270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Jerónimo De Sousa

Regionalização

Jerónimo de Sousa acusa PS de não cumprir "juras"

Jerónimo de Sousa disse que "o país não precisa de mais adiamentos da regionalização", mas antes "sem hesitações", concretizar aquele processo por ser "um fator de coesão e desenvolvimento do país".
PCP

Médio Oriente. Posição de Portugal "não é boa"

144
"O povo palestiniano quer é paz, quer a sua pátria. Israel quer alargar a sua influência geoestratégica. Creio que não é saudável nem boa a posição do Governo português", explica Jerónimo de Sousa.
Groundforce

Jerónimo teme perda de direitos dos trabalhadores

"Estes processos de insolvência, de reabertura, levam geralmente à penalização dos trabalhadores e dos seus direitos, particularmente o seu vínculo às empresas", disse o líder comunista.
PCP

Jerónimo foi ao Porto criticar a UE e a Cimeira

"A situação é cada vez mais dramática para milhões e milhões", apontou o líder do PCP, que acusa a União Europeia de proclamações e "falta de respostas" e o Governo português de "seguidismo enorme".
PCP

Jerónimo cita Zeca Afonso para falar do desfile

123
O secretário-geral do PCP relembra Zeca Afonso ao falar do desfile de comemoração do 25 de Abril que vai decorrer no domingo: "Sejam bem-vindos aqueles que vierem por bem".
Constituição da República Portuguesa

Jerónimo alerta para os inimigos da Constituição

396
Líder comunista deu "vivas" à Constituição, no 45.º aniversário do documento, alertando para os "inimigos declarados e dissimulados" de "um dos mais belos e progressistas textos constitucionais".
Habitação e Urbanismo

Porta 65. Apoios às rendas aumentaram em 2020

Estado gastou 19,5 milhões de euros em apoios a jovens no pagamento de rendas, igualando o anterior recorde do programa Porta 65 (que era de 2010), avança o "Jornal de Notícias".
Emissão Especial

PCP quer que Governo compre "outras vacinas"

116
O secretário-geral do PCP volta a pedir ao Governo a "diversificação" da compra de fármacos e sublinha que quer criar condições para a produção de vacina em Portugal. Ouça aqui.
Fact Check

Jerónimo fotografado a fazer saudação nazi?

130
Publicação sugere que Jerónimo de Sousa tinha feito saudação nazi. Imagem original foi cortada, retirando outras pessoas, para induzir essa ideia. É falso, Jerónimo estava a acenar a apoiantes.
Coronavírus

PCP. "Confinamento é a exceção e não a solução"

O líder comunista considera que dar continuidade ao estado de emergência é a "posição é a mais cómoda", mas alerta que é preciso "preparar o país para o desenvolvimento económico".
Dia da Mulher

Jerónimo contra regresso das mulheres a casa

No Dia Internacional da Mulher, o secretário-geral comunista defende que as mulheres que estão em teletrabalho "são confrontadas com novas e preocupantes formas de exploração".
Jerónimo De Sousa

PCP. "Tem-se mais medo de viver do que de morrer"

429
Em entrevista à TVI, Jerónimo de Sousa defendeu que deviam ter sido tomadas medidas menos drásticas e alertou para "os efeitos" no plano pessoal e familiar deste confinamento "agressivo".
PCP

Jerónimo: É prematuro pensar em adiar autárquicas

Jerónimo de Sousa considera "prematuro" decidir adiamento de eleições. Sobre o cancelamento do comício, afirma que o PCP é "consciente" e que "fazer transbordar o Campo Pequeno tinha de ser pensado".
Coronavírus

'Bazuca europeia' é "pólvora seca"

O secretário-geral do PCP afirmou que a denominada "bazuca europeia" de fundos para recuperação económica é "de pólvora seca". Jerónimo insta comunistas a "reduplicar o trabalho".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: "O que dói a Rio é fuga de votos do PSD"

904
Em entrevista ao jornal Avante!, Jerónimo frisou que o PCP cresceu face à última eleição presidencial e aponta críticas aos que "escondem" essa realidade por "derrubar a narrativa de perda eleitoral".
Reportagem Observador

João Ferreira. "Bicho só entra na madeira podre"

176
Na penúltima ação do último dia de campanha, João Ferreira apela ao voto e aponta às ameaças contra a democracia. E Jerónimo de Sousa diz que candidato "rompeu com preconceitos" e "calou os insultos".
Presidenciais 2021

Jerónimo para Ventura: "Seria mau ator de teatro"

662
Jerónimo de Sousa atacou André Ventura, dizendo que "vive de proclamações" e que seria um mau ator de teatro. Aproveitou ainda para elogiar João Ferreira, dizendo que é um "grande candidato".
Política

Os 12 desafios da esquerda para 2021 /premium

O Bloco terá de decidir se o divórcio é para manter, o PCP tentará contrariar história eleitoral e Costa ultrapassar ano horribilis com a suavidade possível, evitar o pântano e gerir os turcos do PS.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo. Encerrar refinaria é crime económico

127
Jerónimo de Sousa diz que encerramento da refinaria da Galp em Matosinhos é "um crime económico". E afirma que a "etiqueta 'ambiente' serve para que a operação seja financiada com fundos públicos".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

