Jerónimo De Sousa

PCP

Jerónimo de Sousa: "A minha vida fala por si"

O secretário-geral do PCP reitera as acusações de difamação à TVI: "A infâmia, a insinuação, o boato são sempre fontes de alimento envenenadas".
Política

Salazar /premium

1.687
Os actuais líderes não têm discurso, têm sim objectivos: manter-se ou chegar ao poder, através da popularidade e não da política. Logo precisam do passado e de Salazar para falarem de política.
Jerónimo De Sousa

CDS, PS, PSD e BE pedem explicações à CM Loures

2.467
O CDS junta-se a PSD, PS e Bloco, que pediram explicações de todos os contratos adjudicados ao genro de Jerónimo de Sousa, bem como os critérios das mesmas. E já enviaram requerimentos.
PCP

Câmara de Loures repudia "eventual promiscuidade"

5.563
A autarquia liderada por Bernardino Soares contesta em comunicado a notícia da TVI, sobre os cinco contratos por ajuste direto com o genro do secretário-geral do PCP.
PCP

Contratos com genro de Jerónimo. PCP ataca TVI  

15.143
O genro de Jerónimo de Sousa celebrou seis contratos com a autarquia comunista de Loures, cinco dos quais por ajuste direto, conta a TVI. PCP diz que reportagem é "uma abjeta peça de anticomunismo".
PCP

Jerónimo não se intromete "no convento" PSD

O secretário-geral do PCP prefere não se intrometer na crise interna do PSD, "por uma questão de princípio". Mas ressalva que o partido está a acompanhar a "evolução da situação."
PCP

Bombeiros. PCP contra "resistência" do Governo

O secretário-geral do PCP diz não entender a "resistência" do Governo à pretensão dos bombeiros de participarem na coordenação da Proteção Civil.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo anteviu as ações de António Costa

O secretário-geral do PCP anteviu esta sexta-feira que o primeiro-ministro vá "puxar a brasa à sua sardinha" mas frisou a importância e contributo dos comunistas para os "avanços" alcançados.
Greve

Jerónimo defende juízes em greve

269
O secretário-geral do PCP defendeu a greve geral de juízes, considerando que o executivo socialista deve "dar resposta" às "reivindicações justas".
PCP

Portugal "não tem a política para avançar a sério"

292
O secretário-geral do PCP considerou que Portugal "não tem ainda a política de que precisa para pôr o país a avançar a sério" e "ultrapassar os problemas estruturais que se mantém e agravam".
Jerónimo De Sousa

"O PCP não se põe numa mera posição de protesto"

PCP não rejeita ir para Governo porque "não se põe numa mera posição de protesto". Mas Europa pode ser obstáculo. A dois anos do fim do mandato, Jerónimo garante que não vai "calçar as pantufas".
PCP

PS "não se desmarca da política de direita"

Em Coimbra, no final da iniciativa "Álvaro Cunhal e o legado de Karl Marx", o líder comunista visou o PS e o seu "amarramento" ao grande capital e à União Europeia. "É preciso uma política diferente".
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo insiste em salário mínimo de 650 euros

O líder do PCP garante que não vai desistir do aumento do salário mínimo nacional para 650 euros no próximo ano. "O caminho da valorização dos salários é bom para a economia", diz.
José Saramago

Jerónimo. Saramago nunca escondeu ser comunista

117
O secretário-geral do PCP recordou que José Saramago nunca escondeu, pelo contrário, ser comunista, numa sessão evocativa do 20.º aniversário da distinção do autor com o prémio Nobel da Literatura.
Orçamento do Estado

Insuficiências, propostas "nebulosas" e um pudim

Líder comunista quer aumentos para todos na função pública e alerta para "proposta nebulosa" do Governo na energia. Não arrisca dizer se Costa é um homem de esquerda.
Orçamento do Estado

"50 milhões para a função pública é insuficiente" /premium

Líder comunista quer aumentos para todos na função pública e alerta para "proposta nebulosa" do Governo na energia. Em entrevista ao Observador, Jerónimo não arrisca se Costa é um homem de esquerda.
Jerónimo De Sousa

