Sindicatos de Professores
Fenprof

Mais de 10 mil alunos sem todos os professores

Um mês e meio depois do início das aulas, há mais de 10 mil alunos sem todos os professores. O líder da Fenprof critica também que o Governo chame "malandros" aos funcionários públicos.
Ensino Superior

Há 400 professores a dar aulas sem receber salário

298
Dão entre menos de uma e 35 horas de aulas por semana e não são remunerados. IGEC diz que situação é legal. E que não contribui para o "agravamento da precariedade laboral no ensino superior".
Sindicatos de Professores

Amianto. Fenprof leva Estado a tribunal

A Fenprof anunciou esta quinta-feira que vai mover ações em tribunal contra o Estado Português em nome dos professores que dão aulas onde ainda existe amianto.
Professores

Fenprof pede reforço da autoridade dos professores

155
Nogueira critica silêncio do ministério quando são professores a ser agredidos e afirma que ninguém sabe se a violência nas escolas está a descer. Um Observatório é urgente para haver dados, diz.
Escolas

Escolas em Sintra livres de amianto até 2020

São várias as manifestações que decorreram ao longo da semana contra o amianto nas escolas. Em Sintra a câmara municipal assumiu retirar os materiais que incluam amianto até ao fim de 2020.
Fenprof

Fenprof. Manter ministro "seria uma afronta"

1056
Se o próximo Governo renomear o atual ministro da Educação para o cargo "será uma provocação aos professores", defendeu Mário Nogueira, no mesmo dia em que arranca nova greve nas escolas.
Fenprof

Fenprof denuncia substituição de docentes

Fenprof acusou o Ministério da Educação de estar a aceitar a substituição de professores nas escolas por jovens sem qualificação para lecionar, a partir de empresa norte-americana, mas a tutela negou.
Fenprof

Fenprof adere à Greve Climática de sexta-feira

A Fenprof entregou um pré-aviso para que todos os professores que o desejam possam participar na greve climática que se realiza na sexta-feira.
Escolas

Fenprof. Lay off ilegal em colégio do Grupo GPS

“É o colégio sede do grupo GPS bem conhecido neste país pelos milhões de euros com que se foi abotoando ao longo de muitos anos de dinheiro público", disse Mário Nogueira.
Greve

Professores ameaçam com greve em outubro

197
Mário Nogueira, dirigente da Fenprof, diz que a ameaça de uma nova paralisação trata-se da "defesa do horário de trabalho" dos professores, caso as escolas os obriguem a trabalhar além das 35 horas.
Fenprof

Fenprof quer respostas de partidos na campanha 

Fenprof quer que os partidos políticos "deem respostas" na campanha eleitoral para as legislativas de 6 de outubro, sobre reivindicações como a valorização da carreira e o rejuvenescimento da classe.
Sindicatos

Sindicatos independentes juntam-se contra CGTP

668
Elementos de sindicatos independentes de professores, estivadores, bancários, pessoal da aviação civil, call centers e trabalhadores da Autoeuropa estiveram em segredo no plenário dos motoristas.
Sindicatos de Professores

Docentes. Fenprof acusa Governo de eleitoralismo

Federação Nacional dos Professores acusou Ministério da Educação de ter mais interesse nas eleições do que nas escolas e nos professores, comentando desta forma a antecipação da colocação dos docentes
Professores

Mortes de professores: queixa surpreende famílias /premium

200
A Fenprof denunciou o caso de quatro professores que terão morrido a trabalhar. Mas as famílias foram apanhadas de surpresa pelo anúncio. Algumas ainda esperam resultado da autópsia.
Fenprof

Fenprof pede investigação à morte de 4 professores

979
Mário Nogueira diz que os professores estão exaustos e fala em "burnout". O líder da Fenprof quer averiguar se as mortes dos últimos meses se tratam de uma coincidência e quer apurar causas.
Fenprof

Palavras cruzadas do Expresso indignam Fenprof

2041
Na última edição do semanário, um dos tópicos das palavras cruzadas dava como pista "Ensinam quando não estão em greve". A solução era "Professores". Sindicato exige um pedido de desculpas.
Rádio Observador

O melhor da entrevista a Mário Nogueira

É líder da Fenprof há 12 anos. Em entrevista ao "Sob Escuta", fala sobre o acordo com o governo, o ministro "que não o é" e considera a progressão na carreira sem dar aulas uma questão democrática.
Mário Nogueira

“No Parlamento estava capaz de os comer a todos” /premium

590
Em entrevista ao Observador, o líder da Fenprof lembra o dia em que a reivindicação da recuperação do tempo de serviço foi chumbada na Assembleia. Mas assegura: "30% já cá moram".
Professores

Carreiras. Professores querem alargar prazo 

Fenprof reclamou o alargamento do prazo, de 30 de junho para 12 de julho, para que os professores optem pela modalidade de recuperação do tempo de serviço congelado. Proposta já seguiu para o Governo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo à Fenprof: "uma história mal amanhada"

218
Presidente considerou incompreensíveis as críticas da federação dos professores alegando que a história contada pelos sindicalistas do 9.4.2 é "mal-amanhada".
Professores

Marcelo "não é Presidente de todos os portugueses"

298
Mário Nogueira considerou as declarações de Marcelo "uma vergonha". O Presidente da República respondeu, aos professores, que "9.4.2., só faltam mais três números para um número de telefone".
Fenprof

Congresso da Fenprof com críticas ao Governo

No congresso da Fenprof Mário Nogueira acusou o Governo de "intransigente ao longo de mais de ano e meio, tempo de duração de uma das mais longas farsas negociais na Educação".
Fenprof

Mário Nogueira reeleito pela última vez

351
Congresso da Fenprof vai fazer avaliação da legislatura, definir a continuidade da luta sindical em agenda e também eleger Mário Nogueira para o último mandato como secretário-geral.
Educação

Despedir os professores todos

910
A minha proposta é despedir os professores todos e entregá-los a Bruxelas. A escolha dos professores e a sua gestão deve ser feita pelas escolas; o pagamento dos seus salários deve vir de Bruxelas.
Fenprof

Sem contas certas, "lá se iria o nosso salário"

323
Em entrevista ao Jornal Económico, líder da Fenprof diz não querer pôr em perigo as contas públicas. Critica partidos: "A geringonça não funcionou para os professores" e estranha silêncio de Marcelo.
Sindicatos

Sindicalismo e liberdade

Tem-se tornado notória a relação direta entre períodos de maior intervenção coletiva organizada de profissionais de algum setor e a caricatura da acção sindical associada no epitoma “os sindicalistas”
Professores

Entendam-se sobre o essencial, pede Mário Nogueira

1038
Líder da Fenprof pede ao Parlamento que aprove o essencial — a reposição do tempo integral — e que deixe o resto para os sindicatos, ou seja, negociar a cada ano o número de dias a recuperar.
PCP

PCP não cede a Mário Nogueira e mantém votação

430
A comissão política do PCP esteve reunida na tarde desta segunda-feira e garante ter ponderado "todas as votações". No fim, anunciaram que vão manter a posição assumida na Comissão de Educação.
Professores

Professores. Bloggers acusam Governo de mentir 

3308
Autores de blogues como O Meu Quintal, Blog DeAr Lindo ou ComRegras dizem estar a ser orquestrada uma vil campanha contra professores e querem fazer o contraditório às "falsidades" ditas pelo Governo.
PCP

Bloco rejeita apelo da Fenprof 

303
O líder da Fenprof pediu aos partidos de esquerda para deixarem passar as propostas de PSD e CDS. O BE recusa-se a aceitar o recuo da direita. O PCP também vai manter a posição.
Sindicatos de Professores

Professores são importantes, sobretudo em eleições

861
Mário Nogueira falou aos jornalistas logo depois da intervenção de Rui Rio. O secretário-geral da Fenprof ironizou sobre a importância dos professores em eleições e acusou o PS de "farsa negocial".
Professores

Demissão não foi unânime no núcleo duro do governo /premium

659
Nem todo o núcleo duro do governo aprova a estratégia que deixou o país à beira da crise política. As reuniões, os telefonemas e as cedências por causa dos professores. Belém desvaloriza, para já.
Governo

Vídeo. A crise política explicada em dois minutos

1260
Uma coligação negativa deu a volta ao governo. Em 24 horas, os professores deram um passo para recuperar nove anos, Costa foi encostado à parede e ameaça demitir-se. A crise política em dois minutos.
Professores

Professores. Quanto custa abrir a Caixa de Pandora

491
Devolução do tempo de serviço dos professores gerou uma crise política súbita, que Centeno tentou desarmar no parlamento, alertando que os valores em causa seriam insustentáveis. Os números são estes.
Professores

Passo a passo, como os professores ganharam 9 anos

496
A solução que professores nunca conseguiram negociar com o Governo, conseguiram com a oposição. Perceba como, através da discussão legislativa, os sindicatos passaram de 2 anos recuperados para 9.
Professores

Recuperação do tempo integral é "uma vitória"

1803
O secretário-geral da Fenprof disse que se sente satisfeito, mas "sobretudo terão de estar os professores". Defende que falta ainda luta pela contabilização já em 2019 dos 2 anos, 9 meses de 2 dias.
Professores

Fim de ano letivo sem greves nas mãos de deputados

171
Professores acreditam que, até 15 de maio, os deputados se entendem sobre a recuperação do tempo. Pior solução possível seria a do PSD, diz Fenprof, que é, ainda assim, melhor do que a atual.
Professores

Professores com mais de 60 anos procuram vagas

166
Do total das 50 mil candidaturas entregues pelos professores para os 542 lugares disponíveis, há 353 docentes que têm mais de 60 anos e que ainda não entraram no quadro.
Educação

Professores. Fenprof estuda pré-reforma "em massa"

432
Sindicato considera que pedidos de pré-reforma em massa poderiam "pressionar o Governo" a criar um regime de aplicação da medida, desincentivada por Centeno. Mário Nogueira fala em universo de 50 mil.
Professores

Pré-reforma. Milhares de professores interessados

160
Milhares de professores têm enviado às escolas e aos sindicatos pedidos de informação sobre as reformas antecipadas. Os sindicatos dizem que existem docentes disponíveis a perder dinheiro.
Fenprof

Fenprof avança para tribunal contra Governo

Segundo a Fenrof, em causa estão 56 mil docentes dos quadros, que entraram na carreira até 2010, antes do início do congelamento da carreira, e que agora são ultrapassados por cerca de 11 mil.
Professores

Fenprof: "Para os professores este Governo morreu"

506
Professores garantem que vão manter a luta, mantendo Governo e PS como "alvo" da contestação, avisou a Fenprof, que agora se vira para o parlamento. "Porque para os professores este Governo morreu".
Fenprof

Negociações entre Governo e professores sem acordo

216
Negociações sobre o tempo de serviço congelado dos professores terminaram sem acordo. Sindicatos falam em "farsa carnavalesca". Finanças dizem que só o Governo se moveu nestas negociações.
Professores

Professores. Governo pode voltar a aprovar decreto

O primeiro-ministro disse que "urge aprovar" o decreto caso as negociações com os sindicatos falhem, dado que considera que os professores não podem continuar a ser prejudicados "e a não beneficiar".
Professores

Professores convocam manifestação para 23 de março

O penúltimo sábado do próximo mês de março será um dia de manifestação nacional de professores. As negociações entre o Ministério da Educação e os sindicatos do setor permanecem num impasse.
Fenprof

"Esbarrámos num muro de intransigência"

469
À entrada para as negociações com o Governo, Mário Nogueira tinha acusado o primeiro-ministro de "má-fé". À saída, manteve o tom. "Esbarrámos num muro de intransigência", disse o líder da Fenprof.
Professores

Professores incapacitados obrigados a trabalhar

305
A Fenprof garante que já recebeu mais de 20 casos espalhados por "todo o país" de professores com AVC ou doenças oncológicas, que foram obrigados pelas juntas médicas a realizar "serviços moderados".
Professores

Professores. Negociação retomada a 25 de fevereiro

A convocatória chegou aos sindicatos da Educação esta segunda-feira. A discussão da recuperação do tempo de serviço congelado vai ser retomada daqui a uma semana.
Professores

Governo vai retomar negociações com professores

Garantia do Governo surge depois de professores ameaçarem com greve às aulas do 12.º ano no 3º período. Ministério não esconde a preocupação, mas diz que haverá condições para terminar o ano letivo.
Professores

Professores querem fundo para greve

1156
O Governo não cede e continua a congelar o tempo de serviço dos professores, o que pode resultar em novas formas de luta mais radicais como deixar os alunos do 12º anos sem aulas no terceiro período.
Conselho N. de Educação

Marcelo discursa sobre educação. Fenprof aplaude

Durante a conferência, o chefe de Estado lamentou "a falta de prioridade coletiva à educação". O secretário-geral da Fenprof salienta que as negociações entre os professores e Governo são "zero".
Fenprof

Fenprof: negociações com Governo estão a "zero"

Mário Nogueira afirma que até agora o Governo não fez qualquer tipo de contacto nem iniciou qualquer tipo de negociação com os professores, sobre a recuperação do tempo de serviço congelado.
Fenprof

Fenprof exige início de negociações com o Governo

O dirigente sindical garantiu que o que "os professores mais querem é um final de ano tranquilo", mas se a contagem do tempo não for resolvida, isso vai complicar o ano letivo.
Fenprof

Fenprof ameaça Governo com "ano desgraçado"

Na base do alerta dos sindicatos ao Governo está a contagem integral do tempo de serviço congelado. Também o reposicionamento nos escalões da carreira de alguns professores está a gerar problemas.
Educação

Mário Nogueira: Maioria do PS "liquidará" carreira

174
Em entrevista ao Público, o líder da Fenprof acusa o Governo de tentar adiar a recuperação do tempo dos professores até o pós-eleições, ameaça com novas greves e diz que Costa está enganado.
Professores

Manifestação de professores na quinta-feira 

107
Professores regressam à rua na próxima quinta-feira para protestar contra a falta de resposta do governo ao retomar das negociações. Em causa está a recuperação do tempo de serviço
Fenprof

Fenprof pede substituição do ministro da Educação

"Quem não sabe respeitar os professores, não pode ser governante de um Estado de Direito Democrático", disse Fenprof. Esta afirmação surge na sequência das declarações do ministro da Educação.
caderno de apontamentos

Tempo de serviço dos docentes tem de ter solução /premium

O Governo não pode ignorar o tempo de serviço prestado, passando uma esponja sobre ele. Pelo contrário, é de elementar justiça que os professores retomem o desenvolvimento das suas carreiras.
Professores

Professores exigem ser tratados de forma igual

Representantes das dez estruturas sindicais de professores concentraram-se na residência oficial do primeiro-ministro para mostrar disponibilidade para iniciar um novo processo de negociação.
Sindicatos de Professores

Fenprof mantém luta e diz que nada está resolvido

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) tenciona esperar por desenvolvimentos durante o próximo mês e promover uma "grande manifestação nacional" de docentes em meados de fevereiro.
Educação

Professores avançam para os tribunais em janeiro

181
Na Madeira, recuperação dos 9 anos arranca no primeiro dia do ano. Sindicatos acreditam que pode haver violação da lei fundamental, mas os constitucionalistas dividem-se.
Professores

Fenprof. "Pode haver solução antes do fim do ano"

Com uma proposta de recuperação do tempo congelado igual à da Madeira, "a questão pode estar resolvida antes do final do ano" e numa reunião, diz Mário Nogueira. Açores assumem recuperação integral.
Fenprof

"Professores não vão esquecer afronta do governo"

603
Mário Nogueira, o secretário-geral da Fenprof afirmou que a votação da Assembleia da República foi uma "derrota do governo" e que os professores "não se vão esquecer".
Fenprof

Fenprof faz nova greve e protesta com CGTP

180
A Federação Nacional dos Professores junta-se na quinta-feira à manifestação nacional da CGTP, em Lisboa, tendo entregue um pré-aviso de greve para acautelar a participação dos docentes.
Professores

PSD vai chumbar decreto de tempo de serviço

O decreto-lei da contagem do tempo parcial de serviço dos professores em apenas dois anos, e não nove, vai ser chumbado também pelo PSD, avança o jornal Público.
Fenprof

Fenprof. Milhares de escola vão fechar com a greve

263
A Fenprof prevê milhares de escolas encerradas na sexta-feira em todo o país, devido à greve da administração pública convocada pelas duas centrais sindicais.
Fenprof

Fenprof entrega petição na Assembleia da República

A Fenprof entregou no parlamento uma petição com 4.275 assinaturas que pede o fim da discriminação dos professores do ensino superior no descongelamento das carreiras.
Fenprof

Novo regime de inclusão escolar provoca "caos"

380
A estrutura sindical exigiu o adiamento para o próximo ano letivo do novo regime da educação inclusiva, alegando que as escolas vivem situações de "caos".
Sindicatos de Professores

Professores remarcam greve para dia 29

111
Os sindicatos dos professores decidiram suspender a greve ao trabalho suplementar que iria arrancar na segunda-feira e remarcaram-na para o dia 29, prolongando-se até ao final do ano letivo.
Fenprof

Fenprof garante greve se Governo não ceder

417
A greve prevista para entre 15 de outubro e 31 de dezembro deste ano e anunciada para se iniciar na segunda-feira "vai incidir sobre as horas que vão além do horário de trabalho".
Fenprof

Fenprof: os dois anos recuperados "são zero"

Mário Nogueira voltou a criticar o decreto-lei aprovado pelo Governo para a contabilização do tempo de serviço dos professores. A reunião com Marcelo serviu "para explicar exatamente o que se passou".
Fenprof

Fenprof entrega pré-aviso de greve parcial

175
No pré-aviso de greve, os sindicatos consideram "intolerável que o mesmo Governo que elimina anos de trabalho aos professores imponha, em cada ano, horários que o agravam em 30%".
Sindicatos de Professores

Docentes do PS apelam à reabertura das negociações

203
Professores que se dizem militantes e simpatizantes do PS apelou em carta ao primeiro-ministro para que sejam retomadas as negociações sobre a contagem do tempo de serviço.
Fenprof

Jerónimo denuncia ato "ilegítimo" de governo

114
O secretário-geral do PCP disse que a reposição do tempo de serviço dos professores é a "concretização de uma norma que é lei" e considerou "ilegítimo" o rompimento das negociações pelo Governo.
Fenprof

Mário Nogueira abre a porta a "via jurídica"

480
O secretário-geral da Fenprof anunciou que a luta pela contagem do tempo dos professores vai prosseguir uma "via jurídica", além de greves às reuniões e avaliações, além de novos protestos.
Fenprof

Diploma para professores é "justo e razoável"

112
António Costa recusou ter desrespeitado os professores, apontando que o decreto-lei aprovado na quinta-feira sobre o tempo de serviço que os docentes vão recuperar é o "possível, justo e razoável".
Educação

CGTP diz que a razão está do lado dos professores

"Sabendo que têm a força da razão do vosso lado, mais cedo que tarde, a vossa força da razão irá sobrepor-se à arrogância e à força do poder do Goverbo", disse Arménio Carlos.
Presidente da República

Fenprof pede a Marcelo que vete lei

Mário Nogueira conseguiu conversar com Marcelo nas comemorações da Implantação da República. Pediu ao Presidente que se lembrasse que também foi professor. Marcelo adiou respostas para uma audiência.
Professores

Dia Mundial do Professor: carreira, Governo e país

134
O Ministério da Educação e o Governo têm usado de uma inflexibilidade desusada face ao corpo docente, tão mais extraordinária por ser suportada por uma maioria parlamentar dos partidos mais à esquerda
Professores