PCP quer mudar mas não acabar com o SEF

266
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defende reestruturação do SEF mas nota risco de "agir com a cabeça quente". E diz: "É fundamental que esses serviços se mantenham e respeitem imigrantes".
TAP

PCP diz que Bruxelas quer "negar o futuro" da TAP

195
"A TAP tem futuro, assim o Governo o entenda", afirmou o secretário-geral do PCP, que quer "medidas excecionais" e rejeita as "imposições" de Bruxelas para reestruturar e redimensionar a companhia.
TAP

"Salvar a TAP é uma decisão soberana" de Portugal

376
Jerónimo de Sousa diz que "o PCP acha que o país não pode prescindir da TAP, nem tem que pedir licença à União Europeia para defender aquilo que é seu".
Congresso PCP

Entrelinhas. Jerónimo sem prazo e a precisar do PS /premium

Jerónimo disse uma frase que não estava no discurso escrito para garantir que não está a prazo. Admitiu ainda que precisa do PS para criar "alternativa" à direita. O discurso final nas entrelinhas.
Pandemia

Jerónimo e Costa não conhecem o Spider-Man /premium

261
Tudo remete para o lema do Homem-Aranha: with great power comes great responsibility. Será que alguém pode emprestar rapidamente um ou dois livros do Spider-Man a Jerónimo de Sousa e a António Costa?
Coronavírus

O vírus comunista /premium

754
Os danos reputacionais para o PCP pela insistência em festas e congressos em tempo de pandemia levam a um perigo bem real de o partido ficar reduzido a uma seita de alucinados.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo homenageia Bernardo Santareno

Jerónimo de Sousa louvou o exemplo do dramaturgo Bernardo Santareno, que "desde muito cedo desenvolveu a sua ligação ao PCP, trabalhando com muitos intelectuais".
PCP

Congresso do PCP. Jerónimo ataca arrogância de Rio

1177
Jerónimo de Sousa criticou a "arrogância" de Rui Rio, quando o líder do PSD disse que impediria a realização do congresso do PCP. E diz ainda que o PSD deixou de estar no centro "da direita".
Sob Escuta

Jerónimo de Sousa. O essencial da entrevista

Em entrevista ao Observador, o líder comunista ataca Ventura e desafia PSD a assumir que encontrou "não uma companhia, mas um sucedâneo". PS não se fica a rir: chumbo ao OE está em cima da mesa.
Entrevista

Jerónimo: "O Chega voltou à barriga da mãe" /premium

831
Em entrevista ao Observador, o líder comunista ataca Ventura e desafia PSD a assumir que encontrou "não uma companhia, mas um sucedâneo". PS não se fica a rir: chumbo ao OE está em cima da mesa.
Entrevista

Jerónimo sugere que Bloco é "catavento"

202
Jerónimo fala em "conceção mais ou menos limitadora-repressiva" das medidas do Governo no combate à pandemia de Covid-19. O secretário-geral do PCP diz que a sua sucessão "não será um problema".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: contributos de Cunhal são "inestimáveis"

127
Jerónimo de Sousa considera "a luta, a obra e o pensamento" de Álvaro Cunhal "contributos inestimáveis" para a conquista de um futuro que tenha como referência os valores de Abril.
Sob Escuta

Jerónimo de Sousa "Sob Escuta" na Rádio Observador

Esta sexta-feira, às 8h30, o secretário-geral do PCP vai estar em direto na Rádio Observador. Uma entrevista conduzida por Miguel Pinheiro, Miguel Santos Carrapatoso e Rita Penela.
PCP

Jerónimo: Ensinamentos de Cunhal estão atuais

TAP, CTT, Novo Banco, programas de estabilidade, opções orçamentais ou programa de recuperação foram alguns dos temas destacados por Jerónimo e que, diz, demonstram a ingerência europeia no país.
Resposta Pronta

"PCP não acompanha estado de emergência"

159
"Estado de emergência não vai resolver nada", diz Jerónimo de Sousa. "Não é pela repressão que se vai resolver, mas sim com proteção e com a explicação das medidas."
PCP

O camarada Jerónimo e o exemplo do Chefe Jerónimo

Depois de quatro anos a empurrar humildemente a geringonça onde não o deixaram sentar, Jerónimo de Sousa voltou a mostrar que o PCP vota sobretudo em função de interesses próprios.
Atualidade

Jerónimo indigna-se com riso de Ventura

3214
Jerónimo de Sousa começava a intervenção no debate do OE quando se ouviram risos. O secretário-geral do PCP respondeu então a André Ventura: "Está a achar graça? Eu não lhe acho graça nenhuma".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo a Ventura: "Não lhe acho graça nenhuma"

3726
O comentário do líder comunista não passou despercebido: arrancou aplausos no Parlamento e viralizou nas redes. Ventura também respondeu: "Ainda está chateado comigo por causa dos Açores".
Orçamento do Estado

PCP: OE responde a problemas "de forma parcial"

Jerónimo de Sousa considerou que se impõe uma resposta "urgente e de emergência" aos problemas nacionais como o emprego, os salários, as pensões e a saúde.
Jerónimo De Sousa

"O meu partido precisa ainda da minha contribuição

O secretário-geral do PCP afirmou, na segunda-feira, que o seu partido "ainda precisa" da sua contribuição. Não esclareceu, no entanto, se continuará no cargo após o congresso nacional dos comunistas.
Orçamento do Estado

