788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nem cópia, nem inspiração. Joana Vasconcelos diz que terço brasileiro "não tem nada a ver" com o de Fátima

Este artigo tem mais de 5 anos

Desde que João Paulo II foi ao Rio em 1997, todos os anos no Brasil um terço gigante suspenso é erguido junto ao convento da Penha, no Estado de Espírito Santo. Joana Vasconcelos nega "cópia".

Afinal havia outro. Após ser conhecida a instalação “Suspensão”, de Joana Vasconcelos — um terço suspenso gigante que foi inaugurado na terça-feira no Santuário de Fátima e que vai ser aceso quando o papa Francisco entrar no recinto– começaram a circular nas redes sociais fotografias de um terço idêntico que foi erguido entre duas palmeiras em 1998, em Vila Velha, no estado de Espírito Santo, Brasil. Ao Observador, a artista plástica diz que “desconhecia” o terço brasileiro, mas que os dois terços “não têm nada a ver um com o outro”.

Aquilo é um terço pequenérrimo feito de esferovite.”

Para Joana Vasconcelos não há a mínima hipótese de se falar em “cópia”, já que é a mesma coisa que dizer que “o coração de Viana é uma cópia.” A artista plástica explica: “Eu, por exemplo, já fiz uma obra que é um sapato, mas já vários outros artistas representaram o sapato. Ou, por exemplo, um carro, que é uma figura já interpretada por vários artistas. Neste caso, é um terço e há vários artistas a representar terços”. E acrescentou: “Ainda agora, na visita do Papa ao Egito fizeram um terço de balões”.

Joana Vasconcelos explicou ainda que o seu terço é único pela “integração no espaço” e porque “ilumina à noite, com uma luz fluorescente, que é típica das estátuas da Nossa Senhora em Portugal. À noite faz um efeito que só existe em Fátima.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O terço de Joana Vasconcelos foi inaugurado na terça-feira à entrada da Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, obra encomendada pelo templo no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições. A peça, denominada “Suspensão”, feita de contas brancas, tem 26 metros e vai ser iluminada pela primeira vez na noite de 12 de maio, quando o papa Francisco entrar no recinto do santuário para, com os milhares de peregrinos aí presentes, se preparar para rezar o terço.

No dia da inauguração, Joana Vasconcelos referiu que a peça “tem a ver com esta relação entre o céu e a terra e a luz” que ilumina o caminho, adiantando ter “muito gosto” em poder fazer parte do centenário, “deste momento tão importante para Portugal e para os portugueses, e poder colaborar nesta mensagem de paz”.

O gémeo brasileiro do terço de Fátima

Mas afinal qual é a história do terço gémeo do que foi inaugurado em Fátima? Em 1998, um médico ginecologista e obstetra, decidiu erguer um terço suspenso em duas palmeiras junto ao Convento da Penha, na cidade brasileira de Vila Velha. Para o instalar pediu ajuda à corporação de bombeiros local. A moda pegou. O terço foi ali colocado para as tradicionais comemorações da Festa de Nossa Senhora da Penha. Quando acaba a festa — é a terceira maior celebração mariana (dedicada a Maria) do Brasil, com dois milhões de pessoas — é retirado o terço e, no ano seguinte, volta a ser colocado. Em 2013, foi iluminado com duas mil lâmpadas LED (que também serão utilizadas por Joana Vasconcelos) azuis e brancas.

Em 2017, a 15 de abril, o terço foi confecionado com bolas de esferovite recicladas, flores de papel, seis mil pérolas e arames, num total de mais de 12 mil peças. O médico Osmar Sales, atualmente com 61 anos, explicou à Globo que o criou o primeiro terço em 1998, numa tentativa de recriar um terço gigante da missa celebrada por João Paulo II, no Rio de Janeiro, em 1997. O terço está até meados de maio exposto.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora