289kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

António Guterres

António Guterres

Mundo enfrenta "furacão de crises humanitárias"

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, alertou que o “furacão de crises humanitárias”, numa altura em que a organização está a ultrapassar a capacidade de resposta de ajuda.
Nações Unidas

ONU insta G20 a ajudar países em desenvolvimento

Numa mensagem dirigida ao G20, Guterres declarou-se "encorajado pela ação rápida do FMI e seus membros para permitir um novo levantamento de 650 mil milhões de dólares de direitos de saque especiais".
Nações Unidas

Guterres pede cessar-fogo em Tigray, Etiópia

Secretário-geral da ONU apelou, em Lisboa, a um "cessar-fogo autêntico" na região de Tigray, na Etiópia, e reclamou "acesso humanitário a todo o território".
Catalunha

Guterres apoio diálogo entre Madrid e Catalunha

"Todos os problemas devem ser resolvidos politicamente e o diálogo é um instrumento essencial", disse António Guterres sem se referir especificamente aos indultos aos independentistas catalães.
Diplomacia

Guterres quer "solidariedade" também na vacinação

O secretário-geral da ONU, que está em Madrid para encontros com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e com o rei Felipe VI, assumiu que existe "uma brecha de confiança entre o Norte e o Sul".
Nações Unidas

Acordo sobre orçamento para manter missões de paz

"Teremos a autoridade de gastos necessária a partir de 1 de julho, sem nenhuma paralisação operacional", congratulou-se Stéphane Dujarric, porta-voz de António Guterres.
António Guterres

António Guterres apela a cessar-fogo em Tigray 

António Guterres revelou que esteve em contacto com o primeiro-ministro etíope e mostrou-se esperançado num cessar de hostilidades entre os dois grupos. "Não existe uma solução militar para a crise."
António Guterres

Cantanhede aprova voto de louvor a Guterres

"A experiência política" e a luta pelos direitos humanos" de António Guterres, reeleito na Assembleia Geral da ONU, levaram a Assembleia Municipal de Cantanhede a fazer uma proposta do voto de louvor.
Nações Unidas

Guterres "chocado" com assassínio na Etiópia

Três trabalhadores humanitários da organização Médicos Sem Fronteiras foram mortos num ataque na Etiópia e secretário-geral da ONU pede que responsáveis "sejam encontrados e severamente punidos".
Coronavírus

Partilha de vacinas: o mundo "não está à altura"

No seu segundo mandato, a missão de Guterres será "contribuir para uma cooperação global mais eficaz" na partilha de vacinas contra a Covid-19.
Nações Unidas

Guterres quer prolongar ajuda da ONU na Síria

Numa intervenção na reunião do Conselho de Segurança, Guterres alertou que haverá "consequências devastadoras" se não for prolongada a autorização de assistência humanitária no norte da Síria.
Conselho Europeu

Charles Michel felicita recondução de Guterres

O presidente do Conselho Europeu felicitou António Guterres pela sua reeleição como secretário-geral da ONU e disse que a União Europeia está a seu lado na defesa do multilateralismo.
Nações Unidas

António Guterres presta juramento na ONU

250
No discurso, o secretário-geral da ONU declarou-se um "multilateralista devoto, mas também português orgulhoso" e admitiu que existem "tarefas colossais" a que o mundo deve responder unido.
Nações Unidas

Guterres e a ONU: "O homem certo no lugar certo"

Para António Costa estão reunidas as condições para um segundo mandato" de António Guterres "que poderá inaugurar uma nova era de esperança, com solidariedade e cooperação internacional".
António Guterres

ONU. Guterres toma posse para segundo mandato

António Guterres vai tomar posse como secretário-geral das Nações Unidas pela segunda vez, para um mandato até final de 2026. Marcelo Rebelo de Sousa fará uma intervenção na sessão.
António Guterres

Guterres reconduzido secretário-geral da ONU na 6ª

1319
António Guterres, 72 anos, é reconduzido sexta-feira como secretário-geral das Nações Unidas, tendo obtido o voto favorável e unânime dos 193 Estados membros da organização.
António Guterres

Marcelo discursa na tomada de posse de Guterres

O Presidente da República vai fazer uma intervenção na ONU, em Nova Iorque, na sexta-feira, dia em que Guterres tomará posse para um segundo mandato como secretário-geral da organização.
Presidente Marcelo

ONU. Presidente vai à tomada de posse de Guterres

159
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se na próxima semana a Nova Iorque para assistir à cerimónia de tomada de posse do secretário-geral das Nações Unidas.
António Guterres

Guterres quer "plano de guerra" contra Covid-19

O secretário-geral da ONU considerou esta sexta-feira serem insuficientes as mil milhões de vacinas anti-Covid-19 que se esperam dos países do G7 e defendeu um plano com uma "economia de guerra".
Coronavírus

Guterres vai pedir um plano de vacinação global

195
Guterres vai exigir ao G7 um "grande salto" e espera um "plano global de vacinação" contra a Covid-19. Combate ao aquecimento global é outra das prioridades para do secretário-geral da ONU.
Nações Unidas

Aprovado segundo mandato de Guterres na ONU

O Conselho de Segurança da ONU foi unânime em recomendar à Assembleia-Geral das Nações Unidas a manutenção do seu líder para o próximo mandato, entre 2022 e 2026. Guterres era o único candidato.
Nações Unidas

Conselho Europeu. Guterres convidado a participar 

A reunião tem na agenda questões de "multilateraismo, clima, direitos humanos, paz, desenvolvimento e recuperação global pós Covid-19", diz Charles Michel.
Nações Unidas

ONU espera aprovar em junho reeleição de Guterres

O presidente do Conselho de Segurança espera que a reeleição de Guterres possa estar aprovada em junho. O português é o único candidato oficial e o seu segundo mandato deverá começar em 1 de janeiro.
António Guterres

Vacinas. Guterres apela à solidariedade do G20

"Países menos desenvolvidos estão a receber uma percentagem mínima da quantidade total de vacinas produzidas no mundo", disse Guterres apelando à solidariedade do G20 para uma distribuição mais justa.
Coronavírus

Guterres: "Precisamos de economia de guerra"

"Os mais vulneráveis são os que mais sofrem e temo que isso esteja longe de terminar", apontou ainda. A pandemia já causou a morte de mais de 3.4 milhões de pessoas e contaminou mais de 166 milhões.
Nações Unidas

Eleição de Trump foi o que correu pior a Guterres

Para Seguro, o atual secretário-geral da ONU, que se mostrou já disponível para um segundo mandato, "não faz milagres", mas terá a seu favor, se for reeleito, o "regresso dos Estados Unidos".
Nações Unidas

Guterres sabia de queixa de assédio quando nomeou?

O secretário geral da ONU nomeou Fabrizio Hochschild Drummond e dias depois mandou-o de licença para investigar queixas de assédio. Politico diz que no seu gabinete denúncias eram já conhecidas.
Nações Unidas

Guterres promete ser "construtor de pontes" na ONU

118
António Guterres, propôs-se esta sexta-feira continuar no cargo como "construtor de pontes" e "intermediário honesto" da ONU. É o único candidato formal a secretário-geral das Nações Unidas.
Nações Unidas

Seleção de secretário-geral entra em nova fase

A Assembleia-Geral elege o secretário-geral por recomendação do Conselho de Segurança da ONU, órgão máximo devido à sua capacidade de fazer aprovar resoluções com caráter vinculativo.
Lançamentos

Vida de António Guterres retratada em biografia

Pedro Latoeiro e Filipe Domingues preparam-se para lançar "O Mundo Não Tem de Ser Assim", a obra biográfica sobre a vida do "político e humanitário" António Guterres, o 1º português a liderar a ONU.
África

Von der Leyen defende um Pacto Ecológico Africano

114
Von der Leyen defende um Pacto Ecológico Africano para uma África mais forte e próspera", tal como acontece na UE. Já António Guterres diz que é o momento de "acelerar o investimento" em renováveis.
Alterações Climáticas

"Zonas mortas" quase duplicaram numa década

O aumento das zonas oceânicas sem vida animal ou vegetal, para 700 em 2019 face a 400 em 2008, é uma das conclusões da segunda Avaliação Oceânica Mundial.
Coronavírus

Guterres ataca nacionalismo das vacinas

O secretário-geral das Nações Unidas alerta que se o "nacionalismo de vacinas e de acordos paralelos continuar, a vacinação nos países em desenvolvimento poderá levar anos".
Cabo Verde

Cabo Verde. ONU saúda processo eleitoral pacifico

A ONU elogiou "todas as partes pela condução pacífica e harmoniosa das campanhas e sondagens" em Cabo Verde. O processo e o dia das votações "demonstram a forte cultura democrática" do país.
Alterações Climáticas

Alterações climáticas. Guterres pede ano de ação 

O secretário-geral das Nações Unidas defendeu que os países "devem agir agora para proteger as suas populações dos efeitos desastrosos das alterações climáticas".
Myanmar

Guterres pede a ASEAN uma solução para Myanmar 

O secretário-geral da ONU, assim como o seu antecessor, pediram à Associação de Nações do Sudeste Asiático "que se juntem às Nações Unidas para ajudar o povo e o país" de Myanmar.
Moçambique

Moçambique. Guterres "profundamente preocupado"

O secretário-geral da ONU está "profundamente preocupado" com a possibilidade de grupos extremistas estarem a aturar no país e defende "uma ação concertada e coordenada da comunidade internacional".
Líbia

Líbia. Guterres insiste na partida de mercenários

O secretário-geral da ONU está preocupado com a "presença persistente de elementos estrangeiros", como mercenários russos, chadianos, sudaneses e sírios, em redor de Sirte e no centro da Líbia.
Direitos das Mulheres

Guterres pede plano sobre violência de género

O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos países-membros da organização para que aprovem um plano de intervenção de emergência sobre a violência contra mulheres e raparigas.
António Guterres

Em Dia da Mulher, Guterres pede mudanças

O secretário-geral da ONU sublinha que a pandemia está a eliminar anos de progresso em direção à igualdade de género e que o processo de recuperação é uma oportunidade para reverter a situação.
Nações Unidas

Guterres "preocupado" com confrontos no Senegal

102
O secretário-geral da ONU está "muito preocupado" com a violência verificada na capital senegalesa a seguir à detenção do opositor Ousmane Sonko e apelou que se evite "uma escalada da situação".
Nações Unidas

Guterres. Governo tem "as melhores expectativas" 

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, assegurou que o Governo "não antecipa nenhuma dificuldade" na reeleição de António Guterres como secretário-geral da ONU.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau "não voltará" a ter golpes de Estado

Embaló garante que com ele os "especialistas em desinformação" não o impedirão de ir até fim do mandato. Apoia reeleição de Guterres e enaltece as relações "que nunca foram tão próximas" com Lisboa.
António Guterres

O Secretário-Geral da ONU não pode ser um Calimero

Todos nos sentimos honrados pelo lugar que ocupa, mas a marca portuguesa sempre foi de coragem, de determinação e de apego à justiça. E é essa marca que se pede a um Secretário-Geral português.
Nigéria

Guterres pede libertação de alunas raptadas

145
Guterres condenou, através do seu porta-voz, "nos termos mais fortes" o sequestro das 317 raparigas numa escola em Zamfara, no noroeste nigeriano e exige "libertação imediata e incondicional".
Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues saúda recandidatura de Guterres

O presidente da Assembleia da República diz que é "uma honra para Portugal" a recandidatura de António Guterres, "construtor de paz", ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas.
António Guterres

Guterres agradece confiança do Governo português 

121
O secretário-geral da ONU "está agradecido" pelo "apoio" do Governo português à sua recandidatura e garante que "fará tudo o que puder para ser digno dessa confiança", disse o seu porta-voz.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo transmitiu "caloroso apoio" a Guterres

145
Marcelo Rebelo de Sousa defende que António Guterres "é a pessoa certa para continuar a promover o imprescindível papel e a reforma" como secretário-geral das Nações Unidas.
António Costa

"É um momento de esperança para a humanidade"

315
Portugal formalizou a recandidatura, por mais cinco anos, de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas. António Costa já enviou a carta para os responsáveis da organização.
Nações Unidas

Costa dá apoio formal a recandidatura de Guterres

269
Governo avança com a oficialização do apoio português ao antigo primeiro-ministro que está à frente das Nações Unidas desde outubro de 2016. Guterres já tinha dito estar "disponível" para continuar.
António Guterres

Guterres destaca "potencial" de fundos europeus

"A liderança da União Europeia será vital e só se trabalharmos em conjunto poderemos ter um futuro mais resiliente, justo e sustentado", referiu o representante da Organização das Nações Unidas.
Coronavírus

Guterres: 130 países ainda não receberam vacinas

216
"Apenas 10 países já administraram 75% de todas as vacinas contra a Covid-19. Entretanto, mais de 130 países ainda não receberam uma única dose", alerta o secretário-geral da ONU.
António Guterres

Guterres saúda regresso dos EUA a Paris 

António Guterres, secretário-geral da ONU classifica o regresso dos Estados Unidos ao Acordo de Paris como "um dia de esperança". "É uma boa notícia para os Estados Unidos e para o mundo", referiu.
Nações Unidas

ONU pede que mundo faça "as pazes com a natureza"

897
O apelo surge num relatório divulgado esta quinta-feira pela Organização das Nações Unidas sob o título "Fazer as pazes com a natureza", e "defende que o mundo tem de fazer mudanças dramáticas".
Nações Unidas

ONU propõe mais 3.700 elementos para a RCA

António Guterres recomendou um aumento da força de paz da ONU (Minusca) na República Centro-Africana (RCA) de cerca de 3.700 homens, num relatório apresentado ao Conselho de Segurança.
União Europeia

UE satisfeita com recandidatura de Guterres

O sueco Olof Skoog, representante permanente da UE junto da Organização das Nações Unidas, considera a liderança e a recandidatura de António Guterres como secretário-geral muito positiva.
Nações Unidas

ONU inicia seleção do próximo secretário-geral

António Guterres termina no final deste ano o mandato de cinco anos como secretário-geral da Organização das Nações Unidas e já foi dado início ao processo de seleção do seu substituto.
Venezuela

Venezuela. Guterres aplaude gesto da Colômbia 

António Guterres, sublinhou o "importante ato de solidariedade" da Colômbia ao regularizar provisoriamente os processos de quase um milhão de venezuelanos que vivem no país.
António Guterres

Guterres "orgulhoso" de relação funcional com EUA

António Guterres diz estar "orgulhoso" de manter "relação funcional" com a administração dos Estados Unidos liderada pelo ex-Presidente Donald Trump. "Estivemos em contacto próximo".
Coronavírus

Covid. António Guterres já tomou a vacina 

António Guterres já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, dado ser considerado prioritário pelas autoridades de saúde dos EUA. E apela a que todos tenham acesso ao imunizante.
Nações Unidas

Guterres com dez prioridades para melhorar 2021

113
António Guterres apresentou uma lista de dez prioridades para tornar 2021 um "ano de possibilidades e de esperança", ao contrário de 2020 que o secretário-geral da ONU considerou um "ano horrível".
Nações Unidas

Guterres alerta para ressurgir do antissemitismo

369
No dia em que se assinalam 76 anos da libertação de Auschwitz, Guterres alertou para o ressurgimento do movimento antissemita pelo mundo. "Não há vacina contra o antissemitismo e a xenofobia", diz.
António Guterres

Guterres. Recuperação pós-crise deve ser global

Guterres deseja que a crise pós-pandemia seja global, inclusiva e equitativa e verde. E também alertou para a situação dos países mais pobres, que ainda não receberam qualquer vacina.
Coronavírus

Covid. Guterres critica distribuição de vacinas 

António Guterres criticou o "fracasso da solidariedade" na vacinação, indicando que só os países de alto rendimento têm acesso às vacinas. E anunciou que vai ser vacinado brevemente.
António Guterres

PSD apoia recandidatura de Guterres na ONU

512
O PSD apoia a recandidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU. O partido descreve-o como um "cidadão exemplar, humanista, moderado e dialogante, defensor da liberdade e da democracia".
Nações Unidas

ONU. António Guterres anuncia recandidatura

448
António Guterres, atual secretário-geral da ONU, anunciou candidatura a um segundo mandato. Ex-primeiro-ministro já comunicou à presidência do Conselho de Segurança a intenção de se recandidatar.
António Guterres

Líbia: Guterres quer monitorizar cessar-fogo 

António Guterres aconselhou o envio de monitores internacionais para a cidade de Sirte, porta de entrada para os principais campos petrolíferos da Líbia, para observar o acordo de cessar-fogo.
António Guterres

Guterres pede que 2021 seja ano de cura

151
"Façamos juntos as pazes entre nós e com a natureza para enfrentar a crise climática, impedir a disseminação da Covid-19 e fazer de 2021 um ano de cura", apela o secretário-geral da ONU,
Coronavírus

Guterres pede ajuda para vacinar países pobres

António Guterres indicou que o programa Covax, apoiado pela ONU, necessita de 5.000 milhões de dólares (cerca de 4.100 milhões de euros) até ao final de janeiro de 2021.
Jornalismo

Número de jornalistas detidos atinge novo máximo

O CPJ divulgou que até 1 de dezembro havia 274 jornalistas presos, um novo máximo. Houve um aumento significativo de presos na Bielorrússia e na Etiópia. António Guterres mostra-se "indignado".
Clima

Guterres pede emergência climática em todo o mundo

563
"Apelo a todos os líderes mundiais para declararem estado de emergência climática nos seus países até que se atinja a neutralidade nas emissões de dióxido de carbono", pediu o secretário-geral da ONU.
Alterações Climáticas

Clima. ONU pede a países que declarem emergência

209
O secretário-geral das Nações Unidas pediu este sábado a todos os líderes mundiais que declarem estado de emergência nos seus países até que consigam atingir a neutralidade carbónica.
Nações Unidas

Guterres quer alargar Conselho de Segurança da ONU

O secretário-geral da ONU pediu reformas para corrigir as "desigualdades na base das relações mundiais atuais". O Conselho de Segurança tem um total de 15 membros, mas apenas cinco são permanentes.
Coronavírus

Covid-19. Guterres critica corrida a vacinas

António Guterres considera que existe uma corrida entre os países ricos para conseguirem obter vacinas, mas avisa que tem de haver um apoio especial para os mais pobres, principalmente para África.
Clubes e Associações

"Trocava a bazuca por 3 fábricas da Autoeuropa"

Álvaro Beleza, presidente da SEDES, considera que a recuperação económica em Portugal passa pela reindustrialização do país, pela diminuição da carga fiscal e da burocracria.
Eventos

SEDES celebra cerimónia com Guterres e Marcelo

A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social celebra o 50º aniversário na sexta-feira. Para celebrar, vai organizar uma cerimónia que conta com Marcelo Rebelo de Sousa e António Guterres.
Coronavírus

Guterres critica governos que não seguem OMS

220
António Guterres criticou a gestão da pandemia feita por alguns governos que não seguiram orientações da OMS. E salientou que a "pandemia atingiu com mais força os mais pobres e vulneráveis".
António Guterres

Guterres quer parar "guerra à natureza"

2229
António Guterres considerou que a humanidade está a cometer um suicídio ao "declarar guerra à natureza". "A prioridade para todos, em todo o lado", deve ser "fazer as pazes com a natureza", diz.
Nações Unidas

Pandemia causou ataques a migrantes

255
Guterres descreve que no último ano aumentaram as crises de direitos humanos e de segurança em todo o mundo, inclusive violações dos direitos das crianças, afetando migrantes e refugiados.
António Guterres

Conflito na Etiópia. Guterres pede diálogo

António Guterres apelou a que as várias partes envolvidas no conflito na Etiópia aproveitassem a "oportunidade vital" de mediação, para "resolver pacificamente o conflito" em Tigray.
G20

G20. ONU dececionada com resultados sobre o clima

António Guterres está satisfeito com os compromissos relativamente às vacinas contra a Covid-19, mas mostrou-se dececionado com os resultados da cimeira do G20 em matérias como a dívida e o clima.
António Guterres

Guterres não está "preocupado" com EUA

António Guterres assegurou que confia nas instituições dos EUA e não está preocupado com o período pós-eleitoral no país. O secretário-geral da ONU pensa que todos os problemas serão resolvidos.
Moçambique

Moçambique. Eurodeputados pedem ajuda a Guterres

Numa carta enviada a Guterres, eurodeputados do PS pedem "uma intervenção mais concreta, quer das instâncias comunitárias, quer das autoridades moçambicanas" face aos ataques em Cabo Delgado.
António Guterres

Guterres pede a G20 para mostrar ambição e audácia

António Guterres apelou a dirigentes do G20 para demonstrarem audácia e ambição, de maneira a poderem ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar a crise económica que a pandemia trouxe.
António Guterres

Guterres preocupado com Saara Ocidental

O secretário-geral das Nações Unidas manifestou preocupação com o que se passa no Saara Ocidental. A vila Guerguerat pode-se transformar no palco de um conflito entre sarauís e marroquinos.
Moçambique

Ataque em Moçambique. Guterres "chocado"

O secretário-geral da ONU condenou a "brutalidade atroz" do ataque que ocorreu no norte de Moçambique e pediu às autoridades que investiguem o caso.
Coronavírus

Covid-19. Guterres exige vacina para todos

O secretário-geral da ONU entende que deve haver uma "mudança real" para não se voltar aos sistemas que deram origem ao mundo atual e conseguir sociedades mais resilientes e inclusivas.
Nações Unidas

Guterres apela a luta global contra o ódio

António Guterres considerou "assustador" ver atualmente o aparecimento de movimentos neonazis e de supremacistas brancos e saiu em defesa das vítimas do ódio.
Eleições EUA

Guterres felicita "vibrante exercício" democrático

548
Os Estado Unidos mantiveram uma tensa relação com a ONU sob o mandato de Donald Trump, com o país a abandonar o Conselho de Direitos Humanos da organização.
Costa do Marfim

Guterres apela para o diálogo na Costa do Marfim

O secretário-geral da ONU instou o Presidente e os líderes da oposição a "empenharem-se num diálogo construtivo e inclusivo a fim de encontrar uma saída para a atual crise".
Costa do Marfim

Costa do Marfim. ONU apela para eleições pacíficas

Cerca de 7,5 milhões de costa-marfinenses vão sábado às urnas numa eleição marcada por receios de violência e ameaças de boicote por parte da oposição, que contesta a recandidatura do Presidente.
Coronavírus

Guterres exige vacina "disponível e acessível" 

611
Vacina contra o novo coronavírus deve ser considerada um "bem público global". António Guterres recordou que a situação atual "não é apenas uma crise de saúde", mas também um desastre económico.
Guiné-Conacri

Guterres critica violência na Guiné-Conacri

O secretário-geral das Nações Unidas António lamentou o desfecho das eleições presidenciais na Guiné-Conacri. Pelo menos três pessoas morreram em confrontos.
Fact Check

Jornal recuperou notícia com 20 anos sobre TGV?

Duas décadas separam duas manchetes sobre o projeto de alta velocidade. Governo anunciou o Plano Nacional de Investimentos 2030 -- e as coincidências entre as capas do Público foram notadas.
Nigéria

Nigéria. Guterres e UE condenam violência policial

As Nações Unidas e a União Europeia condenaram a brutalidade policial na Nigéria e exigiram a responsabilização dos autores da repressão de terça-feira que causou vários feridos e mortos em Lagos.
António Guterres

Guterres propõe solução para crise no Pérsico

António Guterres disse estar convicto de que a crise no Golfo Pérsico, entre Irão e Arábia Saudita, poderá ser resolvida com modelos parecidos àqueles que foram aplicados na altura da Guerra Fria.
Nações Unidas

Guterres condena violação de trégua humanitária

Arménia e o Azerbaijão chegaram a acordo sobre uma trégua humanitária no sábado, que está em vigor desde as 00:00 de deste domingo.
Coronavírus

Guterres: Mundo está a "falhar teste" da pandemia

517
Em entrevista à Lusa, o secretário-geral da ONU diz que a Covid-19 é um "teste" ao qual a comunidade internacional está a "falhar". Outro teste é o da crise climática, e para esse "não há vacina".
Armamento Nuclear

Guterres: mundo sob ameaça de "catástrofe nuclear"

133
António Guterres alertou esta sexta-feira que mundo ainda está ameaçado por uma possível catástrofe nuclear. O secretário-geral da ONU lamenta "estagnação" dos esforços contra perigo nuclear.
Coronavírus

Guterres: cooperação e solidariedade são vitais

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas frisou que, só através de cooperação e de solidariedade, o mundo irá conseguir "vencer a pandemia" do novo coronavírus.
Coronavírus

Guterres lamenta um milhão de mortos

O secretário-geral da ONU pediu a toda a população que faça o que puder para salvar vidas, incluindo manter a distância física, usar máscara e lavar as mãos, enquanto se espera por uma vacina.
António Guterres

Guterres apela a recuperação económica "verde"

António Guterres alertou para o contínuo aquecimento do planeta e das perturbações climáticas que dele decorrem, e explicou que está a pedir às entidades para "atuarem".
Nações Unidas

Guterres: ninguém quer um governo global

145
Na reunião que marca os 75 anos desde a fundação da ONU, Guterres afirma que, apesar de ninguém querer um governo global, "temos de trabalhar juntos para melhorar a governança mundial".
Nações Unidas

Guterres pede negociação entre Israel e Palestina

António Guterres pediu na quarta-feira que Israel e palestinianos aproveitem os acordos entre o Estado judaico e dois países árabes para negociar "uma solução política" para o conflito que os opõe.
Bielorrússia

Bielorrússia. Guterres exige diálogo 

O chefe das Nações Unidas "continua profundamente preocupado com a situação na Bielorrússia, em particular com o uso continuado da força contra os manifestantes pacíficos".
Alterações Climáticas

ONU. Ameaça climática é mais grave que a pandemia

1155
Guterres alertou que o mundo estará "perdido" caso não exista uma união de forças para combater as alterações climáticas, afirmando que a atual pandemia ilustra os danos provocados pela desunião.
António Guterres

ONU: mundo deve recuperar de forma sustentável

511
O secretário-geral da ONU, António Guterres, diz que o mundo não pode voltar às práticas anteriores à pandemia e que deve aproveitar a crise para recuperar as economias de forma "mais sustentável".
António Guterres

Guterres: multiculturalidade é riqueza, não ameaça

António Guterres fez uma reflexão sobre a identidade, uma palavra que "tem sido muito mal usada, recentemente, por alguns líderes políticos de várias partes do mundo, como um fator divisão".
Museus

António Guterres homenageado no Museu do Côa

265
António Guterres foi homenageado no Museu do Côa por, há 25 anos enquanto primeiro-ministro, ter tomado a decisão de cancelar a construção da barragem do Baixo Côa.
Noticiário

8h. Municípios portugueses são exemplo na ONU

Os municípios de Braga, Lisboa, Porto, Sintra e Vila Nova de Famalicão introduziram medidas que a ONU considera inovadoras e que são recomendadas para a resposta à Covid-19 em áreas urbanas.
António Guterres

Carvão não tem lugar no pós-pandemia

"Temos de deixar de desperdiçar dinheiro em subsídios a combustíveis fósseis e no financiamento do carvão", afirmou António Guterres, secretário-geral da ONU.
António Guterres

Azerbaijão. Guterres pede solução pacífica

Os combates na região fronteiriça a norte destas ex-repúblicas soviéticas provocaram pelo menos 17 mortos. Guterres falou com o Presidente do Azerbaijão e com o primeiro-ministro da Arménia.
António Guterres

Guterres: desigualdades fizeram "ponto de rutura"

518
"Estamos num ponto de rutura" devido às desigualdades, diz o secretário-geral da ONU, António Guterres, que afirma que a Covid-19 e as manifestações anti-racismo mostram como a sociedade é frágil.
Polónia

Comediante imita Guterres e fala com Andrzej Duda

129
O Presidente polaco confirmou a veracidade da partida e reagiu com humor, mas os serviços de informação estão a investigar como foi possível acontecer — e há suspeita de intervenção russa.
Ambiente

Guterres: “carvão não tem lugar na recuperação”

421
Numa conferência perante meio milhão de espectadores e representantes de 40 países, António Guterres, como secretário-geral da ONU, afirmou que o “carvão não tem lugar na recuperação pós-Covid-19”.
António Guterres

Esquerda latino-americana admite convidar Guterres

291
O Grupo de Puebla, fórum latino-americano que reúne líderes da esquerda de 17 países, pretende incluir Portugal para ganhar projeção ibero-americana e tenciona convidar António Guterres.
Coronavírus

Guterres alerta para a América Latina e Caraíbas 

A América Latina e as Caraíbas estão a sofrer um enorme impacto com a pandemia da Covid-19, que deve resultar "na mais profunda recessão da memória viva", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas.
Nações Unidas

Guterres pede a líderes que usem energias limpas

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos líderes mundiais para escolherem "o caminho das energias limpas" nos respetivos planos de recuperação económica pós-pandemia.
Coronavírus

Guterres: pandemia ameaça paz e segurança no mundo

174
O secretário-geral da ONU considera que a pandemia do novo coronavírus está também a ameaçar a paz e a segurança no mundo, tanto em países estáveis como naqueles envoltos em conflitos ou a sair deles.
Coronavírus

Normalidade? Só em 2 ou 3 anos em cenário otimista

3219
Numa entrevista conjunta a três jornais europeus, o secretário-geral da ONU falou dos desafios da resposta à pandemia a nível global e defendeu a atuação da Organização Mundial da Saúde.
António Guterres

Guterres pede reinvenção de um mundo "em ebulição"

183
Guterres sublinhou que é necessário "repensar a maneira como as nações cooperam". Saudou ainda o facto do seu pedido de cessar-fogo global para facilitar a luta contra a pandemia, ter sido aceite.
Síria

Síria. Guterres quer prolongar entrada de ajuda

O secretário-geral da ONU defende que a autorização transfronteiriça que permite o encaminhamento da ajuda humanitária na Síria, que existe desde 2014, deve ser prolongada por um ano.
Coronavírus

Guterres: Ação global coordenada é fundamental

260
O secretário-geral da ONU criticou os países que têm atuado isoladamente, criando "uma situação que está a ficar fora de controlo" e defendeu uma "ação global coordenada" no combate à pandemia.
Noticiário

6h. Governo aprova hoje Orçamento Suplementar

Hoje é o último dia para alguns trabalhadores independentes pedirem o apoio extraordinário de maio. Guterres considera que o coronavírus pôs o mundo "de joelhos". Ainda os números nos EUA e Brasil.
Coronavírus

Guterres: divisão entre EUA e China é perigosa

150
O secretário-geral da ONU preocupa-se que a divisão entre os países, a falta de respeito pelas orientações internacionais e a falta de apoio às organizações mundiais, dificultem o combate à pandemia.
Coronavírus

Vacina deve ser considerada “bem público mundial”

Para Guterres, "uma vacina sozinha não é suficiente". Precisamos de solidariedade mundial para assegurar que todas as pessoas em qualquer lado tenham acesso", apelou o secretário-geral da ONU.
Coronavírus

Guterres lamenta falta de cessar-fogo global

António Guterres defendeu que um cessar-fogo global "iria criar condições para uma melhor resposta à pandemia" nos países mais vulneráveis, lamentando a falta de ações neste sentido.
Coronavírus

Guterres renova apelo para cessar-fogo em África

O secretário-geral das Nações Unidas voltou a apelar para um cessar-fogo global nos conflitos que ainda prevalecem em África e elogiou os países africanos pela liderança demonstrada na Covid-19.
Coronavírus

Guterres pede 182 mil milhões de euros para África

Guterres mostrou-se preocupado com as milhões de pessoas que "podem cair na pobreza extrema" devido à pandemia, que agrava as "desigualdades existentes e a fome, a desnutrição e a vulnerabilidade".
Coronavírus

Guterres propõe Assembleia com discursos gravados

Secretário-geral da ONU defendeu que a presença física na Assembleia Geral de setembro deve ser limitada a um diplomata por Estado e o recurso a mensagens pré-gravadas para evitar problemas técnicos.
Coronavírus

Guterres: mundo paga preço por falta de unidade

O secretário-geral das Nações Unidas diz que o mundo está a pagar o preço da falta de unidade na resposta à pandemia da Covid-19 e devido aos países que ignoraram as recomendações da OMS.
Coronavírus

ONU: participação presencial é improvável

Secretário-geral da ONU disse que estão a estudar “diferentes alternativas” oferecidas pela tecnologia para Assembleia de setembro, sendo improvável que a participação seja presencial.
Coronavírus

ONU: pandemia causa "tsunami de ódio e xenofobia"

106
O secretário-geral da ONU afirmou que "o sentimento contra estrangeiros aumentou online e nas ruas, as teorias de conspiração antissemitas espalharam-se, e ocorreram ataques contra muçulmanos".
Língua Portuguesa

Marcelo e Costa: português é língua de futuro

Tanto o chefe de Estado quanto o primeiro-ministro frisaram que o português é a língua de futuro enquanto Guterres focou a sua diversidade. Para Sampaio da Nóvoa, este dia é uma "chamada de atenção".
Coronavírus

UE. Conferência é "liderança que o mundo precisa"

Guterres exortou outros atores mundiais a juntarem-se ao "esforço vital" de angariação de fundos para acelerar o desenvolvimento de testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas contra a Covid-19.
Coronavírus

Jornalistas têm "tarefa fundamental", diz Guterres

O secretário-geral da ONU defendeu a "tarefa fundamental" dos jornalistas no combate à pandemia e exigiu aos governos a garantia de que estes possam fazer o seu trabalho em plena liberdade.
Coronavírus

Ameaças aos direitos das mulheres prejudicam todos

2864
A pandemia tornou mais claro que o trabalho doméstico não remunerado das mulheres subsidia serviços públicos e lucros privados. Ele tem de ser incluído nas métricas económicas e na tomada de decisões.
Coronavírus

Covid-19. "Enorme admiração" de Guterres pelo País

Em mensagem de 25 de Abril, António Guterres revela a "enorme admiração" que tem pela forma como o País está a enfrentar a pandemia e realça "maturidade" e "esforço coletivo" dos portugueses.
Coronavírus

"O maior esforço de saúde pública da história"

O secretário-geral da ONU considera que a superação da atual pandemia vai exigir "o maior esforço de saúde pública da história", incluindo a produção e o acesso equitativo de vacinas e de tratamentos.
Direitos Humanos

BirdLife pede a Guterres que ambiente seja direito

130
A organização ambientalista BirdLife pede que o ambiente natural saudável seja declarado como um direito humano fundamental. Petição lançada pretende dar força ao apelo feito a Guterres.
Coronavírus

Vacina pode permitir regresso à normalidade

Guterres admitiu que a vacina "pouparia milhões de vidas e milhares de milhões de dólares" apelando à aceleração do desenvolvimento de uma vacina de acesso "universal", para "controlar a pandemia".
Coronavírus

Guterres denuncia "epidemia de desinformação"

247
António Guterres considerou que a covid-19 provoca uma "perigosa epidemia de desinformação", lamentando que as "mentiras se espalhem no ar" e que as "teorias da conspiração poluam a internet".
Fact Check

China salvou Nações Unidas da bancarrota?

137
Publicação sugere que ONU saiu de uma situação de bancarrota por intervenção da China, país que "compra tudo", inclusive um lugar num observatório e Direitos Humanos. Alegações são enganadoras.
Coronavírus

Guterres defende OMS e diz que deve ser apoiada

674
O secretário-geral da ONU saiu em defesa da OMS depois de Donald Trump ter acusado a organização de estar centrada na China e de ter reagido demasiado tarde. Guterres diz que OMS "deve ser apoiada".
Coronavírus

Deve haver "combate partilhado", diz Guterres

Guterres destaca que esta pandemia está a ter "profundas consequências sociais, económicas e políticas", sem esquecer as implicações no campo da paz e da segurança internacionais.
Coronavírus

Guterres "orgulhoso" da atuação de Portugal

9956
Numa entrevista ao Sete Margens, o secretário-geral da ONU elogia a decisão do Governo português de tratar todos os estrangeiros com pedidos pendentes como cidadãos portugueses.
Síria

Síria. ONU espera fim "duradouro" de hostilidades

Secretário-geral da ONU espera que cessar-fogo entre a Turquia e a Rússia leve ao fim "imediato e duradouro" das hostilidades e pede um regresso ao processo político para acabar com a guerra na Síria.
António Guterres

Igualdade de género. Guterres quer "mudar o mundo"

O secretário-geral da ONU considera vergonhosa a desigualdade de género no século XXI e enumerou cinco áreas que vão "mudar o mundo" se forem oferecidas oportunidades iguais a homens e mulheres.
Direitos Humanos

ONU alarmada com violações dos direitos humanos

343
O secretário-geral da ONU afirmou que "os direitos humanos estão sob ataque" em todo o lado e "que nenhum país está a salvo", pedindo à comunidade internacional que tome ações para reverter tendência.
António Guterres

Situação em Idlib é um "pesadelo humanitário"

António Guterres diz que não há solução militar para a crise síria, sendo que a "única solução permanece política". Para a ONU os sírios "estão a enfrentar uma das piores crises" da guerra.
Comentário

Pina Moura. O PCP, Guterres e o sentido de humor

Usava o sentido de humor em situações de tensão. Falava abertamente do passado no PCP. Guterres via-o como "indispensável". Seixas da Costa recorda o amigo Pina Moura.
Comentário

Paulo Ferreira recorda "o cardeal" Pina Moura

Paulo Ferreira, comentador de economia do Observador, lembra o percurso de Pina Moura, da ruptura com o PCP à ascensão e queda no governo de Guterres e à entrada para a Iberdrola.
Nações Unidas

Guterres. Crise climática é o obstáculo para a paz

1080
O secretário-geral das Nações Unidas disse que a crise climática é o maior obstáculo à paz mundial, durante a visita ao Paquistão, um país em conflito com a Índia por causa do uso da água.
António Guterres

Guterres quer forças africanas "mais robustas"

Guterres disse entender a "frustração" e o "sentimento de que foram postos de lado" da União Africana em relação aos acontecimentos que levaram à queda do antigo líder líbio Muammar Kadhafi.
António Guterres

Guterres admite pouca influência na Venezuela

O secretário-geral das Nações Unidas admitiu que a capacidade da organização de impulsionar uma solução política para a crise na Venezuela é "limitada".
António Guterres

ONU. Situação na Líbia "é um escândalo"

O secretário-geral da ONU denunciou as hostilidades na Líbia e as reiteradas violações do embargo às armas, afirmando que o que está a acontecer naquele país é "um escândalo".
António Guterres

Guterres em conferência sobre futuro da política

A conferência "Future of Politcs" tem confirmados, para além do secretário-geral das Nações Unidas, o psicólogo político canadiano Jordan Peterson e o historiador israelita Yuval Noah Harari.
Nações Unidas

Guterres pede "apoio firme" à paz para a Líbia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu "apoio firme" à conferência de paz para a Líbia, em Berlim. O português pediu às partes em confronto para confirmarem a cessação de hostilidades.
Nações Unidas

ONU está preocupada com situação no Mali

A situação piorou no Mali ao longo dos últimos três meses. O número de mortes entre os militares aumentou 116% e foram contabilizados 68 ataques às forças da ONU.
Fact Check

António Guterres levou o país à bancarrota?

140
Imagem disseminada no Facebook indica erradamente que Portugal foi à falência quando António Guterres era primeiro-ministro. Entre 1995 e 2002 não houve qualquer intervenção do FMI no nosso país.
A página está a demorar muito tempo.