OE. Propostas "claramente insuficientes" diz PCP

178
Secretário-geral do PCP diz que as propostas apresentadas pelo Governo no OE2021 são "claramente insuficientes" e nega que possa existir alguma crise política caso não haja viabilização do Orçamento.
Açores

Açores. CDU ambiciona mais votos e mandatos

190
Jerónimo de Sousa justifica a ambição "pelo valor das propostas, pela nossa intervenção passada e recente" do paritido e questiona as situações de pobreza numa região com tantos recursos.
PCP

PCP quer "rutura" da" política de direita" do PS

Jerónimo de Sousa considerou uma "questão estratégica" haver uma "rutura" com a "política de direita" do PS. Destacou ainda a "crescente convergência" entre PS, PSD e CDS.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo dificulta entendimentos com PS

Jerónimo de Sousa diz que "soluções para os problemas de fundo do país do país" exigem "uma outra política alternativa, em rutura com a política de direita e liberta das opções de classe do PS".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo acusa Rui Rio de falsidade

O secretário-geral do PCP acusou o presidente do PSD, Rui Rio, de falsidade por não querer o aumento do salário mínimo, mas depois defender a canalização do dinheiro europeu para as empresas.
PCP

PCP otimista e disposto a melhorar orçamento

Depois de semanas em que o foco do noticiário apontou para as negociações entre o Governo e o Bloco de Esquerda, o líder dos comunistas adotou um discurso otimista em relação ao Orçamento de Estado.
Orçamento do Estado

Jerónimo: "Ninguém se substitui ao PCP"

Jerónimo de Sousa avisa que "ninguém se substitui ao PCP" e que a posição do partido é para defender os trabalhadores e não para "satisfazer os interesses do Presidente da República".
PCP

PCP avisa que não aprova OE se for "mais do mesmo" /premium

417
Jerónimo diz que ao PCP devem "procurar responder com propostas concretas" e com "respostas aos problemas nacionais". Depois de voto contra no suplementar, se nada mudar, PCP pode repetir chumbo.
PCP

As hipóteses do PCP para a sucessão de Jerónimo /premium

Partido escolhe novo Comité Central até novembro, data em que realiza o XXI congresso. É oportunidade para mudar de liderança. Ou não. Já estará Jerónimo pronto a "calçar as pantufas"?
Avante

Jerónimo nas entrelinhas (com avisos a Costa) /premium

230
Análise. Líder do PCP deixou vários avisos a Costa, a quem diz para ter cuidado com as companhias (PSD). Está disponível para negociar OE2021, atacou Marcelo em força e (quase) não falou de sucessão.
Festa do Avante

"Não vale a pena ameaças de crise política"

541
PCP não teve agenda para a reunião do OE, mas está disponível para negociar e até já deixou claro do que não abdicará. PS ficou avisado, ameaças de crise política são inúteis.
Avante

Jerónimo desafia Marcelo a ir até Avante

371
Líder do PCP deu um passeio pelo recinto da Festa comunista e respondeu à falta de otimismo de Marcelo que acusa de estar a dar "mãozinha" à direita. Está à espera da proposta de OE do Governo.
Festa do Avante

Jerónimo abre Festa com críticas à direita e à DGS

392
Jerónimo ecoou numa Atalaia pouco preenchida e com distanciamento social. Acusa a direita de ter um "rebate de consciência" depois de ter destruído o SNS e se ter escudado no argumento sanitário.
Festa do Avante

Avante. Abertura sem presença física de Jerónimo

13152
Ao contrário do que é normal o discurso de abertura da Festa do Avante não terá um palco, mas várias colunas com a voz do secretário-geral a oficializar o começo da 44.ª edição da iniciativa.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa recorda Mário Castrim

O líder do PCP recitou o poema "Urgente", que fala dos "camaradas na frente de combate", do militante comunista, jornalista e escritor Mário Castrim. Esta sexta-feira Mário Castrim faria 100 anos.
PCP

PCP. "Marcelo contribui para novo bloco central"

161
Jerónimo de Sousa falava no comício "Nem um direito a menos. Confiança e luta por uma vida melhor", no Porto. Acusou ainda o Presidente da República de "branquear o PSD" e a "política de direita".
Fact Check

Fact Check. A Festa do Avante! foi cancelada? 

Publicação diz que Festa do Avante! foi anulada e dá os parabéns ao PCP pela "atitude responsável". É falso que o evento tenha sido cancelado e a organização até já definiu regras.
Jerónimo De Sousa

PCP não se opõe a Centeno no Banco de Portugal /premium

725
Em entrevista à TSF, Jerónimo de Sousa diz que não vê incompatibilidade em Centeno ir para governador. Diz que povo português não é racista e que o PCP vai indicar candidato a PR em setembro.
Coronavírus

PCP não quer assessor do Governo como interlocutor

Jerónimo de Sousa afirma que Governo tem o direito de se rodear de assessores e especialistas, mas entende que "deve ser sempre alguém do Governo" a discutir com os partidos na Assembleia.
PCP

PCP avisa que "política de retrocesso" isolará PS

364
O líder comunista deu uma entrevista ao Diário de Notícias na qual aponta o caminho que será seguido pelo PCP na análise do orçamento retificativo que chegará ao Parlamento em junho.
Emissão Especial

PCP: "Medidas de apoio estão cheias de alçapões"

Jerónimo de Sousa fala em "corrida de obstáculos para ultrapassar o balcão da Segurança Social para se chegar à conclusão de que "as linhas vão ser suspensas”. “Não se esqueça dos que perderam tudo".
Jerónimo De Sousa

PCP. Há quem queira "reabilitar o regime fascista"

5078
O secretário-geral do PCP considerou que que, olhando para o fim da Segunda Guerra Mundial, "melhor se compreenderá a atitude de todos" os que, em Portugal, "pretendem reabilitar o regime fascista".
Emissão Especial

Costa para CDU: "Portaram-se bem no 1º de Maio"

959
Jerónimo de Sousa assegura que o 1º de Maio foi "bom exemplo". O líder do PCP insistiu em perguntar se o Governo vai "proibir os despedimentos" e Costa reponde com reforço da ACT.
PCP

Jerónimo: "Mulheres podem contar com PCP"

220
O secretário-geral do PCP disse que as mulheres "podem contar" com o partido "todos os dias", e garantiu que os comunistas estão empenhados na defesa dos seus direitos "na lei e na vida".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: "Obsessão" com Montijo deve ser revista

155
O líder do PCP aconselhou o Governo a repensar a construção do novo aeroporto no Montijo, defendendo os autarcas que lutam pelos "interesses das populações".
PCP

PCP. "Pouco avisado" PS falar em força de bloqueio

Jerónimo de Sousa diz ser "pouco avisado" o PS recorrer à teoria das forças de bloqueio, usada por Cavaco Silva, e aconselhou os socialistas a aprenderem que "não têm maioria absoluta".
PCP

Função pública. PCP pede "resposta mais avançada"

Secretário-geral do PCP afirmou ser possível chegar mais longe na valorização salarial da função pública, frisando que "Governo não pode usar a arma" do OE2020 e deve dar uma "resposta mais avançada".
PCP

PCP defende creche gratuita com 100 mil vagas

196
O secretário-geral do PCP considera que a gratuitidade das creches para apenas 40 mil crianças "está longe de ser a solução necessária", defendendo a criação de uma rede com 100 mil vagas.
Sondagens

Catarina Martins 'apanha' Costa na popularidade

325
Costa era líder sozinho, mas foi 'apanhado' pela ex-colega de geringonça Catarina Martins. Jerónimo de Sousa aparece logo atrás. Rui Rio é quem mais pontos perde, mas Livre é o que tem pior nota.
PCP

PCP quer regionalização até às autárquicas de 2021

O grupo parlamentar do PCP rumou até Évora para lembrar o PS das reivindicações para o Orçamento e dizer que quer a regionalização até às eleições autárquicas de 2021.
Salários

PCP: Aumento de salários é uma emergência nacional

"O aumento geral dos salários é uma emergência nacional", salientou Jerónimo de Sousa, reafirmando que enquanto "existirem salários baixos não se conseguem alcançar reformas dignas".
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo: salário mínimo de 635 euros não chega

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou que a fixação do Salário Mínimo Nacional nos 635 euros para 2020 "está muito aquém dos 850 euros reivindicados pela CGTP-IN".
PCP

Jerónimo critica Governo pela "ditadura do défice"

128
O secretário-geral do PCP criticou o programa do Governo PS por "dar prioridade" à "ditadura do défice" e manter "privilégios" dos grandes grupos económicos "em detrimento" do investimento.
Jerónimo De Sousa

PCP: "Não vamos para negociar" o OE2020

"O objetivo é fazer uma abordagem sobre a realidade nacional, os problemas que afetam a sociedade portuguesa", explicou o Jerónimo de Sousa.
PCP

PCP. Legado de Cunhal é "instrumento importante"

218
Álvaro Cunhal faria este domingo 106 anos. Foi homenageado pelo líder do Partido Comunista Português que lembrou que as ideias que teve foram premonitórias sobre a situação do país.
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo alerta para proximidade entre salários

O secretário-geral do PCP alertou para uma necessidade valorização dos salários, tendo em conta a proposta do Governo de aumentar o salário mínimo suba para 750 euros.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa, o último "resistente"

Jerónimo de Sousa é o último constituinte no parlamento. O comunista vai assumir o lugar de deputado pela 13.ª vez. Há 44 anos, chegou à Assembleia Constituinte num grupo parlamentar de 30 membros.
PCP

PCP vai-se posicionar em função das "opções do PS"

137
O secretário geral do PCP avisou que vai intervir com "inteira independência política" e que se vai posicionar em função dos "instrumentos orçamentais" que o PS apresentar.
Legislativas 2019

CDU. "Mau resultado" e negociações lei a lei

136
Um "mau resultado", nas palavras de Jerónimo de Sousa, com a perda de cinco deputados. PCP não irá inviabilizar governo do PS, mas quer negociar lei a lei com socialistas sem "acordos de papel".
Legislativas 2019

Jerónimo: "Estamos cansados? Vou ali e já venho"

Em dia de arruadas, a CDU transformou, por algum tempo, a Rua do Carmo na "Rua dos Comunistas". Numa arruada participada, mas com pouca interação com o secretário-geral.
Legislativas 2019

CDU "sem PANpulismos" no comício de Setúbal

156
Uma sala cheia, depois de uma arruada, e uma noite que podia ter sido de Jerónimo, mas foi para o deputado e candidato dos Verdes. José Luís Ferreira atacou os "novos ecologistas".
Legislativas 2019

Jerónimo: "não tinha lógica" reunião da comissão

O caso Tancos não sai da campanha e a "geringonça" voltou a encontrar consenso numa matéria. A reunião da comissão permanente foi adiada uma semana.
Legislativas 2019

CDU: Na rua lei laboral, em casa a "vida difícil"

Em dia de aniversário da CGTP e de entrada em vigor das alterações às leis do trabalho, Jerónimo de Sousa insistiu na colagem do PS aos partidos de direita.
Legislativas 2019

Geringonça "afastou preconceitos contra comunismo"

234
De terreno pouco fértil para onde dominam com maioria absoluta. Jerónimo admite que os últimos quatro anos de "geringonça" também serviram para “afastar preconceitos”.
Legislativas 2019

CDU em Coimbra: "Não tem que ser sempre assim"

A CDU não tem deputado por Coimbra, mas na cidade dos estudantes, Jerónimo diz que “não tem que ser sempre assim” e que o "25 de abril era mais difícil" e conseguiram.
Legislativas 2019

Jerónimo: PS deixou-se "embriagar" pelas sondagens

A caravana comunista começa a semana onde não tem deputados: Viseu, Aveiro e Coimbra. A um dia da entrada em vigor das alterações à lei laboral, a CDU intensificou as críticas ao PS.
Legislativas 2019

Jerónimo: "Faltou estabilidade? Não faltou!"

O discurso de Santos Silva em Matosinhos não passou ao lado da CDU. Ainda que o ataque fosse mais para o BE, Jerónimo respondeu: "Não faltou estabilidade nestes últimos quatro anos".
Legislativas 2019

Jerónimo "sem ilusões" no apoio à "geringonça"

Jerónimo de Sousa diz que não foi enganado pelos socialistas, que sabiam "quem era o PS" e que não havia "ilusões". Mas pouco é, afinal, melhor que nada.
Legislativas 2019

CDU: "Fiem-se nas sondagens e vão ver a surpresa"

As últimas sondagens que colocam a CDU abaixo dos 7% não preocupam Jerónimo. Reconhece que é "uma batalha difícil", mas com o trabalho até à eleição acredita que vai surpreender.
Legislativas 2019

CDU: Um berrante, um espantalho e laranja algarvia

Jerónimo diz que o PS "agita o espantalho do perigo da estabilidade" para pedir, subtilmente, a maioria absoluta. Quer que o Algarve seja mais que turismo e a chave é evitar um PS de mãos livres.
Legislativas 2019

Fact Check. 46 crianças mortas com hepatite B?

Jerónimo de Sousa recorreu ao número para enfatizar a falta de investimento no SNS e acabou corrigido pelo próprio assessor: afinal queria dizer meningite. Mesmo assim, as contas não batem certo.
Legislativas 2019

CDU: "Rio está desesperado e encontrou salvação"

Jerónimo de Sousa bem tentou, mas não conseguiu evitar que o assunto Tancos chegasse à campanha. No final de uma visita à Ria Formosa disse que "Rio está desesperado" e por isso "aproveitou o tema".
Legislativas 2019

CDU: Situação difícil mas AR não pode ser cartório

A CDU não esconde que a tarefa de evitar a maioria absoluta do PS é “difícil”, mas Jerónimo quer impedir que o Parlamento “se transforme na caixa de ressonância do PS”.
Jerónimo De Sousa

Tancos. PCP: "ninguém pode esconder a gravidade"

105
Na reação à acusação do ex-ministro da defesa, o PCP diz que não se pode esconder a gravidade do que se passou e que caso haja condenação é preciso apurar se prestou "falsas declarações na comissão".
Legislativas 2019

Jerónimo: “PS não pode ser de esquerda”

Ao contrário dos outros partidos, a CDU ruma a sul contra as caravanas partidárias e empenhada em esclarecer os hipotéticos prejuízos de uma governação socialista.
Legislativas 2019

CDU: "Não é uma campanha de tricas e mexericos"

A CDU queria manter-se à margem das polémicas entre BE e PS, mas António Filipe acabou a comentar as "tricas e mexericos" das outras campanhas. CDU quer justiça fiscal e aumentar produção nacional.
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio deu "empate do bloco central" 

Jerónimo considerou o debate apenas "mais um debate" e falou num "pedregulho" que nem Costa nem Rio "conseguem remover". Líder do PCP diz ainda que não houve discussão sobre matérias de fundo.
Jerónimo De Sousa

Manuais escolares. Jerónimo critica economicismo

O líder comunista diz que a reutilização dos manuais é uma "ideia peregrina" e uma medida "mesquinha" do Governo para poupar "uns milhares de euros", impedindo a criança de ter um livro novo.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio? "Nem vou ver", diz Jerónimo

"Vou ter o que fazer e, possivelmente, nem vou ver. Tenho outra tarefa", disse esta manhã o líder do PCP. À mesma hora, Jerónimo vai estar numa entrevista transmitida online pelos canais da CDU.
Legislativas 2019

Rio e Jerónimo. Debate? Qual debate?

