771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério da Agricultura

Ministério da Agricultura

Ministério da Agricultura foi sendo "amputado"

Ex-ministro da Agricultura socialista diz que tutela foi sendo "amputada" e "reduzida" nas suas competências. Porém, Capoulas Santos considera que a direita está "capturada" por interesses privados.
Agricultura

Governo define regras de compensação agrícola

Candidaturas para receber compensação são submetidas eletronicamente no portal do IFAP. Com a candidatura deve ser enviada uma declaração, que ateste que a empresa não se encontra em dificuldade.
Ministério da Agricultura

Agricultores recebem 200 mil para seca e inflação

Governo atribuiu 200 mil euros repartidos pelos anos de 2024 e 2025. Desse valor 100 mil euros serão aplicados à produção primária de culturas permanentes, frutos de pequena baga e plantas de viveiro.
Agricultura

SEDES: agricultura deve ser reconhecida

Observatório da Agricultura identificou os principais desafios da agricultura e apontou para cada um deles um conjunto de medidas a implementar. Relatório vai ser apresentado na sexta-feira.
Agricultura

Agricultores apresentam manifesto reivindicativo

Cerca de 70 tratores e outros veículos fizeram uma marcha lenta na EN8, entre o Bombarral e as Caldas da Rainha. Manifesto com 15 reivindicações "será entregue ao próximo ministro da Agricultura".
Agricultura

Produtores de leite admitem também sair à rua

Os produtores de leite manifestaram "surpresa e indignação" e admitem manifestar-se "contra a burocracia" devido a prazo dado para apresentarem diversos documentos para receber pagamentos de 2023.
Ministério da Agricultura

Pagamento de ecorregimes avança a partir deste mês

O Ministério da Agricultura disse ter concluído conversações com Comissão Europeia, adiantando que ecorregimes serão pagos a partir deste mês, conforme anúncio da ministra na segunda-feira.
Agricultura

Agricultores de São Miguel cancelam concentração

Concentração inicialmente prevista para quinta-feira, cuja hora não chegou a ser definida, foi cancelada, e os agricultores de São Miguel vão reunir "para decidir as formas de luta a realizar".
Agricultura

Movimento acusa ministra de "contrainformação"

Movimento Cívico de Agricultores acusou a ministra de apresentar "contrainformação", lamentando não ter datas concretas para maioria dos pagamentos, e não põe de lado reforço dos protestos.
Agricultura

Agricultores. Movimento Cívico assinala progressos

Movimento Cívico reúne esta sexta-feira com Ministra da Agricultura. Agricultores acreditam que Governo vai procurar resolver algumas reivindicações do setor, depois de ter dado "o primeiro passo".
Agricultura

Ministra reúne com agricultores esta sexta-feira

Reunião, que surge na sequência do protesto em que dezenas de tratores participaram numa marcha lenta na A33, acontece esta sexta-feira à tarde, pelas 17h30, na Câmara Municipal de Alcochete.
Agricultura

Agricultura: reunião com ministra foi "positiva"

"Tivemos a garantia da senhora ministra que entre o dia 20 e 24 de fevereiro serão pagas 60% das medidas agroambientais", revelou Armindo Lopes, um dos porta-vozes dos agricultores.
Agricultura

São Miguel: agricultores marcam nova concentração

Protesto realizado esta quinta-feira terminou sem a prevista entrega de um manifesto. Movimento Cívico de Agricultores de São Miguel nova manifestação para a próxima semana, também na quinta.
Agricultura

Governo aprova 320 milhões para a agricultura

Além do montante para o combate à seca e atenuação dos efeitos da inflação dos custos de produção, o governo aprovou 2,2 milhões para as entidades gestoras e aproveitamentos hidroagrícolas do Algarve.
Agricultura

Agricultura. Ministra vai reunir com manifestantes

Após contacto do gabinete da Ministra, ouviram-se aplausos e festejos de vitória e a organização pediu aos manifestantes que desmobilizassem. Estradas afetadas, nomeadamente a A4, já reabriram.
Noticiário

10h. Agricultores. A4 cortada nos dois sentidos

Isto devido a uma marcha lenta de protesto dos agricultores. Também no IP2, em Macedo de Cavaleiros, os acessos estão bloqueados. Ainda, PSP recebe 260 denúncias da burla "Olá pai, olá mãe".
Agricultura

Agricultores rumam em marcha lenta a Vila Real 

Agricultores juntaram-se, em tratores e carrinhas, em Arrabães, no concelho de Vila Real, para seguirem pela Estrada Nacional 15 até à cidade. Haverá constrangimentos no trânsito na EN15 e EN2.
Agricultura

Agricultores. Reunião com ministra "correu bem" 

Agricultores do Baixo Mondego dizem que foi "tudo devidamente esclarecido" na reunião com ministra da Agricultura e Alimentação. Agricultores levaram consigo simbolicamente alguns sacos de arroz.
Agricultura

Agricultores vão reunir-se com ministra

Os agricultores em protesto junto à fronteira de Vila Verde de Ficalho (Beja), desmobilizaram na última noite, depois de receberem a garantia de que vão receber apoios que tinham sido retirados.
Agricultura

Agrobio vai lutar pela reprogramação do PEPAC

A Associação Portuguesa de Agricultura Biológica comprometeu-se a lutar pela reprogramação financeira do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum após reunião com a ministra da Agricultura.
Direto ao Assunto

"Dano irreparável" da Ministra da Agricultura

O antigo ministro da Agricultura de António Costa, Luís Capoulas Santos, considera que a atual ministra cometeu um "erro grave" ao não ter medido a dimensão dos apoios que ofereceu aos agricultores.
Semáforo Político

Min. Agricultura "atabalhoado" a compensar erros?

Resposta do Governo aos agricultores "sabe a pouco" quando o setor diz que já atingiu o limite. As coisas não correram bem à ministra ou também foi apanhada de surpresa? Ainda a sondagem do Expresso.
Resposta Pronta

"Apoios para agricultores são insuficientes"

A CNA convocou uma manifestação para a semana, apesar das medidas de apoio do Governo. Pedro Santos, membro da direção da CNA fala em "falsas promessas" por parte do Ministério da Agricultura.
Noticiário

10h. IL mantém apresentação de programa eleitoral

Apesar dos avisos da CNE, IL mantém apresentação do programa eleitoral marcada para amanhã. Advogado de empresário madeirense espera que interrogatório termine esta manhã.
Reportagem Observador

Agricultores. "Protesto mantém-se até às 12h"

Agricultores esperam reunir esta tarde com ministra da Agricultura. Até que chegue confirmação, prosseguem marcha lenta em Alcochete. Protesto não entra hoje em Lisboa, mas planos podem mudar amanhã.
Noticiário

8h. Agricultores. Condicionamentos até ao meio dia

Agricultores prometem manter protesto em Alcochete e no Montijo, pelo menos, até ao meio dia. Açores entram no último dia de campanha eleitoral.
Reportagem Observador

"Comboios de tratores dirigem-se à Vasco da Gama"

Dezenas de agricultores em protesto, marcham em direção à ponte e provocam verdadeiro "parra arranca" entre Montijo e Alcochete. GNR em pré-aviso, vigia rotundas nos arredores da capital.
Noticiário

7h. Agricultores condicionam acesso a Lisboa

Acessos à Ponte Vasco da Gama, que liga Alcochete a Lisboa, estão condicionados no sentido Sul-Norte devido a concentração de agricultores. Apoio anunciado pelo Governo não travou protestos agendados.
Agricultura

Governo: maior parte dos apoios avança este mês

A maior parte das medidas de apoio aos agricultores portugueses, com mais de 400 milhões de euros de dotação, entra em vigor ainda este mês — mas muitas dependem de aprovação europeia.
Direto ao Assunto

"Ministra da Agricultura sacode a água do capote"

Apesar dos apoios anunciados, Eduardo Oliveira e Sousa, cabeça de lista da AD por Santarém, diz que Maria do Céu Antunes é incapaz de lidar com o setor. E distingue protestos em Portugal e França.
Agricultura

Agricultores bloqueiam Elvas e ameaçam ir a Lisboa

Sem dormir, e após centenas de quilómetros percorridos com tratores, agricultores bloquearam estradas em Elvas. E prometem não parar: "Vamos invadir a 25 de abril e a Vasco da Gama!"
Agricultura

Importância da agricultura "não é reconhecida"

Agricultores em protesto desde esta quinta-feira reclamam o desinteresse e o abandono pela atividade. Vários queixam-se, principalmente, do aumento dos custos de produção e o problema da mão-de-obra.
Agricultura

CNA assegura não ter participado na negociação

CNA contrapõe afirmação da Ministra da Agricultura de que pacote de medidas foi negociado com todas as confederações. CNA diz que tomou conhecimento dessas medidas após elas terem sido anunciadas.
Agricultura

Agricultores. As imagens dos protestos em Portugal

Milhares de agricultores portugueses bloquearam estradas e pontes de vários pontos do país.
Resposta Pronta

Agricultores. "Não queremos chatear as pessoas"

À Rádio Observador, Nuno Mayer, porta-voz do protesto no Ribatejo, afasta manifestações mais violentas como em França. Reconhece também vontade de resolução do Governo, mas com expetativas baixas.
Resposta Pronta

"Agricultores não acabam sem resposta do Governo"

A autarca de Portalegre afirma que os agricultores "não vão desmobilizar enquanto não existir uma resposta do Governo". Fermelinda Carvalho diz que o setor está "cansado e desgastado".
Resposta Pronta

Agricultores. "Já se esvaziou o capital de queixa"

O Diretor-geral da APED diz que os distribuidores "se precaveram" e não estão a ser afetados pelos protestos. Lobo Xavier considera que, perante as medidas do Governo, "os protestos pedem força".
Noticiário

13h. Agricultores. 60 milhões de euros em falta

Maria do Céu Antunes recusa que tenha havido cortes indiscriminados nos apoios a alguns setores agrícolas. Ainda, o protesto dos agricultores não vai parar sem resposta do Governo.
Resposta Pronta

"Agricultores têm aceitado indicações da GNR"

O capitão João Lourenço, da GNR, destaca à Rádio Observador a proximidade no acompanhento das manifestações, que até agora não resultaram em problemas maiores.
Ministério da Agricultura

Agricultores. Governo cria pacote de 440 milhões

Pacote de 440 milhões de euros inclui 60 milhões para garantir a reversão dos cortes que foram anunciados pelo IFAP de forma "menos feliz" e "antes do tempo". Governo pede protestos "ordeiros".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos