O Governo dos Açores anunciou nesta segunda-feira a abertura este ano de 97 vagas para professores nas escolas da região no âmbito do concurso extraordinário de colocação com vista à integração nos quadros de docentes contratados.
Segundo um comunicado do executivo, que cita o secretário regional da Educação, Avelino Meneses, o concurso abre no final deste mês e estas 97 vagas correspondem às necessidades permanentes das escolas consideradas “mais prioritárias”, dizendo que “as demais serão abertas no próximo ano letivo”, como prevê a legislação aprovada no ano passado pelo parlamento dos Açores.
O concurso extraordinário de colocação de professores nos Açores aprovado no ano passado visa cumprir uma determinação europeia, que obriga à integração nos quadros das escolas portuguesas os docentes que são contratados sistematicamente para preencher necessidades permanentes.
Nos Açores, ficou decidido que se realizariam três colocações extraordinárias, ao longo de três anos, tendo a primeira decorrido em 2014, quando foram colocados 73 professores. Em 2015, segundo Avelino Meneses, o concurso “vai privilegiar, em defesa da promoção do sucesso escolar, as áreas curriculares do Português e da Matemática” e a da educação especial, com 29 lugares. “Todas as escolas com segundo e terceiro ciclos do básico e com secundário serão dotadas de docentes de educação especial”, sublinhou
Ainda citado no mesmo texto, o secretário regional afirmou que nos Açores, “a maioria dos professores contratados não suprem necessidades permanentes do sistema educativo regional”. Os sindicatos dos professores consideraram insuficiente a colocação de 73 professores no ano passado ao abrigo deste concurso extraordinário, estimando que 300 docentes sejam contratados todos os anos nos Açores para responder a necessidades permanentes das escolas.