A CP reconheceu este sábado que está a ter dificuldades em responder ao aumento da procura na linha do Douro porque “a capacidade não é ilimitada” e adiantou que está a tentar encontrar soluções com a tutela.

A reação da CP surge depois de os operadores turísticos do Douro criticarem o “mau serviço” da transportadora ferroviária, queixando-se das “consequências negativas” nas empresas e no turismo na região.

“Continua a haver ligações suprimidas em cima da hora, sobrelotação das carruagens, faltas de manutenção e avarias recorrentes do material circulante, falhas nos sistemas de ar condicionado, carruagens grafitadas (vidros incluídos) e o recurso reiterado a autocarros que fazem por via terrestre o percurso que milhares de turistas antecipadamente escolheram fazer por ferrovia”, lamentam as operadoras Barcadouro, Rota Ouro do Douro e Tomaz do Douro.

Em resposta enviada à Lusa, a CP destaca os “crescimentos brutais da procura” registados nos últimos três anos, com particular incidência em regiões mais turísticas como o Douro, e afirma que essa expansão “traz consigo também preocupações” que a empresa já assumiu junto da tutela “relativamente à manifesta necessidade de proceder à ampliação e renovação do seu parque de material circulante”.

Sobre as preocupações dos operadores turísticos, a CP considera que são “alertas” para uma situação que está a tentar resolver juntamente com o Governo e que espera não venha a repetir-se no próximo ano. A CP lembra que está condicionada pelos “constrangimentos financeiros que o país atravessa”, mas mostra-se disponível para “um esforço de coordenação com os vários operadores turísticos”, que permita dar resposta aos grupos de turistas que visitam esta região.

“No caso específico do Douro, o reforço de oferta tem sido uma constante diária nos últimos meses, mas a capacidade não é efetivamente ilimitada”, salienta a empresa. Segundo os dados da CP, o transporte de Grupos na Linha do Douro (entre os quais se incluem os clientes dos cruzeiros) cresceu 40% no primeiro semestre de 2016, relativamente ao período homólogo, o que significou mais 11.750 viagens. No mês de junho de 2016, na Linha do Douro, o transporte de Grupos aumentou 73%, o que corresponde a mais 8.314 viagens realizadas, num total de 19.629 passageiros transportados em Grupos nesse mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR