O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira alertou esta quinta-feira para a necessidade do reforço de medidas preventivas devido às previsões de chuva forte nos próximos dias no arquipélago.
“De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um agravamento das condições meteorológicas na Região Autónoma da Madeira a partir de sexta-feira, 30 de outubro, com possibilidade de períodos de precipitação forte”, lê-se na informação divulgada pelo SRPC.
Segundo as previsões do IPMA, até sexta-feira a chuva deverá ser “geralmente fraca, sobretudo na vertente norte e nas terras altas da Madeira”, mas a partir de sábado “poderá ser por vezes forte, com maior incidência na vertente sul e nas terras altas”.
Considerando que a “prevenção é fundamental” face às previsões meteorológicas, e “tendo em conta os riscos associados a episódios de precipitação intensa”, como cheias rápidas, inundações, movimentos de massa e queda de materiais, o Serviço Regional de Proteção Civil recomenda a adoção de medidas preventivas.
Na habitação e área envolvente, a Proteção Civil sugere que devem ser mantidos limpos os sistemas de drenagem, caleiras, sarjetas e escoamentos de águas pluviais, sempre que seja possível fazê-lo em segurança.
A Proteção Civil recomenda ainda a retirada de objetos e materiais que possam dificultar ou obstruir o escoamento das águas, a fixação ou recolha de estruturas e objetos exteriores que possam ser arrastados, além da verificação das condições de segurança de portas, janelas e estores.
Nas estradas e exterior, o SRPC alerta para não atravessar estradas inundadas, linhas de água ou zonas de enxurrada, evitar circular ou estacionar em locais historicamente vulneráveis a inundações, derrocadas e galgamentos costeiros.
O IPMA colocou o arquipélago da Madeira com aviso amarelo devido às previsões de precipitação, com aguaceiros por vezes fortes, podendo ser acompanhados de trovoada, entre as 00h00 e as 09h00 de domingo.