"Não vale a pena o PS enfeitar-se com os avanços"

153
Secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, diz que o país precisa de "uma outra política e de um outro Governo". E acusa o PS de estar "amarrado às opções da política de direita".
PCP

Jerónimo: É "insuficiente" contratar sem aumentos

O líder do PCP defendeu que o Governo tem de dar uma resposta ao funcionários públicos, o que, a seu ver, passa por uma "valorização salarial". Contratar sem aumentar salários é "insuficiente".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo sobre PGR: "Houve avanços significativos"

214
O líder comunista afirmou que "não se vai envolver" no debate sobre a renovação do mandato de Marques Vidal, mas admitiu que "houve avanços significativos" durante os últimos seis anos.
Jerónimo De Sousa

PS "pula o pezinho para a dança" com PSD e CDS

O líder comunista lamentou a convergência dos socialistas com os partidos da direita em matérias como o processo Banif, os casos recentes da legislação laboral e a descentralização.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo insiste na descida do IVA na eletricidade

O secretário-geral do PCP afirmou que, apesar de o Orçamento de Estado ter de ser pensado no conjunto, há matérias em que o partido vai "estar diretamente empenhado para que se concretize".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: desemprego e salários causam emigração

Para Jerónimo de Sousa os emigrantes não vão regressar "só por uma questão de IRS", mas por "garantias de emprego, melhores salários e melhores direitos de combate à precariedade".
PCP

PCP sem "reserva mental" em relação ao orçamento

Após uma audiência esta segunda-feira com o Presidente da República, o líder do PCP, Jerónimo Sousa, afirmou que não tem "reserva mental" nem obrigação para aprovar o orçamento.
Jerónimo De Sousa

Caso Robles. Jerónimo de "consciência tranquila"

164
Questionado sobre os riscos "sistémicos" de o PCP também ser afetado pelo caso Robles, Jerónimo de Sousa respondeu com ar grave e rematou com a frase: "Eu tenho a consciência perfeitamente tranquila.
Governo

Utopias e irrealismos de António Costa /premium

452
Independentemente das equações eleitorais, o período de governação de António Costa arrisca-se a ficar para a história como uma oportunidade perdida -- como foram os Governos Guterres.
Jerónimo De Sousa

PCP. Passos teve "política de terra queimada"

275
Jerónimo de Sousa garante que "o PCP não parte para o debate do Orçamento do Estado com pedras no sapato" e quer continuar a promover "medidas de reposição de direitos e rendimentos".
Orçamento do Estado

PCP nega tensão nas negociações do OE2019

O secretário-geral do PCP afirmou a inexistência de tensão nas negociações do Orçamento do Estado para 2019, aproximando-se o período "normal e natural" de "exame comum" da futura proposta do Governo.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa: "Não estamos a falar sozinhos"

O líder do Partido Comunista Português sublinhou a ideia de dar voz às injustiças e reiterou a intenção de proceder ao "exame comum" da proposta do Orçamento do Estado para 2019.
Jerónimo De Sousa

Combustíveis. Críticas ao PCP são "conversa fiada"

Secretário-geral do PCP rejeita acusações de "traição" do deputado socialista Ascenso Simões. O PS é que não está a respeitar compromissos assumidos sobre combustíveis, acusou Jerónimo de Sousa.
Orçamento do Estado

"Geringonça" discute OE com olho nas eleições

Arranque difícil das reuniões. PM recebe BE esta terça-feira, numa reunião adiada e reagendada em poucas horas. Catarina Martins leva salários, energia, serviços públicos e pensões para o encontro.
Dança

Rui RIo mostra os seus dotes de dançarino na Guiné

O líder do PSD não resistiu a entrar numa coreografia tradicional guineense. Veja as imagens e avalie se este talento de Rui RIo é comparável ao de Marcelo, Costa e Jerónimo.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo reage a "desabafos" do Presidente

