“Podemos fazer melhor.” Cerca de dois anos após ter sido alvo de atenção mediática por supostamente ter alterado as suas feições, Renée Zellweger falou finalmente sobre o assunto. Numa carta aberta publicada na semana passada no jornal The Huffington Post — talvez inspirada pelo que fez Jennifer Aniston, sua colega de profissão, semanas antes –, a atriz condena os tabloides e nega ter recorrido à cirurgia plástica.

“No interesse do jornalismo de tabloide, que lucra do caos e escândalo que conjetura e injeta na vida das pessoas (…), a verdade é reduzida à representação de apenas um lado do argumento ficcional. (…) É um entretenimento tonto, não tem importância e não vejo o porquê de comentar”, começa por escrever a atriz, lançando um dedo acusador à imprensa que trata estes conteúdos e abordagens.

No longo texto, Renée argumenta que não escreveu a carta porque se sentiu vítima de bullying social ou porque o seu trabalho enquanto atriz foi questionado, mas antes porque o que era mais uma notícia de tabloide — que se referia à alegada cirurgia plástica — ganhou dimensão e serviu para debater, entre outros temas, a forma como as mulheres sucumbem à pressão social para se apresentarem de uma determinada forma.

4 fotos

Não é que interesse a ninguém, mas eu não tomei a decisão de alterar a minha cara e de fazer uma cirurgia aos meus olhos. Este facto não tem importância real, mas a possibilidade ter sido discutido por jornalistas respeitados e de se ter tornado uma conversa pública é uma ilustração desconcertante da confusão entre notícias e entretenimento e da fixação da sociedade no físico.”

Zelleweger vai mais longe e chega a dizer que não é segredo nenhum “que o valor de uma mulher tem sido historicamente medido pela sua aparência”, ao mesmo tempo que afirma que a mensagem final “é problemática para as gerações mais novas e para mentes mais impressionáveis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É por isso que, segundo a atriz, o trabalho dos tabloides “satura a cultura atual, perpetua a grosseria e os padrões duplos, diminui o nível do discurso social e político, estabelece a crueldade como a norma cultural e inunda as pessoas com informação que não interessa”.

Recordemos: em outubro de 2014 Renée apareceu na passadeira vermelha a propósito da iniciativa anual Elle Women In Hollywood Awards com feições diferentes daquelas que estaríamos, no fundo, à espera. Certo que a atriz não era vista em público há algum tempo, mas a diferença evidente levou muitos meios de comunicação a questionar o que teria acontecido à cara da estrela. Sobre isso a atriz apenas chegou a comentar que a nova aparência devia-se a um estilo de vida “feliz e saudável”.

Fico orgulhosa por pensarem que estou diferente”, comentou. “Estou a viver uma vida diferente, feliz, mais realizada. (…) Os meus amigos dizem que pareço mais em paz. Estou saudável”, disse à revista People.

A carta completa pode ser lida aqui.