António Guterres

António Guterres

António Guterres condena ataques na Nova Zelândia

Numa mensagem publicada no Twitter, António Guterres condenou "com veemência a morte de pessoas inocentes enquanto oravam pacificamente em mesquitas" e expressou as condolências às famílias.
António Guterres

Sudão do Sul continua frágil apesar de cessar-fogo

O secretário-geral da ONU alerta para os confrontos esporádicos no país, que indicam que "a situação continua frágil", e aponta para incumprimento de metas estabelecidas no acordo de paz de setembro.
Venezuela

Guterres apela a que não se use "força letal"

518
O porta-voz do secretário geral da ONU diz que Guterres apela a que não se use "força letal em nenhuma circunstância" e pede a todos que reduzam a tensão.
Venezuela

Pompeo e Guterres discutem situação na Venezuela

Os dois responsáveis reúnem-se numa altura de crescente tensão devido à entrega de ajuda humanitária na Venezuela prevista para o fim de semana. Pompeo garante que EUA estão decididos a ajudar.
Nações Unidas

Bissau. Guterres preocupado com "frágil" situação

António Guterres admite progressos advindos da nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da formação de um governo representativo, mas mostra-se preocupado com a situação frágil do país.
António Guterres

Guterres volta a oferecer "bons ofícios" a Guaidó

131
O secretário-geral da ONU voltou a oferecer os seus "bons ofícios" para contribuir para uma solução política e frisou a sua preocupação com a situação e o impacto desta na população venezuelana.
Prémios e Galardões

António Guterres recebe prémio Carlos Magno

142
Galardão alemão reconhece as contribuições para a unidade da Europa. Comité defende que António Guterres é um destacado defensor do modelo europeu de sociedade, do pluralismo, tolerância e diálogo.
António Costa

Chipre agradece Portugal pelo apoio

António Costa reuniu-se, no Palácio Presidencial do Chipre, com o Presidente do Chipre, Nicos Anastasiades. O chefe de Estado agradeceu Portugal pelo apoio na reunificação do seu país.
Nações Unidas

Guterres diz que o ódio no mundo está aumentar

O secretário-geral da ONU reconhece que o mundo está "a assistir a formas de violência a que não estávamos habituados" e que "ONU está hoje na primeira linha do combate contra o antissemitismo".
Nações Unidas

Guterres pede condenação de autores de ataque

António Guterres condenou veementemente o ataque e apresentou as suas condolências às famílias das vítimas, pedindo ainda às autoridades que levem a tribunal os responsáveis pelo crime.
Nações Unidas

Somália ordena saída de enviado da ONU

A Somália ordenou a saída de enviado da ONU acusando-o de "interferência deliberada" nos assuntos internos. António Guterres condenou os ataques "agressivos" contra o complexo da ONU em Mogadíscio.
Nações Unidas

Mensagem de Ano Novo da ONU: clima e intolerância

354
António Guterres falou de perigos persistentes, como as alterações climáticas e a intolerância, na mensagem de Ano Novo da ONU. Mas diz ter esperança de mais combate a esses problemas em 2019.
Nações Unidas

Guterres pede eleições sem violência na RDCongo

As eleições gerais na República do Congo têm sido adiadas desde dezembro de 2016, quando o segundo e último mandato presidencial de Kabila acabou, de acordo com os limites constitucionais.
Nações Unidas

Khashoggi. Guterres quer investigação credível

154
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas considera "essencial" que se realize uma investigação "credível" sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Iémen

Fogo cessado na província de Hodeida

O acordo obtido prevê uma retirada das forças governamentais e rebeldes da cidade e do porto de Hodeida, controlados pelos Huthis, alvo de uma ofensiva sob comando saudita.
António Guterres

"É altura de dar vida" ao pacto para a migração

3.574
António Guterres defende que chegou o momento de "dar vida" ao pacto global para a migração e mostrar a utilidade deste documento, que é o resultado de "muitos meses de diálogo inclusivo".
Rússia

ONU preocupada com a tensão entre Kiev e Moscovo

Em conferência de imprensa disse ver "com muita preocupação" a escalada da tensão entre Kiev e Moscovo e defende que a integridade territorial da Ucrânia deve ser respeitada.
António Guterres

Guterres adverte para uma "globalização justa"

139
António Guterres, que vai participar na cimeira do G20, em Buenos Aires, diz que "os abandonados pela globalização estão a perder a confiança nos governos e nas instituições".
Web Summit

'Pai da internet' tem um plano para salvar a filha

104
Guterres arrancou o maior aplauso ao alertar para riscos da inteligência artificial. Berners-Lee propõe uma "constituição" para salvar a internet, que ajudou a criar há 29 anos. Começou a Web Summit.
António Guterres

Guterres pede que se protejam os refugiados

António Guterres, expressou preocupação com a saída de congoleses de Angola, afirmando que as normas internacionais de proteção de refugiados em caso de conflito devem ser respeitadas.
António Guterres

Guterres. CPLP é "um dos mais fortes pilares"

António Guterres foi distinguido pela CPLP com o prémio José Aparecido de Oliveira. Este reconhecimento mostra "o empenhamento dos membros da CPLP em tudo fazer" para enfrentar "enormes riscos".
CPLP

Promoção de língua portuguesa dá prémio a Guterres

António Guterres vai receber em Lisboa o prémio José Aparecido de Oliveira, atribuído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pelo contributo para a promoção da língua portuguesa.
António Guterres

ONU: Guterres quer Pedersen como novo emissário

António Guterres, informou o Conselho de Segurança da sua intenção de nomear o diplomata norueguês Geir Pedersen como o próximo emissário das Nações Unidas para a Síria.
António Guterres

Guterres recebe prémio da CPLP a 5 de novembro

101
António Guterres, recebe, a 5 de novembro em Lisboa, o prémio José Aparecido de Oliveira, atribuído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
António Guterres

Banco Mundial e tecnologia para erradicar fome

O líder da ONU descreveu como "crucial a colaboração estabelecida com o Banco Mundial", para assegurar fundos, bem como uma crescente introdução da tecnologia para garantir uma resposta cada vez mais
António Guterres

António Guterres visita zona afetada em Celebes

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, visita a zona mais afetada pelo sismo seguido de tsunami que atingiu a ilha indonésia de Celebes, deixando mais de 2.000 mortos.
Presidente Trump

Trump na ONU. EUA só vão ajudar "amigos"

232
Na ONU, Trump disse que só vai ajudar os países "amigos" e apelou a todos os países que contribuam para "isolar" o Irão. Mas não escapou a risos quando se gabou dos feitos da sua administração.
Nações Unidas

Guterres e PR falam da Guiné-Bissau e Moçambique

O secretário-geral das Nações Unidas falou com o Presidente da República sobre as eleições na Guiné-Bissau e o processo de paz em Moçambique, no encontro que tiveram em Nova Iorque.
Conflito na Síria

Idleb "não pode ser um banho de sangue"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmouque a província síria "não pode ser transformada num banho de sangue" e pediu à Rússia, Irão e Turquia que façam tudo para proteger os civis.
Alterações Climáticas

ONU adverte para luta contra alterações climáticas

1.227
António Guterres advertiu que o mundo só tem dois anos para agir contra as mudanças climáticas e evitar "consequências desastrosas". E condenou a paralisia dos líderes mundiais contra este fenómeno.
Myanmar

ONU quer apurar responsabilidades em Myanmar

323
O secretário-geral da ONU defendeu na terça-feira a responsabilização dos autores da "horrenda perseguição" dos muçulmanos rohingya em Myanmar, considerando tratar-se de uma "limpeza étnica".
António Guterres

António Guterres lamenta a morte de Rui Alarcão 

O actual Secretário-Geral da ONU manifestou o seu pesar perante a morte do ex-reitor da Universidade de Coimbra. João Gabriel Silva, o atual responsável pelo estabelecimento de ensino, também.
Nações Unidas

ONU. Bachelet aprovada para os Direitos Humanos

Por unanimidade e aclamação, os 193 Estados com assento na Assembleia-Geral da ONU apoiaram a nomeação da ex-presidente do Chile para Alta-Comissária para os Direitos Humanos
Nações Unidas

Iémen. Guterres quer inquérito à morte de crianças

António Guterres apelou na quinta-feira à realização de um inquérito independente à morte de 29 crianças, ocorrida quando o autocarro que as transportava foi atacado no norte do Iémen.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Nações Unidas

Guterres escolhe Bachelet para Direitos Humanos

O secretário-geral da ONU, António Guterres, escolheu Michelle Bachelet para substituir o jordano Zei Ra'ad al-Hussein, que ocupou o cargo desde 2014 e cujo mandato termina no final deste mês.
Nações Unidas

Guterres preocupado com violência no Zimbabué

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, mostrou-se preocupado com os relatos de violência em Harare, no Zimbabué, após as eleições presidenciais de segunda-feira.
CPLP

Comunidade da CPLP distingue António Guterres

Os Estados-membros da CPLP atribuíram um prémio ao secretário-geral das Nações Unidas pela sua "atuação singular" em defesa dos valores da comunidade lusófona e da língua portuguesa.
António Guterres

Situação na Nicarágua "inaceitável", diz Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, qualificou como "inaceitável" o número de mortes e o uso da força na crise na Nicarágua.
António Guterres

Guterres preocupado com a situação na Nicarágua

O porta-voz do secretário-geral da ONU disse em comunicado que Guterres "deplora a perda de vidas nos protestos e o ataque contra os mediadores da Igreja católica no diálogo nacional".
Armamento Nuclear

Guterres: eliminar armas nucleares é prioritário

Secretário-geral da ONU defendeu eliminação de armas nucleares como maior prioridade do desarmamento a nível mundial, por ocasião do 1º aniversário da adoção do Tratado de Proibição de Armas Nucleares
António Guterres

Guterres apela à calma no Mali

O secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou a sua preocupação com o aumento da violência entre comunidades no Mali e pediu calma, depois das mortes deste fim de semana.
República Centro Africana

Guterres alerta para ameaça à capital da RCA

Guterres admitiu que está "aterrado" com o facto de, "cinco anos depois do início da crise na RCA", a violência intercomunitária ter aumentado. Particularmente preocupante é a violência em Bangui.
António Guterres

Guterres fala em guerra entre Palestina e Israel

Guterres considera que a escalada de violência em Gaza é "um aviso para todos sobre quão perto da guerra está a situação" e pede ao movimento radical palestiniano Hamas para cumprir o cessar-fogo.
Migrações

Guterres: Migrações são inevitáveis e necessárias

Depois de o navio Aquarius - com 630 migrantes a bordo - ter sido rejeitado em Itália e Malta, Guterres defende que as migrações são necessárias e que é melhor organizá-las e regulamentá-las.
António Guterres

Guterres reúne com Putin e assiste ao Mundial

António Guterres vai reunir-se com Putin e com o ministro dos Negócios Estrangeiros nos dias 20 e 21 de junho. No dia 20, o secretário-geral da ONU vai assistir à partida de Portugal contra Marrocos.
Nações Unidas

Apelo para Guterres discutir presos com Putin

38 países pediram a Guterres que discuta com Putin "o sofrimento" de quem está detido ilegalmente. O caso do realizador Sentsov, que está em greve de fome, deve ser levantado "urgentemente".
António Guterres

Guterres confiante na paz entre Trump e Kim 

"O mundo está a seguir de perto o que se vai passar dentro de horas em Singapura", disse António Guterres à imprensa na véspera da histórica cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.
Conselho de Estado

Guterres acredita em acordo entre Trump e Kim

Secretário-geral da ONU revelou no Conselho de Estado que ambas as partes, EUA e Coreia do Norte, estão "genuinamente empenhadas" em resolver conflito por uma via pacífica.
Conselho de Estado

Conselho de Estado quer "maior união e cooperação"

O Conselho de Estado abordou, durante a reunião desta segunda-feira com a presença de António Guterres, a "defesa de uma abordagem multilateral e de respeito do Direito Internacional".
Conselho de Estado

Conselho de Estado reúne-se com António Guterres

A nona reunião do Conselho de Estado convocada pelo Presidente da República realiza-se esta segunda-feira para analisar a situação internacional, com o secretário-geral das Nações Unidas.
Júlio Pomar

Guterres. Morte de Pomar é uma "imensa perda"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou que a morte de Júlio Pomar constituiu uma "imensa perda" para Portugal e "todo o mundo" das artes e da cultura.
António Guterres

Guterres critica movimento xiita libanês Hezbollah

O secretário-geral da ONU criticou o movimento fundamentalista xiita Hezbollah por funcionar como milícia armada e partido político no Líbano, e pediu que suspenda as atividades militares que exerce.
António Guterres

Guterres apela a uma UE cada vez mais unida 

O secretário-geral da ONU apelou a uma UE "cada vez mais unida", cuja voz se faça ouvir num mundo cada vez mais perigoso, e saudou os esforços europeus para salvar o acordo nuclear com o Irão.
Coreia do Norte

Coreia. Guterres espera que cimeiras aconteçam

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, quer "que o bom senso prevaleça" e que as cimeiras da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e os Estados Unidos tenham efetivamente lugar.
Coreia do Norte

Fecho de instalações nucleares agrada a Guterres

António Guterres mostrou-se satisfeito com o encerramento do centro de testes nucleares e diz que permite "sedimentar esforços adicionais em prol da paz".
Iraque

Guterres apela à manutenção da paz no Iraque

António Guterres apelou à manutenção da paz no Iraque, depois das legislativas que aconteceram no sábado e considerou as eleições um novo avanço para a construção de uma democracia mais consolidada.
Nações Unidas

Guterres preocupado com situação israelo-iraniana

António Guterres pediu uma "suspensão imediata de todos os atos hostis e provocações de forma a evitar uma nova conflagração" no Médio Oriente perante a escalada militar israelo-iraniana.
Conselho de Estado

Guterres vai participar no Conselho de Estado

O antigo primeiro-ministro e atual secretário geral das Nações Unidas foi convidado, por Marcelo Rebelo de Sousa, para participar no próximo Conselho de Estado, que se realizará a 28 de maio.
CPLP

ONU. Guterres destaca importância da CPLP

O secretário-geral das Nações Unidas destacou a importância da diversidade contra as tentativas de uniformização e disse que a CPLP tem nesta matéria um "papel essencial a desempenhar".
República Centro Africana

Guterres apela à calma na RAP e pede investigação

António Guterres apelou à calma na República Centro-Africana e pediu aos intervenientes que acabem com a violência. O secretário-geral da ONU condenou a violência registada a 1 de maio em Bangui.
Armamento Nuclear

Guterres para Trump: rasgar acordo com Irão, não

O presidente da ONU apelou a Trump para não rasgar o acordo nuclear com o Irão, "a não ser que exista uma boa alternativa". Falou ainda em "tempos perigosos" e no risco de uma guerra.
Nações Unidas

Guterres pede mais unidade para combater conflitos

O secretário-geral das Nações Unidas pediu esta segunda-feira aos Governos de todo o mundo mais unidade, para responder ao aumento dos conflitos e das desigualdades que se vivem atualmente.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)