685kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sindicatos de Professores

Educação

Sindicatos de professores satisfeitos com PSD

Sindicatos dizem-se satisfeitos e com sensação de que PSD e Montenegro "manifestaram uma grande sensibilidade para o problema" da classe. Professores não vão abrir mão do tempo de serviço, confirmam.
Professores

Professores sem progressão na carreira há 8 meses

Apesar de reunirem os requisitos, milhares de professores continuam à espera da progressão na carreira devido ao atraso de 8 meses na publicação das vagas para o presente ano letivo.
Noticiário

16h. Morreu Manuela Teixeira, ex-presidente da UGT

Manuela Teixeira tinha 85 anos. Destacou-se à frente da UGT entre 1998 e 2004. Foi também presidente do Sindicato dos Professores da Zona Norte durante mais de 20 anos.
O Bom, o Mau e o Vilão

Este é o princípio do fim de André Pestana?

Os professores (que não aderiram à greve do Stop), a CP (que não consegue ter comboios a funcionar bem) e o SNS (que contrata médicos temporários) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Professores

Greve de professores termina esta sexta-feira

Marcado para as 14h00 em Lisboa, o protesto convocado pelo STOP que encerra semana de greve pretende "assinalar a degradação das condições na escola pública" e reafirmar a luta dos professores.
Greve

Greve de professores termina com manifestação

A manifestação assinala o fim de uma semana de greve pela recuperação do tempo de serviços e contra o que o sindicato diz serem várias injustiças no setor.
Fenprof

Professores ameaçam Governo com processo

Ministério da Educação "não se cansa de lembrar os quase 8.000 docentes que entraram nos quadros, mas não refere o que lhes pretendem fazer", diz a Fenprof face ao período probatório dos professores.
O Bom, o Mau e o Vilão

Agora, Mário Centeno podia falar aos portugueses

Mário Centeno (que falou sobre o BCE), a ministra da Defesa (que ignora o que se passa na Justiça) e André Pestana (que está a preparar novas greves) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Açores

Professores. Sindicato aponta "crescente carência"

A "gravidade incontornável" da falta de professores é "transversal aos diversos grupos disciplinares". Sindicato denuncia que alguns professores colocados têm "habilitações inferiores a licenciatura".
Fenprof

Docentes não sabem se terão habitação acessível

"Os que estão à espera bem podem esperar sentados, porque ninguém lhes disse nada", afirma o dirigente da Fenprof, argumentando que este ano letivo será "provavelmente um dos piores".
Resposta Pronta

Dobram horários em falta. "Problema vai persistir"

Em Lisboa há mais de 100 professores em falta, uma semana depois do arranque das aulas. Presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, José Costa, avisa que números vão continuar a subir.
Escolas

STOP. Mais um ano letivo, mais uma greve

Cerca de 1,3 milhões de alunos começam esta segunda-feira a primeira semana de aulas, mas alguns poderão encontrar os portões da escola fechados devido à greve de professores e funcionários.
O Bom, o Mau e o Vilão

Agora a Fenprof quer rebentar com os colégios

O presidente da Continental Mabor (que lança alertas), o Ministério do Ambiente (que não faz bem o seu trabalho) e a Fenprof (que se virou para os colégios) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Fenprof

Fenprof quer aumento de salários em vez de prémios

Fenprof defende "revisão salarial justa e de acordo com a desvalorização real dos salários nos últimos anos" — cerca de 10% — e diz que prémios são atribuídos de forma desigual.
E o vencedor é...

O "vaidoso" João Costa devia ser mais contido

João Costa tem razão: de acordo com o padrão, está tudo normal nas escolas. Não fica é bem a um ministro não ser totalmente transparente. E a verdade é que Marcelo já esteve mais preocupado com o tema
Sindicatos de Professores

SIPE acusa Governo de injustiça

O Sindicato de Professores acusa o Governo por impor a medida do período probatório por interesses económicos e considera-a de injusta e inadmissível "numa altura em que há falta de professores".
Noticiário

10h. Conselho lamenta poucos dados dos professores

O líder da CNE pede números concretos para combater a falta de professores. Ainda neste jornal, o ministro da educação assinala o arranque do ano letivo com visitas a várias escolas.
Resposta Pronta

Escolas. CNE diz que "é altura de virar a página"

Domingos Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Educação, fala numa "oportunidade histórica" para sindicatos e Governo virarem a página: pede trocas e cedências de ambos os lados.
A História do Dia

Que ano letivo vamos ter?

Alexandre Homem Cristo é especialista em Educação e colunista do Observador. Depois da Covid e das greves, a escola está em condições de normalizar? O ano letivo arranca oficialmente a 12 de setembro.
Escolas

Fenprof: 100 mil alunos sem aulas se começassem 2ª

O dirigente sindical sublinhou que é do conhecimento do ministro da Educação que, este ano letivo, chegam à profissão cerca de 600 professores, quando se prevê a aposentação de aproximadamente 3.500.
Noticiário

8h. João Costa. "Sempre aberto a negociar"

Ainda assim, João Costa reitera que não está disponível para ir ao encontro das exigências dos docentes. Ainda neste jornal, continuam as buscas por sobreviventes em Marrocos.
Fenprof

Fenprof. Tempo de serviço é uma exigência 

A Federação Nacional dos Professores defendeu a recuperação do tempo de serviço congelado com o argumento de que é "um direito", e por isso, confirmou a continuação das greves como sinal de luta.
Noticiário

10h. Professores reformam-se em tempo recorde

Em Setembro, reformou-se o maior número de professores na última década, Fenprof pede respostas ao Governo. Tomada de posse das novas chefias da GNR e PSP. E, qual o impacto da paragem da Autoeuropa?
E o vencedor é...

O ministro Mário Nogueira e a estratégia kamikaze

Luta começa a virar-se contra docentes enquanto assistimos à degradação da Escola Pública em velocidade vertiginosa. Um país que prepara Presidenciais com esta antecedência não tem problemas, certo?
Fenprof

Fenprof exige recuperação de 798 dias de serviço

Fenprof entregou uma proposta ao Ministério da Educação na que propõe a recuperação gradual de dias de serviço até ao final da legislatura.
Noticiário

15h. PCP quer limitar preço das rendas

Os comunistas propõe o regresso do limite que foi imposto em 2022, na ordem dos 0,43%. Ainda neste jornal, STOP convoca nova greve dos professores.
Professores

Fenprof "chumba" diploma sobre progressão

Fenprof reafirma que os professores exigem "a recuperação de todo o tempo de serviço que ainda está congelado" e volta a criticar decreto-lei sobre progressão na carreira.
O Bom, o Mau e o Vilão

Já há professores que querem acabar com as greves?

Marcelo (que abanou o PS), a demagogia eleitoral (que chegou à Madeira) e André Pestana (que pode estar a perder os professores) são o Bom, o Mau e o Vilão.
O Bom, o Mau e o Vilão

O PS acha mesmo que o dinheiro aparece sempre

O Governo (que diz não aos professores), o Governo (que trava a Santa Casa) e o Ministério da Saúde (que faz de conta que não sabe o que se passa em Cuba) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Educação

Número de professores confirma "fraca vinculação"

Após ter sido apresentado o número de professores colocados para o próximo ano letivo, a Fenprof destaca um novo record de alunos sem todos os professores e diz que a situação vai agravar-se.
O Bom, o Mau e o Vilão

Na Habitação, é o PS contra o resto do mundo

O Presidente (que exerceu os seus poderes), a ministra da Habitação (que respondeu de forma desastrada) e os sindicatos dos professores (que ameaçaram com mais greves) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Fenprof

Professores devem "manter forte a sua justa luta"

Promulgação do diploma "gera novas assimetrias na carreira e procura eliminar os seis anos, seis meses e 23 dias (de serviço não contabilizado)", acusa Fenprof.
Professores

Bolonha, sindicatos e falta de professores

Ao longo destas décadas foi mais fácil ceder a Mário Nogueira e aos professores que já se encontram nos escalões mais avançados, do que atender aos interesses de várias gerações qualificadas.
Fenprof

FENPROF: expetativas "foram defraudadas"

Sindicato liderado por Mário Nogueira lamenta que Marcelo tenha admitido promulgar o novo diploma do Governo sobre a progressão na carreira, depois de ter recebido alterações do Governo.
Noticiário

10h. Docentes. Governo rejeita soluções, diz FNE

Sindicatos exigem a contagem integral do tempo de serviço congelado, uma exigência que o Governo se tem recusado a responder. E ainda, festival internacional de música clássica arranca no Porto.
E o vencedor é...

Gomes Cravinho e o sucesso à custa do não saber

Com que categoria do "não saber" é que Gomes Cravinho vai justificar a "comissão fantasma" quando era ministro da Defesa? Será que a crise conjugal entre Belém e São Bento dura até ao verão?
Semáforo Político

Marcelo compra "braço de ferro" público com Costa?

Ministra da Presidência diz que diploma dos professores está fechado, mas não diz que alterações foram feitas. Depois dos "casinhos" na Defesa, posição de Cravinho é insustentável.
Explicador

Professores. O que significa o veto de Marcelo?

Constitucionalista Jorge Reis Novais explica que "resta ao Governo enviar proposta à AR, onde tem maioria absoluta". PR quer "manter em aberta" a luta sindical e "manter os professores do seu lado".
Noticiário

7h. Professores. Governo não respondeu a veto

Marcelo Rebelo de Sousa mandou para trás decreto do Governo, decisão aplaudida por oposição e sindicatos. E, Ministro da Administração Interna vai reunir-se com polícias para evitar greve na JMJ.
Comentário

Professores. "Críticas duras do PR para o PM"

PR vetou o decreto sobre as progressões na carreira dos professores, para a jornalista de política do Observador, Rita Tavares, esta nota do site da Presidência mostra "duras críticas" ao PM.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.