894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José António Rodrigues do Carmo

Convidado

Artigos publicados

Comunicação Social

O pogrom de Amesterdão e a CNN Portugal

A alegre dupla “jornalista” e “comentador” repetiu os típicos libelos antissemitas de todos os tempos e se resumem assim: os judeus são péssimos e se algo lhes sucede é porque no fundo alguma fizeram.
Conflito Israelo-palestiniano

Terá Israel clareza estratégica para o check-mate?

Para Israel, uma acção decisiva pode mudar as regras em vigor e impor uma estratégia baseada não apenas em muros e defesas tecnológicas, mas na capacidade ofensiva apostada na dissuasão dos ataques.
Nações Unidas

Guterres e a ONU: a ignorância ou antissemitismo?

Se Guterres acredita mesmo que o objectivo do Irão é “apoiar a luta do povo palestiniano”, e não a destruição da “entidade sionista”, então a ignorância é mais profunda do que se poderia esperar.
Conflito Israelo-palestiniano

Para sobreviver, Israel tem de retaliar

O que o Irão pretende é atacar Israel quando e como quiser, através dos seus proxies, e Israel apenas se podia defender ou executar pequenas acções retaliatórias contra eles, mas não contra o mandante
Desporto

Nasrallah e os aiatolas

O Irão vai receber em breve a resposta que mais ninguém se atreveu a dar-lhe e os aiatolas irão gradualmente perdendo a capacidade de reconstruir os seus tentáculos.
Conflito Israelo-palestiniano

A “morte de seis pessoas” e o gen. Agostinho Costa

Hoje em Portugal, país da NATO, um general ostenta sem problema uma ignorância escandalosa, um viés descarado, mente sem decoro e demoniza de forma sistemática os países ocidentais nomeadamente Israel
Israel

O dilema de Israel e o "finca-pé"

Tendo em conta que é a sua sobrevivência que está em jogo, deve Israel render-se às exigências do Hamas ou, pelo contrário, responder de forma a que os seus inimigos vacilem e se contenham?
Comunicação Social

Os amigos de Moscovo nas estações de televisão

Há três comentadores que se destacam pelo enviesamento pró Irão, Rússia e China: o general Carlos Branco, o general Agostinho Costa e o professor Tiago André Lopes.
Médio Oriente

Os dilemas da dissuasão no Médio Oriente

Naquela região, a contenção não é dissuasora, mas sim um sinal de fraqueza, e esse é um dos erros de análise dos líderes ocidentais que fazem sucessivos apelos a esse conceito.
Conflito Israelo-palestiniano

O Tribunal Internacional de Justiça e Israel

Vários planos de paz (seis, no mínimo) apresentados por Israel e pelos EUA nos últimos 25 anos foram rejeitados pela OLP porque implicavam o que nenhum muçulmano aceita: um estado para o povo judeu!
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza, Líbano e o Ocidente

As guerras existenciais que terminam com acordos negociados tendem a ser o prelúdio das seguintes. A receita para o conflito perpétuo são acordos negociados que deixem os vencidos armados e no poder.
Conflito Israelo-palestiniano

Nós, Israel e o TPI

Em Gaza e nas guerras que o Ocidente enfrenta a distinção entre civis e militares não é fácil e sê-lo-á cada vez menos, por opção estratégica dos seus inimigos. As regras não vinculam todos por igual.
Conflito Israelo-palestiniano

Os antissionistas progressistas

Que lhes interessa saber de milhares de anos de história? Não querem saber disso para nada, o sofrimento dos judeus nada lhes diz, alguns acreditam até que merecem o que lhes acontece.
Geopolítica

A equação iraniana, entre Kant e Hobbes

Continuamos a ouvir gente timorata para quem o sistema internacional é um condomínio kantiano e não o que é: um mundo hobbesiano onde os lobos fazem o que sempre fizeram aos que se portam como ovelhas
Conflito Israelo-palestiniano

Atacar Rafah poderá ser inevitável

A operação de Khan Younis, prolongou-se por mais de dois meses, é provável que essa seja também a duração de um avanço em Rafah, dependendo todavia da maior ou menor morosidade da evacuação de civis.
Conflito Israelo-palestiniano

"From the river to the sea"

As criaturas que se têm juntado às manifestações de apoio à “causa palestiniana” papagueiam-no de forma acéfala, sem suspeitarem que ele preconiza a destruição de Israel e limpeza étnica dos judeus.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel pode defender-se, desde que não o faça

A resposta “proporcional” é a que usa a força necessária e suficiente para alcançar o objectivo legítimo que, neste caso, é destruir a capacidade militar do Hamas.
Conflito Israelo-palestiniano

O ignóbil “mas”

Golda Meir, cujo filme está agora nos cinemas, resumiu em poucas palavras a essência do actual e eterno problema: “A paz virá quando os árabes amarem as suas crianças mais do que nos odeiam a nós”.
Guerra na Ucrânia

A paz não conta com Putin

Qualquer “paz” só será efectiva e duradoura se não recompensar o agressor, desencorajando outros de o imitar. Pressionar Kiev a aceitar um processo de paz à medida dos russos seria o fim da Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

O que quer Vladimir Putin

Quando e se as coisas não se resolvem rapidamente, como está a acontecer, a Rússia pretende, no mínimo, congelar o conflito (“sim à paz”), situação que lhe permitiria normalizar factos consumados.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.