A Google decidiu homenagear esta segunda-feira a atriz austríaca e norte-americana Hedy Lamarr com o Doodle especial que celebra o seu 101º aniversário.

Hedy Lamarr já foi descrita como a “mulher mais bonita do mundo”, diz o The Telegraph. Mas não foi apenas pela sua beleza e pelo seu desempenho como atriz que Hedy Lamarr ficou conhecida na sua época. A sua vida foi muito mais rica.

Lamarr nasceu em 1914, em Viena, Áustria, e conseguiu o seu primeiro papel aos 17 anos num filme alemão, tendo sido o desempenho como protagonista no filme Ecstasy, em 1933, em que protagonizou o primeiro orgasmo feminino da história do cinema, que a colocou na ribalta e debaixo dos olhares dos produtores de Hollywood. Ficou conhecida como a Ecstasy Girl. Antes do filme, Hedy Lamarr era Hedwig Eva Maria Kiesler e foi em Hollywood que mudou oficialmente de nome e assinou um contrato com MGM. Estreou-se no cinema norte-americano em 1938 com o filme Argel e desde essa altura não mais parou.

Mas Hedy Lamarr não marcou o seu lugar na história apenas pela sua presença no cinema. Ela também foi pioneira na área das tecnologias da comunicação. Inventou e patenteou um sistema de comunicações secretas em 1942, que se veio a tornar fundamental para as comunicações militares e para a telefonia móvel. O sistema que Lamarr desenvolveu em parceria com George Antheil, um dispositivo que conseguia alterar as frequências dos sinais de rádio, impedia que os inimigos durante a II Guerra Mundial descodificassem as mensagens trocadas. Embora o sistema não tivesse sido utilizado na altura, pelos militares, ele lançou as bases para as tecnologias como o Bluetooth, o GPS e o Wi-fi, amplamente utilizadas atualmente.

Nós adoramos destacar boas histórias sobre as realizações de mulheres na ciência na tecnologia. Quando a história envolve uma personalidade de Hollywood dos anos 40, que para além de ser uma estrela do cinema, também desenvolveu uma tecnologia que utilizamos todos os dias nos nossos smartphones, então é mesmo necessário partilhá-la com o mundo”, explicou uma das criadoras de doodles da Google, Jennifer Hom.

O doodle criado para homenagear Hedy Lamarr , segundo o The Telegraph, tem uma trilha sonora criada pelo compositor Adam Ever-Hadan e pretende percorrer a carreira da atriz em Hollywood, como se de um filme se tratasse, bem como a sua invenção tecnológica, através de ilustrações de moda e cartazes de cinema característicos dos anos 40. O doodle é animado através de vários desenhos, mostrando os papéis desempenhados por Lamarr no seu dia-a-dia, quando era estrela de cinema durante o dia e inventora durante a noite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR