Sobre as Aparições de Fátima

A Senhora de Maio — Todas as perguntas sobre Fátima é um livro “revelador” escrito pelos jornalistas António Marujo e Rui Paulo, que reúne vários testemunhos contemporâneos das Aparições. O objetivo é “despertar uma visão o mais completa e abrangente possível sobre um “fenómeno controverso e complexo”. O livro, publicado pela Temas & Debates, foi prefaciado Lídia Jorge.

O jornalista Paulo Moura voltou às publicações com As Guerras de Fátima. O livro, editado pela Elsinore em maio, parte de uma interrogação: “Terão as visões de Lúcia influenciado decisivamente a História do século XX ou terá a vidente sido usada, durante uma vida inteira de clausura em conventos, pelos interesses de várias potências mundiais?”. Procurando responder a esta pergunta, Paulo Moura fala das pressões que a Irmã Lúcia, a única dos três pastorinhos que viveu até à idade adulta, sofreu do Estado Novo, do Vaticano e até da NATO, nomeadamente dos Estados Unidos da América durante a Guerra Fria.

O livro “As Guerras de Fátima” foi publicado pela Elsinore em maio

Fátima – Milagre ou construção?, da jornalista do Público Patrícia Carvalho, levanta várias questões que, passados 100 anos, permanecem sem resposta. Recorrendo a documentos da época, incluindo jornais, publicações várias, fotografias e depoimentos, Patrícia Carvalho analisou as versões da Igreja das Aparições de Fátima mas também hipóteses nunca comprovadas que foram levantadas pelos jornais que à data gritavam “farsa”. Publicado pela Porto Editora, o livro pretende que os leitores perguntem a si mesmos: “Estarão os crentes a alimentar uma mentira cuidadosamente planeada?”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jornalista João Céu e Silva escreveu Fátima — A profecia que assusta o Vaticano, um livro que, entre muitas questões, fala dos mistérios que ainda hoje envolvem as Aparições de Fátima. Recorrendo aos depoimentos dos altos responsáveis do Santuário, a teólogos reputados, historiadores e ainda especialistas em questões religiosas, Céu e Silva reconstruiu a história do século em que a Cova da Iria se tornou num dos principais centros de peregrinação mundial. A edição é da Porto Editora.

O Sol Bailou ao Meio-Dia: a Criação de Fátima, de Luís Filipe Torgal, foi reeditado este ano pela editora Tinta-da-China em formato económico. No prefácio do ensaio, Fernando Rosas escreveu: “É uma obra corajosa, um trabalho rigoroso e desapaixonado, baseado numa investigação exaustiva e persistente sobre a forma como a hierarquia católica foi construindo, primeiro, e usando, depois, o ‘milagre’ de Fátima com o objetivo de transformar o lugar e a alegada epifania num polo ideológico de ‘recristianização’ de um Portugal doente e afastado dos caminhos da fé pelo ateísmo e anticlericalismo republicano”.

O ensaio “O Sol Bailou ao Meio-Dia” foi publicado pela Tinta-da-China. Custa 13,90 (formato económico)

Os historiadores José Eduardo Franco e Bruno Cardoso Reis procuram analisar histórica e ideologicamente o fenómeno de Fátima, lugar fundamental para a compreensão do catolicismo em Portugal. O resultado foi Fátima — Lugar Sagrado Global, um livro editado em abril pela Temas & Debates.

Quando o Sol Dançou — Fátima e Portugal, de Jeffrey S. Bennet, é um dos muitos livros que a Guerra & Paz preparou para o primeiro semestre de 2017 sobre Fátima. Nesta obra, Bennet procura, de acordo com a editora, “deslindar as complexas relações sociais que permitiram e levaram ao surgimento e manutenção do culto de Fátima e da sua interligação com a construção de uma aguerrida identidade nacional”.

Potencialmente “intenso e polémico” é o livro Fátima — Milagre, Ilusão ou Fraude? do irlandês Len Port, residente em Portugal, publicado também pela Guerra & Paz. O livro reúne dados e opiniões de pessoas próximas das Aparições e também de especialistas que se debruçaram sobre o tema, e pretende “informar e provocar mentes abertas e curiosas”, segundo a editora.

Factos e Figuras de Fátima – Um Dicionário, de Helder Guégués, foi editado em abril pela Guerra & Paz.

No ano em que se assinalam os 100 anos das Aparições, o fotógrafo Alfredo Cunha decidiu reunir em livro 100 fotografias do Santuário de Fátima e dos seus fiéis. O livro Fátima — Enquanto Houver Portugueses, tem uma introdução do jornalista António Marujo. A edição é da Porto Editora e bilingue (português e inglês).

Ao contrário de outras editoras, a Saída de Emergência escolheu publicar um triller, da autoria de Nuno Lopes Tavares, dedicado a Fátima. A Hora de Maria levanta algumas questões sobre as Aparições e sobre a forma como foi conduzido todo o processo. Foi editado no final de março.

Sobre o Papa Francisco

A Gradiva lançou em abril Francisco: Desafios à Igreja e ao Mundo, de Anselmo Borges, um livro que fala sobre os muitos que o Papa Francisco enfrenta, e que coloca à Igreja e aos cristãos.

Do Berço ao Trono. Papa Francisco: Vida, Palavra e Obra é um volume organizado por Elizabete Agostinho e que, como o próprio título indica, é dedicado à vida de Francisco. Saiu em maio, pela Guerra & Paz.

A pensar nos mais pequenos, o Padre José Luís Borga escreveu O Papa é Francisco!. Com ilustrações de Patrícia furtado, o livro que explica quem é Francisco e porque escolheu para si esse nome, entre outras curiosidades. A edição é da Oficina do Livro.