A operadora de televisão por satélite angolana Zap, da empresária Isabel dos Santos, interrompeu esta terça-feira a difusão dos canais SIC Internacional e SIC Notícias nos mercados de Angola e Moçambique, decisão à qual a SIC “é alheia”. De acordo com a agência noticiosa AFP, a difusão dos dois canais portugueses foi suspensa, depois de recentemente terem divulgado reportagens críticas ao regime de Luanda.

De acordo com um comunicado da SIC Internacional “a SIC é alheia à decisão da retirada da SIC Internacional e SIC Notícias da plataforma de distribuição Zap em Angola e Moçambique” e a informar que “os dois canais podem continuar a ser vistos na DStv em Angola e Moçambique e na StarTimes em Moçambique”.

Fonte da oficial da SIC disse à Lusa que “esta distribuidora continuará a exibir os canais SIC Radical, SIC Mulher, SIC K e SIC Caras em exclusivo para os mercados angolano e moçambicano”, adiantou a mesma fonte, acrescentando que “os dois canais [SIC Internacional e SIC Notícias] podem continuar a ser vistos na DStv em Angola e Moçambique e na StarTimes em Moçambique”.

Contactada pela AFP, António Miguel, representante da ZAP, adiantou que os dois canais — SIC Notícias e SIC Internacional “já não fazem parte do pacote distribuído pela Zap devido a uma mudança da grelha de difusão dos programas”. O responsável não adiantou mais explicações para esta decisão. A operadora NOS detém 30% da Zap, sendo o restante capital detido pela Sociedade de Investimentos e Participações, da empresária angolana Isabel dos Santos.

A Zap iniciou a sua atividade no mercado angolano em abril de 2010 e é atualmente a maior operadora de TV por satélite em Angola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR