439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sindicatos de Professores

Fenprof

João Costa descobriu agora que o rei vai nu

O que se passa agora nas escolas é resultado da cobardia política. Vários ministros da Educação preferiram evitar a guerra com a FENPROF de Mário Nogueira, mesmo sabendo que isso prejudicava os alunos
Fenprof

Fenprof quer negociar mobilidade por doença

Federação Nacional dos Professores discorda da nova regulamentação da mobilidade por doença proposta pelo Ministério da Educação e está desagradada por não ter sido apresentada nenhuma alteração.
E o vencedor é...

Marcelo e o país das maravilhas

O Presidente da República teve mais uma intervenção infeliz. Afinal, Portugal irá beneficiar com a guerra. Um país a viver de fundos e desgraças externas. E ainda a "loja maçónica" de Carlos Moedas.
Fenprof

Mário Nogueira quer "fazer mais e fazer melhor"

Mário Nogueira, reeleito secretário-geral da Fenprof, considerou que o facto de passar a ter dois adjuntos permitirá "fazer mais e fazer melhor", num tempo que "será mais exigente".
Fenprof

Mário Nogueira continua à frente da Fenprof

Mário Nogueira destaca que o facto de ter 80,4% dos votos demonstra que o Congresso queria a sua continuidade à frente da Fenprof.
Fenprof

Fenprof: "É tempo de ser tempo dos professores"

Mário Nogueira falou no início do congresso da Fenprof e disse que problema da falta de professores é "desvalorizado e resulta de anos de parco investimento na Educação e nos seus profissionais".
Professores

Congresso da Fenprof realiza-se a 13 e 14 de maio

Valorização dos professores é um dos temas do congresso da Fenprof com Mário Nogueira a reiterar que a classe não podem continuar "a ser um grupo profissional (...) que é esquecido".
Ensino Superior

Regime jurídico. Fenprof vai entregar petição

A Fenprof considera que o diploma, que não é avaliado desde a entrada em vigor, em 2007, "provocou uma mudança profunda da vivência académica", com várias repercussões negativas.
Fenprof

Vídeo. Mário Nogueira parte pratos em conferência

Para exemplificar a falta de progressão da carreira dos professores, Mário Nogueira partiu pratos, utilizou dinheiro, talheres e uma caixa de mirtilos durante uma conferência de imprensa.
Rádio Observador

Ensino Superior. Há facilitismos? Ligue 910024185

Arrancou o debate sobre as formas de acesso ao ensino superior. Pode estar aberto o caminho para soluções facilitistas? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
UGT

UGT. Há degradação de condições de trabalho

"E diálogo social? Não há. E remunerações dignas? Não há. E reconhecimento social das profissões? Não há. E as futuras pensões de reforma? Próximas dos limiares de pobreza", afirma uma das moções.
Noticiário

9h. Aulas recomeçam com falta de professores

Terceiro período de aulas começa com falta de professores e dúvidas sobre as máscaras; Hoje não vão ser abertos corredores humanitários em Mariupol.
Noticiário

3h. Rússia terá capturado cidade de Kremina

Governador da região de Lugansk admite que controlo da cidade está perdido, diz que combates estão a acontecer nas ruas. E ainda, terceiro período escolar arranca com falta de professores.
Noticiário

1h. 30 mil alunos sem professores, acusa FENPROF

O terceiro período letivo arranca ainda com atrasos na contratação de docentes, acusam professores. Da Ucrânia chega um aviso: Zelensky acredita que arrancou ofensiva russa no leste da Ucrânia.
Noticiário

21h. Cerca de 30 mil alunos sem professores

Na véspera do arranque do terceiro e último período letivo. Número avançado pela Fenprof, a Federação Nacional de Professores. Aumento dos preços dos combustíveis é uma das causas.
Orçamento do Estado

FNE e Fenprof: OE2022 desvaloriza professores

Os sindicatos são unânimes na avaliação do documento: não prioriza os docentes. Consideram que a proposta de Orçamento do Estado mostra que "continua a não ser tempo dos professores".
Fenprof

Fenprof: concurso de professores tem poucas vagas

As vagas para o próximo concurso externo de docentes, que permitirá aos professores entrarem para os quadros no próximo ano letivo, ficam muito aquém das necessidades, segundo a Fenprof.
Novo Governo

Professores. Sindicato apela a mudança no concurso

O Sindicato de Todos os Professores desafia o novo ministro da Educação a "fazer diferente/melhor" e insiste na alteração de regras do concurso externo.
Fenprof

Fenprof. Escolas "precisam de reforços"

A Fenprof considerou este sábado que as escolas "precisam urgentemente de um reforço de recursos" financeiros e humanos, sendo estes os desafios que o novo ministro da Educação tem pela frente.
Novo Governo

Sindicatos esperam mais diálogo na Educação

João Costa foi a escolha do primeiro-ministro para assumir o Ministério da Educação no novo Governo, depois de ter estado com aquela pasta como secretário de Estado nas duas últimas legislaturas.
Fenprof

