Cerca de 115 mil espectadores seguiram na terça-feira o debate entre Jerónimo de Sousa, do PCP, e Catarina Martins, do Bloco de Esquerda (BE), na RTP Informação, divulgou esta quarta-feira a estação pública.

“O primeiro debate [para as eleições legislativas], que opôs Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, conquistou uma quota de mercado (share) de 2,4% e 1,2% de audiência média, o que se traduz numa plateia de 115 mil e 700 espectadores”, segundo os dados divulgados pela RTP.

A RTP afirma, em comunicado, que “esta é a emissão, não desportiva, mais vista da RTP Informação” este ano, acrescentando que o debate foi líder de audiências dos canais informativos.

Estes números, em comparação com os números do debate que colocou frente a frente os líderes do Bloco de Esquerda e do PCP em 2011, representam uma quebra de 778 mil telespetadores no universo médio de audiência. O debate entre Jerónimo de Sousa e Francisco Louça, transmitido pela RTP1, em 2011, foi acompanhado, em média, por 894 mil telespetadores, obtendo um share de audiência de 29,5%. O debate de terça foi num canal de cabo, RTP Informação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O debate entre o secretário-geral comunista e a porta-voz do BE iniciou o ciclo de frentes a frentes, que contará com uma inédita transmissão em simultâneo pelos três canais de televisão do duelo PassosCoelho/António Costa a 9 de setembro.

Na próxima semana, no dia 8 de setembro, será a vez do confronto de Catarina Martins com o presidente do CDS-PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, na SIC Notícias.

Costa e Passos voltam a encontrar-se num igualmente inédito debate transmitido pelas rádios Antena Um, TSF e Rádio Renascença, no dia 17.

Outra das inovações dos debates para as eleições legislativas é a participação de Heloísa Apolónia, de “Os Verdes”, que passou a representar a CDU quando a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) anunciou que seria representada por Paulo Portas. Este debate foi adiado do dia 10 de setembro para o dia 18 pela TVI 24. António Costa defrontará ainda Catarina Martins na TVI 24 no dia 14 de setembro.