Na página da Presidência da República, pode ler-se que “o Presidente da República condecorou o Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade”.

É um privilégio ter sido condecorado pelo Presidente da República”, disse Eduardo Ferro Rodrigues à agência Lusa.

A condecoração foi entregue por Marcelo Rebelo de Sousa esta quinta-feira, no Palácio de Belém, havendo uma fotografias na página da Presidência da República que testemunham o momento. A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade.

O antigo líder do PS Ferro Rodrigues foi eleito em outubro de 2015 presidente da Assembleia da República, tendo chegado a segunda figura do Estado Português depois de ter ocupado vários cargos públicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eleito deputado à Assembleia da República pela primeira vez em 1985, ministro nos Governos socialistas liderados por António Guterres entre 1995 e 2001 e secretário-geral do PS entre 2002 e 2004, Ferro Rodrigues foi entre junho de 2011 e setembro de 2014 vice-presidente da Assembleia da República. Com a eleição de António Costa como líder socialista, em novembro de 2014, Ferro Rodrigues passou a presidir à bancada socialista.

Eduardo Luís Barreto Ferro Rodrigues nasceu em 1949 em Lisboa, é licenciado em Economia e Finanças. Adepto ferrenho do Sporting e ligado inicialmente do ponto de vista político à ala “sampaísta” do PS, colaborou de perto com o anterior Presidente da República, Jorge Sampaio, quando este desempenhou as funções de secretário-geral do partido.

Na sequência da demissão de António Guterres dos cargos de primeiro-ministro e de secretário-geral do PS em dezembro de 2001 Ferro Rodrigues foi eleito praticamente sem oposição interna para a liderança dos socialistas.

Um mês depois, no entanto, acabou por se demitir da liderança do PS, na sequência de uma decisão de Jorge Sampaio, quando este convidou o PSD — então liderado por Pedro Santana Lopes — a formar Governo, sem eleições, na sequência da saída de Durão Barroso do cargo de primeiro-ministro para ocupar a presidência da Comissão Europeia.

Depois de deixar a liderança do PS, Ferro Rodrigues assumiu em 2005 funções de representante permanente de Portugal junto da OCDE, em Paris, cargo que deixou em abril de 2011, para integrar a lista de deputados do PS.

Casado e com dois filhos, Ferro Rodrigues foi membro cofundador do Movimento da Esquerda Socialista (MES) e inscreveu-se no PS em 1986, depois de seis anos a integrar o movimento “Nova Esquerda”, que apoiava criticamente os socialistas.