Catarina Martins
Catarina Martins

Catarina Martins na contra-cimeira do clima

Catarina Martins vai na sexta-feira a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima. A coordenadora do BE pretende "expor a hipocrisia dos governos que fracassam há décadas na ação climática".
Bloco de Esquerda

BE defende englobamento no IRS

1656
A líder do BE defende a opção do englobamento como uma forma de promover um "alívio fiscal" e promover "mais justiça fiscal", "cobrando a quem ganha muito e não tem pago a sua devida parte."
País

Catarina Martins quer pediatras no Garcia de Orta

A coordenadora do Bloco de Esquerda quer que se abram vagas e concursos o quanto antes para resolver a situação de falta de pediatras que tem encerrado esta urgência todos os fins de semana.
País

Bloco quer 3.000 funcionários nas escolas

Catarina Martins marcou presença numa escola onde esteve há um ano pelos mesmos motivos e acusou o Governo de não ter cumprido com o Orçamento de Estado de 2019.
Legislativas 2019

BE quer ação sobre o clima sem sacrificar o povo

No sexto dia de campanha do BE, num jantar-comício, Catarina Martins insistiu no apelo à eleição de um deputado em Viana do Castelo. E centrou o foco do discurso na manifestação pelo clima.
Legislativas 2019

"Imposto Mortágua" dá receitas de 180 milhões?

Mesmo que Catarina Martins se esteja a referir a 2019, as receitas do AIMI só irão chegar, no máximo, aos 170 milhões de euros. E o dinheiro só irá chegar ao fundo de estabilização daqui a 2 anos.
Assalto em Tancos

Tancos "não deve ser caso de eleições", diz BE

"Portugal é uma democracia e é assim que deve funcionar", afirma Catarina Martins. A líder bloquista diz ainda que "a justiça deve fazer o seu caminho e deve apurar todas as responsabilidades".
Legislativas 2019

BE quer regularização de moradores com dívidas

Catarina Martins defende que o IHRU chame os moradores dos bairros sociais com dívidas para regularizar uma "situação impossível" resultante do aumento de rendas na anterior legislatura.
Legislativas 2019

Bloco: Disputa nas eleições é entre PS e esquerda

543
Coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu, num comício no Porto, que “o programa da direita não serve” e o país já o deitou fora. “Agora, o que conta é saber o que queremos construir."
Legislativas 2019

BE para Centeno: "Quem quer pontes, não as queima"

A coordenadora do BE respondeu às críticas do ministro Mário Centeno com o aviso de que "quem quer pontes, não as queima", salientando que o partido não está arrependido dos últimos quatro anos.
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Legislativas 2019

BE. Debate sobre trabalho "será sempre à esquerda"

Catarina Martins diz ter ficado surpreendida com o facto de "num debate que teve o dobro do tempo de todos os outros debates não foi apresentada uma solução para as questões do trabalho".
Pensões

BE quer pensões mínimas no valor do salário mínimo

Catarina Martins afirmou que é necessário fazer um "trabalho determinado" para que as pensões mínimas contributivas cheguem ao salário mínimo nacional.
Eleições Legislativas

BE atira privatizações, Rio responde com Sócrates

126
Rio diz que programa do BE parece o "PREC de 75", e que se fosse cumprido haveria em Catarina um novo Sócrates. Catarina atira com promiscuidade entre público e privado. Um debate com pouco debate.
Catarina Martins

PS? Maioria é "contra direitos" dos trabalhadores

261
Num jantar comício em Ponta Delgada, a líder bloquista destacou a precariedade na região e afirmou: o verdadeiro "debate" é entre "estar contra os patrões dos patrões" ou "puxar pelos salários".
Bloco de Esquerda

PCP? "Imprescindível a equilíbrio de forças"

“Nós temos gostado muito de trabalhar com o PCP", declarou Catarina Martins. A líder bloquista afirma que o seu partido valoriza a convergência com o PCP, mas também destaca alguns "desacordos".
Catarina Martins

A Fulana do Castelo /premium

Para a líder do Bloco, ou melhor, para a Fulana do Castelo o problema da escassez de água potável em Portugal resolvia-se de forma muito simples: era só terraplenar tudo o que é barragens.
Bloco de Esquerda

PS e PSD querem Erasmus Interior, BE acha caricato

"Aquilo que nós defendemos é a criação de trabalho e promoção da economia de forma sustentada, com a reabertura de serviços públicos nos territórios que estão despovoados", diz Catarina Martins.
Fact Check

Catarina disse que cultura islâmica era superior?

616
Frase falsa diz que Catarina Martins defendeu que cultura islâmica era superior à portuguesa. Já em 2018 frase tinha sido partilhada, agora regressou tendo mais de 170 partilhas em menos de 24 horas.
Catarina Martins

Evaporações bloquistas /premium

219
No bloco de esquerda nada se transforma e tudo se perde. Os princípios e a seriedade também foram vaporizados. Até já são sociais-democratas (Quo vadis, Trotsky?).
Bloco de Esquerda

Interior: BE dispensa "discursos caridosos"

505
"Eu ouço dizer as coisas mais extraordinárias sobre o que é preciso para o interior, e depois não vejo fazer-se o básico", declarou Catarina Martins, que dispensa "frases bonitas e vazias".
Eleições Legislativas

Cristas e Catarina concordaram em discordar

214
Catarina Martins quer mais investimento público, Cristas quer privado como motor da economia. A centrista quer baixar IRS e IRC para níveis irlandeses, a bloquista só admite mexer nos escalões do IRS.
Bloco de Esquerda

O absurdo que é Catarina Martins /premium

730
Catarina Martins diz que com a direita fora de jogo não se corta nas pensões e nos salários. Pois não. Com a esquerda a jogar cativam-se despesas e coloca-se em risco o SNS.
Catarina Martins

Catarina Martins e a social-democracia do Bloco

172
A líder do BE esteve "Sob Escuta" no Observador. Falou dos riscos de uma maioria do PS, do "programa essencialmente social-democrata" do Bloco e afirmou: nacionalizar a banca "não é bicho papão".
Rádio Observador

Comentário: "O Bloco dissimula, finge ser o que é"

José Manuel Fernandes e Judite França comentam as novidades da entrevista a Catarina Martins na Rádio Observador.
Bloco de Esquerda

Alguém acredita que Costa fará igual com maioria?

1018
Em entrevista ao Observador, a líder do Bloco de Esquerda fixou duas condições para o próximo Governo. Diz que o BE está preparado para governar e tem dúvidas sobre as boas intenções de Costa.
Sondagens

Catarina é mais rosto da oposição do que Assunção

638
Rui Rio continua a ser o principal líder da oposição, aos olhos dos portugueses, mas está em queda. Também Assunção Cristas está a perder protagonismo e foi ultrapassada pela líder do BE.
Bloco de Esquerda

Catarina Martins quer aumento das pensões

166
Líder do Bloco diz que Portugal é um país onde há muitas pessoas que "têm de escolher entre pagar a renda da casa ou comer todos os dias". É preciso debater "sobre o que não chega", apela.
António Costa

Costa desvaloriza resposta de Catarina Martins

522
O Primeiro-Ministro está a percorrer a Estrada Nacional 2, mas tirou tempo para responder à líder do Bloco de Esquerda, que o acusou de "arrogância".
António Costa

Pesadelo de uma Noite de, Digamos, Verão /premium

262
O dia é 21 de agosto de 2029. Em pleno tabuleiro da Ponte 25 de Abril o Presidente da República António Costa acabou de rebaptizar a infra-estrutura: passa agora a chamar-se Ponte PREC.
Bloco de Esquerda

Bloco de Esquerda promete luta contra precariedade

Catarina Martins garante que a luta contra a precariedade laboral será o grande objetivo do partido na próxima legislatura. A coordenadora do BE criticou o Governo.
Maioria de Esquerda

Mais quatro anos de geringonça? /premium

769
Não esperem o fim da geringonça simplesmente pela alteração dos equilíbrios entre os seus sócios. Só há uma maneira de acabar com a geringonça: substituí-la por uma maioria reformista.
Catarina Martins

BE: "Salários em Portugal são baixos demais"

304
Catarina Martins recorda os salários baixos, no setor público e no privado, e deixa um apelo ao PS para que aprove legislação que permita "valorização salarial".
Serviço Nacional de Saúde

Bloco perplexo com afirmações de César sobre PPP

185
Catarina Martins revelou "alguma perplexidade" sobre as declarações do líder parlamentar do PS, vendo a remissão da revisão da Lei de Bases da Saúde para a próxima legislatura como "um erro".
Eleições Europeias

A vencedora das Europeias: a abstenção /premium

382
Em vez de assumir a maior derrota do PSD em eleições nacionais, Rio foi o exemplo perfeito de um líder autista, cismando que a sua estratégia de acordos de regime com o PS está correta.
Professores

Professores. Catarina Martins critica direita  

Em entrevista nesta quarta-feira à Radio Renascença, Catarina Martins assegurou que o partido não vai mudar as suas votações sobre esta questão, mesmo com a ameaça de queda do governo.
Bloco de Esquerda

Professores: BE desafia PS a manter acordo

216
Catarina Martins diz que ameaça de crise política surgiu porque "europeias estavam a correr mal" ao PS. E faz um apelo a Costa: "Mantenhamos o acordo, não temos de votar com a direita"
Bloco de Esquerda

"Ninguém está a acabar" com privados na saúde

585
Catarina Martins defendeu que "ninguém está a acabar" com os privados e o setor social na saúde e assinalou que a questão principal é saber onde é gasto o dinheiro público.
Parcerias Público Privadas

BE não vai ceder nas PPP da saúde

A líder do BE defende um Serviço Nacional de Saúde público, "que responde a toda a gente". "É por isso que lutamos, é por isso que temos feito este debate, é por isso que não cedemos", afirmou.
Saúde

Saúde. Bloco insiste no fim das PPP

441
A coordenadora do Bloco de Esquerda garante que nenhum contrato em vigor será posto em causa mas afirma que o sistema ficará sem novas Parcerias Públicas Privadas.
Bloco de Esquerda

"SNS tem de garantir a melhor qualidade"

150
Em Estremoz, líder do BE lembrou as alterações que estão a ser feitas à lei de bases da saúde para defender que deve ser o SNS a garantir a melhor qualidade da prestação de cuidados
Catarina Martins

Catarina Martins: cabe ao Governo executar PREVPAP

Segundo a líder bloquista, a "lei [da regularização de precários] foi feita para que ninguém ficasse para trás", devendo o Governo "responder pela lei que foi votada na Assembleia da República".
Justiça

O caso Neto de Moura e a independência dos juízes /premium

1418
Ouvir Jorge Coelho questionar a independência dos juízes devido a Neto Moura é ter consciência de que o PS está à espera da hora certa para colocar a Justiça na ordem com o apoio de Rui Rio.
Bloco de Esquerda

PS "limpou bancos com dinheiro de todos"

1759
Há uma "elite financeira" que "teve no Partido Socialista um aliado ao longo desta legislatura", afirmou a coordenadora do BE. Francisco Louçã diz que o partido "nunca teve causas fraturantes".
Violência Doméstica

Neto Moura. Catarina Martins desvaloriza processos

A bloquista diz-se preocupada apenas "com a realidade da violência doméstica em Portugal" e com o facto de alguém legitimar a violência contra mulheres, desvalorizando as agressões.
Bloco de Esquerda

"Não seria admissível" ter ministros em campanha

128
A coordenadora nacional do Bloco diz que "não seria admissível" os ministros fazerem campanha para as eleições europeias, comentando assim a remodelação no Governo devido às listas do PS.
Bloco de Esquerda

Catarina Martins sobre saídas do BE: "Lamentamos"

603
A coordenadora do Bloco lamenta a saída dos 26 militantes do partido, convicta de que se vão continuar a encontrar "nas lutas comuns". E nada disse sobre as duras críticas de que foi alvo.
Catarina Martins

O Bloco é de extrema-esquerda? /premium

1354
O BE quer destruir o capitalismo, vê o mercado como nocivo para as relações humanas, o Estado como o único proprietário e a intolerância política como arma. Puro extremismo vestido de vermelho.
Bloco de Esquerda

Catarina Martins pede mais transportes

442
Na feira da Brandoa, a líder bloquista elogiou a descida do preço dos passes por representarem "uma poupança muito significativa" para as famílias, mas pediu mais investimento em transportes públicos
Política

Salazar /premium

1910
Os actuais líderes não têm discurso, têm sim objectivos: manter-se ou chegar ao poder, através da popularidade e não da política. Logo precisam do passado e de Salazar para falarem de política.
Bloco de Esquerda

Vídeo: 'Best of' da entrevista a Catarina Martins

176
A falta de "olhar" de Costa, as divergências com Centeno, a relação com o PCP, o uso dos professores para "travar o resto da função pública". Veja o vídeo com o melhor da entrevista à líder do BE.
Catarina Martins

O Bloco de extrema-esquerda? "Isso é um insulto" /premium

3945
A líder do Bloco prefere "esquerda radical" por ter a ver com raíz. Em entrevista ao Observador, acusa ainda o governo de "irresponsabilidade" e de fazer "populismo" com professores
Catarina Martins

BE responsabiliza empresas por prejuízo portuário

286
Solidária com o protesto, Catarina Martins dirigiu-se aos estivadores eventuais do porto de Setúbal para elogiar a determinação que têm revelado.
Orçamento do Estado

BE vai votar propostas "que sejam iguais às suas"

Catarina Martins garantiu que o Bloco de Esquerda (BE) vai votar a favor as propostas de alteração ao Orçamento do Estado "que sejam iguais às suas", independentemente do partido proponente.
XI Convenção BE

BE no Governo? "Estão a levar isto mesmo a sério"

"Estão a levar isto mesmo a sério". "A ideia é não assustar ninguém. 'Até podemos pôr uma gravata e ir para um ministério'". "O salto para o governo não é muito credível". A análise à convenção do BE.
Fact Check

Sem a esquerda, o PS teria sido mais austero? /premium

Catarina Martins arrancou a última Convenção do BE antes das legislativas a apontar riscos de uma maioria absoluta do PS. Lembrou o que Costa defendia em 2015. Era mesmo diferente do que fez?
XI Convenção BE

BE. A ovelha negra não vê paraíso na geringonça

506
A moção M critica a falta de democracia interna, ataca a geringonça e defende a radicalização do discurso do partido. Os membros são quase todos estudantes. E precários.
XI Convenção BE

De Robles a Marisa. O discurso de Catarina Martins

Declarou o fim do voto útil com um "paz à sua alma". Assumiu o erro e tirou lições do escândalo de Ricardo Robles. E anunciou que a "amiga" Marisa Matias será a cabeça-de-lista ao Parlamento Europeu.
XI Convenção BE

"Fria, cruel e eficaz a arrumar o assunto Robles"

"Arrumou o assunto Robles. Fez isso com frieza, alguma crueldade para Ricardo Robles, mas com eficácia". "Foi dura com o PS". A análise de Miguel Pinheiro e Pedro Benevides ao discurso da líder do BE.
XI Convenção BE

Catarina lança Marisa e diaboliza maioria do PS

Nem PSD/CDS, nem PS absoluto e nem pensar no voto útil. O discurso político do BE foi definido no arranque da Convenção por Catarina Martins que também anunciou a candidata do partido às europeias.
Catarina Martins

No PS há quem veja o BE como problema para maioria

173
Catarina Martins considera que há setores do PS que entendem que o BE "pode ser um problema para o objetivo da maioria absoluta" nas próximas eleições legislativas.
Bloco de Esquerda

"Esquerda tem de assumir postura mais ofensiva" /premium

184
O Observador acompanhou os últimos preparativos da Convenção do Bloco. Catarina Martins desvendou parte da estratégia para as próximas legislativas e assume uma agenda de "transformação"
Catarina Martins

"Esperemos que não haja retrocessos" na Energia

BE vai votar a favor do OE2019, mas revela algumas preocupações. Catarina Martins teme "retrocesso" na Energia com João Galamba e diz que, se houver novos acordos de governação, têm de ser "escritos".
Catarina Martins

Tancos. Catarina Martins quer ministro na AR

A líder bloquista foi questionada diversas vezes sobre este tema, mas não se quis alongar mais para lá da ideia de que Azeredo Lopes deveria prestar esclarecimentos na Assembleia da República.
Bloco de Esquerda

"Não aprovaremos outra lei" sobre professores

721
Catarina Martins avisa, em entrevista ao DN/TSF, que o Governo tem de cumprir a lei, que aponta para a contagem integral do tempo de carreira dos professores. Pensões mínimas podem ter aumento.
Catarina Martins

Ganhar dinheiro? Só pouco e devagarinho /premium

432
Catarina Martins e Rui Rio estão de acordo: quem se atreve a ganhar muito dinheiro muito depressa deve ser condenado ao tipo particular de Inferno que está reservado a alvos da Autoridade Tributária.
Orçamento do Estado

"Concluo que Costa não estava informado"

353
António Costa tinha dito que a proposta do Bloco sobre a habitação foi "feita à pressa", mas Catarina Martins diz que está a negociar com Mário Centeno desde junho.
Bloco de Esquerda

BE quer contratos de concessão em todas as linhas

112
A coordenadora do BE defendeu a necessidade de "garantir que antes da liberalização do espaço ferroviário se fazem os necessários contratos com a CP para todas as linhas, incluindo as de longo curso".
Bloco de Esquerda

BE recusa "endeusamento do défice zero"

247
No discurso de encerramento da rentrée do Bloco de Esquerda, Catarina Martins deixou duras críticas ao Governo e pediu "mais coragem". Para o Orçamento do Estado tem um objetivo: mais investimento.
Catarina Martins

Catarina Martins quer apoios à reflorestação no OE

113
A líder bloquista reuniu-se esta terça-feira com o presidente da Câmara de Monchique e visitou algumas zonas afetadas pelo fogo, que no início deste mês consumiu cerca de 28 mil hectares de floresta.
Transporte Ferroviário

Bloco defende "urgência de investir" na ferrovia

A líder do BE defendeu a "urgência de investir" na ferrovia em Portugal, questionando o Governo sobre os "investimentos e reforços" na CP, decididos há um ano e ainda não realizados.
Bloco de Esquerda

Os neo-comunistas do Bloco de Esquerda /premium

985
Ninguém tem o direito de impedir outro cidadão de exprimir o seu ponto de vista. Chama-se a isso liberdade de expressão -- e tem protegido o BE de muitos disparates que vai dizendo.
Caso Ricardo Robles

Robles. O "despejo imediato" e outras 9 questões /premium

871
A batalha legal de Robles e da irmã para despejar um inquilino. A intenção inicial de não fazer obras no andar ocupado. As isenções. O imposto Mortágua. E as diferenças face ao negócio da líder do BE.
Caso Ricardo Robles

Catarina, a empresária-activista gourmet  /premium

2513
Qual o impacto de dúzias de turistas no Sabugal? E os residentes no Sabugal já se pronunciaram sobre os alojamentos turísticos ali criados? Ou o que é mau na Madragoa, em Lisboa, é bom no Sabugal?
Caso Ricardo Robles

Artigo à @realCatarinaMartins sobre @ricardorobles /premium

532
Para o Bloco, os meios justificam os fins. Usar argumentos à Donald Trump para proteger, na terminologia dos comunistas, um “porco capitalista” como Ricardo Robles é a prova disso mesmo.
Caso Ricardo Robles

Marques Mendes. Catarina Martins no pior momento  

308
No espaço habitual de comentário, Marques Mendes, Conselheiro de Estado e antigo líder do PSD, disse que a coordenadora do Bloco deveria ter-se "demarcado" de Ricardo Robles em vez de o defender.
Caso Ricardo Robles

Caso Robles: BE acusa PSD de hipocrisia e cinismo

2288
Catarina Martins afirmou que o PSD está a "perseguir" o Bloco de Esquerda ao pedir a demissão de Robles e que devia "tirar consequências das investigações que está a ser alvo", como o caso Visto Gold.
Serviço Nacional de Saúde

Bloco defende investimento de 6% do PIB no SNS

No próximo Orçamento, Catarina Martins quer investimento na saúde próxima dos 6% do PIB e o fim das taxas moderadoras.
Catarina Martins

BE quer fim de retenção de crianças no aeroporto

272
O BE condenou que crianças requerentes de asilo fiquem retidas no aeroporto de Lisboa contra recomendações da ONU e vai questionar o Governo sobre esta prática "inconcebível".
Catarina Martins

Catarina fala sobre Semedo e a morte assistida

1360
A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que a possível garantia da morte assistida em Portugal será o "fim que cada um pode escolher por causa do caminho do João Semedo".
Governo

Utopias e irrealismos de António Costa /premium

452
Independentemente das equações eleitorais, o período de governação de António Costa arrisca-se a ficar para a história como uma oportunidade perdida -- como foram os Governos Guterres.
Catarina Martins

Catarina Martins pede "cabeça fria" ao PS

118
A coordenadora do BE apelou aos deputados do PS para manterem a "cabeça fria" contra a "chantagem" das alterações à legislação laboral, promovendo o combate à precariedade.
Saúde

BE "estranha" que PS não use mesma Lei de Bases

Para a coordenadora do Bloco de Esquerda, será "trágico" que não haja uma nova Lei de Bases da Saúde ainda durante esta legislatura. Por isso, defende, o debate dever acontecer o quanto antes.
Bloco de Esquerda

BE diz que Rio quer ser colaborador de governo PS

105
BE acha que o PS procura "maioria absoluta ao centro" e que Rio já se assume "como futuro colaborador de um Governo socialista". Eis a moção das principais tendências do BE à próxima Convenção.
Orçamento do Estado

Costa cancela e volta a marcar reunião com BE

311
Uma trapalhada no arranque das negociações do Orçamento para 2019: António Costa tinha desmarcado reunião com o Catarina Martins e voltou a ter de a marcar depois de Bloco ter ficado incomodado.
Orçamento do Estado

"Geringonça" discute OE com olho nas eleições

Arranque difícil das reuniões. PM recebe BE esta terça-feira, numa reunião adiada e reagendada em poucas horas. Catarina Martins leva salários, energia, serviços públicos e pensões para o encontro.
Bloco de Esquerda

BE avisa para o risco de desiludir precários

114
A coordenadora do BE, Catarina Martins, alertou para o risco de a maioria parlamentar desiludir, nas matérias da precariedade, "gerações de trabalhadores que nunca conheceram o trabalho com direitos".
Catarina Martins

"Seria estranho PS negociar com a direita"

A coordenadora do BE disse que "seria muito estranho que o PS preferisse negociar" a legislação laboral com a direita e acusou o Governo de não manter o negociado com o partido sobre precariedade.
Bloco de Esquerda

UE. Bloco defende veto se Orçamento não melhorar

203
A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu este domingo, em Santarém, que Portugal deve vetar o orçamento comunitário no Conselho Europeu se as propostas feitas pela Comissão não forem alteradas.
Catarina Martins

Catarina Martins. PS está "convertido" 

121
Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, disse este domingo que o PS está "convertido" a medidas que inicialmente "não quis" e que só avançaram graças à "negociação à esquerda".
Orçamento do Estado

Esquerda não garante que irá aprovar Orçamento

470
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, avisa Costa e Marcelo que não assinará "de cruz" o próximo Orçamento do Estado. Bloco de Esquerda quer ir "mais além" e discutir tudo "setor a setor".
Operação Fizz

Mandar processo para Angola é "perturbador"

A líder do Bloco de Esquerda aponta o dedo a António Costa e a Marcelo Rebelo de Sousa quando critica "expressões de felicidade" após o envio do processo de Manuel Vicente para Angola.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo abre a porta a redução de sigilo bancário

224
Depois de Costa ter sugerido, no Parlamento, que o Governo não podia insistir num decreto vetado por Marcelo, o Presidente da República recordou que as circunstâncias são outras e admitiu aprovar lei.
Bloco de Esquerda

BE: "O PSD foi sempre contra a existência do SNS"

305
A coordenadora do BE lembrou que foi com Cavaco Silva que "foi criada a atual Lei de Bases da Saúde que obriga o Estado a financiar o setor privado". O PS, diz, "terá de fazer as suas escolhas".
Fact Check

Governo cumpriu todos os compromissos com o Bloco?

António Costa garantiu esta quarta-feira, no debate quinzenal, que nunca desrespeitou acordos celebrados com o Bloco de Esquerda. Catarina Martins e companhia não concordam. Quem tem razão?
Governo

Mário Centeno não é um problema para a Geringonça

107
As ameaças do Bloco e do PCP sobre o Orçamento para 2019 devem ser ser vistas como aqueles caniches que costumamos encontrar na rua: ladram muito mas têm sempre medo de morder.
Catarina Martins

Catarina contra défice zero para "Centeno brilhar"

292
Coordenadora do BE diz que ir para lá das metas do défice é caminho "muito perigoso". Em entrevista, exige discussão à esquerda sobre investimentos e acusa chefias de minar integração de precários.
Catarina Martins

Foi prudente Portugal não fazer parte da escalada

23 países decidiram expulsar um total de 116 diplomatas russos. Catarina Martins sublinhou que "o envenenamento de um espião enquanto arma de política externa deve ser veemente condenado".
Catarina Martins

