Organizações humanitárias declararam ter sido pilhadas à margem dos “violentos combates” de sábado na República Centro-Africana, país que um alto responsável das Nações Unidas descreveu hoje estar numa “situação perigosa” e com riscos de retrocesso.

“A 29 de julho à tarde, ocorreram violentos combates na cidade de Batangafo (noroeste). As residências das organizações humanitárias foram pilhadas e centenas de deslocados pediram refúgio num antigo hospital”, disse à AFP a organização não-governamental Médicos.

“A nossa equipa acolheu três feridos que conseguiram chegar ao hospital. Pensamos que há outros na cidade, mas não sabemos onde”, esclareceram os Médicos sem Fronteira (MSF).

“A MSF apela a todos os combatentes para respeitarem a população civil, o hospital e o trabalho humanitária”, acrescenta a organização.

A República Centro-Africana saiu de um conflito que teve início em 2013 e que opôs os grupos armados ‘Seleka’, maioritariamente muçulmanos e ‘anti-Balaka’, predominantemente cristãos, apesar da intervenção da França (2013-2016) e da Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana MINUSCA, que tem 12.500 homens, entre os quais um grupo de militares portugueses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR