Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sindicatos de Professores

Noticiário

20h. OE. PS mostra-se aberto ao diálogo 

No programa Tira-Teimas do Observador, a líder parlamentar do PS Alexandra Leitão diz que para haver orçamento vão ter de haver medidas do partido. Neste jornal, Joe Biden reconsidera candidatura.
Fenprof

Fenprof quer revisão de Lei que reduz as pensões

A Fenprof retomou uma luta antiga "mas que agora se sente mais": os professores pedem ao Parlamento que altere lei que impede a atualização das reformas no ano da reforma e no seguinte.
Noticiário

10h. Diretores criticam ranking das escolas

Em reação ao ranking das escolas, diretores consideram que usar o ranking das escolas é comparar o incomparável. E ainda, Sindicato dos Professores diz que servem para promover o ensino privado.
Fenprof

Governo deve analisar casos de professores doentes

Protesto organizado pela Fenprof exige o início das negociações sobre o regime de mobilidade por doença, criticando o Governo pelo seu adiamento: "É desumano e inaceitável".
Educação

Luanda: solução para docentes em precariedade 

Ministro Fernando Alexandre diz que foi feito um "acordo para dar estabilidade laboral" aos 70 professores "em situação de precariedade grave" na Escola Portuguesa de Luanda.
Professores

Mobilidade por doença. Governo acelera negociações

Ministério da Educação fará três "alterações cirúrgicas" ao regime de mobilidade por doença. Objetivo é garantir que diploma atualizado entra em vigor em setembro. Negociações iniciam-se sexta-feira.
Educação

Fenprof quer negociações com base no peso sindical

No Parlamento, PSD frisou que acordo assinado "agrada à maioria dos professores", mas Fenprof respondeu que é o sindicato com maior representatividade — e pediu para isso ser tido em conta no futuro.
Educação

Fenprof: novo plano "sobrecarrega" professores

Secretário-geral da Fenprof considerou o plano do Ministério da Educação insuficiente e alertou para a possibilidade de este "sobrecarregar" os professores já "sob stress".
Noticiário

1h. Costa. Ventura critica apoio de Montenegro

O líder do Chega reitera, mais uma vez, que não vai apoiar a candidatura do antigo governante. Ainda, cálculo da UTAO sobre recuperação do tempo de serviço dos professores é inferior ao do Governo.
Educação

FENPROF alerta para a exaustão de professores

A classe está envelhecida e diz-se "exausta com a sobrecarrega de trabalho", sublinhou a sindicalista, defendendo um calendário escolar semelhante para todos os níveis de ensino.
Professores

Professores mais velhos, sem tempo e alunos a mais

Os professores estão mais velhos, com mais alunos, mais horas de trabalho, menos tempo livre e menos condições de trabalho. São estas as conclusões de um inquérito da Fenprof a milhares de docentes.
Fenprof

Fenprof critica programa "pouco ambicioso"

"O programa que o Governo apresenta não vai além de 10% daquela necessidade", alertou a federação sobre o plano apresentado pelo Governo para reter professores nas escolas.
Ministério da Educação

Ministro assume exclusão de "milhares de docentes"

O executivo considera o diploma, que exclui inúmeros docentes da recuperação, fechado. O tema em destaque na pasta educativa passa ser os "problemas do sistema educativo", refere o ministério.
Professores

Professores. Fenprof quer reapreciação do acordo

Atualizado
O Governo reuniu-se com os sindicatos que não assinaram o acordo proposto, mas não houve qualquer alteração ao diploma. O próximo passo será rever o diploma de mobilidade por doença.
Noticiário

9h. FENPROF critica acordos do Governo

À entrada da primeira reunião suplementar, a Federação Nacional de Professores teceu críticas aos acordos do Governo com os sindicatos. Ainda a sondagem que dá empate técnico entre PS e AD.
Professores

Ministro da Educação não estará na nova negociação

Cinco sindicatos pediram uma reunião negocial extraordinária sobre reposição do tempo de serviço. O ministro, que garantiu não haver margem para negociar novo acordo, estará ausente esta quinta-feira.
Fenprof

Fenprof aborda Governo para negociação suplementar

A federação pediu a negociação suplementar e na nova proposta enviada esta sexta-feira aproxima-se da tutela em vários aspetos, mas não deixa cair a principal reivindicação.
Professores

Fenprof pede negociação sobre tempo de serviço

O pedido de uma nova reunião foi aprovado na quarta-feira no Plenário Nacional, no qual participaram mais de 1.300 professores. Realização de uma concentração de "docentes excluídos".
Direto ao Assunto

"Professores do 8º e 9º escalão ainda beneficiam"

O ministro da Educação garante que os professores à beira da reforma ainda vão beneficiar da recuperação do tempo de serviço e desvaloriza a falta de assinatura da Fenprof: "o acordo está fechado". 
Professores

Montenegro frisa "acordo histórico" na Educação

Medida acarreta um custo anual de 300 milhões de euros, após recuperação total do tempo de serviço. Cinco organizações sindicais não assinaram acordo, entre elas, a FENPROF.
Comissão de Inquérito

“Fico feliz pelo acordo com os professores”

Em 8 anos de Governo, João Costa nunca tinha estado numa “Comissão de Inquérito”. O ex-ministro da Educação falou sobre o acordo com os professores, as manifestações nas universidades e das Europeias.
E o vencedor é...

Debates a quatro são uma barafunda

Fernando Alexandre conseguiu selar o acordo, mas Mário Nogueira, profissional do protesto, não se deixou convencer. Debates a quatro não são produtivos? Venham os frente a frente da Rádio Observador.
Noticiário

7h. FENPROF critica Ministro da Educação

Mário Nogueira afirma que assinar o acordo seria hipócrita e adianta que ainda vai decidir se avança para uma nova ronda negocial. Ainda neste jornal, a crise das pessoas em situação de sem abrigo.
Noticiário

3h. Rússia tem plano para alterar fronteiras

Uma informação avançada pelo Moscow Times que teve acesso a um plano do Ministério de Defesa Russo. E ainda, As Nações Unidas registaram mais de 30 mil mortes de civis em conflitos armados em 2023.
Noticiário

1h. Europeias. PS e AD chocam na imigração

Em cima da mesa estiveram também os temas da defesa e da guerra na Ucrânia. E ainda, "uma facada na confiança” foi assim que a FENPROF descreveu a reunião com o Governo.
Professores

Professores recuperam 50% do tempo num ano

Entre setembro de 2024 e julho de 2025 será reposto 50% do tempo de serviço. A primeira tranche, de 25%, terá um custo de 40 milhões de euros. Sindicatos pediram reuniões suplementares.
Noticiário

20h. FENPROF admite divergências com Governo

FENPROF diz que vai ser difícil chegar a acordo com o Governo. Ainda neste jornal, Rui Moreira diz que a coordenadora do Bloco de Esquerda tem um "problema com a verdade".
Noticiário

15h. Gémeas. Hospital obrigado a dar teleconsulta

Após o Santa Maria ter recusado uma consulta às gémeas luso-brasileiras por estarem no Brasil, o Tribunal ordenou que a consulta fosse digital. E ainda, Governo e professores voltam às negociações.
Noticiário

12h. Zelensky visita Lisboa na próxima semana

Visita do presidente ucraniano poderá servir para assinar um acordo bilateral de segurança. E ainda, Sob Escuta ao cabeça de lista para as europeias do PAN e as críticas a André Silva.
Noticiário

9h. Professores protestam à porta do Ministério

Cerca de 10 professores acamparam ontem à noite em frente ao Ministério e estão em vigília por se queixarem da falta de resposta do Governo. O ministro da Educação volta hoje a receber os sindicatos.
Professores

Governo e professores voltam à mesa de negociações

As negociações entre o Governo e sindicatos dos professores são retomadas nesta segunda-feira. Em causa está a recuperação do tempo de serviço e há diferentes contrapostas em cima da mesa.
Fenprof

Fim de "acelerador" de carreiras é linha vermelha

A Fenprof avisa que a revogação do "acelerador" da progressão na carreira é uma linha vermelha nas negociações da recuperação do tempo de serviço e prejudica 60 mil professores.
Ministério da Educação

Professores voltam à negociação com nova fricção

A 13 de maio, sindicatos e Ministério voltam a estar frente a frente. Contraproposta dos professores irá opôr-se à revogação do decreto-lei n.º 74, conhecido como “acelerador” da carreira docente.
Ministério da Educação

“Penso que há razões para estarmos otimistas"

Ministro da Educação, Ciência e Inovação mostrou-se confiante para a reunião com os sindicatos desta segunda-feira. Em causa está o processo de recuperação do tempo de serviço dos professores.
Professores

Tempo de serviço é reposto em setembro (ou julho)

Sindicatos preferem que a reposição tenha início em julho (e não em setembro) e o Governo está disposto a negociar. No entanto, já decidiu que os reformados não serão contemplados.
Noticiário

15h. Educação. Ministro aberto a ajustes

Fernando Alexandre assegura o governo está disposto a melhorar a proposta apresentada aos professores. Também neste jornal, o diretor nacional da PJ volta a defender subsídio de risco para PSP e GNR.
Noticiário

14h. Educação. Recuperação de serviço em setembro

O ministro da Educação garante que a recuperação do tempo de serviço dos professores vai acontecer esta legislatura, a um ritmo de 20% ao ano. ​A Federação Nacional de Educação pede mais rapidez.
Noticiário

9h. Crise na Justiça. Ministra culpa ex-Governo PS

Numa reação ao manifesto que exige uma reforma da Justiça, Rita Júdice diz que os problemas foram deixados pelo antigo Governo. A ministra da Justiça garante que está preocupada com a crise do setor.
Noticiário

22h. FENPROF quer recuperar 20% por ano

O secretário-geral da FENPROF espera que o Governo concretize o que prometeu na última reunião. Ainda neste jornal, Pedro Duarte acusa o PS e o Chega de estarem a "minar a ação do Governo".
Fenprof

“Se é para recuperar, que saia decreto-lei agora"

Mário Nogueira, dirigente da Fenprof, exige que a devolução dos seis anos, seis meses e 23 dias conste em decreto-lei, para que um futuro Governo tenha mais dificuldade em revogar a medida.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada