790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Guterres

Nações Unidas

Haiti. 7 países contribuem para força de segurança

A missão internacional de apoio à segurança no Haiti, aprovada pela ONU em outubro para apoiar a polícia local no combate aos grupos de crime organizado, dispõe atualmente de 16,8 milhões de euros.
António Guterres

Guterres celebra transição presidencial no Haiti

O secretário-geral da ONU recebeu "com satisfação" a confirmação da renúncia do primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry e pediu que implemente o acordo para o regresso à democracia plena.
25 de Abril

Guterres destaca papel do povo no pós-25 de abril

"Não teríamos consolidado a democracia se o povo não tivesse ido repetida e massivamente às ruas de Portugal para dizer que queria a democracia no nosso país", declarou o secretário-geral da ONU.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres condena "qualquer ato de retaliação" 

António Guterres apelou ao "fim da perigosa espiral de retaliações" iniciada depois do bombardeamento do consulado iraniano em Damasco e instou a comunidade internacional a cooperar.
Noticiário

2h. “Partilhamos vontade de ver Costa na Europa”

A antiga ministra da Habitação diz não ter dúvidas de que os portugueses estariam bem representados por António Costa no Conselho Europeu. E ainda, Benfica está fora da Liga Europa.
Noticiário

16h. Guterres volta a condenar ataques em Gaza

O secretário geral das Nações Unidas insiste numa solução de dois estados para pôr fim ao conflito no Médio Oriente. Ainda neste jornal, o Governo reúne hoje com vários sindicatos de professores.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres: retórica Israel-Irão “também é perigosa"

O secretário-geral da ONU apelou à máxima contenção de todas as partes. "O mundo e a região não podem permitir-se outro conflito aberto", sublinhou o representante de Guterres.
Noticiário

6h. Líderes dos 27 reúnem hoje em Bruxelas

É a primeira cimeira europeia na qual Luís Montenegro vai participar. E ainda, o FC Porto e o Vitória de Guimarães disputam esta quarta feira a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Noticiário

4h. AR debate hoje alívio fiscal anunciado pela AD

A iniciativa foi do PS que pediu um debate de urgência sobre o assunto. E ainda, António Guterres reafirma que é "urgente uma redução da escalada das hostilidades" no Médio Oriente.
Noticiário

3h. PSG e BVB nas meias finais da Champions League

O Paris Saint Germain venceu o FC Barcelona por 4-1 e o Borussia Dortmund eliminou o Atlético Madrid por 4-2. E ainda, Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias.
Noticiário

2h. 2/3 dos cidadãos não sabe data das europeias

Os dados são apresentados pelo Eurobarómetro. E ainda, António Guterres reafirma que é "urgente uma redução da escalada das hostilidades" no Médio Oriente.
Noticiário

1h. Pedro Reis:"é urgente decidir sobre aeroporto"

O ministro diz ainda que o setor do turismo é estratégico para a economia. E ainda, a Força Aérea portuguesa interceptou duas aeronaves russas que se aproximavam do espaço aéreo da NATO.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres: "Médio Oriente está à beira do abismo"

Guterres falou no Conselho de Segurança e avisou que "o Médio Oriente está à beira do abismo". Com o MNE do Irão realçou a necessidade de uma "urgente redução da escalada" do conflito.
A História do Dia

O Irão quer uma guerra no Médio Oriente?

Como vai Israel retaliar e com que intensidade? Estamos à beira de uma nova guerra entre persas, árabes e judeus? Paulo Baptista Ramos, professor na Universidade do Minho é o nosso convidado.
Nações Unidas

Guterres pede que se pare "horror" no Sudão

Líder das Nações Unidas defende que, por mais preocupantes que sejam os desenvolvimentos no Médio Oriente, "outras emergências dramáticas de vida ou morte estão a ser empurradas para as sombras".
Noticiário

8h. Israel pede sanções para condenar Irão

Neste jornal, as conclusões do Conselho de Segurança da ONU. Ainda a entrevista de Passos Coelho à Rádio Observador e os casos de alegados abusos sexuais na Igreja Católica.
Noticiário

7h. Passos: Montenegro quer "desconectar-se"

Neste jornal, os destaques da entrevista de Passos Coelho no programa "Eu Estive Lá". Ainda o Conselho de Segurança da ONU e o resumo do Benfica 3-0 Moreirense.
Noticiário

5h. Grupo Vita recebeu 24 pedidos de indemnização

O grupo explica que os processos vão ser avaliados de acordo com os critérios a definir pela Conferência Episcopal Portuguesa. E ainda, Guterres apela a cessar fogo imediato no Médio Oriente.
Noticiário

2h. Israel levanta restrições de precaução 

As escolas vão reabrir e os ajuntamentos de mais de mil pessoas voltam a ser permitidos. E ainda, Israel faz três exigências na reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Noticiário

1h. Guterres: "é hora para a máxima contenção"

António Guterres diz que evitar o conflito é uma "responsabilidade partilhada". E ainda, o Benfica venceu o Moreirense por 3-0.
Myanmar