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa recusou pressões sobre os comunistas relativamente ao Orçamento do Estado para 2019, frisando que não assinam "cheques em branco".
PCP

Jerónimo na igreja mas sem fé no Governo

162
Secretário-geral do PCP continua a "avolumar" o rol de críticas ao Governo e a criticar a colagem a PSD e CDS em áreas como a legislação laboral. Abertura das jornadas foi em Pousada de luxo.
Jerónimo De Sousa

Portugal e Espanha "são realidades distintas"

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) afirmou que o que se passa em Espanha "é um problema que cabe aos espanhóis resolver."
Orçamento do Estado

Esquerda não garante que irá aprovar Orçamento

470
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, avisa Costa e Marcelo que não assinará "de cruz" o próximo Orçamento do Estado. Bloco de Esquerda quer ir "mais além" e discutir tudo "setor a setor".
GES

Jerónimo diz que Pinho "não é caso único"

O líder do PCP diz que está de acordo com a comissão de inquérito a Manuel Pinho mas diz não é caso único e pede que se alargue o inquérito parlamentar a outras empresas.
PCP

PCP acusa PS de estar ao lado de PSD e CDS

Jerónimo de Sousa defendeu um aumento geral dos salários, considerando "um escândalo" que os funcionários públicos continuem sem aumentos.
PCP

PCP acusa Governo de fazer do défice "ditadura"

Jerónimo de Sousa acusa o Governo de fazer do défice "uma questão de ditadura" e critica os acordos assinados "com pompa espalhafatosa" entre o Governo do PS e o PSD.
PCP

Jerónimo acusa PS de estar com quem é contra SNS

O líder comunista responsabiliza o Governo socialista de manter "problemas estruturais", nomeadamente no Serviço Nacional de Saúde. A culpa é da "obsessão pela redução do défice", diz.
Lisboa

Jerónimo em manifestação "pela paz" na Síria

Cerca de uma centena de pessoas manifestou-se esta quinta-feira em Lisboa "pela paz" e "fim à agressão", apelando ao cessar da violência na Síria, com Jerónimo de Sousa a associar-se à iniciativa.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo insiste em aumentos para a função pública

Depois de António Costa ter considerado "extemporâneo" falar sobre o aumento de salários na função pública, Jerónimo De Sousa afirma que é "perfeitamente lógica e aceitável" falar em 2019.
Governo

Mário Centeno não é um problema para a Geringonça

107
As ameaças do Bloco e do PCP sobre o Orçamento para 2019 devem ser ser vistas como aqueles caniches que costumamos encontrar na rua: ladram muito mas têm sempre medo de morder.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo questiona "sucesso" de Centeno

Depois de Centeno ter escrito um artigo de opinião, Jerónimo de Sousa questionou o "sucesso" reclamado pelo ministro em termos económicos sem haver aumentos de salários.
Jerónimo De Sousa

OE com política de direita? "Temos um problema"

255
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, disse esta quarta-feira em entrevista à RTP que não aprova o Orçamento do Estado se "os traços de política de direita se acentuarem".
Jerónimo De Sousa

Fogos. PS, PSD e CDS partilham "culpas pesadas"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que PS, PSD e CDS "partilham culpas igualmente pesadas" em relação aos incêndios florestais de 2017.
Jerónimo De Sousa

Leis laborais. Jerónimo acusa PS de "sobranceria"

Jerónimo de Sousa diz que o PS se comportou "com uma atitude de sobranceria" relativamente às propostas de alteração da legislação laboral feitas pelo PCP.
Jerónimo De Sousa

Aumentos salariais são "mais elementar justiça"

Jerónimo de Sousa disse que o aumento salarial é "questão sempre presente" nas discussões sobre os Orçamentos do Estado. Em Portugal continua a ganhar-se menos do que antes da crise.
Jerónimo De Sousa

PCP critica "convergência" de PS com PSD e CDS/PP

122
O secretário-geral do PCP criticoa "convergência" entre PS, PSD e CDS/PP, dizendo que socialistas devem romper com políticas do passado.
Jerónimo De Sousa

