António Guterres

Conflito na Síria

Idleb "não pode ser um banho de sangue"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmouque a província síria "não pode ser transformada num banho de sangue" e pediu à Rússia, Irão e Turquia que façam tudo para proteger os civis.
Alterações Climáticas

ONU adverte para luta contra alterações climáticas

1.227
António Guterres advertiu que o mundo só tem dois anos para agir contra as mudanças climáticas e evitar "consequências desastrosas". E condenou a paralisia dos líderes mundiais contra este fenómeno.
Myanmar

ONU quer apurar responsabilidades em Myanmar

323
O secretário-geral da ONU defendeu na terça-feira a responsabilização dos autores da "horrenda perseguição" dos muçulmanos rohingya em Myanmar, considerando tratar-se de uma "limpeza étnica".
António Guterres

António Guterres lamenta a morte de Rui Alarcão 

O actual Secretário-Geral da ONU manifestou o seu pesar perante a morte do ex-reitor da Universidade de Coimbra. João Gabriel Silva, o atual responsável pelo estabelecimento de ensino, também.
Nações Unidas

ONU. Bachelet aprovada para os Direitos Humanos

Por unanimidade e aclamação, os 193 Estados com assento na Assembleia-Geral da ONU apoiaram a nomeação da ex-presidente do Chile para Alta-Comissária para os Direitos Humanos
Nações Unidas

Iémen. Guterres quer inquérito à morte de crianças

António Guterres apelou na quinta-feira à realização de um inquérito independente à morte de 29 crianças, ocorrida quando o autocarro que as transportava foi atacado no norte do Iémen.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Nações Unidas

Guterres escolhe Bachelet para Direitos Humanos

O secretário-geral da ONU, António Guterres, escolheu Michelle Bachelet para substituir o jordano Zei Ra'ad al-Hussein, que ocupou o cargo desde 2014 e cujo mandato termina no final deste mês.
Nações Unidas

Guterres preocupado com violência no Zimbabué

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, mostrou-se preocupado com os relatos de violência em Harare, no Zimbabué, após as eleições presidenciais de segunda-feira.
CPLP

Comunidade da CPLP distingue António Guterres

Os Estados-membros da CPLP atribuíram um prémio ao secretário-geral das Nações Unidas pela sua "atuação singular" em defesa dos valores da comunidade lusófona e da língua portuguesa.
António Guterres

Situação na Nicarágua "inaceitável", diz Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, qualificou como "inaceitável" o número de mortes e o uso da força na crise na Nicarágua.
António Guterres

Guterres preocupado com a situação na Nicarágua

O porta-voz do secretário-geral da ONU disse em comunicado que Guterres "deplora a perda de vidas nos protestos e o ataque contra os mediadores da Igreja católica no diálogo nacional".
Armamento Nuclear

Guterres: eliminar armas nucleares é prioritário

Secretário-geral da ONU defendeu eliminação de armas nucleares como maior prioridade do desarmamento a nível mundial, por ocasião do 1º aniversário da adoção do Tratado de Proibição de Armas Nucleares
António Guterres

Guterres apela à calma no Mali

O secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou a sua preocupação com o aumento da violência entre comunidades no Mali e pediu calma, depois das mortes deste fim de semana.
República Centro Africana

Guterres alerta para ameaça à capital da RCA

Guterres admitiu que está "aterrado" com o facto de, "cinco anos depois do início da crise na RCA", a violência intercomunitária ter aumentado. Particularmente preocupante é a violência em Bangui.
António Guterres

Guterres fala em guerra entre Palestina e Israel

Guterres considera que a escalada de violência em Gaza é "um aviso para todos sobre quão perto da guerra está a situação" e pede ao movimento radical palestiniano Hamas para cumprir o cessar-fogo.
Migrações

