IPMA

Meteorologia

Temperaturas vão subir até aos 39ºC esta semana

196
O Porto espera 31º C esta segunda-feira, enquanto Lisboa pode chegar aos 35º C. Esta semana, os termómetros sobem aos 39º C em Santarém e Lisboa tem máximas previstas de 37º C.
IPMA

32 concelhos em risco máximo de incêndio

Trinta e dois concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio.
Meteorologia

Esperadas máximas de 36º C esta quinta-feira

111
Évora estará com 36º C durante esta quinta e Lisboa vai chegar aos 31º C. A nebulosidade vai dar tréguas e na sexta vai ficar ainda mais calor. No sábado, as temperaturas voltam a descer ligeiramente.
Meteorologia

Temperaturas vão subir nos próximos dias

424
Esta quarta-feira, Évora e Beja podem atingir 34º C. Com o aproximar do fim de semana, as temperaturas vão subir e nos próximos dias estão previstas máximas de 36º C.
Meteorologia

O sol está de volta. País espera máximas de 32º C

143
Os últimos dois dias foram de chuva e até trovoada, mas esta terça-feira o sol vai voltar a espreitar e as temperaturas vão manter-se altas. Lisboa espera 30º C e Évora e Beja podem chegar aos 32º C.
Meteorologia

Trovoada e granizo: 5 distritos sob aviso laranja

460
A chuva começou a cair no domingo e vai continuar esta segunda-feira, havendo mesmo previsão de trovoada e granizo em cinco distritos. As máximas mantêm-se elevadas e há risco máximo de fogos.
IPMA

Alerta laranja para cinco distritos

1.264
O IPMA colocou cinco distritos do interior do país em alerta laranja por possibilidade de chuvas e trovoadas. Em Bragança, já há vários registos de ruas inundadas.
Meteorologia

Mais de 30º C em quase todo o país

209
No território continental, apenas Sines vai ficar abaixo dos 30º C. Santarém pode chegar aos 39º C e em Lisboa e Porto são esperados 33º C. Temperaturas devem descer ligeiramente no fim de semana.
Meteorologia

Mais de 30º C em quase todo o continente

Lisboa chega aos 34º C e Santarém será o mais quente do país esta quarta-feira, com máxima prevista de 38º C. Calor vai aumentar na quinta-feira e o risco de fogos é elevado em vários distritos.
Açores

Açores sob aviso amarelo por chuva forte

As nove ilhas dos Açores vão estar sob aviso amarelo a partir das próximas horas devido às previsões de chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Meteorologia

Máximas de 38º C e 18 concelhos em alerta de fogos

Castelo Branco será o distrito mais quente desta sexta, com uma máxima de 38º C. No alto e sul Alentejo, os termómetros vão oscilar entre os 35º C e os 37º C. Chuva regressa no fim de semana.
Meteorologia

Tempo quente. Vários distritos sob aviso amarelo

Os distritos de Évora, Beja, Castelo Branco, e Portalegre estão entre hoje e sexta-feira sob avisos amarelo, com previsão de tempo quente.
Meteorologia

Doze concelhos com risco máximo de incêndio

As máximas vão oscilar entre os 23º C e 36º C esta segunda. As temperaturas vão descer durante a semana, mas risco de incêndio mantém-se. Distritos como Castelo Branco ou Faro estão em alerta máximo.
Incêndios

Incêndios: 14 concelhos em risco máximo

Concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Faro estão em risco máximo de incêndio. A diminuição da humidade relativa e o aumento do vento e da temperatura justificam o alerta.
Meteorologia

Tempo ameno no litoral e 40º C no interior

139
Já nos habituámos às oscilações das temperaturas este verão. E este fim de semana vai voltar a acontecer. Lisboa não deve chegar aos 30º C, mas Castelo Branco terá calor abrasador de 37º C no domingo.
Meteorologia

3 distritos em risco máximo de incêndio esta terça

Quarenta concelhos de dez distritos estão ainda em risco muito elevado. As temperaturas estão mais baixas e esta terça-feira o céu estará nublado. Há dois distritos com risco extremo de exposição UV.
Meteorologia

Temperaturas baixam mas risco de fogos mantém-se

121
O norte do país vai ter temperaturas de primavera, mas centro e sul vão ultrapassar os 30º C. Perigo de incêndios mantém-se em alguns locais do continente.
IPMA

Continuam os avistamentos de caravelas-portuguesas

207
Organismos podem provocar graves queimaduras, por isso, o contacto deve ser evitado, alerta o IPMA. Este ano está a ser marcado "por um período mais longo e intenso de arrojamento da espécie".
Incêndios

Calor abrasador. País pode chegar aos 42º C

288
Esta quinta-feira poderá ser o dia mais quente da semana. O IPMA prevê máximas que ultrapassam os 40º C no centro do país. Lisboa chegará aos 38º C. Seis distritos estão em risco máximo de incêndio.
Meteorologia

