457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Jerónimo De Sousa

Noticiário

23h. Guerra na Ucrânia entra no quinto mês

Presidente ucraniano garante que a moral do povo não vai ser quebrada pelas tropas russas. Do lado do PCP, Jerónimo de Sousa diz que a solução para guerra passa "pelo diálogo" e não pela violência.
Noticiário

20h. Guerra. 1.000 pessoas em protesto em Lisboa

A manifestação contou com a presença de Jerónimo de Sousa e de elementos da CGTP. Ainda neste jornal, a Associação dos Ucranianos em Portugal lamenta a saída da embaixadora da Ucrânia em Lisboa.
Guerra na Ucrânia

Jerónimo não apoia nem Rússia nem Ucrânia

Numa manifestação pela paz, Jerónimo de Sousa disse não tomar "partido de nenhum dos lados do conflito" na "intervenção" russa na Ucrânia. E lembrou outros conflitos — como na Palestina ou no Iémen.
Emissão Especial

"Todos temos ingenuidade, já a inocência..."

No debate parlamentar, Jerónimo de Sousa respondeu com ironia a António Costa quanto à situação do Serviço Nacional de Saúde. Primeiro-ministro explicou ainda plano para baixa de preços na energia.
Noticiário

3h. PCP acusa Governo de "adiar" respostas

Secretário-geral do PCP faz balanço negativo dos primeiros meses de legislatura. Ainda neste jornal, Manuel Pinho diz que foi sondado por José Sócrates para ser governador do Banco de Portugal.
Noticiário

23h. Zelensky pede mais sanções contra a Rússia

Presidente ucraniano defende que Moscovo deve sentir os efeitos da escalada da guerra. Ainda neste jornal, Jerónimo de Sousa acusa governo do PS de adiar respostas aos grandes problemas do país.
Noticiário

23h. Setúbal fecha urgência de obstetrícia 21 dias

Encerramento deve-se à falta de médicos, revela diretor do serviço de obstetrícia do Hospital de Setúbal. E, Jerónimo de Sousa considera que "caos" nas urgências prova que PCP tinha razão sobre OE22.
E o vencedor é...

Os que queriam um SNS sem PPP, contentes agora?

Jerónimo de Sousa e Catarina Martins estão de parabéns. Finalmente têm o SNS que queriam? Marta Temido e António Costa também porque lá se livram das culpas. Quem perde, como sempre, são os utentes.
CM Porto

Jerónimo: abandono da ANMP não resolve problemas

O secretário-geral do PCP criticou a saída do Porto da ANMP, que classificou com uma estrutura importante no quadro do regime democrático e para coordenação das autarquias.
Jerónimo De Sousa

PS "está já a fazer o contrário do que anunciou"

Alertando para "a desvalorização acentuada dos salários e das reformas" e para a taxa de inflação de 7,2% em abril, secretário-geral do PCP notou que PS "está já a fazer o contrário do que anunciou".
Guerra na Ucrânia

PCP critica Governo por apoiar alargamento da NATO

O PCP critica o Governo por apoiar a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, um "sério agravamento da tensão na Europa e no plano internacional”, porque coloca aliança nas fronteiras da Rússia.
Vladimir Putin

A retórica do receado rei da Rússia pariu um rato

Faleceu o oitavo oligarca russo desde o início da guerra. É capaz de ser uma coisa tipo COVID que, em vez de ser perigosa para os imunocomprometidos, só afecta quem pode comprometer o ditador russo.
E o vencedor é...

Falhámos? Mimámos demais o PCP?

Jerónimo queixou-se de "anticomunismo". Escalada verbal do PCP "é superior à de Putin no terreno". Acórdão do TC impede acesso a dados de suspeitos. Optámos pela privacidade e não pela segurança.
Noticiário

16h. António Costa desmente autarquia de Setúbal

O gabinete do primeiro-ministro nega que tenha havido um pedido de informações sobre associação que presta auxilio a imigrantes de leste. Ainda neste jornal, a reação de Jerónimo de Sousa à polémica.
Noticiário

17h. Jerónimo. "Tenho orgulho em ser português"

É a reposta do líder do PCP depois do Presidente da República ter dito que em Portugal "quase todos são ucranianos". E Zelensky está disposto a receber Costa em Kiev.
Guerra na Ucrânia

Jerónimo. Invasão? "Houve uma operação militar"

O líder do PCP esteve na Ovibeja e lembrou "acordos rasgados" entre Rússia e Ucrânia. Daí, "deu-se o conflito". O que tem a apontar a Putin e ao Kremlin? "É uma Rússia capitalista".
Jerónimo De Sousa

PCP receia que maioria na AR "mutile" Constituição

Jerónimo de Sousa receia que a maioria na Assembleia da República desencadeie um processo de revisão constitucional. Alerta para a gravidade das "perversões" que tem vindo a sofrer desde 1976.
Energia

PCP diz que Governo não faz nada sobre energia

O líder do PCP denunciou que "há quem esteja a tirar proveitos e a ganhar com a guerra", referindo-se a "grupos económicos que se aproveitam de toda a situação para subir preços e garantir lucros".
Noticiário

18h. Siza Vieira descarta alterações ao PRR

Pedro Siza Vieira considera, inclusive, que o plano precisa de ser executado depressa. Ainda neste jornal, Jerónimo de Sousa descarta apoios para as forças que sustentam a Guerra.
Noticiário

16h. Guerra. PCP recusa apoiar "nazis e fascistas"

O líder do PCP volta, no entanto, a deixar um apelo à Paz na Ucrânia. Ainda neste jornal, o Ministro da Economia diz que não é preciso mexer na bazuca europeia por causa da guerra.
Noticiário

22h. Rússia. Zelensky promete punições 

O líder da Ucrânia afirma que o governo vai descobrir quem atacou cidades e civis e quem deu essas ordens. Ainda neste jornal, Jerónimo de Sousa sublinha que o PCP não apoia a guerra na Ucrânia.
Noticiário

18h. Jerónimo diz que PCP não apoia a guerra

O líder comunista considera que dizer que o partido está a favor da guerra é "uma vergonhosa calúnia". Ainda neste jornal, Augusto Santos Silva afirma que a situação na Ucrânia continua a agravar-se.
Sociedade

PCP pede medidas concretas para os portugueses

O dirigente comunista exortou o Governo e encetar políticas que façam o país "convergir, em cinco anos, com a média da Zona Euro".
Guerra na Ucrânia

PCP: Putin "desferiu um ataque à União Soviética"

Jerónimo entende que as declarações de Putin "desferem um ataque à União Soviética e à notável solução que encontrou para a questão das nacionalidades e o respeito pelos povos e as suas culturas".
Legislativas 2022

Jerónimo de Sousa acusa PS de ter forçado rutura

Jerónimo de Sousa reconheceu que o PCP, que perdeu deputados, vai agir "agora num quadro mais difícil", afirmando a determinação para "prosseguir" a defesa dos interesses dos trabalhadores.
Noticiário

18h. Mais de 22 milhões de vacinas administradas 

Os números revelados pela Direção-Geral da Saúde revelam que desde 15 de janeiro foram administradas cerca de dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19.
Semáforo Político

"Vergonhosa posição da esquerda sobre o Chega"

Deputado Duarte Pacheco refere que "há dois pesos e duas medidas" na Assembleia da República quanto às forças políticas. Acusa partidos de esquerda de se "acharem detentores da moralidade da pátria".
Noticiário

12h. PCP continua disponível para negociar com PS

Declaração do Secretário-Geral comunista após o balanço do Comité Central do partido. Ainda neste jornal, Mário Tomé critica a estratégia do Bloco de Esquerda nestas legislativas.
Emissão Especial

"Claramente as últimas eleições de Jerónimo"

"PCP desta vez assume derrota", diz publisher do Observador, José Manuel Fernandes. "Noite muito má, acompanhada pelo desaparecimento do PEV. Já não é tempo de apêndices". 
Noticiário

14h. Mais de 2,5 milhões já votaram

Os dados do Ministério da Administração Interna indicam que já votaram 23,27% dos eleitores até ao meio-dia, um valor mais alto do que em 2019.
Noticiário

13h. Já votaram quase todos os líderes partidários

Rui Rio também já votou. Diz estar tranquilo com os votos eleitorais e assume que a missão está cumprida.
Emissão Especial

PCP. "Votar tem um significado maior agora"

Líder do PCP destaca importância do voto "num quadro de epidemia". Pede também "confiança para ir votar". E fala ainda sobre o apoio na sua recuperação: "um fenómeno que não sou capaz de explicar".
Caça ao Voto

"Quem tem medo do dono do Zé Albino?"

Edição especial do Caça ao Voto com reportagem nas diferentes candidaturas e com análise às duas semanas de campanha. Ainda o day after: "Marcelo será o árbitro de que tanto gosta". 
Semáforo Político

Repetir o OE? "Não é um bom início de conversa"

António Filipe, cabeça de lista da CDU, diz que Costa estaria a "insistir no mesmo erro" ao apresentar o mesmo OE. Ainda um "vermelho sangue mal passado" para o PAN que "não quer eleitores omnívoros"
Legislativas 2022

"Aqui estou porque é preciso". Jerónimo regressou

Era um dos momentos, se não mesmo o momento, mais aguardado da campanha. Depois de 9 dias de substituição em tempo de campanha eleitoral, o secretário-geral comunista voltou carregado de emoção.
Caça ao Voto

Pedro Nuno Santos já se imagina em São Bento?

Figura de Pedro Nuno Santos a emergir. BE continua na "fantasia de que o futuro do país depende de si" e agora "descobriu que afinal Rio é fascista". Já o PCP ganha votos com regresso de Jerónimo.
Noticiário

10h. Jerónimo de Sousa regressa à campanha da CDU

Secretário-geral do PS já recuperou da intervenção cirúrgica a que foi submetido. E ainda, pequenas e médias empresas queixam-se da falta de apoios e de serem "esquecidas" nesta campanha eleitoral.
Noticiário

9h. Seca e clima colocam em causa agricultura

Confederação das Associações dos Agricultores do Baixo Alentejo alerta para "consequências econômicas" para produtores e pede mais apoios. E, recuperado, Jerónimo de Sousa regressa à campanha da CDU.
Noticiário

12h. Jerónimo de Sousa deve voltar na quarta-feira

Informação avançada pelo PCP, em comunicado, depois do líder comunista ter sido operado na semana passada. João Ferreira deu positivo à Covid, João Oliveira substituiu o secretário-geral do partido.
Legislativas 2022

"Substituição que desejo é regresso de Jerónimo"

Jerónimo de Sousa teve alta esta segunda-feira e os comunistas anseiam pelo regresso à estrada do secretário-geral o quanto antes. Caravana marca passo em terreno histórico e quer manter votos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.