Jerónimo De Sousa
PCP

PCP quer regionalização até às autárquicas de 2021

O grupo parlamentar do PCP rumou até Évora para lembrar o PS das reivindicações para o Orçamento e dizer que quer a regionalização até às eleições autárquicas de 2021.
Salários

PCP: Aumento de salários é uma emergência nacional

"O aumento geral dos salários é uma emergência nacional", salientou Jerónimo de Sousa, reafirmando que enquanto "existirem salários baixos não se conseguem alcançar reformas dignas".
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo: salário mínimo de 635 euros não chega

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou que a fixação do Salário Mínimo Nacional nos 635 euros para 2020 "está muito aquém dos 850 euros reivindicados pela CGTP-IN".
PCP

Jerónimo critica Governo pela "ditadura do défice"

128
O secretário-geral do PCP criticou o programa do Governo PS por "dar prioridade" à "ditadura do défice" e manter "privilégios" dos grandes grupos económicos "em detrimento" do investimento.
Jerónimo De Sousa

PCP: "Não vamos para negociar" o OE2020

"O objetivo é fazer uma abordagem sobre a realidade nacional, os problemas que afetam a sociedade portuguesa", explicou o Jerónimo de Sousa.
PCP

PCP. Legado de Cunhal é "instrumento importante"

218
Álvaro Cunhal faria este domingo 106 anos. Foi homenageado pelo líder do Partido Comunista Português que lembrou que as ideias que teve foram premonitórias sobre a situação do país.
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo alerta para proximidade entre salários

O secretário-geral do PCP alertou para uma necessidade valorização dos salários, tendo em conta a proposta do Governo de aumentar o salário mínimo suba para 750 euros.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa, o último "resistente"

Jerónimo de Sousa é o último constituinte no parlamento. O comunista vai assumir o lugar de deputado pela 13.ª vez. Há 44 anos, chegou à Assembleia Constituinte num grupo parlamentar de 30 membros.
PCP

PCP vai-se posicionar em função das "opções do PS"

137
O secretário geral do PCP avisou que vai intervir com "inteira independência política" e que se vai posicionar em função dos "instrumentos orçamentais" que o PS apresentar.
Legislativas 2019

CDU. "Mau resultado" e negociações lei a lei

136
Um "mau resultado", nas palavras de Jerónimo de Sousa, com a perda de cinco deputados. PCP não irá inviabilizar governo do PS, mas quer negociar lei a lei com socialistas sem "acordos de papel".
Legislativas 2019

Jerónimo: "Estamos cansados? Vou ali e já venho"

Em dia de arruadas, a CDU transformou, por algum tempo, a Rua do Carmo na "Rua dos Comunistas". Numa arruada participada, mas com pouca interação com o secretário-geral.
Legislativas 2019

CDU "sem PANpulismos" no comício de Setúbal

156
Uma sala cheia, depois de uma arruada, e uma noite que podia ter sido de Jerónimo, mas foi para o deputado e candidato dos Verdes. José Luís Ferreira atacou os "novos ecologistas".
Legislativas 2019

Jerónimo: "não tinha lógica" reunião da comissão

O caso Tancos não sai da campanha e a "geringonça" voltou a encontrar consenso numa matéria. A reunião da comissão permanente foi adiada uma semana.
Legislativas 2019

CDU: Na rua lei laboral, em casa a "vida difícil"

Em dia de aniversário da CGTP e de entrada em vigor das alterações às leis do trabalho, Jerónimo de Sousa insistiu na colagem do PS aos partidos de direita.
Legislativas 2019

Geringonça "afastou preconceitos contra comunismo"

234
De terreno pouco fértil para onde dominam com maioria absoluta. Jerónimo admite que os últimos quatro anos de "geringonça" também serviram para “afastar preconceitos”.
Legislativas 2019

CDU em Coimbra: "Não tem que ser sempre assim"

A CDU não tem deputado por Coimbra, mas na cidade dos estudantes, Jerónimo diz que “não tem que ser sempre assim” e que o "25 de abril era mais difícil" e conseguiram.
Legislativas 2019

Jerónimo: PS deixou-se "embriagar" pelas sondagens

A caravana comunista começa a semana onde não tem deputados: Viseu, Aveiro e Coimbra. A um dia da entrada em vigor das alterações à lei laboral, a CDU intensificou as críticas ao PS.
Legislativas 2019

Jerónimo: "Faltou estabilidade? Não faltou!"

O discurso de Santos Silva em Matosinhos não passou ao lado da CDU. Ainda que o ataque fosse mais para o BE, Jerónimo respondeu: "Não faltou estabilidade nestes últimos quatro anos".
Legislativas 2019

Jerónimo "sem ilusões" no apoio à "geringonça"

Jerónimo de Sousa diz que não foi enganado pelos socialistas, que sabiam "quem era o PS" e que não havia "ilusões". Mas pouco é, afinal, melhor que nada.
Legislativas 2019

CDU: "Fiem-se nas sondagens e vão ver a surpresa"

As últimas sondagens que colocam a CDU abaixo dos 7% não preocupam Jerónimo. Reconhece que é "uma batalha difícil", mas com o trabalho até à eleição acredita que vai surpreender.
Legislativas 2019

CDU: Um berrante, um espantalho e laranja algarvia

Jerónimo diz que o PS "agita o espantalho do perigo da estabilidade" para pedir, subtilmente, a maioria absoluta. Quer que o Algarve seja mais que turismo e a chave é evitar um PS de mãos livres.
Legislativas 2019

Fact Check. 46 crianças mortas com hepatite B?

Jerónimo de Sousa recorreu ao número para enfatizar a falta de investimento no SNS e acabou corrigido pelo próprio assessor: afinal queria dizer meningite. Mesmo assim, as contas não batem certo.
Legislativas 2019

CDU: "Rio está desesperado e encontrou salvação"

Jerónimo de Sousa bem tentou, mas não conseguiu evitar que o assunto Tancos chegasse à campanha. No final de uma visita à Ria Formosa disse que "Rio está desesperado" e por isso "aproveitou o tema".
Legislativas 2019

CDU: Situação difícil mas AR não pode ser cartório

A CDU não esconde que a tarefa de evitar a maioria absoluta do PS é “difícil”, mas Jerónimo quer impedir que o Parlamento “se transforme na caixa de ressonância do PS”.
Jerónimo De Sousa

Tancos. PCP: "ninguém pode esconder a gravidade"

105
Na reação à acusação do ex-ministro da defesa, o PCP diz que não se pode esconder a gravidade do que se passou e que caso haja condenação é preciso apurar se prestou "falsas declarações na comissão".
Legislativas 2019

Jerónimo: “PS não pode ser de esquerda”

Ao contrário dos outros partidos, a CDU ruma a sul contra as caravanas partidárias e empenhada em esclarecer os hipotéticos prejuízos de uma governação socialista.
Legislativas 2019

CDU: "Não é uma campanha de tricas e mexericos"

A CDU queria manter-se à margem das polémicas entre BE e PS, mas António Filipe acabou a comentar as "tricas e mexericos" das outras campanhas. CDU quer justiça fiscal e aumentar produção nacional.
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio deu "empate do bloco central" 

Jerónimo considerou o debate apenas "mais um debate" e falou num "pedregulho" que nem Costa nem Rio "conseguem remover". Líder do PCP diz ainda que não houve discussão sobre matérias de fundo.
Jerónimo De Sousa

Manuais escolares. Jerónimo critica economicismo

O líder comunista diz que a reutilização dos manuais é uma "ideia peregrina" e uma medida "mesquinha" do Governo para poupar "uns milhares de euros", impedindo a criança de ter um livro novo.
Jerónimo De Sousa

Debate Costa-Rio? "Nem vou ver", diz Jerónimo

"Vou ter o que fazer e, possivelmente, nem vou ver. Tenho outra tarefa", disse esta manhã o líder do PCP. À mesma hora, Jerónimo vai estar numa entrevista transmitida online pelos canais da CDU.
Legislativas 2019

Rio e Jerónimo. Debate? Qual debate?

PCP e PSD têm "divergências de fundo" e os líderes frisaram-no. Mas falar de um verdadeiro debate talvez seja manifestamente exagerado e só na saúde é que as posições mais se distanciaram.
Fundos Comunitários

PCP. "Questão da aplicação dos fundos é decisiva"

"A senhora comissária pode estar muito bem-intencionada, mas de depois de quem é a decisão?" O líder do PCP receia que o dinheiro dos fundos comunitários não seja aplicado no desenvolvimento do país.
Eleições Legislativas

Jerónimo dará entrevista durante debate Costa-Rio

120
A entrevista "online" tem o propósito de “furar a discriminação” das TV’s. O PCP acusa as televisões de tratarem PS e PSD como "partidos de primeira" e os restantes como "partidos de segunda".
PCP

PCP "nunca será descartável", diz Jerónimo 

Jerónimo diz que o seu partido “não é descartável porque a AR, a sua composição, vai determinar muito do futuro das políticas”. O líder do PCP fala ainda numa "arrumação de forças" determinante.
Festa do Avante

Jerónimo quer ganhar espaço onde não tem deputados

Jerónimo de Sousa quer o reforço da CDU e dramatiza com a falta de tempo. Até lá, o PS não mudou e chega-se à direita quando precisa, o PSD e CDS só trazem má memória aos portugueses.
Avante!

PCP. Um sobreiro plantado em jeito de crítica

Jerónimo plantou um sobreiro e aproveitou a deixa para criticar o planeamento florestal dos últimos governos. Deixou um alerta para questões ambientais, mas há muito plástico descartável no recinto.
Jerónimo De Sousa

Aumento da produção nacional é “vital para futuro"

245
Jerónimo acusa o Governo de "não fazer o suficiente" nas terras produtivas. O líder do PCP diz que solução para défice agroalimentar, energético e demográfico é aumentar "produção nacional".
Eleições Legislativas

Costa e Jerónimo só engonçam nas leis laborais 

Depois de 4 anos do pacto com a esquerda, os líderes do PS e do PCP debateram na televisão. Desencontraram-se na reforma laboral, mas Jerónimo de Sousa tentou compromisso de Costa para rever salários.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo recusa comparações de Costa com Espanha

"Não se pode comparar o que não é comparável", disse o secretário-geral do PCP em resposta a António Costa que pediu força aos eleitores para não se cair num "impasse à espanhola".
Jerónimo De Sousa

Trabalho: PCP acusa PS de se aliar a PSD e CDS

O secretário-geral do PCP acusa o PS de se ter aliado de novo ao PSD e CDS para a aprovar a nova legislação laboral: "um ensaio para criar futuras gerações de trabalhadores sem direitos".
Partidos e Movimentos

Jerónimo: ou votam na CDU ou andam "para trás"

2235
O líder do PCP diz que os portugueses têm de escolher "entre dois caminhos" nas eleições legislativas de 6 de outubro, dar "mais força à CDU" ou "andar para trás pelas mãos de PS, PSD e CDS".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo acusa partidos de querer falsificar votos

O líder comunista adiantou que a revisão das leis eleitorais "é sempre pensada pelos partidos da política de direita para eternizar o seu mando".
Jerónimo De Sousa

"Qual é a ideologia do Bloco? É uma interrogação"

1806
Líder do PCP diz que "é legítimo" que o PS tente chegar a uma maioria absoluta em outubro, o que implicaria "libertar-se" da geringonça. E acrescenta que o projeto do BE sempre foi "uma interrogação".
PCP

PCP quer ver continuar reposição de rendimentos

189
Para Jerónimo de Sousa, Portugal não foi mais além da reposição de rendimentos e direitos porque "o PS não tinha no seu programa, nos seus objetivos, esses mesmos avanços que se verificaram".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo nega afastamentos nas listas legislativas

Em causa estão nomes como o da dirigente de "Os Verdes" Heloísa Apolónia ou dos parlamentares comunistas Rita Rato e Jorge Machado.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo critica PS por pensar em maioria absoluta

Jerónimo de Sousa reagia a declarações de Carlos César que disse ser fundamental uma vitória socialista com "maioria expressiva" nas legislativas para "evitar bloqueios" e libertar-se de "inércias".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo quer mudança imediata da lei de bases

O líder comunista defende a clarificação e separação do setor público do privado. A questão da lei de bases advém de “problemas estruturais” da direita, diz. Jerónimo pede ainda o fim das PPP.
PCP

Jerónimo critica "decisão inaceitável" da CGD

O secretário-geral do PCP pressiona o governo a agora perante decisão "inaceitável" da CGD sobre pagamento de pensões. "É preciso intervir, em defesa do interesse público".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo diz que vai continuar no PCP

508
O líder comunista diz que quer defender com empenho os interesses do PCP. Garante que vai continuar no partido independentemente do resultado das legislativas de outubro.
Eleições Europeias

A vencedora das Europeias: a abstenção /premium

382
Em vez de assumir a maior derrota do PSD em eleições nacionais, Rio foi o exemplo perfeito de um líder autista, cismando que a sua estratégia de acordos de regime com o PS está correta.
Eleições Europeias

Jerónimo aponta o dedo a PSD e CDS-PP

1993
O líder comunista diz que os partidos "não foram capazes de salvar Portugal do atraso e dos graves problemas que hoje enfrentamos", apesar de se terem apresentado como "salvadores da Europa".
PCP

"Chantagem" do PS revelou convergência com direita

175
O secretário-geral do PCP diz que a "operação de chantagem de demissão do Governo" veio mostrar a convergência do PS com a direita e o "fito" de alcançar vantagem eleitoral.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo fala em "operação de chantagem"

177
Jerónimo de Sousa acusou o executivo de reclamar para si conquistas e progressos que o PS inicialmente rejeitou. O líder do PCP apontou ainda o dedo ao Governo por emprestar dinheiro ao Novo Banco.
PCP

PCP: Governo quer desfazer "correlação de forças" 

157
Jerónimo de Sousa diz que "já todos compreenderam que é o calculismo eleitoral e a fixação pela maioria absoluta que leva o Governo a ameaçar demitir-se".
Jerónimo De Sousa

Líder do PCP quer apoio para pequenos empresários 

607
Segundo o líder comunista, os pequenos empresários têm dificuldades face ao elevado preço dos combustíveis, das portagens e da carga fiscal. Jerónimo criticou ainda declarações de Cavaco Silva.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo exige "fim da promiscuidade" na Saúde

151
O secretário-geral do PCP exigiu o "fim da promiscuidade" entre o setor público e privado no SNS, durante um almoço comemorativo do 45.º aniversário do 25 de abril em Vila do Conde, Porto.
PCP

Jerónimo: "Não há governo à esquerda" sem a CDU

533
"Esta é a força patriótica e de esquerda que não vacila nas opções que faz pelo povo e pelo país", afirmou o secretário-geral da CDU, apelando ao voto nas eleições europeias.
PCP

Jerónimo nega rebelião contra "geringonça"

173
Secretário-geral do PCP referiu que a recente expulsão de um militante por críticas à posição atual do partido é uma "questão do foro interno", rejeitando tratar-se de um fenómeno alargado.
PCP

Jerónimo. PS e direita estão "unidos" a banqueiros

594
O secretário-geral do PCP acusou PS, PSD e CDS-PP de estarem "unidos" na "garantia" aos banqueiros, apoiando-se no erário publico para cobrir as "negociatas" e "fraudes" do setor.
CDU

CDU. Eleições são ''mentira imensa''

954
Jerónimo de Sousa, afirmou que as eleições servem para eleger deputados e não "falsos primeiros-ministros" e garantiu que os comunistas estão empenhados em desmontar esta "mentira imensa".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo não faz previsões sobre as eleições

O líder dos comunistas remete as decisões para os portugueses mas entende que as próximas eleições "determinarão com certeza soluções políticas e também programáticas".
Política

Coreia do Norte não é democracia? "É uma opinião"

5597
O secretário-geral do PCP recusou-se a classificar o regime de Kim-Jong-un: "Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia", afirmou em entrevista ao Polígrafo.
Dia da Mulher

Jerónimo encoraja "luta" das mulheres em Lisboa

105
"Quem vai ter um papel decisivo serão as mulheres e a sua luta, porque ninguém dá nada a ninguém nesta matéria", disse o líder do PCP. Mulher como líder do partido? "Questão que não está colocada".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo desafia portugueses a "avançar" com a CDU

Para Jerónimo de Sousa, a escolha pelo PS seria "andar para trás", apelando ao voto na coligação que junta comunistas e "Os Verdes" nos sufrágios europeu, da Madeira e legislativo.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo critica fim de tradição no Dia da Mulher

O líder do PCP critica Almada por ter posto fim a uma iniciativa com mais de 30 anos. No mesmo evento, Jerónimo aproveitou para criticar a direita, por alimentar discriminação das mulheres.
PCP

Jerónimo garante que não vai "calçar as pantufas"

Dias depois de ter admitido que podia não se recandidatar ao cargo em 2020, Jerónimo de Sousa assegura que continuará militante comunista, sendo a sua continuação no cargo uma decisão do partido.
Professores

Jerónimo de Sousa avisa Governo sobre negociações

142
Jerónimo de Sousa pediu ao Governo um diálogo efetivo para concretizar o que está previsto no OE, defendendo que o Governo não pode chegar às negociações com os docentes "com uma mão cheia de nada".
ADSE

PCP. Governo a resistir à "chantagem" dos privados

294
O líder do PCP desafiou o Governo a não ceder à "chantagem" dos grupos económicos privados na questão da ADSE e a dar-lhes a resposta que "merecem": o reforço do Serviço Nacional de Saúde.
PCP

Loures. Genro de Jerónimo ainda não tinha empresa 

3011
É no primeiro contrato entre Jorge Bernardino e o município que surge a incongruência. Passou mais de um mês desde o convite da autarquia para apresentar a proposta e a formalização de empresa.
Transtejo

Transtejo. Jerónimo defende maior oferta de barcos

Jerónimo de Sousa admite que a redução dos passes sociais é um grande passo adiante, mas que isso irá resultar numa maior procura. Lídee do PCP diz ser urgente comprar dez novos barcos.
CTT

AR. Jerónimo questiona renacionalização dos CTT

O líder do PCP vai fazer perguntas sobre os correios no debate quinzenal da Assembleia da República com António Costa, sem esquecer a gestão da CGD e a crise política na Venezuela.
PCP

Adeus foice e martelo, olá busca-pólos e alicate /premium

1853
Bernardino Soares justificou as quantias pagas dizendo que estes “são os preços do mercado”. Como quem diz: “A Câmara a fazer contratos ruinosos? Não. A mão invisível é que vos está a ir ao bolso".
PCP

PCP realça "resiliência" do SNS

Jerónimo de Sousa considera que o conjunto das propostas entregues na Assembleia da República confirma não estarem ainda garantidas as condições necessárias para uma revisão progressiva da Lei.
PCP

Jerónimo de Sousa: "A minha vida fala por si"

3189
O secretário-geral do PCP reitera as acusações de difamação à TVI: "A infâmia, a insinuação, o boato são sempre fontes de alimento envenenadas".
Política

Salazar /premium

1910
Os actuais líderes não têm discurso, têm sim objectivos: manter-se ou chegar ao poder, através da popularidade e não da política. Logo precisam do passado e de Salazar para falarem de política.
Jerónimo De Sousa

CDS, PS, PSD e BE pedem explicações à CM Loures

2911
O CDS junta-se a PSD, PS e Bloco, que pediram explicações de todos os contratos adjudicados ao genro de Jerónimo de Sousa, bem como os critérios das mesmas. E já enviaram requerimentos.
PCP

Câmara de Loures repudia "eventual promiscuidade"

5661
A autarquia liderada por Bernardino Soares contesta em comunicado a notícia da TVI, sobre os cinco contratos por ajuste direto com o genro do secretário-geral do PCP.
PCP

Contratos com genro de Jerónimo. PCP ataca TVI  

15342
O genro de Jerónimo de Sousa celebrou seis contratos com a autarquia comunista de Loures, cinco dos quais por ajuste direto, conta a TVI. PCP diz que reportagem é "uma abjeta peça de anticomunismo".
PCP

Jerónimo não se intromete "no convento" PSD

O secretário-geral do PCP prefere não se intrometer na crise interna do PSD, "por uma questão de princípio". Mas ressalva que o partido está a acompanhar a "evolução da situação."
PCP

Bombeiros. PCP contra "resistência" do Governo

O secretário-geral do PCP diz não entender a "resistência" do Governo à pretensão dos bombeiros de participarem na coordenação da Proteção Civil.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo anteviu as ações de António Costa

O secretário-geral do PCP anteviu esta sexta-feira que o primeiro-ministro vá "puxar a brasa à sua sardinha" mas frisou a importância e contributo dos comunistas para os "avanços" alcançados.
Greve

Jerónimo defende juízes em greve

269
O secretário-geral do PCP defendeu a greve geral de juízes, considerando que o executivo socialista deve "dar resposta" às "reivindicações justas".
PCP

Portugal "não tem a política para avançar a sério"

292
O secretário-geral do PCP considerou que Portugal "não tem ainda a política de que precisa para pôr o país a avançar a sério" e "ultrapassar os problemas estruturais que se mantém e agravam".
Jerónimo De Sousa

"O PCP não se põe numa mera posição de protesto"

PCP não rejeita ir para Governo porque "não se põe numa mera posição de protesto". Mas Europa pode ser obstáculo. A dois anos do fim do mandato, Jerónimo garante que não vai "calçar as pantufas".
PCP

PS "não se desmarca da política de direita"

Em Coimbra, no final da iniciativa "Álvaro Cunhal e o legado de Karl Marx", o líder comunista visou o PS e o seu "amarramento" ao grande capital e à União Europeia. "É preciso uma política diferente".
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo insiste em salário mínimo de 650 euros

O líder do PCP garante que não vai desistir do aumento do salário mínimo nacional para 650 euros no próximo ano. "O caminho da valorização dos salários é bom para a economia", diz.
José Saramago

Jerónimo. Saramago nunca escondeu ser comunista

117
O secretário-geral do PCP recordou que José Saramago nunca escondeu, pelo contrário, ser comunista, numa sessão evocativa do 20.º aniversário da distinção do autor com o prémio Nobel da Literatura.
Orçamento do Estado

Insuficiências, propostas "nebulosas" e um pudim

Líder comunista quer aumentos para todos na função pública e alerta para "proposta nebulosa" do Governo na energia. Não arrisca dizer se Costa é um homem de esquerda.
Orçamento do Estado

"50 milhões para a função pública é insuficiente" /premium

Líder comunista quer aumentos para todos na função pública e alerta para "proposta nebulosa" do Governo na energia. Em entrevista ao Observador, Jerónimo não arrisca se Costa é um homem de esquerda.
Jerónimo De Sousa

"Não vale a pena o PS enfeitar-se com os avanços"

153
Secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, diz que o país precisa de "uma outra política e de um outro Governo". E acusa o PS de estar "amarrado às opções da política de direita".
PCP

Jerónimo: É "insuficiente" contratar sem aumentos

O líder do PCP defendeu que o Governo tem de dar uma resposta ao funcionários públicos, o que, a seu ver, passa por uma "valorização salarial". Contratar sem aumentar salários é "insuficiente".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo sobre PGR: "Houve avanços significativos"

214
O líder comunista afirmou que "não se vai envolver" no debate sobre a renovação do mandato de Marques Vidal, mas admitiu que "houve avanços significativos" durante os últimos seis anos.
Jerónimo De Sousa

PS "pula o pezinho para a dança" com PSD e CDS

O líder comunista lamentou a convergência dos socialistas com os partidos da direita em matérias como o processo Banif, os casos recentes da legislação laboral e a descentralização.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo insiste na descida do IVA na eletricidade

O secretário-geral do PCP afirmou que, apesar de o Orçamento de Estado ter de ser pensado no conjunto, há matérias em que o partido vai "estar diretamente empenhado para que se concretize".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: desemprego e salários causam emigração

Para Jerónimo de Sousa os emigrantes não vão regressar "só por uma questão de IRS", mas por "garantias de emprego, melhores salários e melhores direitos de combate à precariedade".
PCP

PCP sem "reserva mental" em relação ao orçamento

Após uma audiência esta segunda-feira com o Presidente da República, o líder do PCP, Jerónimo Sousa, afirmou que não tem "reserva mental" nem obrigação para aprovar o orçamento.
Jerónimo De Sousa

Caso Robles. Jerónimo de "consciência tranquila"

164
Questionado sobre os riscos "sistémicos" de o PCP também ser afetado pelo caso Robles, Jerónimo de Sousa respondeu com ar grave e rematou com a frase: "Eu tenho a consciência perfeitamente tranquila.
Governo

Utopias e irrealismos de António Costa /premium

452
Independentemente das equações eleitorais, o período de governação de António Costa arrisca-se a ficar para a história como uma oportunidade perdida -- como foram os Governos Guterres.
Jerónimo De Sousa

PCP. Passos teve "política de terra queimada"

275
Jerónimo de Sousa garante que "o PCP não parte para o debate do Orçamento do Estado com pedras no sapato" e quer continuar a promover "medidas de reposição de direitos e rendimentos".
Orçamento do Estado

PCP nega tensão nas negociações do OE2019

O secretário-geral do PCP afirmou a inexistência de tensão nas negociações do Orçamento do Estado para 2019, aproximando-se o período "normal e natural" de "exame comum" da futura proposta do Governo.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa: "Não estamos a falar sozinhos"

O líder do Partido Comunista Português sublinhou a ideia de dar voz às injustiças e reiterou a intenção de proceder ao "exame comum" da proposta do Orçamento do Estado para 2019.
Jerónimo De Sousa

Combustíveis. Críticas ao PCP são "conversa fiada"

Secretário-geral do PCP rejeita acusações de "traição" do deputado socialista Ascenso Simões. O PS é que não está a respeitar compromissos assumidos sobre combustíveis, acusou Jerónimo de Sousa.
Orçamento do Estado

"Geringonça" discute OE com olho nas eleições

Arranque difícil das reuniões. PM recebe BE esta terça-feira, numa reunião adiada e reagendada em poucas horas. Catarina Martins leva salários, energia, serviços públicos e pensões para o encontro.
Dança

Rui RIo mostra os seus dotes de dançarino na Guiné

O líder do PSD não resistiu a entrar numa coreografia tradicional guineense. Veja as imagens e avalie se este talento de Rui RIo é comparável ao de Marcelo, Costa e Jerónimo.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo reage a "desabafos" do Presidente

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa recusou pressões sobre os comunistas relativamente ao Orçamento do Estado para 2019, frisando que não assinam "cheques em branco".
PCP

Jerónimo na igreja mas sem fé no Governo

162
Secretário-geral do PCP continua a "avolumar" o rol de críticas ao Governo e a criticar a colagem a PSD e CDS em áreas como a legislação laboral. Abertura das jornadas foi em Pousada de luxo.
Jerónimo De Sousa

Portugal e Espanha "são realidades distintas"

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) afirmou que o que se passa em Espanha "é um problema que cabe aos espanhóis resolver."
Orçamento do Estado

Esquerda não garante que irá aprovar Orçamento

470
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, avisa Costa e Marcelo que não assinará "de cruz" o próximo Orçamento do Estado. Bloco de Esquerda quer ir "mais além" e discutir tudo "setor a setor".
GES

Jerónimo diz que Pinho "não é caso único"

O líder do PCP diz que está de acordo com a comissão de inquérito a Manuel Pinho mas diz não é caso único e pede que se alargue o inquérito parlamentar a outras empresas.
PCP

PCP acusa PS de estar ao lado de PSD e CDS

Jerónimo de Sousa defendeu um aumento geral dos salários, considerando "um escândalo" que os funcionários públicos continuem sem aumentos.
PCP

PCP acusa Governo de fazer do défice "ditadura"

Jerónimo de Sousa acusa o Governo de fazer do défice "uma questão de ditadura" e critica os acordos assinados "com pompa espalhafatosa" entre o Governo do PS e o PSD.
PCP

Jerónimo acusa PS de estar com quem é contra SNS

O líder comunista responsabiliza o Governo socialista de manter "problemas estruturais", nomeadamente no Serviço Nacional de Saúde. A culpa é da "obsessão pela redução do défice", diz.
Lisboa

Jerónimo em manifestação "pela paz" na Síria

Cerca de uma centena de pessoas manifestou-se esta quinta-feira em Lisboa "pela paz" e "fim à agressão", apelando ao cessar da violência na Síria, com Jerónimo de Sousa a associar-se à iniciativa.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo insiste em aumentos para a função pública

Depois de António Costa ter considerado "extemporâneo" falar sobre o aumento de salários na função pública, Jerónimo De Sousa afirma que é "perfeitamente lógica e aceitável" falar em 2019.
Governo

Mário Centeno não é um problema para a Geringonça

107
As ameaças do Bloco e do PCP sobre o Orçamento para 2019 devem ser ser vistas como aqueles caniches que costumamos encontrar na rua: ladram muito mas têm sempre medo de morder.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo questiona "sucesso" de Centeno

Depois de Centeno ter escrito um artigo de opinião, Jerónimo de Sousa questionou o "sucesso" reclamado pelo ministro em termos económicos sem haver aumentos de salários.
Jerónimo De Sousa

OE com política de direita? "Temos um problema"

255
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, disse esta quarta-feira em entrevista à RTP que não aprova o Orçamento do Estado se "os traços de política de direita se acentuarem".
Jerónimo De Sousa

Fogos. PS, PSD e CDS partilham "culpas pesadas"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que PS, PSD e CDS "partilham culpas igualmente pesadas" em relação aos incêndios florestais de 2017.
Jerónimo De Sousa

Leis laborais. Jerónimo acusa PS de "sobranceria"

Jerónimo de Sousa diz que o PS se comportou "com uma atitude de sobranceria" relativamente às propostas de alteração da legislação laboral feitas pelo PCP.
Jerónimo De Sousa

Aumentos salariais são "mais elementar justiça"

Jerónimo de Sousa disse que o aumento salarial é "questão sempre presente" nas discussões sobre os Orçamentos do Estado. Em Portugal continua a ganhar-se menos do que antes da crise.
Jerónimo De Sousa

PCP critica "convergência" de PS com PSD e CDS/PP

122
O secretário-geral do PCP criticoa "convergência" entre PS, PSD e CDS/PP, dizendo que socialistas devem romper com políticas do passado.
Jerónimo De Sousa

Educação. PCP lamenta "frustração" e "revolta"

O líder do PCP considerou "natural" a existência de um clima de "frustração" e "revolta" na comunidade educativa, acusando o Governo de manter "aspetos estruturantes" das políticas de "direita".
Jerónimo De Sousa

Jerónimo fala em "Bloco Central informal" PSD/PS

Para Jerónimo, a convergência do PS com os partidos à sua direita "ficou bem patente no bloco de oposição que formou contra as propostas do PCP de alteração às normas gravosas da legislação laboral".
PCP

PCP acusa PS de estar "amarrado" ao grande capital

220
Jerónimo Sousa disse na Madeira que o PS continua "amarrado" a compromissos com o "grande capital" e acusou o primeiro-ministro de estar em convergência com o PSD e o CDS-PP.
Legislação Laboral

Jerónimo "profundamente inquieto" com PS

178
O secretário-geral do PCP declarou grande "inquietude" com a posição do PS sobre legislação laboral, dizendo que "não se limita a ficar em cima do muro".
Ponte 25 de Abril

Jerónimo defende nova travessia do Tejo

162
O secretário-geral do PCP afirma que "sempre alertámos para a necessidade de recuperar as infraestruturas tendo em conta o grau de degradação", referindo-se às notícias sobre a Ponte 25 de Abril.
PCP

PCP quer luta das mulheres sem "guerra de sexos"

Jerónimo de Sousa apelou esta quinta-feira à luta das mulheres pela emancipação mas sem uma "guerra de sexos". O líder do PCP destacou a importância da igualdade salarial entre homens e mulheres.
Jerónimo De Sousa

Portugal "não vai lá com geometria variável" do PS

Jerónimo de Sousa falou sobre a legislação laboral, dizendo que "isto não vai lá com geometrias variáveis, mas com a rutura com a política de direita que nos tem afligido durante tantos anos".
Jerónimo De Sousa

PCP "não abdica de ser comunista"

510
Líder dos comunistas discursou na conferência do centenário de Marx e sublinhou que o país precisa de um "PCP reforçado" para conseguir a "superação do capitalismo".
PCP

PCP acusa PS, PSD e CDS de atacar trabalhadores

226
Jerónimo de Sousa criticou o empenho crescente numa retoma "formal ou informal" num bloco central no PSD, CDS e PS, alertando estar em causa um ataque ao seu partido e aos direitos dos trabalhadores.
PCP

Jerónimo surpreendido por UGT querer greve

O secretário-geral do PCP ficou "surpreendido" com a "disponibilidade revolucionária" da UGT em participar em greves se não houver aumentos na Função Pública. Jerónimo acha que é desnecessário.
PCP

PCP. Reforma laboral não se faz com "promessas"

O líder do PCP aproveitou o arranque das jornadas parlamentares do PCP, em Portalegre, para pressionar Costa a dar passos decisivos na reforma da lei laboral. Basta de promessas, disse Jerónimo.
Jerónimo De Sousa

"Há contradições que podem tornar-se insanáveis"

Entre alertas sobre o que falta cumprir e as causas pelas quais se continuará a bater, o líder do PCP deixa um aviso: "não se pode estar bem com Deus e com diabo ao mesmo tempo".
Salários

Jerónimo nega contactos com Governo sobre aumentos

Jerónimo de Sousa negou a existência de quaisquer contactos com o Governo sobre aumentos salariais na função pública. Contudo, o secretário-geral do PCP considera que é uma "batalha importantíssima".
PCP

Jerónimo. valorização do trabalho exige ação 

O secretário-geral do PCP afirmou que o PS deve avançar "sem ambiguidade" rumo a uma maior "valorização do trabalho e dos trabalhadores"
PCP

PCP condena sanções impostas à Venezuela

1214
O PCP condenou a imposição de sanções à Venezuela por parte da União Europeia. Jerónimo de Sousa falou em hipocrisia, pressão e ingerência.
PCP

Jerónimo defende socialismo e revolução russa

108
O líder comunista reclamou para o PCP o papel do partido que "faz acontecer" em Portugal para "derrotar e travar a brutal ofensiva" do PSD/CDS, "mantendo no horizonte o objetivo do socialismo".
Jerónimo De Sousa

Direitos laborais. Líder do PCP fala em avanços 

108
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, diz que o país está a viver um "tempo de avanços" no que respeita aos direitos dos trabalhadores, mas alertou para a estratégia das multinacionais.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo: "Governo ficou mal na fotografia"

2238
Na primeira entrevista após as eleições autárquicas, que a Antena 1 passa amanhã, o líder do PCP não poupa críticas ao governo. E explica os pontos em que não está alinhado com António Costa.
Orçamento do Estado

Costa reuniu-se com Jerónimo após autárquicas

O primeiro-ministro chamou o líder comunista na semana depois das eleições autárquicas para uma reunião informal onde se falou sobretudo de Orçamento do Estado. A reunião aconteceu a 5 de outubro.
Autárquicas 2017

PCP não vai "alimentar arranjos artificiais"

151
O secretário geral do PCP afirmou que não vai contribuir para "replicar" soluções para as autarquias como as do Governo e acusou a comunicação social de "criar falsos conflitos" entre o PCP, PS e BE.
Jerónimo De Sousa

PCP não se deixará "condicionar por pressões"

254
Secretário-geral do PCP garantiu que o partido não se deixará "condicionar por pressões". O caminho a seguir é o da consolidação das medidas tomadas que levaram ao crescimento económico do país.
Jerónimo De Sousa

"Hostilização" do PCP provocou resultado eleitoral

555
"Não se pode omitir o quadro de hostilização que acompanhou a intervenção do PCP e da CDU ao longo dos últimos meses e a sua negativa influência na afirmação do nosso trabalho", afirmou.
PCP

Jerónimo acena com mais contestação nas ruas

562
Num balanço provisório da reunião do comité central, o secretário-geral do PCP sublinha que “sem a luta dos trabalhadores” a reposição de rendimentos dificilmente era materializada”.
Autárquicas 2017

Os seis derrotados da noite eleitoral

Ao contrário do habitual, nem toda a gente pôde dizer que ganhou: Passos, Jerónimo, Teresa Leal Coelho, Álvaro Almeida, Paulo Vistas e André Ventura terão tido motivos para insónias esta noite
Autárquicas 2017

Comparómetro em vídeo das 3 arruadas no Chiado

Fernando Medina e António Costa, do PS, João Ferreira e Jerónimo de Sousa, da CDU, e Assunção Cristas, do CDS, desceram o Chiado com poucas horas de diferença no fim da campanha. Compare as imagens
PCP

OE 2018. PCP resiste por mais 10 euros nas pensões

O líder comunista insistiu num novo aumento de 10 euros em todas as pensões para 2018 para recompensar as rugas de "vidas de trabalho e luta" nas caras de reformados.
Autárquicas 2017

Jerónimo de Sousa não liga às "bocarras" de Passos

O secretário-geral do PCP recusou alimentar polémicas sobre as afirmações da véspera do líder social-democrata, mas também outras vindas do espetro da esquerda.
Trabalho

Jerónimo de Sousa pede maior proteção às mulheres

O secretário-geral do PCP defendeu mais poderes para a Autoridade para as Condições do Trabalho, a fim de um mais firme combate à precariedade, dando especial atenção às mulheres.
Jerónimo De Sousa

"Bom começo" para descongelamento de carreiras

O líder do PCP desejou um "bom começo" no descongelamento das carreiras da função pública e do setor empresarial do Estado, "já em 2018", sem definir qualquer prazo-limite para o processo.
Défice

Jerónimo. Défice é razão para mais rendimentos

O secretário-geral comunista considerou os dados sobre o défice uma "evolução positiva" que confirma os benefícios da devolução de rendimentos e direitos aos portugueses.
Autárquicas 2017

BE vs CDU: troika, a raposa e as uvas em três atos

Começou com uma crítica às autarquias por Catarina Martins, incluiu o recurso a uma fábula por parte de Jerónimo de Sousa e acabou (até ver) com um discurso conciliador da coordenadora do Bloco.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: quem perdeu e quem ganhou hoje?

Jerónimo e Cristas em alta; Teresa Leal Coelho a pôr em xeque os homens da sua lista; Rui Moreira no direitómetro; a crítica de um leitor a Costa; e um parabéns a você. O novo formato do Observador.
IRS

Anúncio de IRS foi "insuficiente" para Jerónimo

Jerónimo de Sousa diz que a declaração do ministro das Finanças sobre o IRS foi "insuficiente". Centeno defendeu medidas adicionais para beneficiar os portugueses que "têm mais baixos rendimentos".
Autárquicas 2017

Jerónimo quer manuais gratuitos até ao 9.º ano

183
O secretário-geral do PCP defendeu este domingo o alargamento da gratuitidade dos livros escolares ao segundo e terceiro ciclos de escolaridade.
Subsídio de Desemprego

Jerónimo está confiante no fim do corte de 10%

Jerónimo de Sousa acredita que os desempregados não vão ser contemplados com o corte de 10% no subsídio no próximo Orçamento. O líder do PCP diz que "houve uma abertura" por parte do Governo.
Coreia do Norte

PCP. Críticas à Coreia e à "provocação" dos EUA

498
O secretário-geral do PCP admitiu que existe "uma preocupação legítima" face ao comportamento da Coreia da Norte, mas responsabilizou também os Estados Unidos.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo de Sousa acusa PS de ceder a Bruxelas

287
No encerramento da Festa do Avante, Jerónimo de Sousa criticou o PS por falar em "compatibilidade" entre desenvolvimento do país e as imposições da UE. Pediu mais votos à CDU para ter força negocial.
PCP

Moody's. "Quem decide é o povo português", diz PCP

639
O líder do PCP não deu importância à melhoria da perspetiva da dívida portuguesa por parte da Moody's, considerando que não deve "credibilizar" as agências de rating.
A página está a demorar muito tempo.