824kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Serviço Nacional de Saúde

Elétricos

Stellantis entrega 719 veículos elétricos ao SNS

A Stellantis forneceu 719 veículos elétricos a bateria e 600 postos de carregamento ao SNS que vão ser entregues com os veículos para que possam imediatamente ser carregados no ponto de utilização.
Noticiário

20h. Governo vai pagar suplemento aos médicos

O suplemento vai entre os 40% e 70% do ordenado. Joana Bordalo e Sá, Presidente da FNAM considera que o que deveria estar a ser discutido era o salário base em vez do trabalho suplementar.
Serviço Nacional de Saúde

Marcelo espera que SNS funcione bem no verão

Presidente defendeu que SNS tem "dois momentos diferentes" a resolver, um é "no imediato", na época do verão, e o outro após a época do calor e férias e o desejo "é que funcione bem".
Direto ao Assunto

Estado de graça? "Ministra da saúde não teve"

Joana Bordalo e Sá (FNAM) critica Ana Paula Martins, a propósito da proposta do Governo para pagar suplemento de 40 a 70% do ordenado, em troca de mais trabalho extra dos médicos nas urgências.
Procriação Medicamente Assistida

Fertilidade: 3 anos de espera no SNS

Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida alerta que tempo de espera para um tratamento é de três anos e meio, o que faz com que muitas mulheres atinjam a idade limite para o tratamento.
Serviço Nacional de Saúde

SNS Grávida: 70% das utentes foram para urgências

O Ministério da Saúde faz ainda um balanço muito positivo do primeiro mês da Linha SNS Grávida, considerando que os números demonstram "a adesão das utentes".
Médicos

Governo quer pagar horas extra a preço "normal"

Para a estrutura sindical, a proposta apresentada pela tutela viola "mais uma vez as regras da negociação coletiva" e coloca "em causa a segurança dos doentes, condenando os médicos à exaustão".
Hospitais

Governo responsabiliza hospitais por listas

Medidas pretendem que hospitais sejam responsáveis pelas suas próprias listas de espera. Vai ainda ser dada prioridade a doentes de patologia maligna, diz coordenador do Plano de Emergência da Saúde.
O Bom, o Mau e o Vilão

No SNS, um número que é pior do que mau

Luís Montenegro (que almoça com Costa), o Movimento Zero (que está outra vez ao lado do Chega) e o SNS (que deixa 81,5% dos doentes à espera de uma consulta oncológica) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Doenças

A doença das gémeas, a obsessão de todos nós.

Vamos falar do que importa? Do acesso ao diagnóstico, diagnóstico precoce, rastreios genéticos, prevenção, seguimento, centros de referência, terapias personalizadas? Podemos falar dos doentes?
Serviço Nacional de Saúde

O SNS: dos "Amanhãs Que Cantam” à lei de Gause(II)

Os objectivos anunciados para o SNS nunca foram atingidos e todo o sistema parece ter agora entrado numa lógica de afastamento dos propósitos dos seus criadores. Vejamos porquê.
Serviço Nacional de Saúde

O SNS: “Dos Amanhãs Que Cantam” à lei de Gause (I)

O presente texto aborda a saúde em Portugal e está dividido em duas partes distintas. Numa primeira ficcionei duas histórias de um SNS do passado, que anunciava um futuro de “Amanhãs Que Cantam”.
E o vencedor é...

A ministra da Justiça admitiu: há um problema

A ministra da Justiça falou, a janela abriu e entrou ar fresco. O problema? Os partidos só se lembram que algo está mal quando lhes bate à porta. O SNS não funciona e é preciso fazer alguma coisa.
Serviço Nacional de Saúde

Centro de Saúde de Camarate deve abrir em 2025

A Câmara Municipal de Loures aprovou o projeto de execução e o procedimento de contratação pública para o novo centro de saúde. Com um investimento de quase 5 milhões, vai servir 20 mil utentes.
Noticiário

