894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Futuro

Clube dos 52

Estar em Campo Maior é uma vantagem competitiva

Estar no interior do país, junto à fronteira com Espanha é uma vantagem e não uma contratiedade, defende Rui Miguel Nabeiro. O CEO do grupo Delta Cafés diz que falta ambição ao país para a criação de riqueza.
Clube dos 52

Inovação e educação como motores de crescimento

Portugal tem a oportunidade de se tornar um exemplo de como uma economia pode ser resiliente e competitiva, se houver investimento na inovação, na educação, na digitalização e, claro, nas pessoas.
Máquinas que Pensam

Melhor que o Chat GPT? Só um Chat GPT português!

Ainda não tem nome, mas já tem nacionalidade: Portugal vai ter um LLM, mas... será que útil com tanta concorrência? Clonamos ainda a voz de Donald Trump, consegue descobrir qual a verdadeira? 
Clube dos 52

A Inteligência Artificial não é um inimigo

Em vez de vivermos com medo do que pode correr mal com a tecnologia, devemos desenvolver regras para que tudo corra bem, defende Pedro Pina, vice-presidente do YouTube.
Clube dos 52

“A inteligência artificial já cá está"

A história já provou que a Humanidade sabe tirar partido da tecnologia de forma responsável, acredita Pedro Pina, vice-presidente do YouTube, a propósito dos receios sobre a Inteligência Artificial.
Clube dos 52

A chave para um futuro promissor para Portugal

Portugal tem de abraçar a IA generativa a sério — que pode injetar 18 a 22 mil milhões de euros no PIB português. Trata-se de um crescimento de oito por cento.
Clube dos 52

“Ser mulher é uma desvantagem”

O país não tem conseguido responder às ambições dos mais jovens. A analista política Adriana Cardoso não vê os principais partidos a entender as necessidades da nova geração.
Clube dos 52

A geração plena

“A tua geração está plena", disseram-me há dias. "Já não há nada para conquistar.” Tão certo como a morte e os impostos é ouvir observações desajustadas e idadistas vindas de pessoas mais velhas.
Futuro

Paradigma pós-estruturalista, sociedades complexas

Há uma pergunta que faz todo o sentido: estamos ou não a fazer a renovação concetual, institucional e política que a policrise aconselha em ordem ao bom governo das sociedades complexas do século XXI?
Clube dos 52

Somos dos menos eficientes nos processos judiciais

O CEO da Mota-Engil fala dos entraves burocráticos à concentração de empresas. “Temos ainda demasiada cultura do patrão e pouca do gestor ou do empresário”, afirma.
Clube dos 52

Bigger and better - Portugal daqui a dez anos

Para um Portugal mais competitivo daqui a dez anos, precisamos de mais empresas verdadeiramente grandes.
Conferências do Estoril

Que futuro para o planeta?

Terminou a nona edição das Conferências do Estoril. Ao longo de 2 dias, investigadores, líderes, ativistas e figuras de destaque da saúde, tecnologia, política e clima fizeram-se ouvir na NOVA SBE.
Conferências do Estoril

“Bactérias amigas” e envelhecimento saudável

Viver mais, mas sobretudo viver melhor. Construir a paz mundial. "Excesso de diagnósticos" na saúde. Alterações climáticas. O futuro da humanidade em discussão em Carcavelos, dia 2.
Conferências do Estoril

O presente e o futuro da Inteligência Artificial 

A tarde de quinta-feira nas Conferências do Estoril foi dominada pelo tema da Inteligência Artificial, os impactos no presente e a forma como poderá ser utilizada no futuro para resolver crises.
Conferências do Estoril

Arrancaram as Conferências do Estoril

Políticas públicas, paz, inteligência artificial, saúde e longevidade. Durante dois dias, o futuro do planeta está em discussão nas Conferências do Estoril.
Clube dos 52

Não podemos ter um Ministério do Mar

Mais do que lamentar erros cometidos em relação ao mar, importa olhar para todo o potencial do oceano no futuro de Portugal, defende Tiago Pitta e Cunha, presidente da Fundação Oceano Azul.
Futuro

A política do futuro e o futuro da política

Infelizmente, investimos muito pouco no governo de missão PPP (prospetiva, programação e planeamento). Em contraponto, usamos e abusamos da retórica da inovação.
Clube dos 52

“Estado continua muito pesado”

A Europa viveu um período de paz e prosperidade que acabou. O advogado João Vieira de Almeida vê um conjunto de oportunidades que Portugal deve conseguir agarrar.
Clube dos 52

Um país à procura de oportunidades nos desafios

Desde a adesão à comunidade europeia que Portugal não tem uma oportunidade tão significativa de transformação. Mas desta vez o esforço requerido e o risco de insucesso são maiores.
Clube dos 52

Crescimento demográfico é crescimento económico

O gestor da Via Verde aponta o enorme desafio que a demografia coloca ao país. Do lado das empresas, deve haver mecanismos de conciliação da vida profissional com a vida pessoal.
Máquinas que Pensam

Que país confia mais na IA? Portugal, claro

Um estudo feito em 23 países diz que os portugueses são quem confia mais no impacto positivo da IA. Porque será? Vemos ainda o futuro através dos novos óculos de realidade virtual da Meta.
Clube dos 52

A pouca diversidade das universidades portuguesas

Francisco Veloso, dean do INSEAD, a prestigiada escola de negócios francesa, numa conversa sobre falta de competitividade e de autonomia de algumas universidades portuguesas.
Clube dos 52

Universidades. Como podem ser mais competitivas?

A forma de recrutamento de professores internacionais nas universidades portuguesas é incompatível com o funcionamento do mercado, diz Francisco Veloso, dean do INSEAD. Mas há mais problemas.
Clube dos 52

“Sustentabilidade devia ser um desígnio nacional”

O presidente do líder mundial da cortiça pega no exemplo do seu produto para traçar uma ambição nacional: liderar na sustentabilidade. “Seria mobilizador para a sociedade”, diz António Rios Amorim.
Máquinas que Pensam

Criar armas e vírus? O novo Chat GPT pode ajudar

O novo Chat GPT, chamado o1, é mais lento, mas... não é mais burro, pelo contrário. Mas pode ser perigoso? Lançamos ainda um novo desafio: consegue perceber qual destas vozes de Tom Hanks é a real?
Clube dos 52

A transição energética vai criar muitos empregos

Os desafios do futuro passam pela forma como se tentará alcançar a neutralidade carbónica. Para Vera Pinto Pereira, administradora da EDP, Portugal está no bom caminho. Mas é preciso acelerar.  
Futuro

Economia criativa, artificação e articultura (II)

O capitalismo do século XXI utilizará a arte e a cultura, cada vez mais, como uma espécie de placebo, na atividade artística, na prática desportiva, na sustentabilidade ambiental, na inclusão social.
Máquinas que Pensam

iPhone 16 é mesmo uma revolução na IA? Meh...

A Apple anunciou o novo iPhone e a inteligência artificial foi o grande trunfo, mas... será mesmo uma revolução? E será que a IA consegue clonar uma voz tão épica como a de James Earl Jones? Sim.
Futuro

Economia criativa, artificação e articultura (I)

Neste mundo surpreendente, a arte e a cultura são consideradas mais como atividade e processo do que como objeto e produto.
Clube dos 52

“É preciso resolver a questão da mobilidade”

Chegámos a um momento de tomar decisões na área da mobilidade ou da habitação. O consultor de turismo Luís Araújo lamenta que muitas opções não sejam sustentadas em dados, mas sim em impressões.
Máquinas que Pensam

Cuidado com o que diz à IA: ela lembra-se de tudo!

Lembra-se do que disse à IA há 6 meses? Se calhar não, mas ela sim. No regresso do Máquinas Que Pensam explicamos a memória da IA e desafiamo-lo a descobrir qual das músicas dos Oasis é real.
Clube dos 52

Escolas devem ter mais autonomia e orçamento

A centralização da educação, onde tudo é decidido em Lisboa, não permite tirar partido do potencial de muitos alunos. As escolas devem ter autonomia para fazer os seus programas de ensino. 
Clube dos 52

Os portugueses e o eterno medo de falhar

Os portugueses têm o mais difícil: trabalham muito, têm capacidade de aprendizagem e de fazer acontecer. Mas têm medo de falhar, diz Simão Cruz. Para o fundador da Lightshift Capital, isso é um erro.
Clube dos 52

“É legitimo cobrar pela água”

A falta de água e a seca são sempre vistas como um problema dos outros. A relatora especial da ONU Catarina de Albuquerque defende a necessidade de elevar o assunto a tema politico prioritário
Clube dos 52

Os desafios da pegada ecológica das cidades

Edificação, construção, demografia, imigração, habitação, transportes. Nuno Pinto, investigador da Universidade de Manchester, numa conversa sobre os desafios do planeamento urbano.
Clube dos 52

IA pode ser uma tecnologia muito democrática

Somos um povo dado à experimentação e devemos o mais rapidamente possível perceber o que significa a IA e tirar partido dela, defende Pedro Oliveira
Clube dos 52

"Temos também de atrair conhecimento bom"

Como se lida com um país — e um continente — que está a perder população? Uma conversa com a diretora da Pordata sobre capital humano, mão de obra especializada e crises demográficas. 
Clube dos 52

“Só protegemos o que conhecemos”

O fotógrafo subaquático Nuno Sá conta como já viu a pegada do Homem nos locais mais recônditos do planeta. Alerta para para a urgência de se proteger os oceanos e para o cumprimento das metas da ONU.
Educação

Escola do Século XX num Mundo de iOS 18 

Uma verdadeira viagem ao passado com apenas dois passos:  1 - o de passar o portão; 2 - o de passar o cartão. 
Clube dos 52

"A economia tem de ser regulada"

Não vale tudo. O turismo é bom para a economia, mas se tivermos cidades onde as pessoas não têm dinheiro para viver, deixa de fazer sentido pensar em restaurantes, defende o chef José Avillez.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.