479kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

IPMA

Incêndios

Cerca de 70 concelhos em risco máximo

IPMA aponta uma pequena subida da temperatura máxima na região sul e o interior Norte, Centro e Alto Alentejo encontram-se no risco mais elevado de incêndios, com 70 concelhos assinalados.
Incêndios

80 concelhos em risco máximo de incêndio rural

O interior Norte, Centro e norte Alentejo são as regiões onde se localizam os concelhos que o IPMA colocou sobre aviso de risco máximo de incêndios rurais, sendo 80 no total.
Meteorologia

Oito distritos com aviso amarelo devido a trovoada

IPMA alerta para "trovoada e aguaceiros, que poderão ser de granizo, e acompanhados de rajadas de vento de origem convectiva" colocando sob aviso amarelo oito distritos do norte do país.
IPMA

Seca. Ano hidrológico com metade da chuva normal

Desde outubro do ano passado choveu praticamente metade do que seria um ano hidrológico normal. Ano hidrológico de 2021/2022 é o segundo mais seco desde 1931
Meteorologia

Temperatura sobe, 80 concelhos em perigo máximo

As previsões apontam para uma subida da temperatura máxima. Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Coimbra, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão em perigo máximo de incêndio.
Noticiário

19h. Abusos na Igreja. PR quer consequências

Quando a comissão independente concluir o trabalho que está a fazer, Marcelo Rebelo de Sousa pede que se faça uma reflexão. Ainda, no Futebol falta cerca de uma hora para arrancar a nova temporada.
IPMA

IPMA: julho foi o mês mais quente em 92 anos

O mês de julho foi o mais quente dos últimos 92 anos, com temperaturas quase sempre acima do normal e com um registo de 47ºC em Pinhão. Entre 7 e 14 de julho, foram registados 98 novos recordes.
Incêndios

Mais de 60 concelhos em risco máximo de incêndio

Temperaturas máximas vão oscilar entre os 24 e os 35 graus. Bragança, Vila Real, Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco são os distritos com mais de 60 municípios em risco máximo de incêndio.
Incêndios

Cerca de 80 concelhos em risco máximo de incêndio

Bragança, Vila Real, Porto, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão em risco máximo de incêndio. O IPMA prevê a descida da temperatura máxima.
Meteorologia

Açores em aviso amarelo devido à chuva 

No grupo Ocidental o alerta vigora entre as 00h00 e as 12h00 de quinta; no grupo oriental das 12h00 de quinta e as 00h00 de sexta e no grupo central das 09h00 de quinta e as 00h00 de sexta.
Noticiário

00h. UNITA. "Vivemos censura escandalosa"

Adalberto Costa Júnior considera que campanha eleitoral para presidenciais angolanas está a ser alvo de censura. E, IPMA coloca três distritos do norte do país sob aviso vermelho.
Noticiário

23h. Eduardo dos Santos. UNITA quer sanar conflito

Adalberto Costa Júnior acusa João Lourenço de falta de maturidade democrática. Ainda neste jornal, quatro distritos vão entrar em estado de alerta especial vermelho a partir de terça-feira.
Meteorologia

Braga e Bragança em vermelho devido ao calor

Castelo Branco está sob aviso laranja até às 18h00 de segunda-feira, Vila Real e Guarda em aviso laranja até às 18h00 de terça-feira e os restantes distritos em amarelo, com exceção de Faro em verde.
Noticiário

6h. FC Porto vence Tondela 

3-0 foi o resultado final, golos apontados por Evanilson e Taremi. Ainda, Na Ucrânia, depois de um intensificar dos ataques russos, o Governo ucraniano ordenou a evacuação de Donetsk.
Noticiário

4h. Novos constrangimentos nas urgências 

São perturbações em Beja, Lisboa e Aveiro, que se devem à falta de médicos da especialidade nos hospitais portugueses. Ainda, no desporto, arranque com o pé direito para o Futebol Clube do Porto.
Noticiário

2h. Eletricidade vai aumentar cerca 40%

O aumento é uma consequência do chamado travão ibérico ao gás, a exceção atribuída a Portugal e Espanha, para fixar um teto ao preço do gás para produção de eletricidade.
Noticiário

6h. Uber. Motoristas rejeitam passageiros

É uma medida que a lei proíbe, o caso está por isso, a ser investigado. Ainda, o Futebol Clube do Porto e Tondela discutem este sábado a Supertaça Cândido de Oliveira.
Noticiário

00h. Kiev. É preciso resistir a crise alimentar

Chefe de Estado da Ucrânia sublinha que retoma de exportações de cereais ucranianos é um passo importante para combater Moscovo. E, temperaturas voltam a subir este fim-de-semana.
IPMA

Vento de Espanha traz 42ºC no fim de semana

Com a rotação do vento para leste, as temperaturas disparam 5 a 8ºC, sobretudo a Norte e Centro. Todo o país deve ficar acima dos 30º, menos a costa vicentina. E prepara-se para noites tropicais.
Fact Check

1944 teve onda de calor igual à de julho?

Utilizadores alegam que em julho de 1944, o país atravessou onda de calor que "não é assim inédita". Notícia do DN dá conta de temperaturas altas, mas IPMA explica que é errado falar em onda de calor.
Meteorologia

Ondas de calor frequentes até pelo menos 2060

As ondas de calor podem vir a ser ainda mais "intensas e frequentes". No cenário mais grave, Portugal poderá vir a ter oito a dez ondas de calor extremo nos próximos 30 anos.
Noticiário

14h. Agricultores contra medida do Governo

Agricultores podem fazer colheitas das 6h às 10h e das 19h às 22h, CAP fala em medidas "absurdas" que pecam por "excesso de zelo". Agricultores dizem que já perderam 50% das colheitas.
Noticiário

13h. Colheitas condicionadas até terça-feira

Situação de alerta vai ser reavaliada na terça-feira. Agricultores podem voltar a fazer a colheita dos cereais das 6h às 10h e das 19h às 22h. Neste jornal, a reação dos agricultores
IPMA

IPMA. Bragança a vermelho, Centro e Norte laranja

O IPMA colocou o distrito de Bragança em alerta vermelho e outros sete distritos do interior centro e norte em laranja devido "persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima".
Meteorologia

Pinhão atingiu extremo de temperatura máxima

O IPMA registou a temperatura mais elevada na estação metereológica do Pinhão com 47°C. A temperatura mínima mais elevada foi registada no distrito de Portalegre com 29,3°C.
Meteorologia

Aviso vermelho de calor e perigo máximo de fogos

Cinco distritos estão sob aviso vermelho, quatro em aviso laranja e nove com aviso amarelo devido às altas temperaturas. Os 18 distritos apresentam risco máximo ou muito elevado de incêndios.
Noticiário

6h. Fogos. Situação mais calma em Ponte da Barca

Autarca de Ponte da Barca pede mais meios ao Governo. Neste jornal, olhamos para o mapa de incêndios em Portugal. As temperaturas vão baixar, mas Portugal está em situação de contingência.
Noticiário

5h. Incêndios. Menos calor, mas mantém-se alerta

Portugal entra no quinto dia em estado de contingência. E, presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera dá razão a António Costa sobre a mão humana na origem dos incêndios.
Noticiário

3h. Portugal vai continuar a arder, avisa IPMA

Miguel Miranda dá razão a António Costa sobre a mão humana na origem dos incêndios. Fogo em Ponte da Barca, Viana do Castelo, pode levar à evacuação de quatro localidades, "isoladas" devido às chamas.
Noticiário

14h. Governo prolongou situação de contingência

Medida foi anunciada pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que pede prudência à população. E o IPMA avisa que os aguaceiros que se têm sentido complicam o combate às chamas.
Noticiário

4h. Interior norte e centro sob aviso vermelho

É o aviso mais grave na escala do IPMA. Temperaturas vão descer esta quinta-feira. E ainda, Governo de Espanha já respondeu ao pedido de Luanda, no caso da trasladação de José Eduardo dos Santos.
Meteorologia

Lousã foi o local mais quente com 46,3ºC

Lousã atingiu o máximo de temperatura com 46,3º graus segundo o IPMA. Seguiu-se Santarém, Amareleja, Alvega e Reguengos. Mais de 50 estações meteorológicas vão estar entre os 40º e os 45º.
Noticiário

6h. Reestabelecida a circulação na A1 e no IC8

O troço no IC2, em Leiria, continua cortado devido a incêndios. E ainda, Instituto Português do Mar e da Atmosfera coloca todos os distritos do território continental em aviso vermelho.
Noticiário

5h. Dominados 2 incêndios em Ourém

CDOS de Santarém confirma ao Observador que incêndios entraram em fase de rescaldo. As temperaturas voltam a subir: IPMA colocou 16 distritos de Portugal continental sob aviso laranja.
Noticiário

4h. Há apenas 4 distritos sem fogos ativos

Proteção Civil dá conta de 15 incêndios ativos em todo o país. Ainda neste jornal, IPMA eleva a aviso vermelho quase todos os distritos. Apenas Viana do Castelo e Faro escapam a alerta.
Resposta Pronta

IPMA: "Inicia-se hoje um período muito complicado"

O presidente do IPMA, Miguel Miranda, avisa que o risco elevado de incêndio se vai manter e alerta para o "cansaço" dos meios. "Todo o cuidado é pouco", afirma.
Alertas

Incêndios. País em perigo máximo e muito elevado

Quase todo o território de Portugal continental apresenta um perigo máximo e muito elevado de incêndio rural. O país tem oito distritos sob aviso vermelho e nove sob aviso laranja devido ao calor.
Noticiário

6h. TAP assina acordo para reduzir atrasos 

Companhia contratou a Hi Fly para operar rotas durante um mês, revela carta a que Jornal de Negócios teve acesso. Ainda neste jornal, IPMA eleva alerta vermelho em oito distritos do norte e centro.
Noticiário

4h. Braga. Urgência de obstetrícia encerrada

Utentes devem dirigir-se aos hospitais de Guimarães, Famalicão e Viana do Castelo. Ainda neste jornal, IPMA colocou oito distritos do norte e centro do país em aviso vermelho, devido ao calor.
Noticiário

2h. Xavier Viegas. "Pedrógão pode repetir-se"

Investigador da Universidade de Coimbra sublinha que muito ficou "por fazer" desde os incêndios de 2017. Por causa das altas temperaturas, IPMA ativa alerta vermelho em oito distritos portugueses.
Noticiário

1h. Calor. IPMA ativa aviso vermelho em 8 regiões

Norte e centro do país em situação de alerta. IPMA admite alargar aviso a outros distritos, face à subida de temperaturas. E ainda, Kiev deixa críticas a governo canadiano por causa de gás russo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.