Um dos aviões russos que chegaram no sábado a Portugal e o Canadair marroquino estão temporariamente fora de serviço, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), que espera possam regressar rapidamente ao combate aos fogos.

Por volta das 13h00, os dois aviões russos Beriev tiveram avarias quase em simultâneo deixando de estar operacionais.

Às 17h00, a ANPC adiantou que foi resolvido o problema de um dos aviões russos, ao qual foi atribuída a missão de combater as chamas em S. Pedro do Sul.

Durante a manhã, os dois aviões russos tinham estado a combater fogos em Penha do Gerês, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Um dos aviões teve um problema quando ia reabastecer de água, “tendo tido um princípio de incêndio imediato”, enquanto o outro Beriev poderá ter batido numa árvore durante uma operação de descarga, explicou à Lusa o gabinete de imprensa da ANPC.

Os russos têm uma equipa técnica que acompanha os pilotos e que estará a avaliar os estragos nos dois Beriev, sendo que a ANPC diz que a Força Aérea Portuguesa está disponível para ajudar.

O Canadair que veio de Marrocos sofreu uma pequena avaria que a ANPC não especificou, mas que acredita que não seja um problema complexo e que em breve possa voar. As duas aeronaves avariadas estão paradas na base de Monte Real para serem avaliadas por técnicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR