“Julieta”, de Pedro Almodóvar, “It’s Only the End of the World”, de Xavier Dolan e “Personal Shopper”, de Olivier Assayas, são apenas alguns dos filmes que fazem parte da Competição do festival de Cannes deste ano. Uma lista que inclui ainda obras de Jim Jarmusch (com “Paterson”), Ken Loach (“I, Daniel Blake”), Jeff Nichols (“Loving”) ou Sean Penn (“The Last Face”, com Charlize Theron e Javier Bardem).

[trailer de “Julieta”, o novo filme de Pedro Almodóvar]

“Julieta” marca o regresso de Almodóvar e é baseado em três histórias de Alice Munro, incluídas no livro Fugas (Relógio d’Água). Com Adriana Ugarte e Emma Suarez, que dividem a personagem principal num enerdo que percorre mais de 30 anos. Quanto ao filme de Xavier Dolan é inspirado na peça “Juste la fimn du monde”, de Jean-Luc Lagarce, sobre o regresso de uma escritora à casa de família, para anunciar a sua morte para muito breve. Conta também com interpretações de Lea Seydoux e Vincent Cassel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Paul Verhoeven e Nicolas Winding Refn estão também de regresso e fazem parte da lista de realizadores que concorre à Palma de Ouro. O primeiro com “Elle”, o segundo com “The Neon Demon”. “Elle” é o primeiro filme de Verhoeven em Cannes depois de “Instinto Fatal”, de 2012, e é também a estreia do realizador holandês com um filme em francês. A protagonista é Isabelle Huppert, que interpreta uma executiva de uma companhia de jogos de vídeo que é violada num assalto à sua casa. Já “The Neon Demon” conta com Elle Fanning no papel de uma modelo que é perseguida por um gangue.

[primeiras imagens de Elle, de Paul Verhoeven]

“Aquarius” é o filme do brasileiro Kleber Mendonça Filho a concurso (longa metragem já de 2015). Tem como estrela principal Sonia Braga, que interpreta uma compositora viúva e já reformada que tem a capacidade especial de viajar no tempo. Mendonça Filho é o mesmo que fez em 2013 “O Som em Redor”, recebido con entusiasmo pela crítica internacional.

O filme de abertura, como já tinha sido confirmado, será o novo de Woody Allen, “Café Society”, um ano depois de ter apresentado “Homem Irracional” no mesmo festival. “Café Society” conta a história de um romance passado na década de 30 entre o Bronx e Hollywood, com Kristen Stewart, Bruce Willis e Jesse Eisenberg (será distribuído pela Amazon). Outros títulos que terão estreia privilegiada em Cannes são “The BFG”, de Steven Spielberg (adaptação de um livro de Roald Dahl, com o carimbo da Disney), “Money Monster”, realizado por Jodie Foster (thriller sobre o rapto de uma estrela de televisão, com George Clooney e Julia Roberts), ou “Nice Guys”, de Shane Black. Este último conta com Russell Crowe e Ryan Gosling no elenco, dois polícias que, ao que parece, não são bem polícias, e que fogem a tudo o que é regra equanto investigam o desaparecimento de uma rapariga.

[veja o trailer para “The BFG”]

Também fora da competição passará um outro filme de Jim Jarmusch, “Gimme Danger”, um documentário sobre os Stooges, a banda liderada por Iggy Pop entre o final dos anos de 60 e o início da década de 70 que revolucionou o rock’n’roll.

O júri completo, presidido por George Miller (que em 2015 abriu Cannes com “Mad Max: Estrada da Fúria”) será anunciado na próxima semana, confirmou a organização.

Esta é a lista completa de filmes a apresentar em Cannes:

Em competição

“Toni Erdman” – Maren Ade
“Julieta” – Pedro Almodóvar
“Personal Shopper” – Olivier Assayas
“American Honey” – Andrea Arnold
“The Unknown Girl” – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
“It’s Only the End of the World” – Xavier Dolan
“Slack Bay” – Bruno Dumont
“Paterson” – Jim Jarmusch
“Rester Vertical” – Alain Guiraudie
“Aquarius” – Kleber Mendonca Filho
“From the Land of the Moon” – Nicole Garcia
“I, Daniel Blake” – Ken Loach
“Ma’Rosa” – Brillante Mendoza
“Bacalaureat” – Cristian Mungiu
“Loving” – Jeff Nichols
“Agassi” – Park Chan-Wook
“The Last Face” – Sean Penn
“Sieranevada” – Cristi Puiu
“Elle” – Paul Verhoeven
“The Neon Demon” – Nicolas Winding Refn

Secção Un Certain Regard

“Varoonegi” – Behnam Behzadi
“Apprentice,” Boo Junking
“Voir du Pays” – Delphine Coulin and Muriel Coulin
“La Danseuse” – Stephanie di Giusto
“Clash” – Mohamed Diab
“La Tortue Rouge” – Michael Dubok de Wit
“Fuchi Bi Tatsu” – Fukada Koji
“Omar Shakhsiya” – Maha Haj
“Me’Ever Laharim Vehagvaot” – Eran Kolirin
“After The Storm” – Kore-Eda Hirokazu
“Hymyileva Mies” – Juho Kuosmanen
“La Large Noche de Francisco Sanctis” – Francisco Marquez and Andrea Testa
“Caini” – Bogdan Mirica
“Pericle Il Nero” – Stefano Mordini
“Captain Fantastic” – Matt Ross
“The Transfiguration” – Michael O’Shea
“Uchenik” – Kirill Serebrennikov

Fora de competição
“The BFG” – Steven Spielberg
“Goksung” – Na Hong-Jin
“Money Monster” – Jodie Foster
“The Nice Guys” – Shane Black

Projeções especiais
‘L’ultima Spiaggia” – Thanos Anastopoulous e Davide del Degan
“A Chad Tragedy” – Mahamat-Saleh Haroun
“The Death of Louis XIV” – Albert Serra
“Le Cancre” – Paul Vecchiali

Projeções de meia noite
“Gimme Danger” – Jim Jarmusch
“The Train to Busan” – Yeon Sang-Ho