PCP e PSD têm "divergências de fundo" e os líderes frisaram-no. Mas falar de um verdadeiro debate talvez seja manifestamente exagerado e só na saúde é que as posições mais se distanciaram.
Fundos Comunitários

PCP. "Questão da aplicação dos fundos é decisiva"

"A senhora comissária pode estar muito bem-intencionada, mas de depois de quem é a decisão?" O líder do PCP receia que o dinheiro dos fundos comunitários não seja aplicado no desenvolvimento do país.
Eleições Legislativas

Jerónimo dará entrevista durante debate Costa-Rio

120
A entrevista "online" tem o propósito de “furar a discriminação” das TV’s. O PCP acusa as televisões de tratarem PS e PSD como "partidos de primeira" e os restantes como "partidos de segunda".
PCP

PCP "nunca será descartável", diz Jerónimo 

Jerónimo diz que o seu partido “não é descartável porque a AR, a sua composição, vai determinar muito do futuro das políticas”. O líder do PCP fala ainda numa "arrumação de forças" determinante.
Festa do Avante

Jerónimo quer ganhar espaço onde não tem deputados

Jerónimo de Sousa quer o reforço da CDU e dramatiza com a falta de tempo. Até lá, o PS não mudou e chega-se à direita quando precisa, o PSD e CDS só trazem má memória aos portugueses.
Avante

PCP. Um sobreiro plantado em jeito de crítica

Jerónimo plantou um sobreiro e aproveitou a deixa para criticar o planeamento florestal dos últimos governos. Deixou um alerta para questões ambientais, mas há muito plástico descartável no recinto.
Jerónimo De Sousa

Aumento da produção nacional é “vital para futuro"

245
Jerónimo acusa o Governo de "não fazer o suficiente" nas terras produtivas. O líder do PCP diz que solução para défice agroalimentar, energético e demográfico é aumentar "produção nacional".
Eleições Legislativas

Costa e Jerónimo só engonçam nas leis laborais 

Depois de 4 anos do pacto com a esquerda, os líderes do PS e do PCP debateram na televisão. Desencontraram-se na reforma laboral, mas Jerónimo de Sousa tentou compromisso de Costa para rever salários.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo recusa comparações de Costa com Espanha

"Não se pode comparar o que não é comparável", disse o secretário-geral do PCP em resposta a António Costa que pediu força aos eleitores para não se cair num "impasse à espanhola".
Jerónimo De Sousa

Trabalho: PCP acusa PS de se aliar a PSD e CDS

O secretário-geral do PCP acusa o PS de se ter aliado de novo ao PSD e CDS para a aprovar a nova legislação laboral: "um ensaio para criar futuras gerações de trabalhadores sem direitos".
Partidos e Movimentos

Jerónimo: ou votam na CDU ou andam "para trás"

2235
O líder do PCP diz que os portugueses têm de escolher "entre dois caminhos" nas eleições legislativas de 6 de outubro, dar "mais força à CDU" ou "andar para trás pelas mãos de PS, PSD e CDS".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo acusa partidos de querer falsificar votos

O líder comunista adiantou que a revisão das leis eleitorais "é sempre pensada pelos partidos da política de direita para eternizar o seu mando".
Jerónimo De Sousa

"Qual é a ideologia do Bloco? É uma interrogação"

1806
Líder do PCP diz que "é legítimo" que o PS tente chegar a uma maioria absoluta em outubro, o que implicaria "libertar-se" da geringonça. E acrescenta que o projeto do BE sempre foi "uma interrogação".
PCP

PCP quer ver continuar reposição de rendimentos

189
Para Jerónimo de Sousa, Portugal não foi mais além da reposição de rendimentos e direitos porque "o PS não tinha no seu programa, nos seus objetivos, esses mesmos avanços que se verificaram".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo nega afastamentos nas listas legislativas

Em causa estão nomes como o da dirigente de "Os Verdes" Heloísa Apolónia ou dos parlamentares comunistas Rita Rato e Jorge Machado.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo critica PS por pensar em maioria absoluta

Jerónimo de Sousa reagia a declarações de Carlos César que disse ser fundamental uma vitória socialista com "maioria expressiva" nas legislativas para "evitar bloqueios" e libertar-se de "inércias".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo quer mudança imediata da lei de bases

O líder comunista defende a clarificação e separação do setor público do privado. A questão da lei de bases advém de “problemas estruturais” da direita, diz. Jerónimo pede ainda o fim das PPP.
PCP

Jerónimo critica "decisão inaceitável" da CGD

O secretário-geral do PCP pressiona o governo a agora perante decisão "inaceitável" da CGD sobre pagamento de pensões. "É preciso intervir, em defesa do interesse público".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo diz que vai continuar no PCP

508
O líder comunista diz que quer defender com empenho os interesses do PCP. Garante que vai continuar no partido independentemente do resultado das legislativas de outubro.
Eleições Europeias

A vencedora das Europeias: a abstenção /premium

382
Em vez de assumir a maior derrota do PSD em eleições nacionais, Rio foi o exemplo perfeito de um líder autista, cismando que a sua estratégia de acordos de regime com o PS está correta.
Eleições Europeias

Jerónimo aponta o dedo a PSD e CDS-PP

1993
O líder comunista diz que os partidos "não foram capazes de salvar Portugal do atraso e dos graves problemas que hoje enfrentamos", apesar de se terem apresentado como "salvadores da Europa".
PCP

"Chantagem" do PS revelou convergência com direita

175
O secretário-geral do PCP diz que a "operação de chantagem de demissão do Governo" veio mostrar a convergência do PS com a direita e o "fito" de alcançar vantagem eleitoral.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo fala em "operação de chantagem"

177
Jerónimo de Sousa acusou o executivo de reclamar para si conquistas e progressos que o PS inicialmente rejeitou. O líder do PCP apontou ainda o dedo ao Governo por emprestar dinheiro ao Novo Banco.
PCP

PCP: Governo quer desfazer "correlação de forças" 

157
Jerónimo de Sousa diz que "já todos compreenderam que é o calculismo eleitoral e a fixação pela maioria absoluta que leva o Governo a ameaçar demitir-se".
Jerónimo De Sousa

Líder do PCP quer apoio para pequenos empresários 

607
Segundo o líder comunista, os pequenos empresários têm dificuldades face ao elevado preço dos combustíveis, das portagens e da carga fiscal. Jerónimo criticou ainda declarações de Cavaco Silva.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo exige "fim da promiscuidade" na Saúde

151
O secretário-geral do PCP exigiu o "fim da promiscuidade" entre o setor público e privado no SNS, durante um almoço comemorativo do 45.º aniversário do 25 de abril em Vila do Conde, Porto.
PCP

Jerónimo: "Não há governo à esquerda" sem a CDU

533
"Esta é a força patriótica e de esquerda que não vacila nas opções que faz pelo povo e pelo país", afirmou o secretário-geral da CDU, apelando ao voto nas eleições europeias.
PCP

Jerónimo nega rebelião contra "geringonça"

173
Secretário-geral do PCP referiu que a recente expulsão de um militante por críticas à posição atual do partido é uma "questão do foro interno", rejeitando tratar-se de um fenómeno alargado.
PCP

Jerónimo. PS e direita estão "unidos" a banqueiros

594
O secretário-geral do PCP acusou PS, PSD e CDS-PP de estarem "unidos" na "garantia" aos banqueiros, apoiando-se no erário publico para cobrir as "negociatas" e "fraudes" do setor.
CDU

CDU. Eleições são ''mentira imensa''

954
Jerónimo de Sousa, afirmou que as eleições servem para eleger deputados e não "falsos primeiros-ministros" e garantiu que os comunistas estão empenhados em desmontar esta "mentira imensa".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo não faz previsões sobre as eleições

O líder dos comunistas remete as decisões para os portugueses mas entende que as próximas eleições "determinarão com certeza soluções políticas e também programáticas".
Política

Coreia do Norte não é democracia? "É uma opinião"

5597
O secretário-geral do PCP recusou-se a classificar o regime de Kim-Jong-un: "Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia", afirmou em entrevista ao Polígrafo.
Dia da Mulher

Jerónimo encoraja "luta" das mulheres em Lisboa

105
"Quem vai ter um papel decisivo serão as mulheres e a sua luta, porque ninguém dá nada a ninguém nesta matéria", disse o líder do PCP. Mulher como líder do partido? "Questão que não está colocada".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo desafia portugueses a "avançar" com a CDU

Para Jerónimo de Sousa, a escolha pelo PS seria "andar para trás", apelando ao voto na coligação que junta comunistas e "Os Verdes" nos sufrágios europeu, da Madeira e legislativo.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo critica fim de tradição no Dia da Mulher

O líder do PCP critica Almada por ter posto fim a uma iniciativa com mais de 30 anos. No mesmo evento, Jerónimo aproveitou para criticar a direita, por alimentar discriminação das mulheres.
PCP

Jerónimo garante que não vai "calçar as pantufas"

Dias depois de ter admitido que podia não se recandidatar ao cargo em 2020, Jerónimo de Sousa assegura que continuará militante comunista, sendo a sua continuação no cargo uma decisão do partido.
Professores

Jerónimo de Sousa avisa Governo sobre negociações

142
Jerónimo de Sousa pediu ao Governo um diálogo efetivo para concretizar o que está previsto no OE, defendendo que o Governo não pode chegar às negociações com os docentes "com uma mão cheia de nada".
ADSE

PCP. Governo a resistir à "chantagem" dos privados

294
O líder do PCP desafiou o Governo a não ceder à "chantagem" dos grupos económicos privados na questão da ADSE e a dar-lhes a resposta que "merecem": o reforço do Serviço Nacional de Saúde.
PCP

Loures. Genro de Jerónimo ainda não tinha empresa 

3011
É no primeiro contrato entre Jorge Bernardino e o município que surge a incongruência. Passou mais de um mês desde o convite da autarquia para apresentar a proposta e a formalização de empresa.
Transtejo

Transtejo. Jerónimo defende maior oferta de barcos

Jerónimo de Sousa admite que a redução dos passes sociais é um grande passo adiante, mas que isso irá resultar numa maior procura. Lídee do PCP diz ser urgente comprar dez novos barcos.
CTT

