Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas até 3,5 metros.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão apenas fechadas a embarcações com calado inferior a 11 e 15 metros, respetivamente.

A Marinha indica ainda que a barra do Douro está encerrada a embarcações com calado inferior a 11 metros

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, na costa ocidental prevê ondas de oeste/sudoeste com 2 a 2,5 metros, sendo 2,5 a 3,5 metros a norte do Cabo Raso até meio da tarde e na costa sul de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte, tornando-se persistente a partir do meio da manhã na região centro e possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial na região centro.

Está também previsto vento moderado do quadrante sul, soprando forte com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao meio da manhã, sendo moderado a forte do quadrante sul, soprando forte com rajadas até 95 quilómetros por hora até ao início da tarde.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima.

Para o sul a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, com abertas no Baixo Alentejo e Algarve a partir do final da tarde, períodos de chuva, em especial no Alto Alentejo e Estremadura, vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

Em Lisboa as temperaturas variam entre 15 e 16 graus Celsius, no Porto entre 12 e 16, em Vila Real entre 09 e 15, em Viseu e em Bragança entre 08 e 14, na Guarda entre 07 e 11, em Coimbra entre 13 e 18, em Castelo Branco entre 10 e 16, em Santarém entre 13 e 18, em Évora entre 10 e 21, em Beja entre 10 e 20 e em Faro entre 13 e 19.