A CP – Comboios de Portugal alterou as ligações na Linha de Sintra, mas “sem redução de comboios”. As mudanças entram em vigor a partir deste domingo.

Em Lisboa, o objetivo é evitar que os passageiros mudem de comboio e possam fazer a viagem direta. Assim, para além da ligação Sintra/Rossio, foi criada a ligação Sintra/Oriente. Meleças/Oriente deixa de existir para dar lugar a Meleças/Rossio, com ligação direta à Baixa de Lisboa.

A ligação direta entre Santa Apolónia e Castanheira do Ribatejo dá lugar à ligação Santa Apolónia – Azambuja. Alcântara Terra/Azambuja é substituída por Alcântara-Terra/Castanheira do Ribatejo, mas apenas durante os dias úteis.

Os comboios da “família” Alcântara-Terra/Castanheira do Ribatejo circulam apenas aos dias úteis. A CP recomenda que, ao fim de semana, quem fazia transbordo em Alcântara-Terra/Alcântara-Mar, para aceder à Linha de Cascais, opte pelo Metropolitano nas estações de Sete Rios, Roma-Areeiro ou Santa Apolónia.

linha-de-sintra

Mudanças na Linha de Sintra

Os horários também mudaram. Nos dias úteis, os comboios terão intervalos iguais de tempo – a cada cinco ou 10 minutos – “para mais fácil memorização”, escreve a CP. E mais comboios nos trajetos com maior afluência. Para a estação do Rossio está prevista uma frequência de dez em dez minutos, com um aumento de quatro para seis comboios por hora, nos períodos de maior procura, e na Linha de Cintura, os comboios diretos do troço Sintra-Rio de Mouro passam “de dois para seis por hora”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A CP considera que a redução da frequência de comboios de 15 minutos para 20 minutos, fora das horas de ponta, nas “famílias” de Sintra e Meleças, com taxas de ocupação reduzidas, “na ordem dos 20%”, permitirá reafetar recursos sem impacto negativo na procura.

A partir de domingo, a validade do passe L123 é estendida à estação de Meleças. Até agora, só podia ser usado até ao Cacém.

Para além das alterações nos horários dos comboios urbanos de Lisboa, foram efetuadas mudanças nos comboios Regionais da Linha do Algarve. Há mais comboios entre Lagos e Portimão, bem como novos horários entre Faro e Vila Real de Santo António. Os preços nas ligações de e para Lisboa a partir do sotavento e barlavento do Algarve foram reduzidos. Portimão – Lisboa, por exemplo, custa 23,15 euros e passa a custar agora 21,25 euros.

Serão ainda introduzidos ajustes noutros serviços de todo o país, incluindo Alfapendular, Intercidades e Regionais. Todas as alterações e horários podem ser consultados na página da CP.