A pressão dos professores compensa? /premium

240
O governo cria "o problema", os sindicatos pressionam, o ministro seguinte resolve. Porquê o padrão? David Justino e Nuno Crato falam da dificuldade em encontrar consensos políticos entre PSD e PS.
Fenprof

Fenprof. Luta dos professores vai continuar

O secretário-geral da Fenprof assegurou que a luta dos professores poderá continuar até que o Governo ceda às exigências, referindo que a adesão ao segundo dia de greve se situa nos 75%.
Sindicatos de Professores

Os professores estão zangados. Mas nós também /premium

2341
O que os sindicatos dos professores pedem é o regresso a carreiras que implicam uma despesa pública igual à que nos levou à bancarrota. Não admira pois que os contribuintes não apoiem mais esta greve.
Fenprof

Fenprof: Reunião "vergonhosa" e proposta "ilegal"

183
"Se for esta a versão que é aprovada, é inconstitucional, porque há aqui ultrapassagens de toda a ordem", disse Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof.
Educação

Professores propõem mexidas na idade da reforma

1633
“Se este tempo de serviço puder compensar a idade para a reforma, há muita gente que vai embora. Nas reuniões nas escolas, no final acabamos sempre a fazer contas ao pessoal", conta Mário Nogueira.
Greve

Professores entregam pré-aviso de greve

Dez estruturas sindicais de professores entregaram um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro.
Sindicatos de Professores

Mário, Maduro Mário /premium

197
Pobre país este, o de Mários Nogueiras perpétuos, perpétuos incendiários e manipuladores, omnipresentes e omniscientes, que, sem qualquer contraditório ou censura, arriscam propostas irresponsáveis.
Ano Letivo

Aulas para alunos e plenários para professores

As aulas começam esta segunda-feira para a maioria dos alunos portugueses, que regressam aos bancos da escola numa semana que os sindicatos de professores prometem marcar com plenários em todo o país.
Educação

Professores vão entupir email da OCDE com salários

6906
A Fenprof põe em causa os valores dos salários apresentados no relatório Education at a Glance. Gabinete de Educação da OCDE explica ao Observador como chegou àqueles números.
Salários

Fenprof diz que OCDE apresentou dados falsos

410
O sindicato diz que os salários dos professores apresentados pela OCDE não correspondem à realidade. Fenprof vai pedir a correção dos valores e informação de quem forneceu os dados.
Escolas

Novo ano letivo com mais contestações sindicais

O ano letivo arranca oficialmente esta quarta-feira, mas a maioria das escolas vai esperar por segunda-feira para iniciar as aulas, o primeiro dia de um calendário escolar que poderá este ano ficar ofuscado pelo calendário da contestação sindical.
Professores

Açores. Professores marcam greve para 4 de outubro

O Sindicato dos Professores da Região dos Açores (SPRA) anunciou esta terça-feira a realização de uma greve no dia 4 de outubro, exigindo a recuperação total do tempo de serviço congelado.
Fenprof

Fenprof reafirma disponibilidade total para a luta

Mais de 500 delegados e dirigentes sindicais da Fenprof analisaram o ponto de situação negocial e prepararam a reunião com o governo marcada para sexta-feira em relação ao tempo de serviço.
Sindicatos de Professores

António Costa critica "finca-pé" de sindicatos

O primeiro-ministro afirmou que o Governo mantém uma "postura construtiva e de diálogo" na negociação sobre a contagem do tempo de serviço dos professores, criticando o "finca-pé" dos sindicatos.
Professores

Sindicato quer colocação atempada dos professores

O Sindicato de Todos os Professores defendeu a colocação atempada dos docentes que ainda não sabem onde vão trabalhar, considerando que a situação é uma desconsideração para aqueles profissionais.
Ano Letivo

Fenprof duvida de regresso às aulas sem problemas

120
O secretário-geral da Fenprof disse duvidar que esteja tudo preparado para uma abertura sem problemas do ano escolar e letivo, considerando que o ministro da Educação "tem uma visão idílica".
Sindicatos de Professores

Greve. Inspetores criticam ordens recebidas

O sindicato dos inspetores de educação criticou esta segunda-feira as ordens recebidas durante a greve às avaliações, acusando o Governo de usar os inspetores "como polícia do Ministério da Educação".
Professores

Custos da recuperação diferem em 455 milhões

Os sindicatos de professores sairam da reunião com o Governo com muitas dúvidas e com uma diferença de 455 milhões de euros no que diz respeito à recuperação do tempo de serviço congelado.
Orçamento do Estado

Fenprof critica declarações de Mário Centeno

O secretário-geral da Fenprof considerou inaceitável "e quase uma provocação" as declarações de Mário Centeno sobre o tempo de serviço dos professores e o seu impacto no Orçamento do Estado.
Fenprof

Fenprof reafirma promessa de greve

O dirigente sindical da Fenprof anunciou que "os professores farão greve na primeira semana de outubro" e o primeiro dia de aulas "será sinalizado com luta e realização de plenários".
Professores

Como professores e governo foram do elogio à greve

178
Os sindicatos e o Ministério da Educação voltam a falar esta quarta-feira, no meio de uma greve às avaliações. Tudo começou com aplausos e elogios. Quem diria que esta relação ia acabar assim?
Fenprof

Fenprof desafia professores para concentração

A Fenprof desafiou os docentes a concentrarem-se em frente do Ministério da Educação na quarta-feira, dia de uma nova reunião negocial sobre a contagem do tempo de serviço para a carreira.
Ministério da Educação

Ministério da Educação acusado de discriminação

O Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P), que desencadeou a greve às avaliações, acusou a tutela de discriminação por não ter sido convocado, ao contrário de outras estruturas.
Sindicatos de Professores

97% dos docentes não abdicam do tempo de serviço

117
O resultado do referendo feito por vários sindicatos a 50.738 professores apurou que 96,4% dos docentes não abdicam do tempo total de serviço no período em que as carreiras estiveram congeladas.
Greve

Professores acusam Governo de inflexibilidade

Secretário-geral da Fenprof diz que a convocatória para reunião com o ministro mostra inflexibilidade do Governo. Insistir nos 70% do tempo de carreira é "um mau sinal", disse Mário Nogueira.
Professores

Ministério da Educação chama sindicatos

Depois da carta aberta dos sindicatos dos professores, o ministério de Tiago Brandão Rodrigues convocou, como demonstração de "boa-fé", as associações sindicais para uma reunião a 11 de julho.
Educação

Faltar a serviços mínimos dá direito a sinalização

A DGEstE confirma que "há docentes que não estão a cumprir os serviços mínimos" decretados na semana passada pelo colégio arbitral e, como tal, lembra os diretores que devem tomar nota desses casos.
Educação

Diretores de escolas pedem explicações ao governo

175
Sindicatos avisaram que não vão escolher professores para cumprir serviços mínimos. Decisão recai agora sobre diretores que já pediram esclarecimentos ao governo sobre os critérios a usar.
Professores

Professores irão dizer se concordam com os 9 anos 

1035
Os sindicatos vão auscultar os professores: querem saber se estão disponíveis para continuar a greve e se concordam com a exigência dos 9 anos. Pelo caminho, haverá uma carta aberta ao governo.
Educação

Impugnar notas? Pais da Confap não vão fazê-lo

Jorge Ascenção, da Confap, garante que pais só impugnariam decisões que fossem contra os interesses dos alunos. E os serviços mínimos não estão incluídos nessa lista. Bem pelo contrário.
Professores

"Alunos podem impugnar conselhos de turma"

283
Garcia Pereira, especialista em direito laboral, considera que há ilegalidades na decisão do colégio arbitral que decretou serviços mínimos à greve das avaliações. E há margem para impugnar as notas.
Professores

Colégio arbitral "não tem de responder" à Fenprof

Juiz presidente do colégio arbitral diz que decisão está "fundamentada na lei". Para além disso, "também não compete a este colégio arbitral responder às questões postas pelas entidades sindicais”.
Professores

Serviços mínimos. Fenprof vai recorrer da decisão

162
Professores pediram aclaração da decisão do colégio arbitral. A resposta que receberam é que não há ambiguidades por esclarecer. Fenprof vai avançar com recurso para o Tribunal Central Administrativo.
Professores

Sete anos e um 'o' separam professores e Governo /premium

124
Explicador. Sexta-feira completa-se uma semana de greve às avaliações, convocada por 10 sindicatos. Sete anos e um artigo definido estão no centro da discórdia sobre o tempo de serviço congelado.
Educação

Greve. Acesso ao Superior pode estar em causa

200
Tiago Brandão Rodrigues, aos microfones da Rádio Renascença, reafirma que há "o que negociar e vontade de negociar". Cabe aos professores darem o passo em frente, diz o ministro da Educação.
Professores

Greve adia 8000 reuniões de lançamento de notas 

Número é o somatório dos balanços diários da Fenprof. Ao final da tarde de sexta-feira, o sindicato liderado por Mário Nogueira faz o apanhado da primeira semana de greve às avaliações.
Educação

"Início do próximo ano letivo está posto em causa"

Filinto Lima, presidente da associação que representa os diretores de agrupamentos, diz que está na altura de o primeiro-ministro intervir: “A solução já não está na esfera do ministro da Educação”
Professores

Serviços mínimos? "Não vai haver acordo"

151
Foi o primeiro dia da greve às avaliações, convocado pela Fenprof, e que se prolonga até 13 de julho. Professores dizem que governo vai tentar marcar serviços mínimos, o que é "ilegal".
Educação

Greve às avaliações. O grande impacto começa hoje

163
Apesar de, já na passada semana, ter havido um pré-aviso de greve, é a partir de segunda-feira que se espera um aumento significativo da adesão.
Professores

"Se o ministro não quer o tango, dance o fandango"

118
No Parlamento, ministro da Educação disse que são precisos dois para dançar o tango. Resposta dos professores não tardou. "Connosco não dança tango nenhum", disse o secretário-geral da Fenprof.
Professores

Não há greve aos exames, poderá haver em setembro

186
Mantém-se greve às reuniões de avaliação a partir de dia 18, mas não há greve durante os exames nacionais. Se não houver acordo até setembro, professores param logo no início do ano letivo.
António Costa

Costa. "Há muita coisa para descongelar" 

232
Numa cerimónia no Conservatório Nacional em Lisboa, o primeiro-ministro aproveitou para abordar o tema das carreiras dos professores. " A ideia de que não há descongelamento é falsa"
Professores

Professores avançam com greve a exames nacionais

2048
A reunião com o ministro, disse Nogueira, serviu para receber uma ameaça: ou os professores aceitam a proposta do governo, ou nenhum tempo de serviço congelado será contado. O contra-ataque é a greve.
Professores

Arranca nova ronda negocial com professores

Segunda e terça-feira, sindicatos dos professores reúnem-se com a tutela. Há a promessa de que o ministro da Educação vá estar presente. Último encontro com Tiago Brandão Rodrigues foi há 9 meses.
Professores

“Ministro não estava mandatado para dizer mais”

Ministro não levou novidades ao Parlamento. Se for essa a postura nas reuniões de junho, os dez sindicatos que convocaram a manifestação de 19 de maio já têm resposta preparada.
Educação

Ministro marca reunião com professores para junho

226
Na véspera da manifestação dos docentes, o Ministério da Educação enviou convocatórias à Fenprof e FNE. Reuniões estão agendadas para os dias 4 e 5 de junho e contarão com a presença do ministro.
Escolas

7 motivos por que os professores saem amanhã à rua

950
Salas de aulas com professores com 60 anos, alunos a mais para cada docente e sem direito a atenção personalizada, horas a mais a trabalhar. Há vários motivos para a manifestação de amanhã.
Vulcões

A Terra vai queimando o Havai e não há fim à vista

601
O tremor de terra da passada sexta-feira só piorou o cenário dantesco que se vive na Big Island havaiana. Centenas de casas já foram evacuadas por causa da lava e dos gases tóxicos.
Ministério da Educação

Ministério de Educação acusado de ir contra a lei

Os partidos contestam a forma como foi lançado o concurso externo extraordinário e já questionaram o ministro. A Fenprof defende que o concurso deve ser anulado.
Professores

Concurso. Colégios em pé de igualdade com escolas

Regras de concurso de professores definem que, para entrar para os quadros, professores da escola pública estão em pé de igualdade com aqueles que dão aulas nos colégios com contrato de associação.
Professores

Professores exigem horário de 35 horas

275
Professores dizem que, muitos deles, trabalham em média 46 horas semanais. Mário Nogueira diz que as longas horas de trabalho nas escolas e em casa é "um dos principais fatores de desgaste".
Educação

Professores marcam manifestação para 19 de maio

106
Protesto ser a um sábado e não afetar funcionamento das escolas é para ser visto pelo governo como um sinal de boa-fé e de que os sindicatos querem continuar a negociar.
Professores

Adesão à greve dos professores entre 70% a 75%

Segundo a Fenprof, a greve de quatro dias dos professores teve uma adesão entre os 70% e os 75%. A Federação voltou a avisar o Governo, que, se não negociar, os docentes vão fazer-se "ouvir na rua".
Fenprof

Greve dos professores no Centro com adesão de 75%

O terceiro de quatro dias de greve dos professores, na região Centro, registou uma adesão "na ordem dos 75%", anunciou Mário Nogueira.
Professores

Mário Nogueira. "É tempo de ir para a rua"

141
O secretário-geral da Fenprof afirmou que, a manter-se a posição do Governo relativamente ao descongelamento das carreiras dos docentes, os professores vão avançar com uma grande manifestação.
Greve

Maior adesão na greve dos professores, diz Fenprof

De acordo com a Fenprof, o segundo dia de greve dos professores está, em alguns locais, com uma adesão superior a 70%. A greve de quatro dias termina na sexta-feira na região norte e Açores.
Professores

Greve dos professores chega ao sul do país

Os professores estão em greve devido ao processo de descongelamento das carreiras. No primeiro de quatro dias, a greve teve uma adesão de 60% a 70%. A greve prossegue no Alentejo e Algarve.
Professores

Greve dos professores com adesão entre 60% e 70%

210
Segundo a Fenprof, a greve dos professores registou uma adesão de 60% a 70%. Mário Nogueira diz que "se o Governo não ouviu os professores na negociação vai ouvir na rua".
Professores

Greve de quatro dias começa esta terça-feira

Os professores vão "aceitar o desafio" do Governo e fazer greve, garantiu à Lusa o secretário-geral da Fenprof, que admite que a seguir à paralisação os docentes façam "outras coisas".
Educação

Não há acordo. Greve de professores avança

869
Principal tema em cima da mesa era a recuperação do tempo de carreira congelado. Governo apresentou proposta igual à da última ronda negocial
Educação

Professores começam amanhã greve de 4 dias

Educadores de infância também estão incluídos na paralisação que não poderá ter serviços mínimos. Reunião de hoje, ao final da tarde, com o ministro é a última hipótese de travar o protesto
Fenprof

Fenprof acusa Governo de "faz de conta"

O secretário-geral da Fenprof acusou o Governo de "faz da conta" no caso da regularização dos precários do ensino superior. Mário Nogueira anunciou uma concentração junto a S. Bento ainda este mês.
Educação

Governo devolve menos de três anos a professores

711
Professores exigem o reconhecimento de nove anos de carreira congelados, mas Governo só admite devolver dois anos e dez meses. Sindicatos falam em "contas de trafulha". Ameaça de greve mantém-se.
Fenprof

Governo está "refém das reitorias", acusa Fenprof

O líder da Fenprof criticou a Universidade de Aveiro por se opor à regularização dos precários e afirmou que o Ministério da Ciência e Ensino Superior "está capturado pelas reitorias".
Professores

Sindicatos dos professores ameaçam com greves

Os sindicatos dos professores ameaçaram fazer uma semana de greve se o Ministério da Educação não manifestar disponibilidade concreta para cumprir o compromisso estabelecido na próxima semana.
Professores

Professores dispostos a fazer greve em março

Os professores ameaçam com uma greve na semana de 12 a 16 de março se o Governo não apresentar soluções às suas reivindicações. A realizar-se, a paralisação será no país todo.
Fenprof

Professores ameaçam Governo com novas greves

261
Plenário nacional de professores marcado para esta sexta-feira, em Lisboa, traz de volta a retórica da contestação. Sindicatos exigem avanços nas negociações com o Ministério da Educação.
Professores

Professores de língua gestual manifestam-se 

Uma delegação da Fenprof está reunida com responsáveis do Ministério da Educação para uma negociação suplementar que deverá criar o grupo de recrutamento da Língua Gestual Portuguesa.
Professores

Professores ameaçam com "luta" em aviso ao Governo

Mário Nogueira afirmou que os professores não admitem "uma postura negocial que é ditatorial" por parte do Governo, ameaçando "avançar para a luta" se não se honrarem os compromissos.
Açores

Professores protestam contra governo dos Açores

158
Duzentos professores manifestaram-se frente ao Palácio de Santana, em Ponta Delgada, residência oficial do presidente do Governo Regional dos Açores, no dia da receção de Ano Novo.
Fenprof

Fenprof vai pedir tempo para analisar precários

A Fenprof vai pedir um alargamento do prazo para analisar os processos de vinculação de precários. As normas prevêem que os concursos sejam abertos nos 30 dias seguintes à publicação do diploma.
Educação

Escolas públicas profissionais sem financiamento

A Fenprof alerta para o facto de as escolas públicas profissionais foram excluídas das candidaturas ao financiamento. Mário Nogueira garante que o Ministério da Educação ainda não explicou.
Escolas

Fenprof contra municipalização das escolas

Mário Nogueira desafiou o primeiro-ministro, em Portimão, à entrada do XXIII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, a não avançar com a municipalização da gestão das escolas.
Educação

Professores "atentos" ao cumprimento do Governo

"Às vezes nas entrelinhas de algumas intervenções fica um pouco a dúvida sobre o grau de cumprimento desses compromissos", disse Mário Nogueira, que garantiu: "professores estarão atentos".
Fenprof

Fenprof apela à "valorização dos professores"

A Fenprof entregou um abaixo-assinado pela "valorização dos professores" no Ministério da Educação e no parlamento. Mário Nogueira defende que "os professores têm que ser respeitados".
Ensino especial

Fenprof preocupada com educação especial

196
A Fenprof e as Associações de Pais reuniram e mostraram-se preocupadas com as alterações previstas para a educação especial. Mário Nogueira afirma que as mudanças retomam legislação de 1997.
Greve

Fenprof desconvoca greve às atividades não letivas

A Fenprof decidiu desconvocar a greve às atividades com os alunos inscritos na componente não letiva dos professores, depois de o Ministério da Educação ter mostrado disponibilidade para negociar.
Professores

A cedência aos professores tem um preço muito alto

591
Foi assim que chegámos à primeira bancarrota, e à segunda, e à terceira. Mas é assim que António Costa tem pago a factura do apoio do Bloco e do PCP. Os portugueses pagarão o preço deste clientelismo.
Professores

Greves de professores podem ser levantadas

Os sindicatos podem levantar a greve parcial à componente não letiva na terça-feira. A greve às primeiras horas da componente letiva de cada professor já tinha sido desconvocada.
Professores

Governo não garante que professores recuperem tudo

121
A secretária de Estado da Educação não dá garantias que depois das negociações a totalidade dos nove anos de progressões congeladas seja restituída aos professores.
Sindicatos de Professores

Governo e professores chegam a compromisso

466
Governo e sindicatos da Educação chegaram esta madrugada a um compromisso, que durante dez horas esteve pendente da discussão de pormenores. Governo diz que solução é "sustentável".
A página está a demorar muito tempo.