Dark Mode 112kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

IPMA

Meteorologia

Julho de 2020 foi o mais quente em 89 anos

Julho foi um mês "extremamente quente" em Portugal continental, tendo contribuído para que os sete meses do ano (janeiro a julho) fossem os mais quentes desde 1931.
Incêndios

Calor põe país sob alerta e Algarve com água a 24º

Portugal entrou novamente em situação de alerta. A serra de Sintra vai estar encerrada e há mais de 100 concelhos em risco de incêndio. Algarve com água à mesma temperatura dos dias do Porto.
Incêndios

Temperatura sobe e põe 60 concelhos sob risco

100
Mais de 60 concelhos, sobretudo do interior Norte e Centro do país, estão em risco máximo de incêndio. Nove distritos estão sob aviso amarelo devido às temperaturas, que chegam aos 39º em Évora.
Incêndios

Temperaturas aumentam. 60 concelhos em risco

Cerca de 60 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve estão em risco máximo de incêndio. Prevê-se uma subida da temperatura em quase todo o país, à exceção da costa sul do Algarve.
Incêndios

Mais de 60 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Faro estão em risco máximo de incêndio. Faro está em alerta amarelo devido ao calor.
Incêndios

Mais de 50 concelhos em risco máximo de incêndio

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio 55 municípios dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Faro.
Incêndios

Risco máximo de incêndios em 75 concelhos

Os concelhos sob este alerta pertencem aos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Algarve.
Incêndios

Menos calor, mas 70 concelhos sob risco máximo

Cerca de 70 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão em risco máximo de incêndio, num dia em que desce a temperaturas nestas regiões.
Incêndios

Seis distritos em risco máximo de incêndio

Coimbra, Castelo Branco, Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda têm a maior parte dos seus concelhos em risco máximo de incêndio. Os restantes distritos estão em risco muito elevado ou elevado.
Incêndios

Temperatura sobe, risco de fogos em 40 concelhos 

Cerca de 40 concelhos de Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro estão em risco máximo de incêndio, num dia em que se prevê que a temperatura máxima chegue aos 39 graus.
Incêndios

Calor põe 8 distritos sob risco máximo de fogos

Esta segunda-feira 8 distritos estão em risco máximo de incêndio devido à persistência das temperaturas altas. O alerta vigora até à meia-noite de terça-feira.
Incêndios

Cerca de 90 concelhos em risco máximo de incêndio

Concelhos do interior em risco máximo de incêndio e quase todo o território de Portugal continental em risco muito elevado e elevado. Calor coloca cinco distritos em alerta amarelo.
Incêndios

Incêndios. 60 concelhos em risco máximo

Mais de 60 concelhos estão em risco máximo de incêndio, num dia com possibilidade de trovoada no interior Norte e Centro. Oito distritos de Portugal continental estão ainda sob aviso amarelo de calor.
Incêndios

Incêndio. 13 concelhos em risco máximo

Treze concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Santarém e Castelo Branco estão em risco máximo de incêndios. Está prevista possibilidade de trovoada no interior norte e vento forte.
IPMA

Trovoada. 13.500 descargas elétricas em 12 horas

Em 12 horas, mais de 2.600 raios atingiram o solo. A noite de trovoada foi provocada pela instabilidade associada a uma depressão em altitude, centrada a sudoeste de Lisboa.
Incêndios

Fogos. Aviso amarelo devido a calor e trovoada

Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente, 12 deles também por causa da trovoada. O país mantêm esta terça-feira o alerta de risco de incêndio.
Incêndios

Temperaturas sobem, país em risco máximo de fogos

Quase todo o território de Portugal continental apresenta esta segunda-feira risco máximo, muito elevado e elevado de incêndio, num dia em que os termómetros podem chegar aos 39 graus.
Incêndios

Máximas de 42º e 150 concelhos em risco máximo

120
O calor continua e cerca de 150 concelhos de 14 distritos estão em risco máximo de incêndio. As previsões apontam para temperaturas que podem atingir os 42 graus. Portugal em alerta até domingo.
Meteorologia

Temperaturas elevadas põem 8 distritos em alerta 

O tempo quente coloca 8 distritos em alerta laranja e os restantes em alerta amarelo. A temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35 graus Celsius no litoral, devendo atingir valores entre 35 e 41.
Meteorologia

Temperaturas elevadas vão continuar até domingo

110
O IPMA prevê a continuação de tempo quente pelo menos até domingo. Todos os distritos estão sob alerto amarelo e mais de 100 concelhos apresentam um risco máximo de incêndio, nesta quarta-feira.
Incêndios

Portugal em alerta devido às temperaturas altas

Portugal continental vai ter todos os distritos em alerta amarelo nos próximos dias devido ao tempo quente. Esta terça-feira, cerca de uma centena de concelhos apresentam risco máximo de incêndio.
IPMA

Risco extremo de exposição em 7 regiões

Cinco distritos de Portugal continental, as ilhas açorianas da Terceira e Faial e a Madeira apresentam risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Meteorologia

Temperaturas altas colocam 13 distritos sob alerta

Temperaturas elevadas colocam 15 concelhos em risco máximo de incêndio e 13 distritos sob aviso amarelo nesta segunda-feira. Temperaturas vão continuar a subir até sexta-feira.
Meteorologia

Temperaturas altas até ao final da próxima semana

As temperaturas elevadas deverão continuar até ao final da próxima semana, com os termómetros a atingirem os 35ºC no litoral e 40ºC no interior. Está prevista uma descida temporária no domingo.
IPMA

Raios UV. Madeira e sete distritos em risco máximo

Em risco extremo de exposição aos raios UV estão os distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja e a ilha da Madeira. Vários distritos estão em risco muito elevado.
Incêndios

Temperaturas sobem, 20 concelhos sob alerta máximo

As temperaturas vão subir, especialmente na região sul do país, e vinte concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança apresentam esta sexta-feira risco máximo de incêndio.
IPMA

Madeira com risco extremo de exposição a raios UV

O arquipélago da Madeira apresenta esta quinta-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados.
Incêndios

Temperaturas sobem. 30 concelhos em risco máximo 

As temperaturas sobem esta quinta-feira e trinta concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança estão em risco máximo de incêndio.
Incêndios

40 concelhos em risco máximo de incêndio 

As temperaturas descem esta quarta-feira e há previsões de aguaceiros, mas 40 concelhos do interior norte e centro e do Algarve estão em risco máximo de incêndio.
Incêndios

Mais de 30 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos de sete distritos do interior norte e centro e Algarve apresentam esta terça-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
IPMA

10 distritos em risco extremo de exposição UV

Dez distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira apresentam esta terça-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta.
IPMA

Seca meteorológica agravou-se em junho em Portugal

Portugal continental registou no final de junho um aumento da situação de seca meteorológica em relação a maio, avisa o IPMA.
IPMA

Raios UV: 14 distritos em risco extremo 

Catorze distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta e o resto do país está com níveis muito elevados.
IPMA

Raios UV. 6 distritos em risco extremo 

Seis distritos de Portugal continental apresentam esta sexta-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados.
Meteorologia

O fim de semana começa com 40 graus 

8379
A semana é de tempo quente e seco e o calor vai começar a apertar já esta sexta-feira atingindo picos de temperatura no sábado e domingo: haverá zonas com os termómetros acima dos 40º.
IPMA

14 distritos em risco extremo de exposição UV

Catorze distritos de Portugal continental apresentam um risco extremo de exposição à radiação UV. O resto do país está com níveis muito elevados.
Incêndios

Incêndios. 14 concelhos em risco máximo

Concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco estão em risco máximo de incêndio. Mais de 60 outros concelhos estão em risco muito elevado.
IPMA

9 distritos em risco extremo de exposição UV

Nove distritos de Portugal continental apresentam esta quarta-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta e o resto do país está com níveis muito elevados.
Incêndios

Incêndios. 24 concelhos em risco máximo

Vários concelhos do continente vão manter-se em risco de incêndio máximo e muito elevado até domingo por causa do tempo quente. Está prevista chuva fraca ou chuviscos no litoral Norte e Centro.
IPMA

Guarda. Risco extremo de exposição aos raios UV

O distrito da Guarda apresenta esta terça-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta e o resto do país está com níveis muito elevados.
Incêndios

Fogos. Mais de 20 concelhos em risco elevado 

Mais de 20 concelhos do interior Norte e Centro, Alentejo e Algarve apresentam risco muito elevado de incêndio que coloca em risco elevado cerca de 50 municípios.
IPMA

Risco extremo de raios-UV em quatro concelhos

Os concelhos da Guarda, Portalegre, Évora e Beja apresentam um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
IPMA

Poeiras do Saara não vão atingir Portugal

185
De acordo com o IPMA, a nuvem de poeiras proveniente do deserto do Saara que deverá atingir a Península Ibérica na terça-feira não irá afetar Portugal.
Meteorologia

Todo o país com níveis muito elevados de raios UV

Quase todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Incêndios

Temperaturas descem, 4 concelhos sob risco de fogo

Quatro concelhos dos distritos de Faro e Bragança apresentam esta sexta-feira um risco máximo de incêndio, apesar de o calor não ser intenso em todo o país.
Incêndios

Incêndios. Quatro concelhos do continente em risco

Gavião (Portalegre), Mação (Santarém), Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) e Torre de Moncorvo (Bragança) foram esta quinta-feira colocados em risco máximo de incêndio pelo IPMA.
Meteorologia

Guarda em risco extremo de exposição aos raios UV

Distrito da Guarda apresenta, pelo segundo dia consecutivo, risco extremo de exposição à radiação ultravioleta. Porto e Aveiro estão em risco elevado e o resto do país está com níveis muito elevados.
IPMA

Guarda. Risco extremo de exposição aos raios UV

239
O distrito da Guarda apresenta hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do continente e arquipélago da Madeira estão com níveis muito elevados
IPMA

Fogos. Concelhos de Faro e Portalegre em risco

IPMA alerta para risco máximo de incêndio nos concelhos de Tavira, Alcoutim, Loulé, São Brás de Alportel, no distrito de Faro, e do Gavião, no distrito de Portalegre.
Faro

Faro. Quatro concelhos em risco máximo de incêndio

Os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, estão esta sexta-feira em risco máximo de incêndio, que se manterá pelo menos até terça-feira.
IPMA

Raios UV. Guarda, Beja e Évora em risco extremo 

Os distritos da Guarda, Évora e Beja estão esta sexta-feira em risco extremo de exposição à radiação ultravioleta. Resto do país está com níveis muito elevados. IPMA recomenda que se evite exposição.
Açores

Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo no sábado

Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial estarão sob aviso amarelo por causa da chuva entre as 6h e as 21h de sábado. Já para São Miguel e Santa Maria o aviso vigorará entre as 9h e as 21h.
Meteorologia

Maio foi o mês mais quente dos últimos 89 anos

IPMA diz que maio foi um mês "extremamente quente e seco" e o mais quente desde 1931, igualando o de 2011. Onda de calor durou 17 dias, uma das mais longas e com maior extensão territorial.
Meteorologia

Madeira: aviso laranja devido à previsão de chuva

O arquipélago da Madeira sob aviso laranja entre as 15h e as 21h desta sexta-feira, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
Meteorologia

Beja e Faro sob aviso amarelo devido à chuva

Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 12h e 15h desta quinta-feira, respetivamente, devido à previsão de período de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoadas
Incêndios

Sete concelhos do Algarve em risco máximo de fogo

Distrito de Faro tem sete concelhos em risco máximo de incêndio. Distrito de Beja tem três com risco muito elevado, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Meteorologia

Diversas estações registaram onda de calor em maio

Diversas estações meteorológicas do país registaram onda de calor durante o mês de maio, variando entre 6 e 12 dias, com valores de temperatura máxima do ar superiores a 35 graus em alguns dias.
Meteorologia

Calor põe quatro distritos sob aviso amarelo 

Setúbal, Lisboa, Leiria e Braga estão sob aviso amarelo até às 21h desta sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Meteorologia

Treze concelhos com risco elevado de incêndio

Treze concelhos dos distritos de Faro, Bragança e Portalegre estão em risco muito elevado de incêndio. Temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 e os 35 graus Celsius.
Meteorologia

8 distritos sob aviso amarelo devido ao calor

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre terça-feira e quarta-feira. O IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição solar.
Sismo

Sismo de 2.6 na região de Monchique

179
Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou este domingo à tarde um sismo de 2.6 na escala de Richter, com epicentro a quatro quilómetros de Monchique, no Algarve. Abalo não terá sido sentido.
Meteorologia

Madeira com alertas laranja e amarelo pelo calor

O arquipélago da Madeira encontra-se sob avisos laranja e amarelo devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Meteorologia

Temperaturas máximas sobem 7 e 8 graus até terça

245
O início da segunda fase do plano de desconfinamento, com a abertura de lojas de rua, restaurantes, cafés e esplanadas, chega com uma subida entre 7 e 8 graus das temperaturas máximas até terça-feira.
Jogos Olímpicos

Tóquio2020. IPMA apoia missão olímpica portuguesa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai disponibilizar informação climática em tempo real, previsões e meteogramas sobre os locais de competição, no Japão.
Meteorologia

Seis distritos do continente sob aviso amarelo

O IPMA prevê, no continente, céu muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e que na região Sul poderão ser acompanhados de trovoada.
Meteorologia

Seis distritos do continente sob aviso por chuva

Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo entre as 9h e as 15h desta quarta-feira devido à previsão de períodos de chuva, granizo, trovada e rajadas fortes.
Meteorologia

Cinco distritos e Madeira sob aviso amarelo

Os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e a costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo vão estar sob aviso amarelo. Estão previstos períodos de aguaceiros e vento moderado.
Meteorologia

Agitação marítima. 5 distritos com aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão este domingo sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Açores

Açores. Flores e Corvo sob aviso amarelo 

O aviso amarelo referente a previsão de chuva, por vezes forte, nas duas ilhas do grupo ocidental dos Açores vai vigorar entre as 9h locais (10h em Lisboa) e as 19h de quinta-feira.
Meteorologia

Vários distritos do continente sob aviso amarelo 

Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Setúbal, Lisboa, Leiria, Santarém, Beja e Portalegre vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, chuva por vezes forte ou ambos.
Meteorologia

5 distritos sob aviso amarelo devido a aguaceiros

A previsão é de "aguaceiros, por vezes fortes", e de granizo, acompanhados de trovoada. Beja e Faro vão estar sob este aviso entre as 6h desta terça-feira e as 0h de quarta-feira.
Meteorologia

Regiões a sul do Tejo sem seca extrema em março

No final de março, verificou-se, relativamente a fevereiro, uma melhoria da situação de seca meteorológica no Alentejo e no Algarve. 7,3% do território que estava em seca extrema deixou de o estar.
Meteorologia

8 distritos sob aviso amarelo por causa da chuva

O IPMA prevê céu geralmente muito nublado no continente, com períodos de chuva na região norte. A previsão aponta ainda para queda de neve acima de 1000 metros de altitude.
Meteorologia

Seis distritos sob aviso amarelo por chuva e neve

Évora, Setúbal, Beja e Portalegre estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e Castelo Branco e Guarda devido a queda de neve. IPMA prevê formação de gelo no interior e descida da temperatura.
Meteorologia

Inverno passado foi o 2.º mais quente desde 1931

No inverno passado, que terminou na sexta-feira, o valor médio da temperatura média foi de 11.º celsius, superior ao normal em mais 1,47 graus. Mínimas e máximas registaram valores acima do normal.
Funchal

Funchal alerta para ventos e agitação marítima

O arquipélago da Madeira está sob avisos meteorológicos para agitação marítima e vento forte até às 6h de quinta-feira. Embarcações do Funchal aconselhados a permanecer nos portos de abrigo.
Meteorologia

Temperaturas máximas vão subir até 10 graus

370
Na quarta-feira, as temperaturas máximas poderão atingir em Santarém, Évora e Portalegre entre 25 e 27 graus. "Esta situação vai durar pouco", diz o IPMA, que prevê uma descida no dia seguinte.
Meteorologia

Costa de Portugal e 7 distritos sob aviso amarelo

A costa de Portugal continental está sob aviso amarelo devido à agitação marítima. Já Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte.
Meteorologia

Fevereiro deste ano foi o mais quente em Portugal

245
O mês de fevereiro em Portugal foi o mais quente deste 1931, com uma temperatura média do ar de 12,43º Celsius. O valor médio da temperatura máxima do ar também foi o mais alto deste 1931, de 17,89°C.
Pesca

IPMA avalia "stock" de sardinha e biqueirão

"O redobrado esforço que desde 2015 tem sido feito na investigação (...) trouxe bons indicadores sobre a estratégia de recuperação e da gestão sustentável da sardinha", apontou o Ministério do Mar.
Meteorologia

Fim de semana traz bom tempo, que veio para ficar

907
Pode guardar os casacos e as golas altas, vem aí o bom tempo. O fim de semana traz um aumento das temperaturas, mas o calor chega durante a próxima semana, com Faro a atingir os 25ºC.
IPMA

Faro com aviso amarelo devido a agitação marítima

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera esperam-se ondas de sueste com dois metros na costa sul, pelo que até às 21h deste domingo todo o distrito de Faro vai estar sob aviso amarelo.
Meteorologia

Mau tempo. Sete distritos sob aviso amarelo

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro vão estar sob aviso amarelo desde as 9h de terça-feira e Coimbra, Leiria e Lisboa desde as 15h do mesmo dia. Avisos duram até às 12h de quarta-feira.
Meteorologia

Nevoeiro. Bragança e Guarda sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança e da Guarda estão esta sob aviso amarelo devido ao nevoeiro, que deve persistir em alguns locais. As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os -2 os 9 graus.
Meteorologia

Chuva põe duas ilhas dos Açores sob aviso amarelo

O aviso foi emitido por causa da previsão de chuva forte e dirige-se às ilhas das Flores e Corvo. O IPMA avisa para a passagem de uma superfície frontal fria.
Meteorologia

Açores:IPMA estende aviso amarelo a mais 5 ilhas  

Passagem de superfície frontal fria vai condicionar o estado do tempo nas Flores e Corvo e o IPMA emitiu um aviso amarelo para estas duas ilhas, que se prolonga até às 06:00 locais de 1 de janeiro.
Incêndios

Madeira está sob aviso amarelo para tempo quente

Domingo foi um dia marcado pelos vários focos de incêndio na Madeira. O IPMA lançou o aviso amarelo para a costa sul da ilha. As temperaturas podem passar os 25 graus.
Meteorologia

Passagem de ano sem chuva, mas fria

292
As temperaturas já começaram a descer na noite passada e deverão continuar a diminuir até ao dia de Ano Novo. IPMA diz que temperaturas máximas têm estado acima do que é normal.
Meteorologia

Chuva provoca 32 inundações 

169
Os 18 distritos do continente e os Açores estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte. A Madeira está sob aviso laranja devido à agitação marítima. Chuva deverá manter-se até quinta.
Açores

Sete ilhas sob aviso laranja nos Açores

As ilhas do grupo ocidental e central dos Açores estão sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima. Depois de melhorar no sábado, a previsão volta a agravar-se no domingo.
Madeira

IPMA passa para laranja aviso na Madeira

O vento forte motivou a passagem do aviso meteorológico de amarelo para laranja na Madeira. AS previsões apontam também para céu muito nublado e chuva no arquipélago.
Meteorologia

Semana começa sem chuva, mas mais frio

101
Esta semana é esperada uma descida das temperaturas mínimas entre 2 a 8 graus Celsius. As mínimas podem chegar aos -2 ou -3. A probabilidade de chover é reduzida.
Meteorologia

Agitação marítima. Toda a costa sob aviso amarelo

O IPMA emitiu aviso amarelo para toda a costa portuguesa por causa da agitação marítima e para os distritos da Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 1.600 metros.
Meteorologia

Volta a chuva e o frio

368
Para esta terça-feira, o tempo é de chuva e frio e até de neve nos pontos mais altos. O mar estará agitado e dez distritos ficarão sob aviso amarelo a partir do meio-dia de quarta-feira.
Meteorologia

Temperaturas baixas mantêm-se

As temperaturas baixas mantêm-se esta sexta-feira, havendo ainda previsão de queda de neve. Toda a costa portuguesa está sob aviso laranja até às 9h30 desta sexta-feira.
Mar

Agitação marítima. 7 distritos sob aviso amarelo

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
Ambiente

Um terço do continente em seca severa

Os dados foram revelados pelo IPMA, que aponta para 36% do continente como estando em seca severa ou extrema. Pelo menos 48,8% do país apresenta ainda sinais de seca.
Meteorologia

IPMA. Aviso laranja em três distritos pela chuva

Três avisos laranja e quatro avisos amarelo sno litoral norte por causa da chuva. Antecipa-se uma quarta-feira nublada em todo o país, com especial intensidade na zona centro.
Incêndios

Incêndios. Dezoitos concelhos em risco máximo

133
O risco de incêndio para os próximos dias, sobretudo sábado, vai manter-se elevado, com dezoito concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Guarda em risco máximo.
Meteorologia

Máximas vão ultrapassar os 25º C esta terça-feira

Faro vai atingir os 30º C, com sete concelhos em risco de incêndio. No resto do país, a nebulosidade mantém-se com chuva a norte, no centro e nos Açores.
Açores

Lorenzo. Energia restabelecida no final da tarde

439
Linhas de alta energia estão a ser reparadas. Energia deve ficar restabelecida até ao final da tarde. Há uma conduta de água danificada, mas não compromete acesso das populações.
Meteorologia

Semana termina com sol e máximas de 30º C

Lisboa espera esta sexta-feira 27º C e o Porto 22º C. Castelo Branco, Évora e Beja serão as cidades mais quentes, com máximas de 30º C. Chuva e nebulosidade pode marcar presença no norte.
Meteorologia

Dia de sol em todo o país com máximas de 30º C

A nebulosidade marcará presença nos distritos mais a norte e pode acentuar-se na sexta-feira. Ainda esta quinta-feira, há nove concelhos do continente em risco muito elevado de incêndio.
Açores

Proteção Civil dos Açores emite alerta sobre tempo

Aviso amarelo por causa da precipitação, que poderá ser forte e acompanhada de trovoada atinge as ilhas de Flores, Corvo, Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial.
Meteorologia

Temperaturas vão subir até aos 39ºC esta semana

196
O Porto espera 31º C esta segunda-feira, enquanto Lisboa pode chegar aos 35º C. Esta semana, os termómetros sobem aos 39º C em Santarém e Lisboa tem máximas previstas de 37º C.
IPMA

32 concelhos em risco máximo de incêndio

Trinta e dois concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio.
Meteorologia

Esperadas máximas de 36º C esta quinta-feira

111
Évora estará com 36º C durante esta quinta e Lisboa vai chegar aos 31º C. A nebulosidade vai dar tréguas e na sexta vai ficar ainda mais calor. No sábado, as temperaturas voltam a descer ligeiramente.
Meteorologia

Temperaturas vão subir nos próximos dias

424
Esta quarta-feira, Évora e Beja podem atingir 34º C. Com o aproximar do fim de semana, as temperaturas vão subir e nos próximos dias estão previstas máximas de 36º C.
Meteorologia

O sol está de volta. País espera máximas de 32º C

143
Os últimos dois dias foram de chuva e até trovoada, mas esta terça-feira o sol vai voltar a espreitar e as temperaturas vão manter-se altas. Lisboa espera 30º C e Évora e Beja podem chegar aos 32º C.
Meteorologia

Trovoada e granizo: 5 distritos sob aviso laranja

460
A chuva começou a cair no domingo e vai continuar esta segunda-feira, havendo mesmo previsão de trovoada e granizo em cinco distritos. As máximas mantêm-se elevadas e há risco máximo de fogos.
IPMA

Alerta laranja para cinco distritos

1264
O IPMA colocou cinco distritos do interior do país em alerta laranja por possibilidade de chuvas e trovoadas. Em Bragança, já há vários registos de ruas inundadas.
Meteorologia

Mais de 30º C em quase todo o país

209
No território continental, apenas Sines vai ficar abaixo dos 30º C. Santarém pode chegar aos 39º C e em Lisboa e Porto são esperados 33º C. Temperaturas devem descer ligeiramente no fim de semana.
Meteorologia

Mais de 30º C em quase todo o continente

Lisboa chega aos 34º C e Santarém será o mais quente do país esta quarta-feira, com máxima prevista de 38º C. Calor vai aumentar na quinta-feira e o risco de fogos é elevado em vários distritos.
Açores

Açores sob aviso amarelo por chuva forte

As nove ilhas dos Açores vão estar sob aviso amarelo a partir das próximas horas devido às previsões de chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Meteorologia

Máximas de 38º C e 18 concelhos em alerta de fogos

Castelo Branco será o distrito mais quente desta sexta, com uma máxima de 38º C. No alto e sul Alentejo, os termómetros vão oscilar entre os 35º C e os 37º C. Chuva regressa no fim de semana.
Meteorologia

Tempo quente. Vários distritos sob aviso amarelo

Os distritos de Évora, Beja, Castelo Branco, e Portalegre estão entre hoje e sexta-feira sob avisos amarelo, com previsão de tempo quente.
Meteorologia

Doze concelhos com risco máximo de incêndio

As máximas vão oscilar entre os 23º C e 36º C esta segunda. As temperaturas vão descer durante a semana, mas risco de incêndio mantém-se. Distritos como Castelo Branco ou Faro estão em alerta máximo.
Incêndios

Incêndios: 14 concelhos em risco máximo

Concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Faro estão em risco máximo de incêndio. A diminuição da humidade relativa e o aumento do vento e da temperatura justificam o alerta.
Meteorologia

Tempo ameno no litoral e 40º C no interior

139
Já nos habituámos às oscilações das temperaturas este verão. E este fim de semana vai voltar a acontecer. Lisboa não deve chegar aos 30º C, mas Castelo Branco terá calor abrasador de 37º C no domingo.
Meteorologia

3 distritos em risco máximo de incêndio esta terça

Quarenta concelhos de dez distritos estão ainda em risco muito elevado. As temperaturas estão mais baixas e esta terça-feira o céu estará nublado. Há dois distritos com risco extremo de exposição UV.
Meteorologia

Temperaturas baixam mas risco de fogos mantém-se

121
O norte do país vai ter temperaturas de primavera, mas centro e sul vão ultrapassar os 30º C. Perigo de incêndios mantém-se em alguns locais do continente.
IPMA

