António Guterres

Natureza

Há um "conflito sério entre pessoas e natureza"

697
António Guterres esteve na abertura da Cimeira da Ação Climática para a Juventude. Ao lado de Greta Thunberg, o secretário-geral da ONU admitiu um "conflito sério entre pessoas e natureza".
Nações Unidas

Guterres. Cimeira impulsiona criação de empregos

O secretário-geral da ONU disse que a Cimeira de Ação Climática será palco para anunciar soluções baseadas no potencial da natureza e o reforço das oportunidades de emprego digno.
Alterações Climáticas

Guterres alerta: "A natureza está zangada"

144
O secretário-geral da Organização das Nações Unidos quer que a sociedade pressione os governos a tomarem ações rápidas para contrariar as consequências graves dos desastres ambientais.
Coreia do Norte

Coreia do Norte quer reduzir presença da ONU

A exigência foi formulada por carta, reclamando que a redução se aplique antes do fim do ano. A questão das relações das Nações Unidas com a Coreia do Norte deverá ser abordada no fim de setembro.
Nações Unidas

Dorian. ONU apoia operações de socorro

António Guterres disse que as Nações Unidas estão a apoiar os esforços conduzidos pelo governo das Bahamas. Responsável pela ajuda humanitária das Nações Unidas vai reunir com PM das Bahamas.
António Guterres

RDCongo. Guterres cita "vento de esperança"

Secretário-geral das Nações Unidas disse que "há um vento de esperança a soprar" na República Democrática do Congo, pedindo à comunidade internacional que se una para apoiar as autoridades congolesas.
Nações Unidas

ONU: Guterres apela ao fim dos ataques no Congo

125
"Condeno esses crimes e apelo aos grupos armados que parem imediatamente os ataques à população civil e às forças responsáveis pela segurança do povo congolês", afirmou António Guterres.
Rep Democrática do Congo

Guterres solidário com forças armadas da RDCongo

O secretário-geral da ONU diz estar solidário com o povo e as forças armadas da República Democrática do Congo no combate ao terrorismo, problema que defendeu afetar o mundo inteiro.
António Guterres

Guterres quer discutir caso da Amazónia em reunião

António Guterres diz que já entrou em contacto com vários países no sentido de realizar uma reunião dedicada à "mobilização de apoio à Amazónia" durante a próxima Assembleia Geral da ONU.
António Guterres

Guterres pede investimento na educação em África

O secretário-geral das Nações Unidas destaca que, nos últimos anos, África registou um "progresso substancial", mas que a falta de investimento na educação pode condicionar o continente.
Comissão Europeia

As várias vidas de Elisa Ferreira 

394
Escolhida por Costa para comissária europeia, já foi ministra, deputada, eurodeputada e vice-governadora do BdP. Também tentou presidir à Câmara do Porto (e até ofereceu tripas) mas perdeu para Rio.
António Guterres

G7. Guterres fala sobre biodiversidade e oceanos

Secretário-geral da ONU vai participar na cimeira do G7, seguindo depois para uma conferência sobre o desenvolvimento africano, no Japão, e ainda três dias na RDCongo a mobilizar apoio contra o Ébola.
Moçambique

Guterres elogia acordo de paz em Moçambique

O secretário-geral da ONU afirma que o acordo é "um passo adiante para a assinatura do acordo de paz definitivo na próxima semana". Documento foi assinado quinta-feira e visa "enterrar a violência".
Nações Unidas

Guterres contra fim de acordo entre EUA e Rússia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez declaração sobre fim do acordo firmado em 1987, que contribuiu para o fim da Guerra Fria e controla a ameaça de mísseis balísticos.
Crise dos Refugiados

Guterres quer rotas seguras para migrantes

871
Depois do naufrágio ao largo da Líbia, que causou pelo menos 62 mortos e 110 desaparecidos, o secretário-geral da ONU insistiu que os migrantes "merecem segurança e dignidade".
António Guterres

Moçambique. Guterres pede apoio internacional

Secretário-geral da ONU aterrou em Moçambique para ver pessoalmente as consequências da passagem dos ciclones Idai e Kenneth. Faltam 2 mil milhões de dólares para completar orçamento de recuperação.
António Guterres

Meios para travar terrorismo em África não chegam

António Guterres salientou que "o terrorismo está a progredir" na África Ocidental e reforçou a necessidade de as forças contraterrorismo terem "o mandato e financiamento adequados".
Nações Unidas

ONU pouco ambiciosa no combate às desigualdades

A ONU disse que a resposta para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 não está a ser "suficientemente ambiciosa". Guterres quer resposta mais "profunda, rápida e ambiciosa".
Migrações

Migrações "quase sempre beneficiam" países 

167
Numa mensagem por vídeo transmitida no EurAfrican Fórum, Guterres agradeceu "os esforços" feitos durante o fórum. "Fico satisfeito que este fórum esteja a construir novas parcerias", disse.
António Guterres

Líbia. Guterres quer investigação a ataque aéreo

O ataque aéreo de terça-feira matou pelo menos 44 pessoas e feriu mais de 130 num centro de migrantes na Líbia. Secretário-geral da ONU quer apurar circunstâncias do ataque.
António Guterres

Guterres visita Moçambique na próxima semana

Guterres vai chegar a Nairobi, no Quénia, no dia 9 de julho, e é esperado que faça uma intervenção numa conferência regional africana de alto nível sobre contraterrorismo e prevenção do extremismo.
Jovens

Ministros e jovens assumem compromisso para futuro

522
Jovens e ministros responsáveis pela juventude de vários países comprometeram-se este domingo, em Lisboa, com 19 princípios base para o futuro. Combate à violência contra mulheres é um deles.
Aquecimento Global

O nosso país a afundar /premium

1.342
Grosso modo, é Portugal, que se afunda a uma velocidade com que Tuvalu e a Terra e a Time não sonham. E o melhor é que não precisamos de aquecimento global. O descaramento local é suficiente.
Crónica

Agora percebi a tanga: Guterres viu a água subir  /premium

174
Guterres não deixou o país de tanga por incompetência, antes para que ficássemos equipados com a indumentária certa face à subida do nível da água dos mares por efeito das alterações climáticas.
António Guterres

ONU. Rússia e Turquia devem estabilizar Idlib

Guterres insistiu que “não há uma solução militar para a crise síria” e que o caminho tem de passar por uma solução política e apelou à Rússia e à Turquia para "estabilizarem sem demora a situação".
Sudão

ONU denuncia agressões sexuais no Sudão

A ONU divulgou informações que apontam para "sérios abusos do Exército e milícias" durante os confrontos entre as Forças Armadas e os manifestantes que pediram a transição para um Governo civil.
António Guterres

Guterres é capa da Time com água pelos joelhos

10.921
Ex-primeiro-ministro português e secretário-geral da ONU dá a cara na capa da revista Time para alertar para as consequências das alterações climáticas. Está de fato e gravata e com água pelos joelhos
Líbia

Líbia. Guterres quer fim do armamento ilegal 

O território libanês é disputado por vários grupos armados. Para o secretário-geral da ONU, só o embargo de armas pode pôr fim aos conflitos do país e garantir a segurança dos civis.
Mali

Guterres "escandalizado" com mortes no Mali

348
O secretário-geral da ONU comentou o ataque mortal que terá tido motivações étnicas e apelou ao diálogo para acabar com estas tensões que têm dividido a nação africana.
Nações Unidas

Guterres ponderou vender casa para ajudar ONU

6.145
O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou seriamente vender a sua casa em Manhattan, em Nova Iorque, EUA, para ajudar a organização a superar uma grave crise orçamental.
António Guterres

Marcelo felicita Guterres por Prémio Carlos Magno

104
O PR "enviou uma mensagem calorosa" a António Guterres, "primeiro galardoado português" com o Prémio Carlos Magno que é atribuído a personalidades que tenham contribuído para a unidade europeia.
António Guterres

Guterres alerta para as mudanças climáticas

Guterres alertou nas ilhas Fiji que as temperaturas e os desastres naturais estão a tornar-se mais extremos e sublinhou que a mudança climática vai afetar a segurança alimentar e os sistemas de saúde.
António Guterres

Guterres vai a mesquitas atacadas na Nova Zelândia

533
António Guterres esteve nas duas mesquitas da Nova Zelândia onde 51 pessoas foram mortas e explicou que queria vir pessoalmente a estes locais para expressar o seu amor, apoio e admiração.
António Guterres

Combate às alterações climáticas a enfraquecer

161
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que a vontade política para combater as alterações climáticas parece estar a enfraquecer.
Venezuela

Venezuela. Detenções atrasam solução, diz Guterres

137
O secretário-geral das Nações Unidas apela à Venezuela para adoptar medidas que evitem o agravamento da situação. Para Guterres, as recentes detenções prejudicam a resolução pacífica do conflito.
Moçambique

Kenneth. António Guterres lamenta destruição

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou a sua tristeza pelas mortes e destruição causadas pelo ciclone Kenneth na província moçambicana de Cabo Delgado.
Nações Unidas

Ex-primeiro-ministro francês critica Guterres

692
Jean-Pierre Raffarin considera que as organizações internacionais se tornaram "demasiado pesadas" para resolver os conflitos atuais e que estar à frente da ONU é "um trabalho muito complicado".
Human Rights Watch

Human Rights Watch critica "silêncio" de Guterres

1.073
Diretor diz que o mandato do secretário geral da ONU define-se pelo "silêncio". E que Guterres tardou em criticar os EUA: "Talvez não quisesse dar a Trump uma desculpa para parar de enviar cheques".
Nações Unidas

ONU combate violência sexual em conflitos 

O Conselho de Segurança e António Guterres lamentam a impunidade e a brutalidade dos crimes, em conflitos globais. A resolução obteve 13 votos a favor. Rússia e China abstiveram-se.
República Centro Africana

Guterres pede aceleração da paz na RC Africana

O secretário-geral da ONU instou os signatários do acordo de paz na República Centro-Africana "a acelerar a sua aplicação", um dia após a formação de um novo Governo.
António Guterres

António Guterres condena ataques na Nova Zelândia

Numa mensagem publicada no Twitter, António Guterres condenou "com veemência a morte de pessoas inocentes enquanto oravam pacificamente em mesquitas" e expressou as condolências às famílias.
António Guterres

Sudão do Sul continua frágil apesar de cessar-fogo

O secretário-geral da ONU alerta para os confrontos esporádicos no país, que indicam que "a situação continua frágil", e aponta para incumprimento de metas estabelecidas no acordo de paz de setembro.
Venezuela

Guterres apela a que não se use "força letal"

518
O porta-voz do secretário geral da ONU diz que Guterres apela a que não se use "força letal em nenhuma circunstância" e pede a todos que reduzam a tensão.
Venezuela

Pompeo e Guterres discutem situação na Venezuela

Os dois responsáveis reúnem-se numa altura de crescente tensão devido à entrega de ajuda humanitária na Venezuela prevista para o fim de semana. Pompeo garante que EUA estão decididos a ajudar.
Nações Unidas

Bissau. Guterres preocupado com "frágil" situação

António Guterres admite progressos advindos da nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da formação de um governo representativo, mas mostra-se preocupado com a situação frágil do país.
António Guterres

Guterres volta a oferecer "bons ofícios" a Guaidó

131
O secretário-geral da ONU voltou a oferecer os seus "bons ofícios" para contribuir para uma solução política e frisou a sua preocupação com a situação e o impacto desta na população venezuelana.
Prémios e Galardões

António Guterres recebe prémio Carlos Magno

142
Galardão alemão reconhece as contribuições para a unidade da Europa. Comité defende que António Guterres é um destacado defensor do modelo europeu de sociedade, do pluralismo, tolerância e diálogo.
António Costa

Chipre agradece Portugal pelo apoio

António Costa reuniu-se, no Palácio Presidencial do Chipre, com o Presidente do Chipre, Nicos Anastasiades. O chefe de Estado agradeceu Portugal pelo apoio na reunificação do seu país.
Nações Unidas

Guterres diz que o ódio no mundo está aumentar

O secretário-geral da ONU reconhece que o mundo está "a assistir a formas de violência a que não estávamos habituados" e que "ONU está hoje na primeira linha do combate contra o antissemitismo".
Nações Unidas

Guterres pede condenação de autores de ataque

António Guterres condenou veementemente o ataque e apresentou as suas condolências às famílias das vítimas, pedindo ainda às autoridades que levem a tribunal os responsáveis pelo crime.
Nações Unidas

Somália ordena saída de enviado da ONU

A Somália ordenou a saída de enviado da ONU acusando-o de "interferência deliberada" nos assuntos internos. António Guterres condenou os ataques "agressivos" contra o complexo da ONU em Mogadíscio.
Nações Unidas

Mensagem de Ano Novo da ONU: clima e intolerância

354
António Guterres falou de perigos persistentes, como as alterações climáticas e a intolerância, na mensagem de Ano Novo da ONU. Mas diz ter esperança de mais combate a esses problemas em 2019.
Nações Unidas

Guterres pede eleições sem violência na RDCongo

As eleições gerais na República do Congo têm sido adiadas desde dezembro de 2016, quando o segundo e último mandato presidencial de Kabila acabou, de acordo com os limites constitucionais.
Nações Unidas

Khashoggi. Guterres quer investigação credível

154
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas considera "essencial" que se realize uma investigação "credível" sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Iémen

Fogo cessado na província de Hodeida

O acordo obtido prevê uma retirada das forças governamentais e rebeldes da cidade e do porto de Hodeida, controlados pelos Huthis, alvo de uma ofensiva sob comando saudita.
António Guterres

"É altura de dar vida" ao pacto para a migração

3.574
António Guterres defende que chegou o momento de "dar vida" ao pacto global para a migração e mostrar a utilidade deste documento, que é o resultado de "muitos meses de diálogo inclusivo".
Rússia

ONU preocupada com a tensão entre Kiev e Moscovo

Em conferência de imprensa disse ver "com muita preocupação" a escalada da tensão entre Kiev e Moscovo e defende que a integridade territorial da Ucrânia deve ser respeitada.
António Guterres

Guterres adverte para uma "globalização justa"

139
António Guterres, que vai participar na cimeira do G20, em Buenos Aires, diz que "os abandonados pela globalização estão a perder a confiança nos governos e nas instituições".
Web Summit

'Pai da internet' tem um plano para salvar a filha

104
Guterres arrancou o maior aplauso ao alertar para riscos da inteligência artificial. Berners-Lee propõe uma "constituição" para salvar a internet, que ajudou a criar há 29 anos. Começou a Web Summit.
António Guterres

Guterres pede que se protejam os refugiados

António Guterres, expressou preocupação com a saída de congoleses de Angola, afirmando que as normas internacionais de proteção de refugiados em caso de conflito devem ser respeitadas.
António Guterres

Guterres. CPLP é "um dos mais fortes pilares"

António Guterres foi distinguido pela CPLP com o prémio José Aparecido de Oliveira. Este reconhecimento mostra "o empenhamento dos membros da CPLP em tudo fazer" para enfrentar "enormes riscos".
CPLP

Promoção de língua portuguesa dá prémio a Guterres

António Guterres vai receber em Lisboa o prémio José Aparecido de Oliveira, atribuído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pelo contributo para a promoção da língua portuguesa.
António Guterres

ONU: Guterres quer Pedersen como novo emissário

António Guterres, informou o Conselho de Segurança da sua intenção de nomear o diplomata norueguês Geir Pedersen como o próximo emissário das Nações Unidas para a Síria.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)