BE. Pacote da precariedade aprovado até ao verão

A coordenadora do BE apontou como meta para aprovar o pacote de combate à precariedade no parlamento, defendendo que também depende disso o balanço da experiência de apoio ao Governo.
Bloco de Esquerda

BE: É preciso clarificar quem paga obras na ponte

184
Catarina Martins considera que é importante clarificar quem é que vai pagar as intervenções na Ponte 25 de Abril. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos.
Bloco de Esquerda

Catarina Martins quer reorganização do território

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu o investimento na reorganização do território e na construção de uma floresta mais segura. Catarina Martins visitou Pedrógão Grande.
Bloco de Esquerda

"Não sentimos necessidade de diálogo com o PSD"

718
Catarina Martins não quer Rui Rio sentado à mesa da "geringonça". Perante os evidentes sinais de reaproximação entre PS e PSD, a bloquista deixou claro que Rio não é desejado - e avisou António Costa.
Fact Check

O quinzenal em 3 verdades, 3 mentiras e um engano

O primeiro-ministro, as líderes partidárias Assunção Cristas e Catarina Martins e o líder parlamentar do PSD foram protagonistas do debate. Afinal, quem mentiu e quem disse a verdade?
Legionela

BE: inspeções para detetar legionela são urgentes

Catarina Martins considerou urgente a entrada em vigor da lei aprovada pelo parlamento para que voltem a ser feitas inspeções regulares para deteção da bactéria.
CTT

BE quer rescisão de contrato de concessão dos CTT

Catarina Martins considerou haver uma "violação grosseira das obrigações", o que permitiria ao Governo rescindir o contrato de concessão dos CTT sem ter de pagar indemnizações.
Política

Bloco quer exclusividade para deputados

Catarina Martins considerou ser preciso "ir mais longe" do que o código de conduta para deputados proposto pelo PS, defendendo a exclusividade dos parlamentares e uma entidade fiscalizadora.
Enfermeiros

BE quer contratação permanente de enfermeiros

O Bloco de Esquerda quer que os enfermeiros que entraram no Serviço Nacional de Saúde temporariamente, devido ao pico da gripe, sejam contratados permanentemente. Ao todo, são 200 profissionais.
PGR

Catarina Martins diz que PGR é "não assunto"

272
A líder do BE recusou comentar as declarações da ministra da Justiça sobre a renovação do mandato da procuradora-geral da República por considerar o tema "um não assunto".
Bloco de Esquerda

Bloco pede coragem para renegociar dívida em 2018

1181
Na sua mensagem de Ano Novo, Catarina Martins pede a António Costa coragem para "renegociar a dívida" em 2018 e para combater "interesses económicos poderosos".
Catarina Martins

Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas"

307
Catarina Martins disse que Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas" das instituições europeias e das agências de rating, mas de aproveitar o bom momento para lançar outra estratégia.
Conselho de Segurança

Bloco pede "posição firme" contra Israel

838
Catarina Martins considera que "cabe a Portugal e a todos os países europeus dizer claramente que não aceita que Israel se possa candidatar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas".
PS

Assis. Catarina fez ataque ao carácter do PS

750
Francisco Assis diz que são "inadmissíveis" as acusações de Catarina Martins, nomeadamente quando diz, em entrevista ao Expresso, que "o PS é permeável aos grandes interesses económicos".
Catarina Martins

BE. É preciso mais" para responder ao fogo e seca

A coordenadora do Bloco de Esquerda considera que "vai ser preciso mais" para dar resposta aos problemas criados pelos fogos e pela seca e defendeu "apoios efetivos" para a floresta.
Orçamento do Estado

BE. Acordo com os professores "tinha de ser"

194
A coordenadora do Bloco de Esquerda diz que o acordo entre Governo e sindicatos para a contagem do tempo de trabalho dos professores "tinha de ser". Medida, defende, deve abranger mais profissionais.
Orçamento do Estado

"Centeno demorou a perceber acordo nas cativações"

281
Em entrevista à Antena 1, líder do Bloco de Esquerda diz que Centeno demorou a perceber o acordo político nas cativações, mas congratula-se por ele. E que o BE se aproxima mais do PCP do que do PS.
Maioria de Esquerda

Bloco quer "mais do que um acordo de mínimos"

133
Líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, disse esperar que, na próxima legislatura, "o país esteja preparado para muito mais do que acordos de mínimos", para "medir a força" das propostas do BE.
Orçamento do Estado

Bloco quer "resposta urgente" para incêndios

173
Catarina Martins quer que o próximo Orçamento do Estado deve "responder à urgência do país" no que diz respeito à proteção civil. A líder do bloco pede ainda ao Governo um "pacote florestal coerente".
Incêndios

Fogos. Ajudas não podem esperar pelo Orçamento

170
Catarina Martins alertou que as ajudas devido aos incêndios não podem esperar pelo orçamento de 2018. A líder do Bloco reforça que essas ajudas devem chegar ainda este ano.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa. Bloco desafia Medina para acordo

368
A coordenadora do BE reconheceu o resultado "modesto" nas autárquicas, jurou lealdade ao Governo e desafiou Fernando Medina a mostrar disponibilidade para conversar sobre eventual coligação em Lisboa.
Catarina Martins

