910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Covas

Convidado

Artigos publicados

Futuro

Distopia digital, tempo histórico, tempo histérico

Se não for um projeto autêntico de médio e longo prazo, a Europa será engolida pela distopia digital e pelo labirinto da política transacional de curto prazo.
Internet

O transumanismo e migração para a colónia virtual

Um longo caminho espera a nação-internet até se tornar independente. Até lá continuará a ser colonizada pelos grandes conglomerados tecnológicos que usarão e abusarão da sua posição dominante.
Futuro

Paradigma pós-estruturalista, sociedades complexas

Há uma pergunta que faz todo o sentido: estamos ou não a fazer a renovação concetual, institucional e política que a policrise aconselha em ordem ao bom governo das sociedades complexas do século XXI?
Europa

Grandes transições e paradigma pós-estruturalista

Neste contexto tudo leva a crer que as grandes transições não terão uma resposta à altura em reformas da ONU e da UE. A polity, a policy e a politics europeias oscilarão ao sabor das relações de força
Futuro

A política do futuro e o futuro da política

Infelizmente, investimos muito pouco no governo de missão PPP (prospetiva, programação e planeamento). Em contraponto, usamos e abusamos da retórica da inovação.
União Europeia

O Relatório Draghi e o próximo Ato Único Europeu

Na teoria do federalismo cooperativo e descentralizado que eu proponho cabe uma agenda e um governo dos bens comuns europeus e bens públicos globais que um Ato Único Europeu pode consagrar.
Futuro

Economia criativa, artificação e articultura (II)

O capitalismo do século XXI utilizará a arte e a cultura, cada vez mais, como uma espécie de placebo, na atividade artística, na prática desportiva, na sustentabilidade ambiental, na inclusão social.
Futuro

Economia criativa, artificação e articultura (I)

Neste mundo surpreendente, a arte e a cultura são consideradas mais como atividade e processo do que como objeto e produto.
União Europeia

União Europeia 2030, os riscos e o acaso

Eis o vórtice em que estamos metidos. De um lado, eventos climáticos graves e recorrentes; do outro, ambientes simulados, virtuais e imersivos cada vez mais sofisticados e misteriosos. 
Tecnologia

As metamorfoses do capitalismo dito cognitivo

Este modelo global de capitalismo tecnológico e financeiro é profundamente narcisista e desigual e subestima aquilo que é, na prática, uma verdadeira tragédia dos comuns.
Internet

Roubo da linguagem e défice de ação comunicativa

Tudo leva a crer que a semântica da web já está em rota de colisão com os nossos reflexos incondicionados, desajeitados e desalinhados, com o nosso livre-arbítrio, afinal.
PRR

A economia do PRR e as áreas de baixa densidade

Não parecem restar muitas dúvidas de que corremos o risco de perder até 2030 mais uma oportunidade de corrigir este círculo vicioso que afeta a sociedade portuguesa há décadas.
PRR

A economia PRR, agendas e consórcios empresariais

A economia do PRR está distribuída por 9 grandes áreas setoriais e 53 consórcios empresariais para um investimento de 22 mil milhões até 2026. É realmente uma nova economia do território em construção
União Europeia

Europa, multiescalaridade e governança multiníveis

No que diz respeito à estratégia de governança europeia, é muito provável que sigamos um hibridismo reformista de geometria variável consoante o número de países relutantes.
União Europeia

UE: as eleições e a crise do patriotismo europeu

Receio bem que o imaginário europeu não esteja disponível para grandes aventuras, seja a retórica constitucional, a retórica federal ou a retórica cidadã da Conferência sobre o Futuro da Europa.
25 de Abril

50 anos. Grandes transições, mudança paradigmática

A política convencional, hierárquica e vertical, envelheceu e deixará de ser gradualmente herói dos povos, já não tem o poder de obrigar, deve descentralizar nos atores da emergente sociedade em rede.
Futuro

Mercados, instituições e comportamentos

Precisamos de um novo pensamento político para evitar o colapso da sociedade. E de impedir a implosão das dimensões espaço-tempo, a crise da alteridade e da urgência, a prevalência da instantaneidade.
Sustentabilidade

Baixa densidade, a vantagem do Grande Interior?

Quero crer que os neo-rurais de todas as extrações já preparam a grande jornada que nos conduzirá, gradualmente, dos terroirs de simples produção aos terroirs de produção, recreio, lazer e visitação.
Descentralização

Descentralização: estado-silo e estado-plataforma

A associação entre a economia das plataformas e aplicações e a inteligência artificial conduz-nos a um mundo novo no qual o balcão do estado-silo passa para dentro do smartphone do estado-plataforma.
União Europeia

Europa 2030, uma política económica neokeynesiana

O próximo alargamento ao leste provocará uma distorção profunda na estrutura das políticas europeias. Este é o momento mais avisado para substituir as dividas nacionais por dívida pública europeia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.