439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Catarina Martins

Bloco de Esquerda

BE: "Lei dos metadados está mal feita"

A coordenadora do Bloco de Esquerda considera "absolutamente absurdo" e "completamente desproporcional" que os dados dos cidadãos estejam guardados e "à disposição das empresas e do Estado".
Guerra na Ucrânia

BE diz que expansão da NATO "não é solução"

Catarina Martins disse esta segunda-feira que a expansão da NATO "não dá mais segurança à Europa a longo prazo nem permite à Europa autonomia para os seus projetos fundamentais."
E o vencedor é...

BE devia partir pratos como Mário Nogueira

Partido dos "banhos de ética" nega renovação depois do sinal dado nas últimas eleições. No 1.º de maio, Costa fala em salários. Há quem veja o copo meio cheio, o do PM está sempre a transbordar.
Novo Banco

BE diz que injeção no Novo Banco é inaceitável

O Novo Banco vai pedir mais uma injeção de capital de 209 milhões de euros. Catarina Martins considera que o pedido é inaceitável e diz que travar a injeção é "possível e é imperativo."
Bloco de Esquerda

Catarina Martins. Há margem para subir pensões

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, explica que o Governo tem margem para algumas decisões, pois "está a gerir o país de acordo com as normas do OE2021 e, por isso, tem essa vantagem.
Noticiário

15h. BE contra revisão constitucional

A coordenadora do Bloco de Esquerda defende que eventuais alterações à lei eleitoral devem ser pontuais. Ainda neste jornal, a atualização dos números da pandemia.
Noticiário

13h. Mário Tomé critica estratégia do BE

O histórico da UDP não aponta o dedo a Catarina Martins, mas entende que a direção do partido deve mudar de rumo. Ainda neste jornal, os resultados do BPI em 2021, quase com o triplo de lucros.
Noticiário

20h. BE e a maioria absoluta combatida na oposição

Já terminou o primeiro dia de reuniões com os partidos no pós-eleições. Os partidos com menos votos, Livre e PAN, pedem diálogo, mas o partido de Catarina Martins não abre essa porta.
Semáforo Político

BE. "Direção tem de se responsabilizar"

Pedro Soares dá sinal amarelo para Catarina Martins, mas diz que "renovação da direção é essencial". O mesmo sinal para Marcelo, "para olhar bem para a estrada com uma maioria absoluta a acelerar".
Emissão Especial

Catarina Martins admite: "Mau resultado para BE"

"Estratégia de maioria absoluta do PS, ao que tudo indica, foi bem sucedida. Bipolarização falsa criou enorme pressão de voto útil que penalizou os partidos à esquerda". Líder do Bloco não renuncia. 
Comentário

"É possível mudança de liderança no BE"

"O que o BE sonhou de poder sentar-se à mesa do Conselho de Ministros está longe de se concretizar. Não é impossível que IL sozinha tenha tantos deputados como PCP e BE", diz José Manuel Fernandes.
Noticiário

15h. Mais de 2,5 milhões de votos nesta manhã

Em 2019, antes da pandemia, a afluência média às urnas à mesma hora foi de 18,83% dos eleitores, o que correspondia a cerca de dois milhões de votantes.
Noticiário

14h. Mais de 2,5 milhões já votaram

Os dados do Ministério da Administração Interna indicam que já votaram 23,27% dos eleitores até ao meio-dia, um valor mais alto do que em 2019.
Noticiário

13h. Já votaram quase todos os líderes partidários

Rui Rio também já votou. Diz estar tranquilo com os votos eleitorais e assume que a missão está cumprida.
Emissão Especial

BE. "Um Governo que não se esqueça dos problemas"

Coordenadora bloquista reforça que "estamos a viver momento difícil" e que, nestas alturas, "a democracia responde" com o poder do voto. Apela ainda à participação dos isolados que "têm esse direito".
Noticiário

4h. Bloco quer maioria de esquerda no parlamento

Nesta edição, a coordenadora do Bloco de Esquerda considera que seja qual for o vencedor, a esquerda vai estar em maioria no parlamento.
Noticiário

2h."Se BE for terceiro, não há Governo de direita"

Nesta edição, o fundador do Bloco de Esquerda esteve no comício em Braga para apelar ao voto nos bloquistas e garantir que não há governo à direita.
Noticiário

13h. Aeroporto de Lisboa evacuado

A zona de partidas do Aeroporto de Lisboa teve de ser evacuada por causa de um desembarque de passageiros feito através de uma porta errada.
Noticiário

17h. António Costa diz que não aceita lições do BE

António Costa considera que faltou um pedido de desculpas do Bloco por não ter apoiado o novo Orçamento. Ainda neste jornal, a arruada da CDU sem a fiscalização de transito feita pela PSP.
Noticiário

16h. Voto antecipado. Já votaram 65% dos inscritos

No total, estão inscritas 315 mil pessoas para o voto antecipado em mobilidade. Ainda neste jornal, António Costa diz que não aceita lições de Catarina Martins
Noticiário

13h. Voto antecipado. 1/4 dos inscritos já votou

No total, estão inscritas 315 mil pessoas para votar antecipadamente. Ainda neste jornal, Catarina Martins acusa António Costa de queimar as pontes à esquerda.
Fact Check

Governo guardou 98% das verbas para cuidadores?

No debate com António Costa, Catarina Martins acusou o Governo de "guardar na gaveta" 98% do dinheiro destinado aos cuidadores informais. Valor está certo, mas mais fatores explicam a situação.
Noticiário

19h. Inês Sousa Real vaiada por aficionados

A líder do PAN foi até ao Alentejo defender que Beja é a melhor opção para construir o novo aeroporto. Ainda neste jornal, Catarina Martins diz que um PS isolado não vai trazer soluções para o país.
Legislativas 2022

Quatro opiniões rápidas sobre o debate entre todos

Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves, Nuno Gonçalo Poças e Raquel Abecassis analisam o único debate a nove na tv, onde Costa se refugiou na História e se tentaram fazer contas a coligações.
Legislativas 2022

BE diz que o país precisa de "um novo ciclo"

"É confrangedor, num debate de dois partidos que dizem que querem ser Governo, não ouvirmos nenhuma solução para os problemas mais graves do país", afirmou a coordenadora do BE, Catarina Martins.
Fact Check

AIMI daria para pagar pensões sem corte?

Coordenadora do Bloco insiste que o fim do fator de sustentabilidade custaria 16 milhões de euros, um valor que, diz, poderia ser pago com as receitas do AIMI. Mas as contas levantam dúvidas.
Fact Check

Médicos proibidos de acumular público e privado?

No debate com Catarina Martins, António Costa usou uma formulação enganadora ao comparar os dois modelos de "dedicação exclusiva" dos médicos do SNS.
Fact Check

Internato médico ficou com vagas vazias?

Para além de faltarem candidatos aos concursos abertos no SNS, Catarina Martins afirmou que até os cursos para formar especialistas ficaram com vagas por preencher.
Noticiário

8h. Surto em embarcação não tem impacto na marinha

Ponto de situação sobre o surto na embarcação no Porto Santo, na Madeira. Hospitais estão a suspender visitas, por causa do aumento dos isolamentos. E ainda, debate entre Costa e Catarina Martins.
Noticiário

7h. Saída sem maioria? Costa recusa "chantagem"

Debate entre candidatos do PS e do BE ficou marcado por novo "passa-culpas" sobre o fim da "geringonça". E ainda, aumento de infecções e isolamentos por Covid-19 leva à suspensão de vários serviços.
Noticiário

6h. NATO e Rússia discutem tensão com Ucrânia

Depois de Moscovo e Washington não terem chegado a resultados concretos, hoje é a vez da NATO. BE e PS estão cada vez mais afastados, Catarina Martins propõe acordo, António Costa não responde.
Bloco de Esquerda

BE quer maior oferta de transportes públicos

Catarina Martins centra-se no combate às alterações climáticas como forma de diminuir a dívida externa do país. O Bloco de Esquerda propõe maior oferta de transportes públicos.
Legislativas 2022

BE. "Força dos votos" irá determinar "geringonça"

Catarina Martins frisou que, "com a força" que os portugueses derem à sua formação partidária, o BE fará "um acordo de governação que resolva os problemas da saúde" e "respeite quem trabalha".
Legislativas 2022

BE: maioria do PS é "perigosa para professores"

"Não aceitamos, como o PS e o PSD nos seus programas, uma espécie de resignação a uma escola onde faltam professores e onde sistematicamente há alunos sem professores", defende Catarina Martins.
Legislativas 2022

Debate entre Catarina Martins e Rio é o mais visto

O debate mais visto opôs Catarina Martins (BE) a Rui Rio (PSD), tendo atingido uma audiência média de 1,4 milhões de telespetadores a que correspondeu um "share" de 26,1%.
Noticiário

7h. Costa aponta "incoerências" de Ventura

Debate entre candidatos do Partido Socialista e do Chega marcado por troca de acusações. No outro frente-a-frente da noite, Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal deixaram claras as "divergências".
Fact Check

Catarina Martins disse que era social-democrata?

Foi numa entrevista ao Observador, em 2019, que o termo "social-democrata" apareceu colado ao Bloco de Esquerda. E foi pela voz da coordenadora do partido. Mas Rui Rio foi rigoroso?
Semáforo Político

Eleições. "Costa atirou-nos areia para os olhos"

O típico "à portuguesa". Terceiras eleições em pandemia, mas votos de eleitores isolados mantêm-se sem solução. Ventura virou o porteiro do regime? Rio e Catarina Martins "deviam ter jogado às cartas"
Fact Check

Portugal gasta mais que UE e tem pior Saúde?

Líder do PSD não apresentou dados oficiais para sustentar a ideia de que Portugal paga mais por cuidados de saúde piores que a média dos países da União. Relatório oficial desmente-o.
Noticiário

7h. Contacto na escola não obriga ao isolamento

Graça Freitas esclareceu as regras. Alunos que tenham tido contacto com caso positivo de Covid-19 deixam de ficar em isolamento. E, Rui Rio e Catarina Martins mostraram diferenças, em mais um debate.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.