Guterres: Migrações são inevitáveis e necessárias

Depois de o navio Aquarius - com 630 migrantes a bordo - ter sido rejeitado em Itália e Malta, Guterres defende que as migrações são necessárias e que é melhor organizá-las e regulamentá-las.
António Guterres

Guterres reúne com Putin e assiste ao Mundial

António Guterres vai reunir-se com Putin e com o ministro dos Negócios Estrangeiros nos dias 20 e 21 de junho. No dia 20, o secretário-geral da ONU vai assistir à partida de Portugal contra Marrocos.
Nações Unidas

Apelo para Guterres discutir presos com Putin

38 países pediram a Guterres que discuta com Putin "o sofrimento" de quem está detido ilegalmente. O caso do realizador Sentsov, que está em greve de fome, deve ser levantado "urgentemente".
António Guterres

Guterres confiante na paz entre Trump e Kim 

"O mundo está a seguir de perto o que se vai passar dentro de horas em Singapura", disse António Guterres à imprensa na véspera da histórica cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.
Conselho de Estado

Guterres acredita em acordo entre Trump e Kim

Secretário-geral da ONU revelou no Conselho de Estado que ambas as partes, EUA e Coreia do Norte, estão "genuinamente empenhadas" em resolver conflito por uma via pacífica.
Conselho de Estado

Conselho de Estado quer "maior união e cooperação"

O Conselho de Estado abordou, durante a reunião desta segunda-feira com a presença de António Guterres, a "defesa de uma abordagem multilateral e de respeito do Direito Internacional".
Conselho de Estado

Conselho de Estado reúne-se com António Guterres

A nona reunião do Conselho de Estado convocada pelo Presidente da República realiza-se esta segunda-feira para analisar a situação internacional, com o secretário-geral das Nações Unidas.
Júlio Pomar

Guterres. Morte de Pomar é uma "imensa perda"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou que a morte de Júlio Pomar constituiu uma "imensa perda" para Portugal e "todo o mundo" das artes e da cultura.
António Guterres

Guterres critica movimento xiita libanês Hezbollah

O secretário-geral da ONU criticou o movimento fundamentalista xiita Hezbollah por funcionar como milícia armada e partido político no Líbano, e pediu que suspenda as atividades militares que exerce.
António Guterres

Guterres apela a uma UE cada vez mais unida 

O secretário-geral da ONU apelou a uma UE "cada vez mais unida", cuja voz se faça ouvir num mundo cada vez mais perigoso, e saudou os esforços europeus para salvar o acordo nuclear com o Irão.
Coreia do Norte

Coreia. Guterres espera que cimeiras aconteçam

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, quer "que o bom senso prevaleça" e que as cimeiras da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e os Estados Unidos tenham efetivamente lugar.
Coreia do Norte

Fecho de instalações nucleares agrada a Guterres

António Guterres mostrou-se satisfeito com o encerramento do centro de testes nucleares e diz que permite "sedimentar esforços adicionais em prol da paz".
Iraque

Guterres apela à manutenção da paz no Iraque

António Guterres apelou à manutenção da paz no Iraque, depois das legislativas que aconteceram no sábado e considerou as eleições um novo avanço para a construção de uma democracia mais consolidada.
Nações Unidas

Guterres preocupado com situação israelo-iraniana

António Guterres pediu uma "suspensão imediata de todos os atos hostis e provocações de forma a evitar uma nova conflagração" no Médio Oriente perante a escalada militar israelo-iraniana.
Conselho de Estado

Guterres vai participar no Conselho de Estado

O antigo primeiro-ministro e atual secretário geral das Nações Unidas foi convidado, por Marcelo Rebelo de Sousa, para participar no próximo Conselho de Estado, que se realizará a 28 de maio.
CPLP

ONU. Guterres destaca importância da CPLP

O secretário-geral das Nações Unidas destacou a importância da diversidade contra as tentativas de uniformização e disse que a CPLP tem nesta matéria um "papel essencial a desempenhar".
República Centro Africana

Guterres apela à calma na RAP e pede investigação

António Guterres apelou à calma na República Centro-Africana e pediu aos intervenientes que acabem com a violência. O secretário-geral da ONU condenou a violência registada a 1 de maio em Bangui.
Armamento Nuclear

Guterres para Trump: rasgar acordo com Irão, não

O presidente da ONU apelou a Trump para não rasgar o acordo nuclear com o Irão, "a não ser que exista uma boa alternativa". Falou ainda em "tempos perigosos" e no risco de uma guerra.
Nações Unidas

Guterres pede mais unidade para combater conflitos

O secretário-geral das Nações Unidas pediu esta segunda-feira aos Governos de todo o mundo mais unidade, para responder ao aumento dos conflitos e das desigualdades que se vivem atualmente.
Nações Unidas

Guterres quer investigação aos ataques no Iémen

António Guterres quer que seja efetuada uma "investigação rápida, eficiente e transparente" sobre os ataques que mataram dezenas de pessoas no Iémen.
Síria

Síria: Guterres pede contenção a todos os países

124
"Qualquer uso de armas químicas é horrível", declarou o secretário-geral da ONU, António Guterres, que apelou este sábado aos estados membros para evitarem agravar a situação do povo sírio.
Conflito na Síria

Guterres. "A Guerra Fria voltou"

168
António Guterres disse esta sexta-feira, na reunião do Conselho de Segurança para discutir os ataques na Síria, que "a Guerra Fria voltou" e afirmou que aquele país vive uma situação de "caos".
Ajuda Humanitária

RD Congo. 13 milhões precisam de ajuda urgente

ONU diz que necessidades humanitárias aumentaram significativamente durante o último ano. Em janeiro, as Nações Unidas pediram quase 1,7 mil milhões de dólares para ajudar no território.
Síria

Guterres quer evitar "situação fora de controlo"

O secretário-geral das Nações Unidas afirmou que está "preocupado com o impasse" e exortou os cincos membros permanentes do Conselho de Segurança a "evitarem uma situação fora de controlo" na Síria.
Presidente Marcelo

Marcelo compara Síria a um "quase inferno"

O Presidente da República descreveu os ataques que se têm passado na Síria como um "quase inferno", tal como António Guterres já fez. Marcelo defendeu, no Egito, o diálogo para o "caminho da paz".
Nações Unidas

Síria. Guterres indignado com ataque químico

190
O secretário-geral da ONU afirmou estar indignado com o alegado ataque químico cometido no sábado contra a cidade rebelde de Douma, na Síria, e apelou à realização de uma investigação imparcial.
Faixa de Gaza

Vídeo. Jovem baleado na Faixa de Gaza

378
Um vídeo mostra um jovem palestiniano a ser atingido mortalmente durante os protestos na Faixa de Gaza, na sexta-feira. O exército israelita diz que os vídeos são "fabricados" e "editados".
Nações Unidas

Guterres pede "investigação" a confrontos em Gaza

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou-se "profundamente preocupado" com os confrontos na Faixa de Gaza e pediu "uma investigação independente e transparente a estes incidentes."
Diplomacia

Guterres avisa: "Situação é similar à Guerra Fria"

141
António Guterres disse esta quinta-feira que a tensão vivida entre EUA e Rússia faz lembrar a Guerra Fria. O secretário-geral da ONU considera que está na altura de serem tomadas precauções.
Coreia do Norte

ONU saúda encontro da China e Coreia do Norte

Em comunicado, António Guterres considerou que o encontro foi o "início de um longo processo de diálogo sincero, conducente a uma paz sustentável e à democratização da península coreana".
Nações Unidas

ONU não comenta expulsão de diplomatas russos

A ONU disse esta segunda-feira ter sido notificada pelos Estados Unidos sobre a expulsão de um grupo de diplomatas russos mas o porta-voz de António Guterres evitou comentar a decisão de Washington.
António Guterres

Investimento na diversidade "tem de continuar"

O secretário-geral da ONU afirmou que o investimento de Portugal na diversidade tem de continuar com "grande persistência", lembrando que subsistem no país manifestações xenófobas e racistas.
Islão

Comunidade Islâmica de Lisboa celebra 50 anos

António Guterres vai estar presente nas celebrações dos 50 anos da comunidade Islâmica de Lisboa. O encontro de reflexão começa esta sexta-feira e termina no sábado e conta com vários debates.
Religião

Comunidade Islâmica celebra 50 anos com Guterres

141
António Guterres vai estar presente nas celebrações dos 50 anos da comunidade Islâmica de Lisboa. O encontro de reflexão começa esta sexta-feira e termina no sábado e conta com vários debates.
Nações Unidas

ONU apoia realização de encontro Trump-Kim

António Guterres mostrou o seu apoio ao encontro entre Donald Trump e Kim Jon-un. O secretário-geral da ONU elogiou "a visão de todos os envolvidos" nas conversações.
Presidente Marcelo

Marcelo: "Não era candidato" contra Guterres

193
O Presidente da República admitiu que "quase de certeza" não se teria candidato contra António Guterres. Marcelo Rebelo de Sousa acredita o atual secretário-geral da ONU "cumpriria melhor" a missão.
Venezuela

Conselho de Segurança decide sobre eleições

António Guterres afirmou que é necessário "um mandato específico" para enviar pessoal para observar as eleições na Venezuela. Guterres remeteu a decisão para assembleia-geral.
Síria

ONU apela à reabertura do acesso para comboios

António Guterres apelou à abertura imediata dos corredores de acesso aos comboios humanitários na Síria, bloqueados por uma ofensiva do regime de Bashar al-Assad.
Alterações Climáticas

Guterres nomeia Bloomberg para alterações do clima

O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou o antigo presidente da Câmara de Nova Iorque e empresário Michael Bloomberg como seu representante especial para as alterações climáticas.
Armamento

Guterres anuncia iniciativa para desarmamento

António Guterres anunciou uma iniciativa para o desarmamento a nível mundial. O mundo desnuclearizado é um projeto distante, quando "existem cerca de 150 mil armas nucleares no mundo", disse.
Síria

ONU exige período de tréguas imediato na Síria

António Guterres exigiu que a resolução adotada no sábado pelo Conselho de Segurança sobre as tréguas de 30 dias na Síria seja "aplicada imediatamente".
Coreia do Norte

Coreia do Norte: Guterres é subordinado dos EUA

A Coreia do Norte acusa António Guterres de ser subordinado dos Estados Unidos, por este ter dito que as sanções impostas pelo Conselho de Segurança à Coreia são "absolutamente essenciais".
Conflito na Síria

Ghouta. Novos bombardeamentos fazem 13 mortos

Morreram 13 pessoas esta quinta-feira resultado de novos bombardeamentos na região de Ghouta oriental, na Síria, depois de Angela Merkel ter condenado o "massacre".
Síria

Guterres pede suspensão de "atividades de guerra"

336
"Estou profundamente triste com o sofrimento da população civil em Ghouta Oriental", disse o secretário-geral da ONU, que pediu a "suspensão imediata" de "todas as atividades de guerra" na região.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo enaltece percurso de Guterres 

169
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a atribuição do grau de doutor "honoris causa" a António Guterres foi uma "justíssima homenagem" a um "português e um homem universal".
António Guterres

Guterres distinguido com grau doutor honoris causa

179
O secretário-geral das Nações Unidas vai ser distinguido esta segunda-feira com o grau de doutor "honoris causa" pela Universidade de Lisboa, onde foi aluno e professor.
Coreia do Norte

Guterres quer solução pacífica para Coreia

O secretário-geral da ONU pediu aos líderes políticos que encontrem uma solução pacífica para a Coreia do Norte. A Conferência de Segurança de Munique começou esta sexta-feira.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)