HRW acusa Myanmar de recrutar rohingya à força

Os rohingya no Myanmar têm sido "apanhados em rusgas noturnas", "coagidos" e "ameaçados" para combater ao lado da junta militar. Em Rakhine, 630 mil rohingya vivem "sob um sistema de apartheid".
Nações Unidas

Invasão da embaixada em Quito: Guterres alarmado

O secretário-geral da ONU disse estar alarmado com a invasão da embaixada do México em Quito pela polícia do Equador, que terminou com a detenção do antigo vice-presidente equatoriano Jorge Glas.
Noticiário

13h. Putin tenta implicar Ucrânia em ataque

Presidente russo diz que atentado em Moscovo foi “ato terrorista bárbaro e sangrento” e declara dia de luto nacional. Kiev rejeita acusações. E, Guterres apela a cessar fogo em Gaza.
Noticiário

10h. Guterres no Egito para visitar Rafah

O secretário-geral das Nações Unidas deve visitar a passagem fronteiriça de Rafah, entre Egito e Gaza, para pedir uma trégua nos combates. Ainda, atualização no número de vítimas mortais na Rússia.
Noticiário

15h.Ministra da Presidência rejeita atrasos do PRR

Mariana Vieira da Silva recusa a declaração de Luís Montenegro, e garante que tudo está a correr na normalidade. E Costa promete a Guterres 10 milhões de euros para ajudar refugiados palestinianos.
António Guterres

Guterres pede atenção a líderes da UE

Guterres abordou o princípio básico do direito humanitário internacional em relação à situação de Kiev e Gaza, que disse ser "a proteção dos civis".
Conflito Israelo-palestiniano

Portugal vai dar à ONU 10 milhões para refugiados

O apoio português à ONU vai somar os 15 milhões de euros. Costa disse que a ajuda serve para manter a agência em funcionamento e que povo palestiniano "está a ser vítima de um ataque inadmissível".
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres. UE é "mais importante do que nunca" 

Apelando para o papel importante da Europa, Guterres defende que o momento que se vive precisa de ações urgentes. O cessar-fogo imediato foi um pedido fortemente enfatizado.
Myanmar

Guterres alarmado com bombardeamentos no Myanmar

Civis relatam ataques da junta militar e Guterres pede à comunidade internacional que reforce a proteção aos refugiados e que exija responsabilidades pelas "graves violações" do direito internacional.
Nações Unidas

Guterres destaca Portugal na proteção dos oceanos

Na cerimónia de doação de uma tapeçaria portuguesa, Guterres, destacou o importante papel de Portugal na proteção dos oceanos, agradecendo a António Costa pela "liderança nesta matéria".
Sustentabilidade

Costa: troca dívida por investimento azul e verde

António Costa defendeu a troca de dívida por investimentos relacionados com a transição climática, mencionando Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, países que trocam dívida por este tipo de investimento.
Política

Costa "despede-se de Guterres nas Nações Unidas

Costa frisou a mudança na participação e na visão portuguesa no âmbito da ONU desde o 25 de Abril e aproveitou a oportunidade para se "despedir de António Guterres como secretário-geral da ONU".
Conflito Israelo-palestiniano

António Guterres exige atuação em Gaza 

O nível catastrófico de fome em Gaza é "o mais elevado registado em qualquer parte". Após várias tentativas de cessar-fogo, os palestinianos "sofrem níveis aterradores de fome e sofrimento".
Guerra na Ucrânia

Guterres condena eleição russa em áreas ucranianas

Além de condenar os esforços russos relacionados com a votação, Guterres recordou "que a tentativa de anexação ilegal de regiões da Ucrânia não tem validade perante o direito internacional".
Nações Unidas

Costa em Nova Iorque para encontro com Guterres

Com a oferta da tapeçaria nacional, Governo afirma a participação portuguesa ativa e papel cimeiro da ONU na agenda dos Oceanos e na construção de um futuro mais verde" lê-se na nota do gabinete.
Comissão Europeia

Borrell: mundo estaria "ainda pior" sem a ONU

Borrell referiu que o estado do mundo é "profundamente preocupante" mas que seria ainda pior não fossem a ONU. Homenageou todos aqueles que trabalham para a organização, sobretudo o secretário-geral.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres pede "silenciamento das armas" no Ramadão

"Os olhos da história estão a ver". Nesta segunda-feira, num pronunciamento à imprensa na sede da ONU, Guterres apelou a um cessar-fogo em Gaza e no Sudão, durante a época do Ramadão.
Nações Unidas

Irão denuncia "iranofobia" em relatório da ONU

O Irão condenou um relatório de peritos nomeados pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU sobre as manifestações de 2022, denunciando a "iranofobia" dos países ocidentais.
Nações Unidas

Guterres lamenta violência contra as mulheres

Guterres defendeu o investimento para acabar com a violência contra as mulheres. Afirmou ainda que o ritmo de progresso para igualdade de género tem ser acelerado, "rumo a um mundo mais justo".
Nações Unidas

Guterres alerta para crise ambiental

O secretário-geral da ONU marcou presença na cimeira UNEA-6, o principal órgão de tomada de decisões ambientais do mundo. Guterres avisou que o clima "está a implodir" e que "a culpa é da humanidade".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora