771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Guterres

Myanmar

Guterres alarmado com bombardeamentos no Myanmar

Civis relatam ataques da junta militar e Guterres pede à comunidade internacional que reforce a proteção aos refugiados e que exija responsabilidades pelas "graves violações" do direito internacional.
Nações Unidas

Guterres destaca Portugal na proteção dos oceanos

Na cerimónia de doação de uma tapeçaria portuguesa, Guterres, destacou o importante papel de Portugal na proteção dos oceanos, agradecendo a António Costa pela "liderança nesta matéria".
Sustentabilidade

Costa: troca dívida por investimento azul e verde

António Costa defendeu a troca de dívida por investimentos relacionados com a transição climática, mencionando Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, países que trocam dívida por este tipo de investimento.
Política

Costa "despede-se de Guterres nas Nações Unidas

Costa frisou a mudança na participação e na visão portuguesa no âmbito da ONU desde o 25 de Abril e aproveitou a oportunidade para se "despedir de António Guterres como secretário-geral da ONU".
Conflito Israelo-palestiniano

António Guterres exige atuação em Gaza 

O nível catastrófico de fome em Gaza é "o mais elevado registado em qualquer parte". Após várias tentativas de cessar-fogo, os palestinianos "sofrem níveis aterradores de fome e sofrimento".
Guerra na Ucrânia

Guterres condena eleição russa em áreas ucranianas

Além de condenar os esforços russos relacionados com a votação, Guterres recordou "que a tentativa de anexação ilegal de regiões da Ucrânia não tem validade perante o direito internacional".
Nações Unidas

Costa em Nova Iorque para encontro com Guterres

Com a oferta da tapeçaria nacional, Governo afirma a participação portuguesa ativa e papel cimeiro da ONU na agenda dos Oceanos e na construção de um futuro mais verde" lê-se na nota do gabinete.
Comissão Europeia

Borrell: mundo estaria "ainda pior" sem a ONU

Borrell referiu que o estado do mundo é "profundamente preocupante" mas que seria ainda pior não fossem a ONU. Homenageou todos aqueles que trabalham para a organização, sobretudo o secretário-geral.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres pede "silenciamento das armas" no Ramadão

"Os olhos da história estão a ver". Nesta segunda-feira, num pronunciamento à imprensa na sede da ONU, Guterres apelou a um cessar-fogo em Gaza e no Sudão, durante a época do Ramadão.
Nações Unidas

Irão denuncia "iranofobia" em relatório da ONU

O Irão condenou um relatório de peritos nomeados pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU sobre as manifestações de 2022, denunciando a "iranofobia" dos países ocidentais.
Nações Unidas

Guterres lamenta violência contra as mulheres

Guterres defendeu o investimento para acabar com a violência contra as mulheres. Afirmou ainda que o ritmo de progresso para igualdade de género tem ser acelerado, "rumo a um mundo mais justo".
Nações Unidas

Guterres alerta para crise ambiental

O secretário-geral da ONU marcou presença na cimeira UNEA-6, o principal órgão de tomada de decisões ambientais do mundo. Guterres avisou que o clima "está a implodir" e que "a culpa é da humanidade".
Guerra na Ucrânia

BE saúda Guterres: "Tem tido posições importantes"

Mortágua defendeu conferência de paz para terminar guerra e elogiou papel de Guterres por ser "uma pessoa importante para lembrar a importância da paz e para conseguir esse caminho para a paz".
Nações Unidas

Guterres falta a cimeira da União Africana

O secretário-geral da ONU, António Guterres, foi obrigado por razões logísticas a faltar à 37.ª cimeira da União Africana (UA), que hoje iniciou os trabalhos em Adis Abeba, disse fonte da organização.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres duvida da saída de palestinianos de Rafah

Guterres diz estar preocupado que possa haver uma ofensiva em Rafah. E reiterou que a situação humanitária em Gaza não tem precedentes históricos, com tanta destruição nunca antes vista.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres diz que prioridade é libertar reféns

Guterres garantiu que, se fosse ministro de Portugal ou de Israel, "prioridade era a libertação dos reféns". Dezenas de israelitas têm protestado todas as 6ª em frente à residência do líder da ONU.
Nações Unidas

Guterres: mundo está "em era de caos"

Numa altura em que "o mundo entrou numa era de caos", Guterres defende uma reforma no Conselho de Segurança, que está num empasse devido a "fissuras ggeopolíticas".
Saúde da Mulher

Mutilação genital: risco de 1.200 casos diários

A ONU pediu "que os esforços e investimentos sejam redobrados para defender os direitos das mulheres" e que se acelere o fim desta prática. Guterres alerta para os danos físicos e mentais nas vítimas.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres: antissemitismo é "um mal e um presságio"

O secretário-geral da ONU alertou que o ódio antissemita "é um mal e também um presságio" que têm de ser combatidos, lembrando Aristides de Sousa Mendes e perseguições do séc. XVI em Portugal.
África

Guterres "profundamente preocupado" com Abyei

Guterres manifestou "profunda preocupação" com a violência em Abyei e apelou ao Sudão e Sudão do Sul para que investiguem ataques com motivações étnicas deste fim de semana, que fizeram 54 mortos.
Conflito Israelo-palestiniano

UNRWA: Guterres reúne-se com doadores

Stéphane Dujarric voltou a pedir aos países que anunciaram que estão a suspender o seu financiamento para que “garantissem a continuidade” do trabalho da Agência das Nações Unidas para os Refugiados.
Noticiário

7h, Madeira. Processo parte de denúncia anónima

Miguel Albuquerque era o único nome envolvido. A teia de casos na Madeira. Bolieiro não fecha a porta ao Chega nos Açores. E a análise do impacto do corte de financiamento da ONU, em direto.
Noticiário

7h. Guterres pede continuação do apoio a UNRWA

António Guterres lembra que dois milhões de civis no enclave dependem da assistência crítica da ONU. E, PCP está aberto a convergência à esquerda, mas recusa "cheques em branco".
Noticiário

3h. Chefe de agência da ONU "chocado" com cortes

O Governo português pede uma "investigação completa e rigorosa" a este caso. Ainda neste jornal, Rui Tavares insiste num acordo pós-eleitoral à esquerda.
Noticiário

1h. Governo pede investigação sobre agência da ONU

Aumenta a lista de países que estão a suspender o financiamento à Agência da ONU para refugiados palestinianos. E ainda, SC Braga vence o Estoril.
Noticiário

2h. Campanha IKEA. CNE recebe queixas 

As queixas ainda não foram alvo de apreciação. Ainda neste jornal, A organização Médicos Sem Fronteiras afirmam que a Faixa de Gaza está a ficar sem sistema de saúde.
Noticiário

1h. Novos detalhes sobre caso das gémeas 

Notícia avançada pela TVI. Ainda neste jornal, António Guterres "confia que Israel vai cumprir" a decisão do Tribunal Internacional de Justiça.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU: funcionários participaram no ataque do Hamas

António Guterres "está horrorizado com notícia” e garantiu que qualquer funcionário que tenha participado ou tenha sido cúmplice será despedido e encaminhado para possível processo criminal.
Guerra na Ucrânia

Guterres criticado por encontro com Lavrov

Secretário-geral da ONU encontrou-se com ministro dos Negócios Estrangeiros russo e deu-lhe um aperto de mão. Guterres está a ser criticado nas redes sociais por isso. "Inaceitável", diz MNE lituano.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU: Estado da Palestina "deve ser reconhecido"

António Guterres pediu, mais uma vez, a solução de dois estados: "A rejeição clara e repetida (...) à solução de dois Estados aos mais altos níveis do Governo israelita é inaceitável".
Conflito Israelo-palestiniano

Destruição em Gaza "sem paralelo na história"

Guterres afirma que "nada pode justificar a punição coletiva do povo palestiniano". Além da fome e das doenças, inverno traz "condições desumanas e miseráveis".
Nações Unidas

Guterres apela ao diálogo entre Etiópia e Somália

As tensões começaram a 1 de janeiro, quando as autoridades da Etiópia e da Somalilândia assinaram um acordo para garantir o acesso da Etiópia, país sem litoral, ao Mar Vermelho.
Nações Unidas

Ex-líderes internacionais pedem liderança feminina

Várias políticas internacionais não promoverão "nenhum nome em particular", mas pressionarão para que se concretize uma liderança feminina das Nações Unidas após António Guterres.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu não responde a chamadas de Guterres

Secretário-geral da ONU reconheceu que ainda não falou com chefe do Governo israelita desde o ataque do Hamas. Nações Unidas asseguram haver, porém, contactos com outros responsáveis israelitas.
Noticiário

3h. Guterres "preocupado" com a lei internacional 

Secretário-geral das Nações Unidas, a guerra no enclave tem sido conduzida de maneira que não protege civis e que há violações da lei humanitária internacional.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres pede cessar-fogo imediato em Gaza

O secretário-geral da ONU apelou a um "cessar-fogo humanitário imediato" na Faixa de Gaza. Ministro da Defesa israelita adiantou que a fase intensiva do conflito "terminará em breve".
Conflito Israelo-palestiniano

"Cem dias" da guerra são "nódoa na humanidade"

Diretor da Agência da ONU de Ajuda aos Refugiados Palestinianos lamenta "100 dias de provações e de angústia para os reféns e suas famílias".
Alterações Climáticas

Antigo executivo do petróleo vai presidir à COP29

Mukhtar Babayev, veterano da petrolífera estatal do Azerbaijão, foi o escolhido pelo governo do país anfitrião para liderar as negociações da próxima cimeira da ONU sobre as alterações climáticas.
Alterações Climáticas

Alerta! Respirar mata! Ah, e óptimo ano para todos

Então diz que a respiração humana causa imensos gases de estufa? É o Guterres ouvir isto e seremos como o trânsito em Nova Deli: um dia respira quem tem Cartão de Cidadão par, no outro os ímpares.
Nações Unidas

Guterres reafirma compromisso da ONU com o Mali

Porta-voz de Guterres destacou o papel do líder da MINUSMA e homenageou os 311 funcionários da ONU que morreram e os mais de 700 que ficaram feridos durante os 10 anos da missão no Mali.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos