Esta segunda-feira, no estádio da Universidade de Pequim, a chinesa Xiaomi apresentou um novo smartphone, o Mi Mix. Com 91,3% da parte frontal ocupada pelo ecrã, este é o equipamento que muitos sonhavam produzir mas que só agora se tornou realidade. “É o smartphone do futuro” afirma o designer francês Philippe Starck, responsável pelo desenho deste novo modelo.

Com uma imagem do primeiro iPhone projetada, Starck prossegue o discurso dizendo que “há dez anos este telemóvel mudou o mundo. Desde então, todos foram parecidos com ele. Nos próximos dez anos, os smartphones vão continuar a ser indispensáveis nas nossas vidas, mas serão cada vez mais parecidos ao Mix.”

mi-mix-full-body

Com um ecrã de 6,4 polegadas, que pode ser um pouco grande para a maioria dos utilizadores, o Mix distingue-se de todos os outros smartphones do mercado por ter a quase totalidade da parte frontal ocupada com o ecrã. Sim, sem bordas! O resto do corpo é feito de cerâmica, o que transmite uma sensação de que quase todo o telemóvel é feito de uma só peça. “Tínhamos em mente que o telemóvel do futuro seria um simples cristal transparente. Obviamente que esse pode ser um conceito que nunca chegue a ser real”, diz Philippe Starck.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Claro que um ecrã deste tamanho (e sem bordas) implicou que existissem grandes alterações conceptuais. Os sensores e a câmara frontal, que costumam estar na parte superior, passaram para a parte inferior do smartphone para que seja esta a única zona que não é ecrã.

Este é um smartphone (phablet) de topo com um processador Qualcomm Snapdragon 821, 4 ou 6 GB de RAM, 128 ou 256 GB de armazenamento interno, bateria de 4400 mAh com Quick Charge 3.0 (carregamento rápido), uma câmara principal de 16 MP e som de alta-definição. Juntamente com o Mi Mix será incluída uma capa de pele. Os preços anunciados pela marca (para o mercado chinês) são: 475€, para a versão de 4GB de RAM e 128GB de memória interna, e 540€ para a outra versão que inclui detalhes em ouro de 18k.

mi-mix-preço

A Xiaomi consegue assim destacar-se no mercado topo de gama apresentando um smartphone que consegue juntar um ecrã inovador com um grande poder de memória e processamento.