novo administrador do BPC

O ex-deputado da UNITA Fernando Heitor tomou posse esta segunda-feira como administrador executivo do Banco de Poupança e Crédito (BPC) de Angola.
Angola

Angola. Morte de dirigente da UNITA foi patológica

A Polícia Nacional de Angola concluiu, preliminarmente, que a morte do secretário municipal da UNITA em Cambundi-Catembo, na província de Malanje, "foi patológica" e "não violenta".
Angola

Polícia investiga morte de dirigente da UNITA

A Polícia Nacional angolana está a investigar o homicídio do secretário municipal da UNITA. O partido atribui responsabilidades a elementos do MPLA e à intolerância política.
Angola

Angola. Líder da UNITA apela ao diálogo

O líder da UNITA aconselhou esta quarta-feira o presidente angolano a manter o diálogo para resolver problemas antigos. Isaías Samakuva afirmou que a consolidação do Estado é uma prioridade.
Angola

UNITA acusa MPLA por homicídio de dirigente

A UNITA denunciou esta quarta-feira o homicídio do secretário municipal de Cambundi-Catembo, na província de Malanje, cuja responsabilidade atribui a elementos afetos ao MPLA, partido no poder.
UNITA

Angola. Líder parlamentar da UNITA reconduzido

A decisão foi tomada após a primeira reunião do grupo parlamentar da UNITA, que quase duplicou, para 51, o total de deputados, na sequência das eleições gerais de 23 de agosto passado.
Angola

UNITA denuncia "execução" de filho de deputado

A direção da UNITA denunciou que se repetem "atos de violência pós-eleitoral" contra elementos do maior partido da oposição angolana, tal como a "execução sumária" do filho de um deputado eleito.
UNITA

Líder da UNITA deixa presidência do partido

Isaías Samakuva anunciou que vai deixar a liderança do maior partido da oposição e que é hora de iniciar um novo processo. Samakuva foi eleito em 2003, depois da morte de Jonas Savimbi.
Eleições em Angola

Pedidos de invalidação foram recusados

A Comissão Nacional Eleitoral angolana julgou improcedentes os pedidos de invalidação dos resultados provisórios das eleições gerais de 23 de agosto.
Eleições em Angola

Unita não reconhece os resultados já divulgados

Cabeça-de-lista da UNITA, Isaías Samakuva, não reconhece validade aos resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE). O partido vai divulgar a sua contagem.
Eleições em Angola

UNITA quer saber origem dos resultados provisórios

Vice-presidente da UNITA, Raul Danda, garantiu que "desde que os resultados sejam transparentes" o partido vai respeitar os resultados.
Angola

UNITA acena com salário mínimo de 500 dólares

171
Subida do salário mínimo angolano para 500 dólares é uma das propostas que a UNITA leva para eleições de 23 de agosto. E anuncia agenda de governação até 2030, "participativa e sem revanchismos".
UNITA

Angola pede aos EUA que dê atenção às eleições

O líder da UNITA, maior partido da oposição, apelou ao Governo norte-americano e à comunidade internacional para acompanharem "de perto o processo eleitoral angolano".
Angola

UNITA acusa partido do poder de vandalização

A UNITA, maior partido da oposição angolana, denunciou a "reiterada vandalização e retirada das bandeiras e cartazes" daquela força política, cuja responsabilidade atribui a "ao MPLA".
Angola

UNITA lança apelo urgente por donativos

Raúl Danda, vice-presidente do partido angolano fez um apelo por "meios financeiros" que permitam à UNITA "realizar uma campanha eleitoral digna desse nome". As eleições estão marcadas para agosto.
Angola

UNITA convoca manifestação em Angola

A UNITA, maior partido da oposição angolana, convocou para sábado, 3 de junho, uma manifestação nacional para exigir que a Comissão Nacional Eleitoral inicie novo processo contratual de empresas.
Eleições

UNITA não quer visitas de políticos portugueses

O presidente da UNITA e candidato às eleições presidências, Isaías Samakuva, disse que não quer governantes portugueses a visitar Angola antes da conclusão do processo eleitoral.
MPLA

MPLA refuta "acusações melodramáticas" da UNITA

O MPLA, partido maioritário, minimizou o protesto apresentado pela UNITA à Assembleia Nacional, pela utilização dos órgãos estatais de comunicação na sua pré-campanha.
UNITA

UNITA leva ao parlamento leis sobre poder local

A UNITA anunciou ter remetido ao parlamento angolano, com "caráter de urgência", dois diplomas sobre as autarquias locais, cujas primeiras eleições continuam por realizar.
Angola

UNITA quer investigações a dirigentes portugueses

O presidente do grupo parlamentar da UNITA desafiou o Ministério Público angolano a investigar as acusações relacionadas com a corrupção que surgem em Portugal a dirigentes angolanos.
UNITA

UNITA acusa Governo angolano de chantagem

A UNITA classificou como "chantagem e ingerência nos assuntos de Portugal" a reação do Governo angolano à divulgação da investigação do Ministério Público português a Manuel Vicente.
UNITA

UNITA. Queixa sobre os media estatais angolanos

A UNITA, principal partido da oposição em Angola, apresentou um protesto formal ao Conselho Nacional de Comunicação Social em que acusa os media estatais de "tratamento diferenciado".
UNITA

Histórico lider da UNITA recordado 15 anos depois

A morte em combate de Jonas Savimbi é recordada esta quarta-feira em Angola, 15 anos depois, nomeadamente por quem lidou diretamente com o histórico fundador da UNITA, numa casa alegadamente sob escuta.
Angola

UNITA pede ponderação na visita de Costa a Angola

A UNITA pediu ponderação na visita do primeiro-ministro português a Angola, recordando que o país já está em pré-campanha para as eleições de agosto.
José Eduardo dos Santos

UNITA. Canditado a PR é "pseudo-sucessão"

A UNITA, maior partido da oposição angolana, considerou que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, "decidiu sair sem sair" ao anunciar o nome de João Lourenço como candidato às eleições gerais deste ano.
Angola

Uíge. UNITA quer comissão de inquérito

A UNITA pediu uma "comissão de inquérito idónea e imparcial" para investigar a intervenção policial no incidente que, na sexta-feira, provocou pelo menos 17 mortos num estádio de futebol no Uíge.
Angola

Líder da UNITA: angolanos não aceitam mais fraudes

Isaías Samakuva, presidente da União Nacional para Independência Total de Angola, admitiu que os "angolanos não vão aceitar mais nenhuma fraude" relativamente às eleições gerais previstas para agosto.
UNITA

UNITA acusa MPLA de registo eleitoral ilegal

A UNITA acusa o partido no poder em Angola, o MPLA, de estar a mobilizar em Cabinda cidadãos congoleses para se inscreverem ilegalmente para o registo eleitoral.
Angola

Angola: julgamento a atentado visa atingir a UNITA

A defesa do julgamento dos 37 cidadãos acusados de atentado contra o Presidente angolano considerou este sábado o caso como um processo político que visa "infernizar" a direção da UNITA.
UNITA

UNITA apela à adesão para eleições

O líder da UNITA, maior partido da oposição angolana, apelou aos cidadãos a aderirem ao registo eleitoral, que arranca quinta-feira em todo o país, para as eleições gerais de 2017.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)