893kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

AD

Noticiário

6h. Acidentes aumentaram 22% em 10 anos

Nos últimos seis meses do ano, foram registados mais de 17 mil acidentes, que provocaram mais de 200 vítimas mortais. Hoje, domingo, assinala-se o dia mundial em memória das vítimas da estrada.
Noticiário

5h. Libertados presos políticos na Venezuela 

O ministério público venezuelano anunciar que iria rever o caso de 225 detidos, na sequências dos protestos contra os resultados das eleições presidenciais. Ao todo foram detidas 2.400 pessoas.
Noticiário

4h. Coreia do Norte intensifica apoio à Rússia

A informação está a ser avançada pelo jornal norte-americano, Financial Times. Segundo a mesma fonte, alguma desta artilharia já foi enviada para a cidade russa de Kursk, sob domínio ucraniano.
Noticiário

3h. Trump nomeia magnata para pasta da energia

Chris Wright é conhecido por ter um discurso cético em relação às alterações climáticas. Durante a campanha Trump manifestou a intenção de promover mais investimento no setor do petróleo.
Noticiário

2h. Netanyahu alvo de mais um ataque 

O primeiro-ministro e a família não se encontravam na residência no momento do ataque. Não há registo de danos. O ministro da defesa acusa o Irão e os seus aliados de tentarem assassinar Netanyahu.
Noticiário

1h. OE: Nuno Melo pede tranquilidade na discussão

Nuno Melo, Ministro da Defesa, apela ao PS para não deitar a perder o entendimento que foi alcançado sobre o Orçamento do Estado.
Noticiário

22h. FENPROF: o concurso não resolveu o problema

Mário Nogueira fala numa medida que não resolve essa questão, mas que ajuda na valorização da carreira dos professores. Ainda neste jornal, O PR prevê um crescimento de 2% da economia.
Noticiário

19h. PM insiste ser impossível um acordo com Chega

Montenegro mantém o compromisso de manter uma barreira com o Chega, e acusa mesmo o partido de ser imaturo e radical. Ainda neste jornal, balanço das consequências da violência nas ruas de Moçambique.
Noticiário

17h. PNS acusa governo de inventar problemas

Para Pedro Nuno Santos, o executivo fez política de baixo nível quando ameaçou voltar à redução do IRC em 2 pontos percentuais. Ainda neste jornal, os protestos de Moçambique chegaram a Portugal.
Noticiário

6h. Incêndios: 920 agricultores pedem apoios

Apesar dos prejuízos na ordem dos 3,6 milhões de euros, o limite dos apoios é de seis mil euros. Isto significa que a comissão de coordenação só vai comparticipar cerca de 70% das perdas.
Noticiário

4h. Biden e Xi estão no Peru

É o terceiro encontro entre o presidente norte-americano e o presidente chinês. Xi Jinping classificou como um "retrocesso histórico" a ameaça de Donald Trump importar taifas às importações chinesas.
Noticiário

3h. Pedro Guerra morre aos 58 anos

O comentador ligado ao Benfica morreu aos 58 anos. Estava a lutar contra o cancro há vários meses.
Noticiário

2h. Euribor a todos os prazos abaixo de 3%

Descida das taxas Euribor pode significar um fim antecipado das bonificações de juros. Até fevereiro deste ano, os bancos receberam mais de 56 mil pedidos de bonificação de juros.
Noticiário

17h. OE. AD desce IRC se proposta for chumbada 

Hugo Soares, líder parlamentar, anuncia que a AD vai propor uma descida de 2 pontos percentuais do IRC caso seja chumbada a proposta inicial de descida de 1 ponto deste imposto aplicado às empresas.
Noticiário

19h.PS avisa: descer mais IRC? Com outros partidos

Mariana Vieira da Silva não revela sentido de voto do PS na especialidade do Orçamento, mas afirma que socialistas não são parceiros preferenciais para descida adicional.
Orçamento do Estado

AD realiza sessões de esclarecimento pelo país

PSD e CDS vão realizar iniciativas debate e esclarecimento com os membros do Governo em todo os distritos. A digressão ministerial começa já na quinta-feira em Castelo Branco com Montenegro.
Noticiário

00h. Mayan desistiu da liderança da IL

O movimento "Unidos Pelo Liberalismo" reafirma a posição de que uma candidatura à liderança do partido é necessária. No entanto, a questão é saber quem será o novo rosto do movimento.
Noticiário

23h. Bernardo Blanco defende expulsão de Mayan

Também Rui Rocha manifesta total repúdio e admite que a expulsão é um cenário em cima da mesa. Mayan Gonçalves assumiu ter falsificado documentos da União de freguesias da Foz
Noticiário

22h. Homem morre por falta de resposta do INEM

Ao Observador, os familiares explicam que ligaram para o 112, por volta das 4 da tarde. A chamada foi atendida por um operador, mas nunca chegou a ser reencaminhada para um profissional de saúde.
Noticiário

10h. Netanyahu condena "ataque antissemita"

Em causa ataque a adeptos israelitas do Maccabi Tel Aviv, ontem à noite. Em Portugal, ministro da Presidência pede pudor ao PS quando faz uma avaliação política das causas dos problemas no INEM.
Semáforo Político

Vem aí um Orçamento de pôr os cabelos em pé?

Orçamento é uma discussão de cobertor: tapa-se de um lado, destapa-se do outro. Análise de Vera Gouveia Barros, João Cerejeira e Judite França. Ouvimos ainda Montenegro, Pedro Nuno e Ventura.
Noticiário

15h. Governo declara excedente orçamental distinto

António Leitão Amaro garante que a Aliança Democrática encontrou uma forma de investir nos serviços públicos, mantendo as contas certas. Ainda neste jornal em Espanha o número de mortes sobe para 140.
Emissão Especial

"PM é incapaz de herdar folga conseguida pelo PS"

Líder do PS atira que "PM é incapaz". Questiona Governo sobre o tema da Saúde e LM desfaz as dúvidas. Primeiro-ministro diz que "confia na palavra dada" de "honra política" do líder do PS no OE.
Noticiário

1h. Borrell fala em violação da lei internacional

Em causa estão os 8 soldados da Missão de manutenção da paz da ONU feridos num ataque de Israel ao sul do Líbano.
Resposta Pronta

Venezuela. Bruxelas "não desiste da democracia"

Prémio Sakharov distingue Corina Machado e Edmundo González: "Homem e mulher que não desistem da democracia, apesar da democracia não ser possível no seu país", defende eurodeputado Sebastião Bugalho.
Noticiário

3h. PS viabiliza OE pelo "interesse nacional"

O voto de abstenção do PS no Orçamento do Estado foi aprovado por unanimidade. O presidente do partido descarta a ideia de que o partido tenha perdido a função de principal força da oposição.
Noticiário

7h. Santana Lopes: "Gostava de voltar ao partido"

O ex-líder social-democrata apareceu de surpresa no Congresso do PSD, garantindo que foi sem agenda. Santana Lopes deixa para o próximo ano a decisão sobre uma candidatura à presidência.
Noticiário

14h. Bugalho diz não ter ambição no PSD

O cabeça de lista da AD para as europeias não respondeu sobre integrar a direção do PSD no futuro. Ainda, Pedro Nuno Santos não vai entrar em negociações com o Governo na fase de especialidade do OE.
Noticiário

19h. Líder do PS vai falar sobre o OE

Anúncio surpresa de uma declaração de Pedro Nuno Santos, quando estava já marcada para segunda-feira a reunião da comissão política nacional, convocada para tomar uma decisão sobre o Orçamento.
Comissão de Inquérito

"Portugueses não querem eleições"

Ana Abrunhosa considera que o "Governo tem de ter mais tempo para governar". A antiga ministra da Coesão Territorial e deputado do PS diz que o PS não fica condicionado se viabilizar o OE.
Orçamento do Estado

A urgência da moderação

O que se espera do Secretário-Geral do Partido Socialista não é um bloco central, é precisamente o oposto: que seja líder da oposição, mas com a responsabilidade de se afirmar como alternativa.
Noticiário

10h. Previsões dão excedente de 0,1% em 2026

Em 2025 e 2026, o ministério de Miranda Sarmento prevê que as contas sejam impactadas pela execução do PRR. São números que constam no plano de médio prazo que Portugal apresentou a Bruxelas.
Noticiário

9h. Portugal apresenta plano de médio prazo

O Governo apontava na proposta de OE que o crescimento económico iria cair para 1,8 por cento, em 2028. No documento lê-se que as projeções têm em consideração um período de "elevada incerteza".
Noticiário

2h. Rocha vai revelar "atividades" a 15 de julho

O Observador sabe que o presidente da Iniciativa Liberal e o primeiro-ministro reuniram-se nesse dia. Ainda, o antigo ministro das Finanças, João Leão, defende mais aproximação entre Governo e PS.
Direto ao Assunto

"Orçamentos do Estado são como as vindimas"

Paulo Neves, deputado do PSD/Madeira na Assembleia da República, garante que há "disponibilidade total" para negociar e pede que não se faça uma telenovela mexicana em torno da aprovação do Orçamento.
Explicador

O Orçamento do Estado vai ser viabilizado?

Hugo Carneiro, defende que o Orçamento do Estado não deve ser descaracterizado porque é um OE da Aliança Democrática. António Mendonça Mendes pede tempo para o partido refletir sobre que voto a dar.
Noticiário

23h. OE. Ventura acusa Montenegro de mentir

É a resposta do presidente do Chega ao tweet do primeiro-ministro. Ainda neste jornal, Governo garante que quer baixar o IRC ao longo da legislatura.
Explicador

"Este é o Orçamento do Estado possível"

O ex-ministro das finanças Eduardo Catroga classifica as linhas vermelhas do PS como "estratégia de quem não quer chegar a acordo". Sublinha que "não se trata do PS aprovar o OE, mas sim abster-se".
Noticiário

9h. Chega: voto que era "irrevogável" deixa de ser

O Chega afirma que quanto mais os líderes do governo e do PS querem ir para eleições menos o partido quer. Por isso, André Ventura abre a porta à viabilização do Orçamento do Estado.
Noticiário

7h. Governo entrega hoje a proposta de OE

No entanto, não existem garantias de que o documento será aprovado pela oposição. Pedro Nuno Santos afirma que o PS só vai anunciar o sentido de voto, depois de conhecer o Orçamento do Estado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.