Sindicatos de Professores

Educação

Professores propõem mexidas na idade da reforma

1.611
“Se este tempo de serviço puder compensar a idade para a reforma, há muita gente que vai embora. Nas reuniões nas escolas, no final acabamos sempre a fazer contas ao pessoal", conta Mário Nogueira.
Greve

Professores entregam pré-aviso de greve

Dez estruturas sindicais de professores entregaram um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro.
Sindicatos de Professores

Mário, Maduro Mário /premium

197
Pobre país este, o de Mários Nogueiras perpétuos, perpétuos incendiários e manipuladores, omnipresentes e omniscientes, que, sem qualquer contraditório ou censura, arriscam propostas irresponsáveis.
Ano Letivo

Aulas para alunos e plenários para professores

As aulas começam esta segunda-feira para a maioria dos alunos portugueses, que regressam aos bancos da escola numa semana que os sindicatos de professores prometem marcar com plenários em todo o país.
Educação

Professores vão entupir email da OCDE com salários

6.906
A Fenprof põe em causa os valores dos salários apresentados no relatório Education at a Glance. Gabinete de Educação da OCDE explica ao Observador como chegou àqueles números.
Salários

Fenprof diz que OCDE apresentou dados falsos

410
O sindicato diz que os salários dos professores apresentados pela OCDE não correspondem à realidade. Fenprof vai pedir a correção dos valores e informação de quem forneceu os dados.
Escolas

Novo ano letivo com mais contestações sindicais

O ano letivo arranca oficialmente esta quarta-feira, mas a maioria das escolas vai esperar por segunda-feira para iniciar as aulas, o primeiro dia de um calendário escolar que poderá este ano ficar ofuscado pelo calendário da contestação sindical.
Professores

Açores. Professores marcam greve para 4 de outubro

O Sindicato dos Professores da Região dos Açores (SPRA) anunciou esta terça-feira a realização de uma greve no dia 4 de outubro, exigindo a recuperação total do tempo de serviço congelado.
Fenprof

Fenprof reafirma disponibilidade total para a luta

Mais de 500 delegados e dirigentes sindicais da Fenprof analisaram o ponto de situação negocial e prepararam a reunião com o governo marcada para sexta-feira em relação ao tempo de serviço.
Sindicatos de Professores

António Costa critica "finca-pé" de sindicatos

O primeiro-ministro afirmou que o Governo mantém uma "postura construtiva e de diálogo" na negociação sobre a contagem do tempo de serviço dos professores, criticando o "finca-pé" dos sindicatos.
Professores

Sindicato quer colocação atempada dos professores

O Sindicato de Todos os Professores defendeu a colocação atempada dos docentes que ainda não sabem onde vão trabalhar, considerando que a situação é uma desconsideração para aqueles profissionais.
Ano Letivo

Fenprof duvida de regresso às aulas sem problemas

120
O secretário-geral da Fenprof disse duvidar que esteja tudo preparado para uma abertura sem problemas do ano escolar e letivo, considerando que o ministro da Educação "tem uma visão idílica".
Sindicatos de Professores

Greve. Inspetores criticam ordens recebidas

O sindicato dos inspetores de educação criticou esta segunda-feira as ordens recebidas durante a greve às avaliações, acusando o Governo de usar os inspetores "como polícia do Ministério da Educação".
Professores

Custos da recuperação diferem em 455 milhões

Os sindicatos de professores sairam da reunião com o Governo com muitas dúvidas e com uma diferença de 455 milhões de euros no que diz respeito à recuperação do tempo de serviço congelado.
Orçamento do Estado

Fenprof critica declarações de Mário Centeno

O secretário-geral da Fenprof considerou inaceitável "e quase uma provocação" as declarações de Mário Centeno sobre o tempo de serviço dos professores e o seu impacto no Orçamento do Estado.
Fenprof

Fenprof reafirma promessa de greve

O dirigente sindical da Fenprof anunciou que "os professores farão greve na primeira semana de outubro" e o primeiro dia de aulas "será sinalizado com luta e realização de plenários".
Professores

Como professores e governo foram do elogio à greve

178
Os sindicatos e o Ministério da Educação voltam a falar esta quarta-feira, no meio de uma greve às avaliações. Tudo começou com aplausos e elogios. Quem diria que esta relação ia acabar assim?
Fenprof

Fenprof desafia professores para concentração

A Fenprof desafiou os docentes a concentrarem-se em frente do Ministério da Educação na quarta-feira, dia de uma nova reunião negocial sobre a contagem do tempo de serviço para a carreira.
Ministério da Educação

Ministério da Educação acusado de discriminação

O Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P), que desencadeou a greve às avaliações, acusou a tutela de discriminação por não ter sido convocado, ao contrário de outras estruturas.
Sindicatos de Professores

97% dos docentes não abdicam do tempo de serviço

117
O resultado do referendo feito por vários sindicatos a 50.738 professores apurou que 96,4% dos docentes não abdicam do tempo total de serviço no período em que as carreiras estiveram congeladas.
Greve

Professores acusam Governo de inflexibilidade

Secretário-geral da Fenprof diz que a convocatória para reunião com o ministro mostra inflexibilidade do Governo. Insistir nos 70% do tempo de carreira é "um mau sinal", disse Mário Nogueira.
Professores

Ministério da Educação chama sindicatos

Depois da carta aberta dos sindicatos dos professores, o ministério de Tiago Brandão Rodrigues convocou, como demonstração de "boa-fé", as associações sindicais para uma reunião a 11 de julho.
Educação

Faltar a serviços mínimos dá direito a sinalização

A DGEstE confirma que "há docentes que não estão a cumprir os serviços mínimos" decretados na semana passada pelo colégio arbitral e, como tal, lembra os diretores que devem tomar nota desses casos.
Educação

Diretores de escolas pedem explicações ao governo

175
Sindicatos avisaram que não vão escolher professores para cumprir serviços mínimos. Decisão recai agora sobre diretores que já pediram esclarecimentos ao governo sobre os critérios a usar.
Professores

Professores irão dizer se concordam com os 9 anos 

1.035
Os sindicatos vão auscultar os professores: querem saber se estão disponíveis para continuar a greve e se concordam com a exigência dos 9 anos. Pelo caminho, haverá uma carta aberta ao governo.
Educação

Impugnar notas? Pais da Confap não vão fazê-lo

Jorge Ascenção, da Confap, garante que pais só impugnariam decisões que fossem contra os interesses dos alunos. E os serviços mínimos não estão incluídos nessa lista. Bem pelo contrário.
Professores

"Alunos podem impugnar conselhos de turma"

283
Garcia Pereira, especialista em direito laboral, considera que há ilegalidades na decisão do colégio arbitral que decretou serviços mínimos à greve das avaliações. E há margem para impugnar as notas.
Professores

Colégio arbitral "não tem de responder" à Fenprof

Juiz presidente do colégio arbitral diz que decisão está "fundamentada na lei". Para além disso, "também não compete a este colégio arbitral responder às questões postas pelas entidades sindicais”.
Professores

Serviços mínimos. Fenprof vai recorrer da decisão

162
Professores pediram aclaração da decisão do colégio arbitral. A resposta que receberam é que não há ambiguidades por esclarecer. Fenprof vai avançar com recurso para o Tribunal Central Administrativo.
Professores

Sete anos e um 'o' separam professores e Governo /premium

124
Explicador. Sexta-feira completa-se uma semana de greve às avaliações, convocada por 10 sindicatos. Sete anos e um artigo definido estão no centro da discórdia sobre o tempo de serviço congelado.
Educação

Greve. Acesso ao Superior pode estar em causa

200
Tiago Brandão Rodrigues, aos microfones da Rádio Renascença, reafirma que há "o que negociar e vontade de negociar". Cabe aos professores darem o passo em frente, diz o ministro da Educação.
Professores

Greve adia 8000 reuniões de lançamento de notas 

Número é o somatório dos balanços diários da Fenprof. Ao final da tarde de sexta-feira, o sindicato liderado por Mário Nogueira faz o apanhado da primeira semana de greve às avaliações.
Educação

"Início do próximo ano letivo está posto em causa"

Filinto Lima, presidente da associação que representa os diretores de agrupamentos, diz que está na altura de o primeiro-ministro intervir: “A solução já não está na esfera do ministro da Educação”
Professores

Serviços mínimos? "Não vai haver acordo"

151
Foi o primeiro dia da greve às avaliações, convocado pela Fenprof, e que se prolonga até 13 de julho. Professores dizem que governo vai tentar marcar serviços mínimos, o que é "ilegal".
Educação

Greve às avaliações. O grande impacto começa hoje

163
Apesar de, já na passada semana, ter havido um pré-aviso de greve, é a partir de segunda-feira que se espera um aumento significativo da adesão.
Professores

"Se o ministro não quer o tango, dance o fandango"

118
No Parlamento, ministro da Educação disse que são precisos dois para dançar o tango. Resposta dos professores não tardou. "Connosco não dança tango nenhum", disse o secretário-geral da Fenprof.
Professores

Não há greve aos exames, poderá haver em setembro

186
Mantém-se greve às reuniões de avaliação a partir de dia 18, mas não há greve durante os exames nacionais. Se não houver acordo até setembro, professores param logo no início do ano letivo.
António Costa

Costa. "Há muita coisa para descongelar" 

232
Numa cerimónia no Conservatório Nacional em Lisboa, o primeiro-ministro aproveitou para abordar o tema das carreiras dos professores. " A ideia de que não há descongelamento é falsa"
Professores

Professores avançam com greve a exames nacionais

2.048
A reunião com o ministro, disse Nogueira, serviu para receber uma ameaça: ou os professores aceitam a proposta do governo, ou nenhum tempo de serviço congelado será contado. O contra-ataque é a greve.
Professores

Arranca nova ronda negocial com professores

Segunda e terça-feira, sindicatos dos professores reúnem-se com a tutela. Há a promessa de que o ministro da Educação vá estar presente. Último encontro com Tiago Brandão Rodrigues foi há 9 meses.
Professores

“Ministro não estava mandatado para dizer mais”

Ministro não levou novidades ao Parlamento. Se for essa a postura nas reuniões de junho, os dez sindicatos que convocaram a manifestação de 19 de maio já têm resposta preparada.
Educação

Ministro marca reunião com professores para junho

226
Na véspera da manifestação dos docentes, o Ministério da Educação enviou convocatórias à Fenprof e FNE. Reuniões estão agendadas para os dias 4 e 5 de junho e contarão com a presença do ministro.
Escolas

7 motivos por que os professores saem amanhã à rua

950
Salas de aulas com professores com 60 anos, alunos a mais para cada docente e sem direito a atenção personalizada, horas a mais a trabalhar. Há vários motivos para a manifestação de amanhã.
Vulcões

A Terra vai queimando o Havai e não há fim à vista

601
O tremor de terra da passada sexta-feira só piorou o cenário dantesco que se vive na Big Island havaiana. Centenas de casas já foram evacuadas por causa da lava e dos gases tóxicos.
Ministério da Educação

Ministério de Educação acusado de ir contra a lei

Os partidos contestam a forma como foi lançado o concurso externo extraordinário e já questionaram o ministro. A Fenprof defende que o concurso deve ser anulado.
Professores

Concurso. Colégios em pé de igualdade com escolas

Regras de concurso de professores definem que, para entrar para os quadros, professores da escola pública estão em pé de igualdade com aqueles que dão aulas nos colégios com contrato de associação.
Professores

Professores exigem horário de 35 horas

275
Professores dizem que, muitos deles, trabalham em média 46 horas semanais. Mário Nogueira diz que as longas horas de trabalho nas escolas e em casa é "um dos principais fatores de desgaste".
Educação

Professores marcam manifestação para 19 de maio

106
Protesto ser a um sábado e não afetar funcionamento das escolas é para ser visto pelo governo como um sinal de boa-fé e de que os sindicatos querem continuar a negociar.
Professores

Adesão à greve dos professores entre 70% a 75%

Segundo a Fenprof, a greve de quatro dias dos professores teve uma adesão entre os 70% e os 75%. A Federação voltou a avisar o Governo, que, se não negociar, os docentes vão fazer-se "ouvir na rua".
Fenprof

Greve dos professores no Centro com adesão de 75%

O terceiro de quatro dias de greve dos professores, na região Centro, registou uma adesão "na ordem dos 75%", anunciou Mário Nogueira.
Professores

Mário Nogueira. "É tempo de ir para a rua"

141
O secretário-geral da Fenprof afirmou que, a manter-se a posição do Governo relativamente ao descongelamento das carreiras dos docentes, os professores vão avançar com uma grande manifestação.
Greve

Maior adesão na greve dos professores, diz Fenprof

De acordo com a Fenprof, o segundo dia de greve dos professores está, em alguns locais, com uma adesão superior a 70%. A greve de quatro dias termina na sexta-feira na região norte e Açores.
Professores

Greve dos professores chega ao sul do país

Os professores estão em greve devido ao processo de descongelamento das carreiras. No primeiro de quatro dias, a greve teve uma adesão de 60% a 70%. A greve prossegue no Alentejo e Algarve.
Professores

Greve dos professores com adesão entre 60% e 70%

210
Segundo a Fenprof, a greve dos professores registou uma adesão de 60% a 70%. Mário Nogueira diz que "se o Governo não ouviu os professores na negociação vai ouvir na rua".
Professores

Greve de quatro dias começa esta terça-feira

Os professores vão "aceitar o desafio" do Governo e fazer greve, garantiu à Lusa o secretário-geral da Fenprof, que admite que a seguir à paralisação os docentes façam "outras coisas".
Educação

Não há acordo. Greve de professores avança

869
Principal tema em cima da mesa era a recuperação do tempo de carreira congelado. Governo apresentou proposta igual à da última ronda negocial
Educação

Professores começam amanhã greve de 4 dias

Educadores de infância também estão incluídos na paralisação que não poderá ter serviços mínimos. Reunião de hoje, ao final da tarde, com o ministro é a última hipótese de travar o protesto
Fenprof

Fenprof acusa Governo de "faz de conta"

O secretário-geral da Fenprof acusou o Governo de "faz da conta" no caso da regularização dos precários do ensino superior. Mário Nogueira anunciou uma concentração junto a S. Bento ainda este mês.
Educação

Governo devolve menos de três anos a professores

711
Professores exigem o reconhecimento de nove anos de carreira congelados, mas Governo só admite devolver dois anos e dez meses. Sindicatos falam em "contas de trafulha". Ameaça de greve mantém-se.
Fenprof

Governo está "refém das reitorias", acusa Fenprof

O líder da Fenprof criticou a Universidade de Aveiro por se opor à regularização dos precários e afirmou que o Ministério da Ciência e Ensino Superior "está capturado pelas reitorias".
Professores

Sindicatos dos professores ameaçam com greves

Os sindicatos dos professores ameaçaram fazer uma semana de greve se o Ministério da Educação não manifestar disponibilidade concreta para cumprir o compromisso estabelecido na próxima semana.
Professores

Professores dispostos a fazer greve em março

Os professores ameaçam com uma greve na semana de 12 a 16 de março se o Governo não apresentar soluções às suas reivindicações. A realizar-se, a paralisação será no país todo.
Fenprof

Professores ameaçam Governo com novas greves

261
Plenário nacional de professores marcado para esta sexta-feira, em Lisboa, traz de volta a retórica da contestação. Sindicatos exigem avanços nas negociações com o Ministério da Educação.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)