AR. Jerónimo questiona renacionalização dos CTT

O líder do PCP vai fazer perguntas sobre os correios no debate quinzenal da Assembleia da República com António Costa, sem esquecer a gestão da CGD e a crise política na Venezuela.
PCP

Adeus foice e martelo, olá busca-pólos e alicate /premium

1853
Bernardino Soares justificou as quantias pagas dizendo que estes “são os preços do mercado”. Como quem diz: “A Câmara a fazer contratos ruinosos? Não. A mão invisível é que vos está a ir ao bolso".
PCP

PCP realça "resiliência" do SNS

Jerónimo de Sousa considera que o conjunto das propostas entregues na Assembleia da República confirma não estarem ainda garantidas as condições necessárias para uma revisão progressiva da Lei.
PCP

Jerónimo de Sousa: "A minha vida fala por si"

3189
O secretário-geral do PCP reitera as acusações de difamação à TVI: "A infâmia, a insinuação, o boato são sempre fontes de alimento envenenadas".
Política

Salazar /premium

1910
Os actuais líderes não têm discurso, têm sim objectivos: manter-se ou chegar ao poder, através da popularidade e não da política. Logo precisam do passado e de Salazar para falarem de política.
Jerónimo De Sousa

CDS, PS, PSD e BE pedem explicações à CM Loures

2911
O CDS junta-se a PSD, PS e Bloco, que pediram explicações de todos os contratos adjudicados ao genro de Jerónimo de Sousa, bem como os critérios das mesmas. E já enviaram requerimentos.
PCP

Câmara de Loures repudia "eventual promiscuidade"

5661
A autarquia liderada por Bernardino Soares contesta em comunicado a notícia da TVI, sobre os cinco contratos por ajuste direto com o genro do secretário-geral do PCP.
PCP

Contratos com genro de Jerónimo. PCP ataca TVI  

15342
O genro de Jerónimo de Sousa celebrou seis contratos com a autarquia comunista de Loures, cinco dos quais por ajuste direto, conta a TVI. PCP diz que reportagem é "uma abjeta peça de anticomunismo".
PCP

Jerónimo não se intromete "no convento" PSD

O secretário-geral do PCP prefere não se intrometer na crise interna do PSD, "por uma questão de princípio". Mas ressalva que o partido está a acompanhar a "evolução da situação."
PCP

Bombeiros. PCP contra "resistência" do Governo

O secretário-geral do PCP diz não entender a "resistência" do Governo à pretensão dos bombeiros de participarem na coordenação da Proteção Civil.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo anteviu as ações de António Costa

O secretário-geral do PCP anteviu esta sexta-feira que o primeiro-ministro vá "puxar a brasa à sua sardinha" mas frisou a importância e contributo dos comunistas para os "avanços" alcançados.
Greve

Jerónimo defende juízes em greve

269
O secretário-geral do PCP defendeu a greve geral de juízes, considerando que o executivo socialista deve "dar resposta" às "reivindicações justas".
PCP

Portugal "não tem a política para avançar a sério"

292
O secretário-geral do PCP considerou que Portugal "não tem ainda a política de que precisa para pôr o país a avançar a sério" e "ultrapassar os problemas estruturais que se mantém e agravam".
Jerónimo De Sousa

"O PCP não se põe numa mera posição de protesto"

PCP não rejeita ir para Governo porque "não se põe numa mera posição de protesto". Mas Europa pode ser obstáculo. A dois anos do fim do mandato, Jerónimo garante que não vai "calçar as pantufas".
PCP

PS "não se desmarca da política de direita"

Em Coimbra, no final da iniciativa "Álvaro Cunhal e o legado de Karl Marx", o líder comunista visou o PS e o seu "amarramento" ao grande capital e à União Europeia. "É preciso uma política diferente".
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo insiste em salário mínimo de 650 euros

O líder do PCP garante que não vai desistir do aumento do salário mínimo nacional para 650 euros no próximo ano. "O caminho da valorização dos salários é bom para a economia", diz.
José Saramago

Jerónimo. Saramago nunca escondeu ser comunista

117
O secretário-geral do PCP recordou que José Saramago nunca escondeu, pelo contrário, ser comunista, numa sessão evocativa do 20.º aniversário da distinção do autor com o prémio Nobel da Literatura.
Entrevista

Insuficiências, propostas "nebulosas" e um pudim

Líder comunista quer aumentos para todos na função pública e alerta para "proposta nebulosa" do Governo na energia. Não arrisca dizer se Costa é um homem de esquerda.
Orçamento do Estado

"50 milhões para a função pública é insuficiente" /premium

Líder comunista quer aumentos para todos na função pública e alerta para "proposta nebulosa" do Governo na energia. Em entrevista ao Observador, Jerónimo não arrisca se Costa é um homem de esquerda.
Jerónimo De Sousa

"Não vale a pena o PS enfeitar-se com os avanços"

153
Secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, diz que o país precisa de "uma outra política e de um outro Governo". E acusa o PS de estar "amarrado às opções da política de direita".
PCP

Jerónimo: É "insuficiente" contratar sem aumentos

O líder do PCP defendeu que o Governo tem de dar uma resposta ao funcionários públicos, o que, a seu ver, passa por uma "valorização salarial". Contratar sem aumentar salários é "insuficiente".
A página está a demorar muito tempo.