Fenprof quer discutir acesso ao ensino superior

A Fenprof considera que a forma como se acede ao ensino superior não é correta e pretende que seja excluído o recurso exclusivo a exames. Admite o envolvimento das universidades na discussão.
Fenprof

Fenprof: exames só para acesso ao ensino superior

A Fenprof defende que "para um ano excecional tem de haver, mais uma vez, medidas excecionais" e como tal os alunos do secundário devem realizar apenas os exames de acesso ao ensino superior.
Noticiário

9h. Governo violou Constituição ao isolar turmas

Constitucionalista Raquel Brízida Castro fala em medidas inconstitucionais. Empresas continuam a ser afetadas pela queda dos serviços da Vodafone. Fenprof denuncia precariedade entre professores.
Fenprof

Precariedade. Fenprof entrega denúncia a Bruxelas

No documento que será entregue à Comissão Europeia, a Fenprof denuncia a manutenção de condições menos favoráveis para os professores contratados a termo que trabalham nas escolas públicas.
Fenprof

Fenprof: 30 a 50 mil alunos sem professores

Estrutura sindical sublinha a necessidade de tornar a carreira de docente mais "atrativa, através da resolução de problemas como a precariedade, os impedimentos à progressão na carreira, os horários".
Fenprof

Fenprof: maioria absoluta não impede luta sindical

A Fenprof quer dar prioridade à resolução dos problemas causados pela pandemia da Covid-19. "Não será qualquer tipo de maioria que nos une que nos irá impedir ou dificultar esse caminho".
Coronavírus

Fenprof acusa ministro de ocultar impacto da Covid

A Federação Nacional dos Professores admite recorrer à via judicial para obter a informação do impacto da Covid-19 nas escolas. "Se não houver respostas, a Fenprof voltará a recorrer ao tribunal".
Fenprof

Fenprof estima que haja 30.000 alunos sem aulas

De acordo com a Fenprof, na quarta-feira, o número de horas em concurso de contratação de escola era de 5.802, sendo necessário "recuar a meados de outubro" para encontrar um número "mais elevado".
Professores

Professores exigem fim dos vínculos precários

"Entre 10 a 12 mil professores abandonaram a profissão na última década, porque não saem da precariedade", lamentou o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.
Fenprof

Fenprof concentra-se no Ministério das Finanças

Devido a 31 processos de regularização de vínculos precários não estarem concluídos, a Fenprof vai concentrar-se junto ao ministério das Finanças, culpabilizando João Leão pelo sucedido.
Coronavírus

Metade dos professores continua sem ser vacinado

A Fenprof volta por isso a reivindicar que professores e restantes trabalhadores das escolas sejam chamados para a vacinação antes do início das aulas, na próxima segunda-feira.
Sindicatos

Protesto contra precariedade de investigadores

Mário Nogueira lembrou que cerca de metade dos investigadores com trabalhos precários "não chegaram a apresentar requerimentos para a regularização dos seus vínculos".
Coronavírus

Fenprof quer professores vacinados nas férias

"Não sabemos se este encerrar de uma semana será suficiente", disse Mário Nogueira, admitindo que é preciso "tudo fazer" para que as escolas não voltem a fechar portas.
Fenprof

Fenprof em tribunal para saber efeitos da pandemia

A Federação Nacional dos Professores recorda que já passaram "os dez dias úteis previstos no Código de Procedimento Administrativo para o envio das informações pretendidas, sem que houvesse resposta."
Educação

10 mil alunos acabam aulas sem todos os docentes

Na quarta-feira estavam ainda a concurso 196 horários, correspondentes a 1.933 horas. Uma das alternativas é a atribuição de horários extraordinários a professores que já estavam colocados.
Escolas

Fenprof questiona governo sobre situação sanitária

A Fenprof pediu à tutela a lista das escolas e jardins-de-infância onde foram identificados casos de Covid-19, desde setembro, quando começaram as aulas e questionou sobre o número de infetados.
Ministério da Educação

Fenprof aponta ameaças a docentes por horas extra

A task force sugere que os horários sem professor atribuído sejam ocupados pelos docentes colocados, sendo consideradas horas "extraordinárias e de aceitação obrigatória".
Coronavírus

Escolas pedem urgência no reforço da vacinação

Associação considera que "retardar o início do ano é prudente", lamentando que "quando a sociedade não tem juízo, a escola é que paga". Professores devem ser prioritários na vacinação, acrescenta.
Noticiário

13h. Professores avançam com greve na 2.ª feira

FENPROF anuncia greve, numa altura em que há 6 mil horários por preencher nas escolas. Hospital Tondela-Viseu enfrenta segundo surto. E ainda, um centro de vacinação que tem o número de um restaurante
Professores

Fenprof. Recrutar de outras áreas é recuar 40 anos

Os candidatos terão de ter formação superior e, depois, passar por um processo de "profissionalização em serviço". Mário Nogueira defende antes a recuperação de professores que abandonaram profissão.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.