"Secretário de Estado teve declarações infelizes"

A líder bloquista mostrou o seu desagrado em relação às declarações de Manuel Delgado, que disse ser "um tormento" governar numa altura de tantos protestos e manifestações.
Função Pública

Precários. BE quer critérios até ao fim da semana

O BE pediu que até ao final desta semana seja cumprida a medida do orçamento em vigor de criação de um novo regime para os recibos verdes e fixação de critérios para vincular precários.
Bloco de Esquerda

BE quer "coragem" para baixar a conta da luz

A coordenadora do BE, Catarina Martins, exigiu ao Governo "coragem" para cortar nas rendas excessivas da energia e assim permitir que já em 2018 a conta da luz baixe, pela primeira vez, em Portugal.
Execução Orçamental

Catarina Martins: Governo deve ouvir economistas

127
Catarina Martins espera que o Governo "ouça com atenção" o aviso de "economistas do PS" de que "não é preciso fazer uma consolidação orçamental tão rápida como o ministro das Finanças tem defendido".
Autárquicas 2017

BE vs CDU: troika, a raposa e as uvas em três atos

Começou com uma crítica às autarquias por Catarina Martins, incluiu o recurso a uma fábula por parte de Jerónimo de Sousa e acabou (até ver) com um discurso conciliador da coordenadora do Bloco.
Orçamento do Estado

Bloco quer aplicar taxa de rotatividade a empresas

A líder do Bloco de Esquerda defendeu a aplicação da taxa de rotatividade a algumas empresas, de maneira a incluir no OE as exigências face às pensões. Catarina Martins diz que o BE "fez as contas".
PT

BE exige a Costa lei mais "dura" para a PT/Altice

1035
A coordenadora do Bloco invocou relatório da autoridade do trabalho , que denunciou "condições humilhantes" nas empresas PT/Altice, para exigir ao Governo lei "mais dura, mais eficaz, mais rápida".
Orçamento do Estado

BE quer crescimento "a favor de quem trabalha"

173
A coordenadora do BE defendeu que o próximo Orçamento do Estado será o momento para "colocar o crescimento da economia a favor de quem trabalha".
Bloco de Esquerda

Incêndios. BE defende conjugação de esforços

A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que é necessário conjugar os esforços de todos para evitar tragédias a nível de incêndios e apelou a que a população tenha comportamentos cautelosos.
Férias

Autárquicas. Políticos com férias mais curtas

Em ano de eleições autárquicas, as férias dos principais líderes políticos vão ser mais curtas e quase todas passadas em Portugal. Em alguns casos, serão interrompidas por compromissos de agenda.
Bloco de Esquerda

Bloco quer lei das reformas aprovada

Catarina Martins quer que o Governo aprove até ao final do mês a lei que enquadra as reformas das pessoas com longas carreiras contributivas. A líder do Bloco defende o acesso às reformas por inteiro.
Bloco de Esquerda

BE quer reforço do orçamento para a Cultura

A líder do BE, Catarina Martins, defendeu um reforço de verbas para a Cultura no Orçamento do Estado de 2018, considerando que é preciso que o Governo volte a dar aos monumentos autonomia de gestão.
Eletricidade

Pagamos a eletricidade mais cara da Europa?

126
Catarina Martins (BE) diz que é verdade, tendo em conta o poder de compra de cada país. O argumento foi recuperado num debate quinzenal em que a esquerda pediu a intervenção do Governo no setor.
Catarina Martins

Catarina Martins. Trump não olhou para o futuro

A coordenadora do Bloco de Esquerda considerou que o presidente norte-americano olhou para o dinheiro e não para o futuro do planeta ao retirar o seu país do acordo de Paris sobre o clima.
Bloco de Esquerda

BE. Governo deve "reconsiderar" chefe das secretas

Nomeação de Pereira Gomes para chefiar as secretas começou por ser pacífica, mas já não é. Perante "dados novos", o Bloco de Esquerda admite que o Governo "considerar" a escolha feita.
Catarina Martins

Bloco não será "elemento decorativo" do governo PS

A coordenadora do Bloco de Esquerda afastou esta quinta-feira o cenário de um acordo de governo com o PS nas próximas legislativas, assegurando que os bloquistas não são "elementos decorativos".
Catarina Martins

Bloco critica hipótese Centeno para o Eurogrupo

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu que a presidência do Eurogrupo não devia ser um objetivo para Portugal.
Salários

Catarina Martins insiste em descongelar salários

A coordenadora do Bloco de Esquerda lembrou esta quarta-feira a necessidade de discutir o descongelamento dos salários na função pública e lembrou ainda que há dois escalões abaixo do salário mínimo.
Catarina Martins

Faltou debate sobre Almaraz na Cimeira Ibérica

Catarina Martins lamentou que na Cimeira Ibérica não tenha havido "um debate sério" sobre Almaraz e instou o governo português a exigir a Espanha o encerramento daquela central nuclear.
Bloco de Esquerda

BE vai requerer recuperação do controlo dos CTT

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou no Porto a apresentação de um projeto de resolução no Parlamento com o propósito de "recuperar o controlo público dos CTT".
Bloco de Esquerda

BE quer redução nos impostos sobre o trabalho

A coordenadora do Bloco de Esquerda reforçou a importância de se defender o estado social, reduzir os impostos sobre o trabalho e aumentar a tributação sobre os lucros das empresas.
Bloco de Esquerda

BE quer um alívio fiscal de 600 milhões para o IRS

828
A coordenadora do Bloco admite que os resultados económicos agora alcançados são positivos, mas pede mais ao Governo socialista. E já tem uma exigência: um alívio fiscal de 600 milhões no IRS.
Administração Pública

A compressão de Portugal

2353
… hopes expire of a low dishonest decade… (W. A. Auden)
Bloco de Esquerda

BE sem razões para votar Programa de Estabilidade

Catarina Martins afirmou esta segunda-feira "não ver razões" para alterar a posição de 2016 do partido de não levar a votos o Programa de Estabilidade.
Bloco de Esquerda

BE pede ao Governo cumprimento de acordo

O Bloco diz que não cria "problemas desnecessários" ao Governo, mas asseverou firmeza ao pedir o cumprimento rigoroso da posição conjunta firmada com o PS no parlamento e que viabilizou o executivo.
Bloco de Esquerda

Bloco marca debate de atualidade sobre Novo Banco

Coordenadora do BE vai marcar para quarta-feira um debate parlamentar sobre o processo de venda do Novo Banco, defendendo também que o Governo deve levar o assunto a votos na Assembleia da República.
Novo Banco

Novo Banco. "O debate no parlamento é o mínimo"

234
Catarina Martins volta a defender nacionalização do Novo Banco, em desacordo com a solução do Governo. No dia em que o negócio com a Lone Star pode ser anunciado, exige um debate prévio no parlamento.
União Europeia

Por uma Europa que não seja para Catarina Martins

739
Catarina Martins exige a saída portuguesa da moeda única – para defender o que chama “Estado social”. Mas não sabe ela que o abandono do euro significaria o colapso venezuelano do seu Estado social?
Catarina Martins

Catarina defende limitação de salários de gestores

997
A coordenadora do BE afirmou que é preciso limitar os leques salariais das empresas, em alusão à revelação dos vencimentos de António Mexia e Soares dos Santos.
BES

BE perplexo por governo não ter discutido BES

"Perplexa" e "preocupada", a coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou de "uma extraordinária gravidade" que o anterior Governo não tenha discutido o BES em Conselho de Ministros.
Catarina Martins

"Governo deve iniciar substituição do governador"

305
Catarina Martins insiste, em entrevista ao Diário de Notícias e TSF, que Governo deve iniciar processo substituição do governador do Banco de Portugal com base no argumento da "falha grave".
Banco de Portugal

Catarina Martins: Carlos Costa "não tem condições"

171
"Carlos Costa não tem condições. O Bloco não mudou de opinião, não há nada que o faça mudar de opinião sobre essa matéria", disse Catarina Martins à margem do aniversário do partido.
Offshores

BE estranha "silêncio ensurdecedor" de Maria Luís

A coordenadora do Bloco de Esquerda estranhou o "silêncio ensurdecedor" da anterior ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, no caso das transferências de dinheiro para paraísos fiscais.
Caixa Geral de Depósitos

BE. Papel de Centeno é "tragicamente irónico"

173
A coordenadora do Bloco de Esquerda definiu como "tragicamente irónico" o papel do ministro das Finanças, valorizando os dados "simpáticos" da economia.
Parcerias Público Privadas

BE volta a avisar de que será contra novas PPP

A líder do BE, Catarina Martins, voltou a avisar o Governo de que o Bloco se opõe a novas parcerias público privadas (PPP), durante uma viagem nos transportes de Aveiro, que foram concessionados.
Carris

BE defende alterações ao modelo para a Carris

O BE manifestou-se contra a revogação do diploma sobre a Carris, embora anunciando propostas de alteração para que o modelo de gestão integre não apenas Lisboa, mas várias autarquias abrangidas.
TSU

BE propõe mudanças no PEC em vez de TSU

A coordenadora do BE defendeu que, em alternativa à descida da Taxa Social Única (TSU), seria mais importante combater os custos da energia e alterar política do pagamento especial por conta (PEC).
Bloco de Esquerda

BE pede coragem de recuperar investimento público

A coordenadora do BE, Catarina Martins, apontou 2017 como o ano em que terá que existir a coragem para recuperar investimento público, mesmo que a União Europeia não queria.
TSU

Catarina Martins: "Por uma vez PSD tem razão"

196
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, sublinhou que "por uma vez" o PSD tem razão ao criticar a descida da Taxa Social Única (TSU) para as empresas.
Catarina Martins

Catarina Martins. 2017 é "ano de todos os perigos"

A coordenadora do BE classificou 2017 como "um ano de todos os perigos", referindo-se às situações de guerra e tragédia humana no mundo, numa mensagem de Ano Novo.
Sondagens

Sondagem. PS reforça liderança

298
Socialistas mantêm a tendência de crescimento, no estudo de opinião para o Expresso/SIC. O partido de António Costa já só precisaria de um partido à sua esquerda para obter a maioria absoluta.
A página está a demorar muito tempo.