Logo Observador
Mário Soares

Salgado doou 570 mil euros à Fundação Mário Soares desde 2011

7.944

O BES foi o principal financiador da Fundação Mário Soares, doando dinheiro a esta instituição como forma de mecenato. Última doação ocorreu em 2013 e teve o valor de 300 mil euros.

Mário Soares defendeu que Salgado deveria defender-se publicamente das acusações feitas na sequência do colapso do BES

Getty Images

Autor
  • Catarina Falcão

O BES, liderado por Ricardo Salgado, foi o maior doador para a Fundação Mário Soares desde 2011, financiando a instituição com mais de 570 mil euros. O mecenato foi concedido através de dois contratos e faltará pagar uma prestação de 100 mil euros do último a ser assinado entre as duas instituições, possivelmente devido às dificuldades enfrentadas pelo banco.

O Correio da Manhã verificou as contas da Fundação Soares e escreve que o seu maior financiador desde 2011 foi o BES. No total, e através de dois contratos de mecenato, o banco doou a esta instituição presidida pelo histórico socialista que completou recentemente 90 anos, cerca de 570 mil euros. Faltará pagar a prestação do último contrato no valor de 100 mil euros – este contrato ia até 2015.

A Fundação Mário Soares existe desde 1991 e em 2013 recebeu financiamento de 13 entidades públicas e privadas. A seguir aos BES, os maiores mecenas da Fundação são o BPI e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
União Europeia

Brexit, o teste ao futuro europeu

Helena Garrido

Se a saída do Reino Unido da União Europeia for um sucesso, outros cairão na tentação e o projecto não resistirá. Se for um fracasso, de tensão política e crise económica, a UE ainda se desunirá mais.