Temperaturas até aos 39ºC nesta quarta-feira 

169
Santarém pode atingir esta quarta-feira os 39º C e Lisboa 36º C. As temperaturas começam agora a subir e podem chegar aos 40ºC até ao fim de semana. Vários distritos em risco máximo de incêndios.
Meteorologia

Temperaturas acima dos 30 graus esta semana

147
Pode pensar em ir à praia: os termómetros vão passar os 30 graus e em algumas zonas do país chegar mesmo aos 40 a partir desta terça-feira. Risco elevado de incêndios em 16 concelhos.
Meteorologia

Temperaturas máximas sobem entre 10 e 13 graus

393
As temperaturas máximas começam a subir a partir de terça-feira entre 3 e 5 graus em praticamente todo o país, prevendo-se que os termómetros subam acima dos 30 graus e em alguns locais dos 40.
Incêndios

Incêndios: 10 concelhos em alerta máximo

Em risco máximo de incêndio está Tarouca, Tabuaço e Penedono, Vila Nova de Foz Coa e Figueira de Castelo Rodrigo e Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Alfândega da Fé e Vimioso.
IPMA

País. 7 distritos em risco extremo de exposição UV

159
Guarda, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro são os distritos sinalizados. O resto do país apresenta risco muito elevado. IPMA alerta para subida de temperaturas e recomenda cuidados.
Verão

Verão começa "tímido" com máximas de 30 graus

225
As temperaturas encontram-se "abaixo do normal para a época do ano", mas o fim de semana já vai ter calor a sério: esperam-se entre os 30 e os 35 graus no Vale do Tejo, Alentejo e sotavento algarvio.
Incêndios

Algarve: 2 concelhos em risco máximo de incêndio

No primeiro dia de verão, Alcoutim e São Brás de Alportel, no Algarve, encontram-se em risco máximo de incêndio, o nível mais grave definido pelo IPMA.
Açores

Açores sob aviso amarelo devido a mau tempo

As previsões de chuva, por vezes forte, e de trovoada levaram o IPMA a estender o alerta amarelo a todas as ilhas do arquipélago, durante a madrugada e manhã de sexta-feira.
Incêndios

Quinze concelhos em risco máximo de incêndio

Há risco máximo de incêndio em quinze concelhos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro. Todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão em risco muito elevado ou elevado.
IPMA

Radiação UV. Continente e Madeira em risco

Óculos de sol, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol fazem parte do "kit" de proteção para as radiações UV que vão afetar continente e Madeira.
IPMA

Fim de semana quente mas depois temperaturas caem

153
O fim de semana vai ter temperaturas que podem chegar aos 35 graus. Entre sexta-feira e domingo a previsão é para continuação de tempo quente mas na próxima semana o cenário vai ser diferente.
IPMA

Temperaturas podem chegar aos 38 graus

223
Com as temperaturas máximas a aproximarem-se dos 40 graus, estão mais de 80 concelhos com risco elevado de incêndio. Atenção também à exposição ultravioleta. O risco é igualmente muito alto.
Incêndios

Incêndios: risco máximo em sete concelhos 

Os concelhos de Alcoutim, Gavião, Nisa, Sardoal, Mação, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão estão em risco máximo de incêndio e todo o país está em risco muito elevado de exposição à radiação UV.
Incêndios

Risco máximo de incêncios em cinco concelhos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Alcoutim (Faro), Gavião (Portalegre), Sardoal e Mação (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).
Incêndios

Incêndios: Risco muito elevado em oito concelhos 

Os concelhos de Lagos, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, e Gavião, em Portalegre apresentam esta segunda-feira risco muito elevado de incêndio.
Incêndios

Incêndios. Risco máximo para o distrito de Faro  

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou quatro concelhos do distrito de Faro em "risco máximo" de incêndio. Esta sexta-feira prevê-se períodos de céu muito nublado com nuvens altas no Sul.
IPMA

Risco máximo de incêndio em concelhos do Algarve

Apesar da descida da temperatura máxima, o IPMA colocou esta quinta-feira quatro concelhos do Algarve, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, em risco máximo de incêndio.
Mar

Presença de caravela-portuguesa em toda a costa

204
O IPMA alerta para o aparecimento da caravela portuguesa em toda a costa e adverte para que não se toque nos tentáculos mesmo aparentando estar morta, uma vez que podem provocar graves queimaduras.
Incêndios

Incêndios: Risco máximo em seis concelhos de Fari

Os concelhos de Aljezur, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, apresentam esta terça-feira risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.
Meteorologia

Incêndios: risco máximo em concelhos de Faro

Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Meteorologia

Agitação marítima faz fechar cinco barras

As barras de Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora, São Martinho do Porto e Ericeira estão fechadas a toda a navegação devido à previsão de ondulação forte. Há outras quatro condicionadas.
Meteorologia

Fim-de-semana com muita chuva e vento

280
Agravamento do estado do tempo vai acontecer no fim-de-semana, com chuvas e ventos fortes. Proteção Civil não aconselha passeios em zonas costeiras, ou a prática de desportos marítimos.
Ambiente

Este foi o 4º Inverno mais seco deste século

Segundo o Boletim Climatológico do IPMA, o défice de precipitação que ocorreu neste inverno originou a que se instalasse uma situação de seca em todo o território, mas com maior intensidade no sul.
IPMA

Chuva. 8 distritos do continente em aviso amarelo

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja e Portalegre estão sob aviso amarelo, devido à previsão de aguaceiros, que podem ser fortes, acompanhados por granizo e trovoada.
Meteorologia

Primavera começa com bom tempo

145
No primeiro dia da primavera — o primeiro de 92,789 dias — as previsões apontam para céu limpo e temperaturas a oscilar entre os 13 e os 17 graus no interior e entre os 17 e os 20 no resto do país.
IPMA

IPMA prevê aviso amarelo para oito distritos

A chuva regressa esta terça-feira à tarde ao Norte e ao Centro depois de alguns dias seguidos com sol e calor, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Meteorologia

Temperaturas sobem no fim de semana

577
Depois da passagem da depressão Laura, prevê-se um aumento gradual da temperatura durante o fim de semana. Os termómetros vão ultrapassar os 20º de máxima em vários distritos.
Meteorologia

Agitação Marítima. 10 distritos em aviso amarelo

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à agitação marítima. As ondas podem chegar aos 5 metros.
Meteorologia

Acesso à Serra da Estrela encerrado devido à neve

Os troços entre Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida estão interditos à circulação desde as 05h. Para esta quarta-feira, o IPMA prevê "períodos de chuva ou aguaceiros" e neve nos pontos mais altos.
Açores

Açores. Vento pode superar 100 km/h

Na próxima quarta-feira está prevista a passagem de uma superfície frontal fria nos Açores, "com as rajadas a poderem atingir os 110 quilómetros/hora" e alguma precipitação, informa o IPMA.
Algarve

Algarve. Aviso amarelo no mar e risco de incêndio 

O IPMA alerta que a costa sul de Portugal está sob aviso amarelo até sábado, devido às previsões de ondulação sueste até dois metros entre o Cabo de São Vicente e a barra do rio Guadiana.
Açores

IPMA. Aviso laranja em duas ilhas dos Açores

O IPMA alerta para uma chuva forte nas ilhas do grupo Ocidental dos Açores e o vento será mais intenso nas ilhas do grupo Central, com rajadas na ordem dos 100 quilómetros por hora.
Açores

Alerta de mau tempo para os Açores

Segundo o IPMA, "uma superfície frontal fria associada a uma depressão" deverá piorar o estado do tempo nos grupos central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e oriental (São Miguel e Santa)
Meteorologia

Viana do Castelo e de Braga sob aviso amarelo

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação que pode ser forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Meteorologia

Agitação marítima encerra seis barras 

As barras de Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho estão fechadas a toda a navegação. As de Viana do Castelo, Aveiro e Figueira estão condicionadas.
IPMA

Depressão Helena causa alerta vermelho

916
Centrada a noroeste do golfo de Biscaia, vai afetar Portugal continental na sexta-feira que estará sob alerta vermelho por causa do vento e da agitação marítima na costa ocidental.
IPMA

Bom tempo. Termómetros vão chegar aos 20 graus 

822
Faro é o distrito onde se prevê a temperatura mais alta com 22 graus de máxima e 12 de mínima. Em sentido oposto, está Bragança, onde oscilarão entre os 14 graus e um grau.
IPMA

Vento vai chegar aos 90 km/h esta quarta-feira

159
Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 6h e as 18h desta quarta-feira devido às fortes rajadas de vento.
Açores

Ilhas de S. Miguel e Santa Maria sob aviso laranja

As ilhas do grupo Oriental dos Açores vão ter ocorrência de períodos de chuva forte, estando sob o aviso laranja até meio da tarde desta quinta-feira. Deverão ser tomadas medidas de autoproteção.
Meteorologia

Frio vai continuar até ao final da semana

193
As temperaturas mínimas vão continuar muito baixas em Portugal continental pelo menos até ao final da semana podendo chegar a 5 graus negativos em algumas regiões do território.
Meteorologia

Açores. Flores e Corvo em alerta amarelo

O IPMA decretou aviso amarelo para as ilhas do Corvo e das Flores devido à passagem de uma superfície frontal fria. Entre a meia-noite e o meio-dia deste sábado haverá períodos de chuva fortes.
Meteorologia

Mau tempo: toda a costa sob aviso laranja

Toda a costa de Portugal continental vai estar esta quinta e sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte. Estão previstos também aguaceiros e descida de temperatura.
Ciência

Agência espacial lança 3.º satélite meteorológico

A agência espacial europeia ESA lançou esta quarta-feira com sucesso, a partir da base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, o último de três satélites meteorológicos "MetOp".
Meteorologia

Dez distritos sob aviso amarelo devido a mau tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê agitação marítima e vento forte entre sábado e segunda-feira e as temperaturas vão descer até 10 graus Celsius a partir desta sexta-feira.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)