Yeffer Sánchez, o soldado colombiano que se perdeu do seu pelotão há três semanas, no passado dia 5 de março na floresta do Estado de Meta, no centro da Colômbia, foi encontrado com vida noticia a BBC Mundo.

O soldado do Exército esteve perdido 23 dias e sobreviveu a comer sementes, cascas e quando já não conseguia aguentar a fome encontrou uma tartaruga e comeu-a crua. Tentou beber urina para se hidratar, mas não conseguiu. As proteínas e a gordura que ingeriu quando comeu a tartaruga podem ter-lhe salvado a vida.

“Não me matem, sou o soldado perdido”, pediu assim que foi encontrado pelos militares.

Yeffer Sánchez perdeu-se numa área conhecida como El Charcón, classificada como uma zona vermelha devido à forte presença das FARC (Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia), um movimento de guerrilha terrorista que “ocupa” algumas zonas de selva da Colômbia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os animais selvagens eram outro dos perigos possíveis para Yeffer Sánchez, de 26 anos, que apenas tinha a arma, a faca e farda camuflada para se proteger. A outra “arma” de que dispunha era a voz. Yeffer Sánchez gosta de rap e cantava para se animar e conseguir passar as noites. “Nas piores noites cantava baixinho para me animar. Não conseguia dormir a pensar no que podia acontecer. A barriga roncava com fome e o meu único sonho era conseguir encontrar uma saída ou que alguém me visse no dia seguinte”, disse Sánchez em entrevista ao meio de comunicação britânico.

O soldado foi procurado por 500 homens do Comando Específico do Oriente por terra e ar, foram distribuídos panfletos com a sua fotografia nas localidades próximas e o seu desaparecimento na selva foi anunciado na rádio.

Quando foi socorrido, as forças militares colocaram um pequeno vídeo do salvamento na rede social Twitter:

O Exército da Colômbia também divulgou imagens da condecoração de Yeffer Sánchez, que foi considerado “um verdadeiro herói”.