14h. Finanças. Ministro aguarda a aprovação do PR

A proposta aprovada pelo parlamento sobre a redução do IRS, pode a ver do ministro das finanças, ter impactos que não estavam previstos. Ainda neste jornal, o SNS registou um défice de 435 ME.
Noticiário

13h. SNS. Défice de 435 milhões de euros

Défice do SNS representa uma melhoria face a 2022, mas há riscos que condicionam o desempenho a curto e médio prazo. Ainda, João Cotrim Figueiredo eleito vice-presidente dos liberais na Europa.
Serviço Nacional de Saúde

Em 2023, SNS foi "insuficiente" para necessidades

Atualizado
Relatório do Conselho das Finanças Públicas pinta o cenário de um SNS insuficiente para dar resposta a necessidades crescentes de saúde da população portuguesa, apesar de um défice abaixo do previsto.
Serviço Nacional de Saúde

5 medidas para salvar o SNS

Pode ser que, depois de falhar o plano mais recente, ou quando o Verão for uma catástrofe de urgências fechadas, ou lá para 2025 quando pedirmos outro plano urgente, se lembrem destas minhas medidas.
Serviço Nacional de Saúde

LBP alerta para problemas com as urgências

A situação é "complicada e desesperante", uma vez que as urgências "estão a fechar com uma irregularidade muito grande e os bombeiros não sabem em concreto quais" as que estão a funcionar.
Noticiário

14h. Conselho Europeu. Costa entre nomes apontados

Segundo o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, o acordo que deu "luz verde" a Costa, foi fechado esta terça-feira pela equipa de negociadores. Ainda neste jornal, o novo mapa das urgências.
Ministério da Saúde

Médicos penalizados com novas metas de desempenho

Parte do rendimento dos médicos da USF modelo B está associada ao desempenho, mas clínicos consideram que metas de custos são demasiado "exigentes". Cuidados aos utentes estão assegurados, garantem.
Arterial

A vida de Mariana depois do enfarte aos 24 anos

Mariana demorou tempo até conseguir voltar a fazer tudo sozinha. Até para um banho precisava de apoio. Um enfarte aos 24 anos (e a gravidez que se seguiu) levou-a a recorrer a toda a ajuda possível.
Noticiário

7h. 12 urgências fecham durante o fim de semana

Lisboa e Vale do Tejo continuam a ser a região com mais urgências condicionadas ou fechadas. E ainda, A mãe das gémeas luso-brasileiras garante que nunca contactou diretamente o Presidente.
Hospital de Santa Maria

CPI: as dúvidas da audição à mãe das gémeas

Daniela Martins foi ouvida durante mais de quatro horas pelos deputados da comissão de inquérito. No final, foi confrontada com suspeitas de "encobrimento" pelas respostas vagas sobre todo o processo.
Serviço Nacional de Saúde

Sintra: futuro hospital deverá abrir em outubro

Futuro hospital de Sintra começou a ser construído em 2021 e ainda está em obras, mas deve abrir em outubro para servir 400 mil utente. Autarquia investiu cerca de 49 milhões de euros.
Saúde

Demência: anunciada agilização de procedimentos

O reconhecimento da situação de demência dos utentes passa a poder ser atestado por um psiquiatra ou neurologista do setor social e privado quando não existem profissionais disponíveis no SNS.
Serviço Nacional de Saúde

Viseu. Ordem critica falta de resposta pediátrica

"Não é admissível que Viseu não tenha resposta pediátrica", considerou o bastonário da Ordem dos Médicos, defendendo que a resposta passa pela contratação de mais pediatras para a Unidade de Saúde.
Serviço Nacional de Saúde

Comissão de Saúde vai ouvir várias entidades

Bloco de Esquerda classificou as medidas anunciadas como mais um "plano de negócios do que um plano para reforçar o SNS" no pedido de audição. Médicos, enfermeiros e gestores vão ser ouvidos.
Serviço Nacional de Saúde

Doentes esperam 700 dias por novos medicamentos

Vários doentes estão a realizar um tratamento menos eficaz devido ao "acesso lento" a novos fármacos. O prazo máximo na lei para a chegada de um medicamento é de seis meses, já alcançou os 700 dias.
Arterial

A rede em falta entre hospitais e centros de saúde

Em cada episódio agudo, um doente sente-se perdido "no sistema" e recorre às urgências. É prioritário criar uma rede entre hospitais e centros de saúde. E fica uma ideia: Clubes de Doentes Frequentes.
Hospitais

"Resposta mais capaz" só com 3 mil médicos

A situação dos hospitais, a nível das urgências, está como no ano passado "e não vai ser diferente nas próximas semanas" porque o número de médicos é praticamente igual.
Serviço Nacional de Saúde

SNS pode ter mais 5% de trabalhadores em 2026

Para além do aumento do número de trabalhadores, o despacho prevê que o número de consultas médicas nos cuidados primários passe das cerca de 34,6 milhões este ano para 36,4 milhões em 2026.
Saúde

Existem oportunidades que não se podem perder

A atitude é o segredo. Acredito, convictamente, que as políticas de saúde propostas estão alinhadas com as necessidades, mas mais importante, existe vontade de fazer a diferença na vida das pessoas.
Serviço Nacional de Saúde

Junho: SNS Grávida atendeu mais de 4 mil chamadas

A nova linha do SNS24, criada para atender especificamente grávidas e que entrou em vigor no início deste mês, já registou 4.444 chamadas, uma média de 296 por dia.
Serviço Nacional de Saúde

PCP quer ouvir ministra e profissionais de saúde  

No requerimento, grupo parlamentar dos comunistas alerta para as carências e dificuldades enfrentadas nas urgências de várias zonas do país, como Lisboa, zona sul e centro do país.
Câmara Municipal Lisboa

CML insta Governo a reforçar meios do SNS

Câmara decidiu instar o Governo a reforçar os meios do SNS, "usando o orçamento do SNS para o desenvolvimento da resposta pública de saúde e não para financiar o setor privado".
Parlamento

Lacerda Sales: gémeas sem "acesso preferencial"

Na Comissão Parlamentar de Inquérito , o ex-secretário de Estado da Saúde acusou a IGAS de ter feito relatório com base em "suposições" e garantiu que a sua intervenção "não é censurável".
Resposta Pronta

Solução para o SNS "não é só dinheiro"

Helena Terleira é a médica responsável pelo movimento que entregou uma carta aberta à Ministra da Saúde. Diz que os médicos estão a ser prejudicados face aos restantes funcionários públicos.
Semáforo Político

Costa. "Candidato inevitável, mas vitória incerta"

António Costa apontado para a presidência do Conselho Europeu, tem sido figura discreta, capaz de desenvolver boas relações até com Orbán. Ainda o estado da Saúde, que não se resolve em dois meses.
Serviço Nacional de Saúde

Médicos recusam horas extra sem acordo com Governo

A indisponibilidade para cumprir mais horas extraordinárias, juntam-se as férias desses profissionais, o que deve provocar um verão "muito difícil" para o SNS e possível encerramento de urgências.
Noticiário

14h. Gémeas. CPI continua durante investigação

A comissão decidiu hoje não suspender o inquérito parlamentar. Ainda neste jornal, a PSP esclarece que não foi responsável pelas buscas que envolveram o Futebol Clube do Porto.
Noticiário

13h. Educação. Falta de professores vai continuar

Fernando Alexandre, ministro da educação, diz que a falta de professores é um problema a resolver no médio prazo. Ainda neste jornal, Nuno Morna rejeita cargo de coordenador da IL, na Madeira.
E o vencedor é...

A salganhada na Madeira é um teste de paciência

Afinal, a Madeira tem um problema maior do que o resto do país e abre-se um grande impasse com PS, JPP e Chega a liderarem o barco. E ainda a nova tática: desculpar os problemas da saúde com o SNS 24.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas