437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

África do sul

João Rendeiro

Tribunal fecha processo de extradição de Rendeiro

O procurador do Ministério Público sul-africano entregou documentos da prisão de Westville a confirmar a morte de João Rendeiro, bem como uma nota do óbito dos paramédicos.
João Rendeiro

Processo de extradição de Rendeiro termina 6.ª

O processo de extradição do ex-banqueiro deve ficar encerrado esta sexta-feira, dia em que decorre a sessão preparatória do julgamento para apresentar o certificado de óbito.
João Rendeiro

João Rendeiro pode ser cremado na África do Sul

Sem irmãos nem filhos, e com os dois pais já falecidos, a hipótese de transladação dependerá da mulher, Maria de Jesus, que ainda não deu nenhuma indicação.
Noticiário

13h. Corpo de João Rendeiro já foi identificado 

O cônsul Elias de Sousa confirmou que o corpo é de João Rendeiro e remete mais esclarecimentos para o MNE. Ainda neste jornal, Mário Nogueira vai continuar à frente da Fenprof.
João Rendeiro

Rendeiro era considerado prisioneiro de alto risco

João Rendeiro estava "numa cela única quando se enforcou". Ex-banqueiro era considerado prisioneiro de alto risco e estava a ser monitorizado, dizem os serviços prisionais da África do Sul.
A História do Dia

O que sabemos do caso e da morte de João Rendeiro?

Podcast extra "A História do Dia". O banqueiro foi encontrado morto na prisão na África do Sul. Estava detido desde dezembro de 2021. O que sabemos sobre o caso e morte de João Rendeiro?
Noticiário

19h. Governo estuda forma de taxar criptomoedas

Contudo, o ministro das Finanças diz que não há uma data definida para aplicar a medida. Ainda neste jornal, Portugal admite pedir mais informações à África do Sul no caso da morte de João Rendeiro.
Noticiário

17h. Marcelo lamenta morte de João Rendeiro

Antigo banqueiro do BPP morreu hoje na prisão onde se encontrava há cinco meses, na África do Sul. Neste jornal, ainda Rui Rio que deixou cair as propostas de revisão constitucional e da lei eleitoral
Noticiário

16h. João Rendeiro estava noutra cela

Antigo banqueiro ia hoje a tribunal e por isso é que foi transferido para uma cela especial com poucos reclusos para facilitar o transporte. Indemnizações aos lesados ainda podem vir a ser pagas.
Noticiário

14h. Morte de Rendeiro. Inquérito aberto

Os serviços prisionais da África do Sul anunciaram a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de João Rendeiro.
Noticiário

12h. Rendeiro morreu na África do Sul 

João Rendeiro, antigo banqueiro do BPP, morreu esta sexta-feira na prisão de Westville em Durban, na África do Sul.
Emissão Especial

Pinto Pereira: "Rendeiro facilitou este resultado"

António Pinto Pereira admite que o cenário era "expectável". Explica que colaboração com as autoridades portugueses teria jogado a favor. "Já estaria em Portugal com mais condições de segurança", diz.
África do sul

Sul-africano confundiu mulher negra com hipopótamo

Mulher negra estava a pescar no rio com o parceiro quando foi ferida no braço por uma bala. Após ser ouvido em tribunal, o atirador foi libertado sob fiança de cerca de 58 euros.
África do sul

Cheias. África do Sul alojou 8.400 pessoas

As devastadoras cheias no KwaZulu-Natal provocaram cerca de 400 vítimas mortais. África do Sul alojou mais de 8.400 pessoas, sendo que 1.700 são crianças.
Guerra na Ucrânia

Presidente da África do Sul ligou a Zelensky

"Estamos de acordo na necessidade de uma saída negociada para a guerra, que teve um impacto no lugar da Ucrânia nas cadeias globais de fornecimento", escreveu Cyril Ramaphosa no Twitter.
África do sul

448 mortes em inundações na África do Sul

Esta terça-feira, as equipas de busca e salvamento descobriram mais cinco corpos na província sul-africana de KwaZulu-Natal. Estima-se que 40.000 pessoas tenham ficado desalojadas.
África do sul

África do Sul. Crise no abastecimento agravou-se

Os cortes rotativos de eletricidade intensificaram-se em várias zonas do país. O diretor da Eskom alerta que, em "caso extremo", a África do Sul pode passar mais de cem dias de "diminuição de carga".
África do sul

África do Sul: 10.000 militares ajudam nas cheias

A África do Sul sofre tempestades violentas que já provocaram a morte de 443 pessoas e está a mobilizar 10.000 militares para auxiliar as vítimas das inundações.
África do sul

Lourenço solidário com vítimas de cheias

As recentes inundações registadas na África do Sul provocaram a morte de pelo menos 443 pessoas, e outras 63 estão dadas como desaparecidas, de acordo com as autoridades locais.
Inundações

Número de mortes na África do Sul sobe para 443

A maioria das vítimas é da região de Durban, cidade portuária de 3,5 milhões de habitantes aberta ao oceano Índico, onde fortes chuvas têm vindo a causar inundações e deslizamentos de terras.
África do sul

Inundações na África do Sul provocam 400 mortes

"Um total de 40.723 pessoas foram afetadas. Infelizmente, o número de mortos continua a aumentar, com a última atualização de mortos registada em 395", revelou a província de KwaZulu-Natal.
Inundações

África do Sul. Inundações matam 340 pessoas 

As inundações registadas no leste do país já causaram 340 vítimas mortais, número que deve continuar a aumentar, enquanto prosseguem os trabalhos das equipas de emergência.
África do sul

ONG pede ajuda devido às cheias na África do Sul

Responsável da Gift of the Givers adianta que os esforços de socorro em massa são necessários para ajudar as comunidades deslocadas e lidar com danos extensos na infraestrutura pública.
África do sul

253 mortos em inundações na África do Sul

As autoridades revelam que as morgues estão a registar alguma pressão, mas estão a conseguir dar resposta. Cerca de 500 torres de telecomunicações na região costeira foram afetadas.
Coronavírus

Pandemia deu nova voz a África do Sul

O Presidente da África do Sul afirmou que pandemia de Covid-19 deu nova voz "ousada e sem desculpas" ao continente para unidade africana e apelou ao fim dos conflitos armados, em Moçambique.
África do sul

África do Sul acusa ONU de prejudicar países

O Presidente da África do Sul acusa ONU de prejudicar países em desenvolvimento e afirma que a composição do "Conselho de Segurança da ONU está desatualizada e é pouco representativa".
Coronavírus

África do Sul anuncia fim do estado de calamidade

Ramaphosa anunciou medidas transitórias até ao início de maio para "recuperação e reabilitação pós-calamidade". O Presidente da África do Sul reforçou que a pandemia ainda não acabou.
África do sul

África do Sul fecha acordo para compra de gás

O vice-presidente da África do Sul anunciou um acordo para importar gás de Moçambique "numa combinação de projetos de energia renovável e gás". Objetivo é aliviar os problemas energéticos no país.
África do sul

Migrantes africanos protestam na África do Sul

Cerca de mil pessoas manifestaram-se este sábado em Joanesburgo, a capital económica da África do Sul, contra a crescente onda de violência e intimidação de que são alvo imigrantes africanos no país.
Noticiário

16h. Ilha de São Jorge prepara-se para o pior

Há relatos de que está a aumentar a afluência às farmácias para uma compra antecipada de medicamentos. Ainda neste jornal, chegaram à África do Sul os documentos em falta sobre extradição de Rendeiro.
Golfe

Golfistas portugueses em sintonia na África do Sul

No comando do torneio, quinto da época do Challenge Tour, está o suíço Joel Girrbach, depois de completar a primeira ronda no Elements Private Golf Reserv sem falhas e com nove "birdies".
Guerra na Ucrânia

África do Sul e Moçambique querem diálogo pela ONU

"Os dois Presidentes instaram o Conselho de Segurança das Nações Unidas a mandatar o secretário-geral das Nações Unidas para iniciar um diálogo entre a Rússia e a Ucrânia", refere comunicado.
Guerra na Ucrânia

Ex-PR sul-africano considera Putin "homem de paz"

"Todos precisamos de paz neste mundo. Por isso gostaríamos de pedir aos envolvidos que promovam a paz tão brevemente quanto possível para que vidas possam ser salvas", afirmou Jacob Zuma.
Guerra na Ucrânia

África do Sul apela à mediação da ONU

Pretória absteve-se na votação da resolução da ONU, que condenou a invasão russa da Ucrânia, "porque a resolução não colocou em primeiro plano o apelo a um envolvimento significativo".
África do sul

Comerciante português morto em assalto em Pretória

O incidente ocorreu em Pretória West, ao lado da igreja de Santa Maria dos Portugueses, a igreja católica de Pretória, próximo da Embaixada de Portugal na África do Sul. A vítima tinha 62 anos.
África do sul

África do Sul. Sequestros preocupam portugueses

A província de Gauteng, onde reside a maioria dos cerca de meio milhão de portugueses na África do Sul, registou um agravamento no número de sequestros, que preocupam a população.
Golfe

Golfe. Pedro Figueiredo no top 20 na África do Sul

O golfista Pedro Figueiredo jogou a segunda ronda no Royal Cape Golf Club e concluiu os 18 buracos com sete birdies nos buracos 1, 4, 5, 7, 11, 12 e 16, sem cometer uma única falha.
Coronavírus

África do Sul autoriza comprimido contra Covid

A África do Sul autorizou "condicionalmente a importação de Molnupiravir", tratamento antiviral oral, por um período de seis meses. O comprimido reduz o risco de hospitalização e morte por Covid.
África do sul

Tribunal não adia julgamento de Jacob Zuma

Zuma, presidente da África do Sul de 2009 a 2018, tinha argumentado que o procurador principal Billy Downer é tendencioso contra ele. Tribunal recusou recurso.
Golfe

Challenge Tour. Portugueses 'pouco eficazes'

Stephen Ferreira melhorou sexta-feira uma pancada em relação à ronda inaugural, Pedro Figueiredo pelo contrário baixou de rendimento e aos 74 'shots' iniciais juntou um segundo cartão com 77 pancadas.
Vacinas

África do Sul quer usar mRNA contra outros vírus

O ministro do Ensino Superior salientou que "a Covid-19 demonstrou a importância de se investir na ciência, tecnologia e inovação", sublinhando que "a preparação para futuras pandemias é fundamental".
África do sul

África do Sul. PR admite problemas insustentáveis

"A situação atual de profunda pobreza, desemprego e desigualdade é insustentável e inaceitável. Para muitos, o que aconteceu no Parlamento remete para a devastação generalizada na nossa terra."
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.