O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, considerou, em Alcobaça, a indústria dos moldes como um exemplo para outros setores ao colocar Portugal entre os países mais competitivos.

“A indústria dos moldes orgulha Portugal, coloca o país na primeira divisão dos países mais competitivos e mais eficientes e o tecido empresarial português entre os melhores” afirmou o secretário de Estado durante a inauguração das novas instalações da empresa Enpromoulds – Moulds Engineering & Production Engenharia e Fabricação de Moldes Metálicos.

A empresa “serve de exemplo do que devia estar a acontecer em todos os setores e a todos os empresários portugueses”, sublinhou, aludindo ao crescimento da Enpromoulds nos últimos 13 anos.

Um exemplo de que “é possível numa pequena empresa familiar ter uma ambição global, vender para outros continentes e querer ter a melhor tecnologia de ponta”, frisou, defendendo ser este o espírito que o Governo “quer levar a muitos outros setores da indústria tradicional portuguesa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

João Vasconcelos falava após inaugurar as novas instalações da empresa na Martingança, no concelho de Alcobaça, onde foram investidos 2,2 milhões de euros, dos quais um milhão de euros na aquisição de novas máquinas que permitem “aumentar a produção e produzir moldes até 50 toneladas”, explicou à agência Lusa o administrador, Sérgio Nicolau.

O investimento permitiu ainda “criar sete novos postos de trabalho”, aumentando o efetivo para 23 trabalhadores.

Fundada em 2003, a Enpromoulds tem um volume de negócios anual na ordem dos dois milhões de euros e estima, com as novas instalações, “duplicar esse valor já em 2016”, acrescentou o administrador.

A empresa produz sobretudo moldes para o setor agrícola (redes de rega e outros equipamentos), artigos para casa (plásticos) e industria automóvel.

As exportações para a América Latina absorvem cerca de 95% da produção da Enpromoulds. Cuba é o principal mercado, 60%, seguindo-se Equador e Colômbia.

Marrocos e Irão são os próximos destinos para onde a empresa pretende iniciar a exportação, encontrando-se atualmente em negociações com novos clientes.