Educação. PCP lamenta "frustração" e "revolta"

O líder do PCP considerou "natural" a existência de um clima de "frustração" e "revolta" na comunidade educativa, acusando o Governo de manter "aspetos estruturantes" das políticas de "direita".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo fala em "Bloco Central informal" PSD/PS

Para Jerónimo, a convergência do PS com os partidos à sua direita "ficou bem patente no bloco de oposição que formou contra as propostas do PCP de alteração às normas gravosas da legislação laboral".
PCP

PCP acusa PS de estar "amarrado" ao grande capital

220
Jerónimo Sousa disse na Madeira que o PS continua "amarrado" a compromissos com o "grande capital" e acusou o primeiro-ministro de estar em convergência com o PSD e o CDS-PP.
Legislação Laboral

Jerónimo "profundamente inquieto" com PS

178
O secretário-geral do PCP declarou grande "inquietude" com a posição do PS sobre legislação laboral, dizendo que "não se limita a ficar em cima do muro".
Ponte 25 de Abril

Jerónimo defende nova travessia do Tejo

162
O secretário-geral do PCP afirma que "sempre alertámos para a necessidade de recuperar as infraestruturas tendo em conta o grau de degradação", referindo-se às notícias sobre a Ponte 25 de Abril.
PCP

PCP quer luta das mulheres sem "guerra de sexos"

Jerónimo de Sousa apelou esta quinta-feira à luta das mulheres pela emancipação mas sem uma "guerra de sexos". O líder do PCP destacou a importância da igualdade salarial entre homens e mulheres.
Jerónimo De Sousa

Portugal "não vai lá com geometria variável" do PS

Jerónimo de Sousa falou sobre a legislação laboral, dizendo que "isto não vai lá com geometrias variáveis, mas com a rutura com a política de direita que nos tem afligido durante tantos anos".
Jerónimo De Sousa

PCP "não abdica de ser comunista"

510
Líder dos comunistas discursou na conferência do centenário de Marx e sublinhou que o país precisa de um "PCP reforçado" para conseguir a "superação do capitalismo".
PCP

PCP acusa PS, PSD e CDS de atacar trabalhadores

226
Jerónimo de Sousa criticou o empenho crescente numa retoma "formal ou informal" num bloco central no PSD, CDS e PS, alertando estar em causa um ataque ao seu partido e aos direitos dos trabalhadores.
PCP

Jerónimo surpreendido por UGT querer greve

O secretário-geral do PCP ficou "surpreendido" com a "disponibilidade revolucionária" da UGT em participar em greves se não houver aumentos na Função Pública. Jerónimo acha que é desnecessário.
PCP

PCP. Reforma laboral não se faz com "promessas"

O líder do PCP aproveitou o arranque das jornadas parlamentares do PCP, em Portalegre, para pressionar Costa a dar passos decisivos na reforma da lei laboral. Basta de promessas, disse Jerónimo.
Jerónimo De Sousa

"Há contradições que podem tornar-se insanáveis"

Entre alertas sobre o que falta cumprir e as causas pelas quais se continuará a bater, o líder do PCP deixa um aviso: "não se pode estar bem com Deus e com diabo ao mesmo tempo".
Salários

Jerónimo nega contactos com Governo sobre aumentos

Jerónimo de Sousa negou a existência de quaisquer contactos com o Governo sobre aumentos salariais na função pública. Contudo, o secretário-geral do PCP considera que é uma "batalha importantíssima".
PCP

Jerónimo. valorização do trabalho exige ação 

O secretário-geral do PCP afirmou que o PS deve avançar "sem ambiguidade" rumo a uma maior "valorização do trabalho e dos trabalhadores"
PCP

PCP condena sanções impostas à Venezuela

1.214
O PCP condenou a imposição de sanções à Venezuela por parte da União Europeia. Jerónimo de Sousa falou em hipocrisia, pressão e ingerência.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)