478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Pastelaria

Mesa para 4

Sardinha, pão e tomate? Ficam sempre bem na mesa

Nesta edição falamos de sardinha, o principal peixe do Verão em Portugal, com pão e tomate. Damos ainda um salto a Matosinhos, até ao restaurante do “Salta o muro”.
Mesa para 4

Uma ode ao tomate

Gaspacho, sopa de tomate alentejana ou saladas: o que têm em comum? Tomate. Um dos principais ingredientes na gastronomia, só devia ser consumido na época, ou seja no Verão, senão "somos enganados".
Mesa para 4

Descubra a batata ideal para acompanhar o peixe

Chama-se batata Raiz de Cana: é ideal para cozer, mas também boa para assar. Falamos também do restaurante bem tradicional "Pão Saloio", na Lourinhã. Saiba ainda como é feita a caldeirada de raia seca.
Mesa para 4

Batata Ratte: já ouviu falar?

É uma batata especial, que os franceses usam muito e que agora já tem produção em Portugal. "Excecional para purés", com notas de frutos secos. Conheça ainda a receita de lulas e e batata Ratte.
Mesa para 4

As cerejas também cabem nos pratos salgados

Nesta edição falamos de cerejas que com sardinha não ficam nada mal! Viajamos até Leça da Palmeira, ao restaurante Fava Tonka
Mesa para 4

Chanterelles (ou Crista de Galo): sabe o que é?

Chanterelles, Cantharellus ou ainda Crista de Galo. Este cogumelo pode ser encontrado nesta época, mas também no Outono. Mas cuidado, não apanhe cogumelos nas florestas, eles enganam!
Mesa para 4

O curioso carabineiro

Um crustáceo do fundo do mar, caro e difícil de capturar. A açorda de carabineiro com gelado de pistacho e a Nunes Real Marisqueira em Belém.
Mesa para 4

Já comeu jardineira de caracoletas?

Depois de caracóis falamos de caracoletas. A receita de jardineira de caracoletas e onde comer. 
Mesa para 4

Está aberta a época dos caracóis

Há uma receita "portuguesa" para fazer caracóis. Viajamos até Cádiz, em Espanha, para comer esta especialidade. 
Mesa para 4

Os segredos das ervilhas com ovos escalfados

As ervilhas com os ovos escalfados e chouriço alentejano. Como fazer e como acompanhar? Viajamos ainda até ao tasco atípico: Ofício.   
Mesa para 4

Silarcas: um cogumelo especial na cor e no sabor

Silarcas é um cogumelo silvestre do Alentejo e Beira Baixa que só há nesta altura do ano. Viajamos a Mértola para conhecer o restaurante "na Moreanes" e comemos bacalhau e migas de silarcas. 
Mesa para 4

Como não falhar a cozinhar uma alheira

Sem utilizar gordura, nem tempero! A alheira de caça, a sopa de alheiras e uma viagem a Mirandela para comer este belíssimo prato. 
Mesa para 4

Como cozinhar espargos verdes

Pode não parecer, mas os espargos são um elemento muito versátil na cozinha. Sabia que há forma de os combinar com molho de fricassé? O chef Leopoldo Calhau explica como  
Mesa para 4

Cebola bêbada, inspirado em petisco transmontano

É um ingrediente quase transversal na cozinha portuguesa e também muito versátil. Descubra que tipos de cebola servem para as diferentes receitas e como é feito o prato de "cebola bêbada".
Mesa para 4

Alguns dos segredos da couve-flor

Muitos dirão que é um alimento pouco nobre. Neste episódio descobrimos que é possível cozinhar a couve-flor de outras maneiras, que pode até ser prato principal, e não apenas um mero acompanhamento.
Mesa para 4

Truques para diminuir o sabor intenso do borrego

É um tipo de carne rejeitado por muitos pelo seu sabor mais intenso. Descubra quais as diferentes formas de conseguir suavizá-lo e ainda as várias receitas para aproveitar todo o borrego.
Pastelaria

Pastel de Molho da Covilhã já é marca registada

A marca agora criada poderá ser cedida a todos os confrades e aos confrades empresas, que se queiram associar à Confraria, sendo que o grande objetivo passa por "defender e valorizar" aquele produto.
Mesa para 4

Tremoço, um ingrediente saboroso e versátil

Estamos habituados a vê-lo o ano todo, nas mesas de esplanadas e normalmente acompanhado por uma cerveja. O tremoço começa agora a ser utilizado em pratos e o chef Leopoldo Calhau explica como.
Mesa para 4

Os segredos do típico pão alentejano

Portugal é um bom país para os amantes de pão. Descubra como é que o típico pão alentejano é feito e que fatores lhe dão um sabor tão especial. Saiba ainda que receitas pode fazer com as suas sobras.
Mesa para 4

Acidez do azeite, um dos maiores mitos da cozinha

Sabia que a acidez do azeite não interfere na sua qualidade? Falamos de azeite virgem extra, solução ideal na cozinha. Descubra ainda uma receita simples e rápida de fazer com pescada, ovo e coentros
Mesa para 4

Croissant alentejano e a "moda" do vinho da talha

No 1º episódio de Mesa para 4 o chef Leopoldo Calhau fala de cuidados com o sal, do croissant alentejano "à base de banha de porco" e ainda o vinho da talha como sugestão: "na moda há 2 mil anos"
Pastel de Nata

Luso-canadiano quer pastel de nata famoso no mundo

"Este é um sonho já antigo, o de tornar o pastel de nata tão famoso como o cannoli e o sushi", refere o empresário. Diz ainda que "eventualmente" o Governo pode aliar-se ao projeto com um balcão.
Comida

Barü.Ba. Uma pastelaria à base de óleos essenciais

Do Brasil para a Europa, Juliana Penteado passou porLondres, Paris e veio parar ao 100 Maneiras, sempre de volta dos doces. A chef pasteleira tem agora marca própria e abriu uma loja em São Bento
Chefs

"A pastelaria é para dar prazer, não mata a fome"

Queria ser astronauta mas acabou como um dos mais promissores talentos da pastelaria nacional. Aos 29 anos e com um longo currículo cheio de estrelas Michelin, Carlos prepara-se para a estreia na TV.
Coronavírus

Porto. Pastelarias "a meio gás" reforçam entregas

Serviço de entregas compensa a falta de "faturação ao balcão", numa altura em que a pandemia afasta as pessoas das lojas físicas. A Páscoa este ano tornou-se atípica nas vendas.
Pastelaria

Cinco histórias açucaradas da nossa pastelaria

Do mais simpático ao mais exportado, do que tem problemas de afirmação ao problemático, sem esquecer o que se disfarçou. Cinco bolos da nossa pastelaria em jeito de crónica.
Fact Check

Bolos têm comprimidos que causam paralisia?

Vídeo mostra bolo com comprimidos que alegadamente desencadeiam problemas graves. História é falsa: produto foi adulterado fora da Turquia e não há o risco de o comprar na próxima ida ao supermercado.
Pastel de Nata

Marisqueira tem melhor pastel de nata de Lisboa

O restaurante "Mercado do Peixe", na zona da Ajuda, é o grande vencedor deste concurso anual que se realiza sempre no âmbito do Peixe em Lisboa.
Pastelaria

A moda dos bolos nus (afinal muito bem vestidos)

Parece que de nus, os "naked cakes" só têm o nome. Super decorados, em camadas e com dezenas de receitas possíveis, fomos conhecer as histórias de quem fez dos bolos da moda um negócio.
Viral

Doces e sapatos. A receita chegou ao Instagram

Tal Spiegel é pasteleiro, vive em Paris e em 2015 começou a fotografar bolos que combinam com os sapatos que usa. O "pendant" já lhe rendeu 122.000 seguidores no Instagram e um livro.
Pastel de Nata

Os pastéis de nata da Manteigaria chegam ao Porto

A receita do chef Miguel Rocha Vieira, que tem conquistado todos os que passam pelo Chiado, chega ao Porto na quinta-feira. O espaço vai ter fabrico próprio, aberto para a rua. O preço mantém-se: 1€.
Pastelaria

Despensa N.6: sem glúten, sem açúcar, com pinta

Patrícia Machado e Pedro Dias tinham um problema. Não encontravam um sítio para tomar o pequeno-almoço ou lanchar que fosse sensível às suas preocupações com nutrição. Então decidiram abrir um.
Comida

Café Bertrand. Petiscos (literalmente) de autor

A última sala da Bertrand do Chiado acolhe agora uma cafetaria com um conceito original: as opções da ementa saem dos livros de receitas que ali se vendem. Com a bibliografia devidamente assinalada.
Comida

3 novidades em Lisboa: brunch, pizza e 'cookies'

Dos brunches diários servidos no Casinha Boutique Café às pizzas 'al taglio' da Romana, passando pela nova morada da Karl's Cookies, eis três novidades na capital merecedoras de referência.
Pastelaria

Qual é o segredo dos melhores éclairs de Lisboa?

A questão surgiu durante a apresentação da nova carta do L'Eclair. Matthieu Croiger não respondeu diretamente — porque o segredo também é a alma do seu negócio —, mas deixou algumas pistas.
Comida

Os éclairs tripeiros vão à conquista de Lisboa

A Leitaria da Quinta do Paço abriu renovada na Baixa e no verão inaugura-se a primeira loja em Lisboa. O sucesso é doce e Braga também pode vir a prová-lo. Recordemos a história do "doce do Porto".
Pastelaria

Querubim, quero bolos e quero bolachas

Era apenas uma marca de bolachas até se transformar numa pastelaria fina que vende mais do que doçarias. Conheça a nova Querubim de Telheiras, em Lisboa, que trata a manteiga e a farinha por tu.
Campo de Ourique

Miniaturas? Aqui os bolos são todos gigantes

Na nova pastelaria de Campo de Ourique, em Lisboa, há um "natão" em vez do pastel de nata. Todos os bolos, tostas e torradas são em tamanho XXL. Se tem mais olhos do que barriga, leve companhia.
Lifestyle

Já sabe qual é o melhor pastel de nata português?

Para os júris do festival Peixe em Lisboa é o da pastelaria Aloma, de Campo de Ourique. É a terceira vez que a casa alcança esta distinção, depois de ter vencido o mesmo concurso em 2012 e 2013.
Cafetarias

Chegou a BAGGA, a Padaria Portuguesa da Sonae

Há uma nova marca de cafetarias a chegar às principais cidades portuguesas, com o selo da Sonae MC. Chama-se BAGGA e faz lembrar, com as devidas diferenças, a cadeia lisboeta Padaria Portuguesa.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.