Continuam os avistamentos de caravelas-portuguesas

207
Organismos podem provocar graves queimaduras, por isso, o contacto deve ser evitado, alerta o IPMA. Este ano está a ser marcado "por um período mais longo e intenso de arrojamento da espécie".
Incêndios

Calor abrasador. País pode chegar aos 42º C

288
Esta quinta-feira poderá ser o dia mais quente da semana. O IPMA prevê máximas que ultrapassam os 40º C no centro do país. Lisboa chegará aos 38º C. Seis distritos estão em risco máximo de incêndio.
Meteorologia

Temperaturas até aos 39ºC nesta quarta-feira 

169
Santarém pode atingir esta quarta-feira os 39º C e Lisboa 36º C. As temperaturas começam agora a subir e podem chegar aos 40ºC até ao fim de semana. Vários distritos em risco máximo de incêndios.
Meteorologia

Temperaturas acima dos 30 graus esta semana

147
Pode pensar em ir à praia: os termómetros vão passar os 30 graus e em algumas zonas do país chegar mesmo aos 40 a partir desta terça-feira. Risco elevado de incêndios em 16 concelhos.
Meteorologia

Temperaturas máximas sobem entre 10 e 13 graus

393
As temperaturas máximas começam a subir a partir de terça-feira entre 3 e 5 graus em praticamente todo o país, prevendo-se que os termómetros subam acima dos 30 graus e em alguns locais dos 40.
Incêndios

Incêndios: 10 concelhos em alerta máximo

Em risco máximo de incêndio está Tarouca, Tabuaço e Penedono, Vila Nova de Foz Coa e Figueira de Castelo Rodrigo e Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Alfândega da Fé e Vimioso.
IPMA

País. 7 distritos em risco extremo de exposição UV

159
Guarda, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro são os distritos sinalizados. O resto do país apresenta risco muito elevado. IPMA alerta para subida de temperaturas e recomenda cuidados.
Verão

Verão começa "tímido" com máximas de 30 graus

225
As temperaturas encontram-se "abaixo do normal para a época do ano", mas o fim de semana já vai ter calor a sério: esperam-se entre os 30 e os 35 graus no Vale do Tejo, Alentejo e sotavento algarvio.
Incêndios

Algarve: 2 concelhos em risco máximo de incêndio

No primeiro dia de verão, Alcoutim e São Brás de Alportel, no Algarve, encontram-se em risco máximo de incêndio, o nível mais grave definido pelo IPMA.
Açores

Açores sob aviso amarelo devido a mau tempo

As previsões de chuva, por vezes forte, e de trovoada levaram o IPMA a estender o alerta amarelo a todas as ilhas do arquipélago, durante a madrugada e manhã de sexta-feira.
Incêndios

Quinze concelhos em risco máximo de incêndio

Há risco máximo de incêndio em quinze concelhos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro. Todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão em risco muito elevado ou elevado.
IPMA

Radiação UV. Continente e Madeira em risco

Óculos de sol, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol fazem parte do "kit" de proteção para as radiações UV que vão afetar continente e Madeira.
IPMA

Fim de semana quente mas depois temperaturas caem

153
O fim de semana vai ter temperaturas que podem chegar aos 35 graus. Entre sexta-feira e domingo a previsão é para continuação de tempo quente mas na próxima semana o cenário vai ser diferente.
IPMA

Temperaturas podem chegar aos 38 graus

223
Com as temperaturas máximas a aproximarem-se dos 40 graus, estão mais de 80 concelhos com risco elevado de incêndio. Atenção também à exposição ultravioleta. O risco é igualmente muito alto.
Incêndios

Incêndios: risco máximo em sete concelhos 

Os concelhos de Alcoutim, Gavião, Nisa, Sardoal, Mação, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão estão em risco máximo de incêndio e todo o país está em risco muito elevado de exposição à radiação UV.
Incêndios

Risco máximo de incêncios em cinco concelhos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Alcoutim (Faro), Gavião (Portalegre), Sardoal e Mação (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).
Incêndios

Incêndios: Risco muito elevado em oito concelhos 

Os concelhos de Lagos, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, e Gavião, em Portalegre apresentam esta segunda-feira risco muito elevado de incêndio.
Incêndios

Incêndios. Risco máximo para o distrito de Faro  

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou quatro concelhos do distrito de Faro em "risco máximo" de incêndio. Esta sexta-feira prevê-se períodos de céu muito nublado com nuvens altas no Sul.
IPMA

Risco máximo de incêndio em concelhos do Algarve

Apesar da descida da temperatura máxima, o IPMA colocou esta quinta-feira quatro concelhos do Algarve, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, em risco máximo de incêndio.
Mar

Presença de caravela-portuguesa em toda a costa

204
O IPMA alerta para o aparecimento da caravela portuguesa em toda a costa e adverte para que não se toque nos tentáculos mesmo aparentando estar morta, uma vez que podem provocar graves queimaduras.
Incêndios

Incêndios: Risco máximo em seis concelhos de Fari

Os concelhos de Aljezur, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, apresentam esta terça-feira risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.
Meteorologia

Incêndios: risco máximo em concelhos de Faro

Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Meteorologia

Agitação marítima faz fechar cinco barras

As barras de Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora, São Martinho do Porto e Ericeira estão fechadas a toda a navegação devido à previsão de ondulação forte. Há outras quatro condicionadas.
Meteorologia

Fim-de-semana com muita chuva e vento

280
Agravamento do estado do tempo vai acontecer no fim-de-semana, com chuvas e ventos fortes. Proteção Civil não aconselha passeios em zonas costeiras, ou a prática de desportos marítimos.
Ambiente

Este foi o 4º Inverno mais seco deste século

Segundo o Boletim Climatológico do IPMA, o défice de precipitação que ocorreu neste inverno originou a que se instalasse uma situação de seca em todo o território, mas com maior intensidade no sul.
IPMA

Chuva. 8 distritos do continente em aviso amarelo

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja e Portalegre estão sob aviso amarelo, devido à previsão de aguaceiros, que podem ser fortes, acompanhados por granizo e trovoada.
Meteorologia

Primavera começa com bom tempo

145
No primeiro dia da primavera — o primeiro de 92,789 dias — as previsões apontam para céu limpo e temperaturas a oscilar entre os 13 e os 17 graus no interior e entre os 17 e os 20 no resto do país.
IPMA

IPMA prevê aviso amarelo para oito distritos

A chuva regressa esta terça-feira à tarde ao Norte e ao Centro depois de alguns dias seguidos com sol e calor, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Meteorologia

Temperaturas sobem no fim de semana

577
Depois da passagem da depressão Laura, prevê-se um aumento gradual da temperatura durante o fim de semana. Os termómetros vão ultrapassar os 20º de máxima em vários distritos.
Meteorologia

Agitação Marítima. 10 distritos em aviso amarelo

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à agitação marítima. As ondas podem chegar aos 5 metros.
Meteorologia

Acesso à Serra da Estrela encerrado devido à neve

Os troços entre Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida estão interditos à circulação desde as 05h. Para esta quarta-feira, o IPMA prevê "períodos de chuva ou aguaceiros" e neve nos pontos mais altos.
Açores

Açores. Vento pode superar 100 km/h

Na próxima quarta-feira está prevista a passagem de uma superfície frontal fria nos Açores, "com as rajadas a poderem atingir os 110 quilómetros/hora" e alguma precipitação, informa o IPMA.
Algarve

Algarve. Aviso amarelo no mar e risco de incêndio 

O IPMA alerta que a costa sul de Portugal está sob aviso amarelo até sábado, devido às previsões de ondulação sueste até dois metros entre o Cabo de São Vicente e a barra do rio Guadiana.
Açores

IPMA. Aviso laranja em duas ilhas dos Açores

O IPMA alerta para uma chuva forte nas ilhas do grupo Ocidental dos Açores e o vento será mais intenso nas ilhas do grupo Central, com rajadas na ordem dos 100 quilómetros por hora.
Açores

Alerta de mau tempo para os Açores

Segundo o IPMA, "uma superfície frontal fria associada a uma depressão" deverá piorar o estado do tempo nos grupos central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e oriental (São Miguel e Santa)
Meteorologia

Viana do Castelo e de Braga sob aviso amarelo

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação que pode ser forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Meteorologia

Agitação marítima encerra seis barras 

As barras de Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho estão fechadas a toda a navegação. As de Viana do Castelo, Aveiro e Figueira estão condicionadas.
IPMA

Depressão Helena causa alerta vermelho

916
Centrada a noroeste do golfo de Biscaia, vai afetar Portugal continental na sexta-feira que estará sob alerta vermelho por causa do vento e da agitação marítima na costa ocidental.
IPMA

Bom tempo. Termómetros vão chegar aos 20 graus 

822
Faro é o distrito onde se prevê a temperatura mais alta com 22 graus de máxima e 12 de mínima. Em sentido oposto, está Bragança, onde oscilarão entre os 14 graus e um grau.
A página está a demorar muito tempo.