África do sul

Conselho de Segurança

África do Sul defende "reforma alargada" na ONU

O Presidente da África do Sul defendeu uma "reforma alargada" do Conselho de Segurança das Nações Unidas que dê maior representatividade ao continente africano.
África do sul

África do Sul promete solução para reforma agrária

"Acredito que nesta questão, seremos capazes de encontrar o nosso próprio consenso (nacional) como país tal como o fizemos em 1994 sob a liderança capaz de Nelson Mandela", afirmou Cyril Ramaphosa.
África do sul

África do Sul entrega restos mortais de Ben Ben

A decisão de repatriar os restos mortais surgiu de um pedido do líder da UNITA ao presidente angolano que, por sua vez, contactou o homólogo sul-africano que deu "luz verde" à exumação.
África do sul

Três bombeiros mortos em incêndio em Joanesburgo

O ministro do Desenvolvimento Económico de Gauteng, Jacob Mamabolo, confirmou a morte dos três bombeiros aos jornalistas, no edifícios de 23 andares onde funcionou a antiga sede do Banco de Lisboa.
Mundo

Países africanos e China criam centros de pesquisa

O Presidente da África do Sul anunciou que os países africanos e a China vão criar centros de pesquisa e desenvolvimento, numa parceria em áreas como a energia, economia azul, agricultura ou ciência.
África do sul

Colisão de dois comboios causa 100 feridos

Cerca de uma centena de pessoas ficaram feridas na colisão de dois comboios de passageiros perto de Joanesburgo, noticiaram meios de comunicação social locais.
África do sul

África do Sul. 8 mortos em explosão numa fábrica

Segundo a African News Agency, há várias pessoas desaparecidas, e os bombeiros que acorreram ao local estão a participar na operação de socorro e já conseguiram controlar o incêndio.
África do sul

Presidente sul-africano inicia visita à China

O Presidente da África do Sul vai copresidir à cimeira China-África de 3 a 4 de setembro, em Pequim. Cyril Ramaphosa vai reunir-se depois com o primeiro-ministro Li Keqiang.
Dança

Maybot: as danças de Theresa May em África

Dois dias depois de ter sido criticada por dançar como um robô numa escola secundária na África do Sul, Theresa May voltou a dançar no Quénia. Os movimentos foram comparados aos do Príncipe Charles.
África do sul

Jovem suicidou-se: "Ninguém merece ser violada"

798
Foi violada por um estudante e cerca de três meses depois suicidou-se. "Ninguém merece ser violada", escreveu Khensani Maseko no dia em que pôs fim à vida. Violência sexual aumenta na África do Sul.
África do sul

África do Sul. Mulheres protestam contra violência

As mulheres foram chamadas a interromperem as suas atividades e a juntarem-se para aumentar a consciencialização sobre os altos índices de violência contra a mulher, a criança e a comunidade LGBTI.
África do sul

Justiça retira imunidade de Grace Mugabe

A justiça sul-africana considerou inconstitucional a imunidade diplomática da mulher do ex-presidente do Zimbabué Grace Mugabe, que a impedia de ser julgada por agredir a modelo Gabriella Engels.
BRICS

BRICS defendem comércio multilateral aberto

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram uma declaração conjunta de apoio a um sistema multilateral de comércio aberto e inclusivo, como prevê a Organização Mundial do Comércio.
BRICS

Brasil que promover diálogo com África do Sul

O embaixador do Brasil na África do Sul disse à Lusa que os dois países têm iniciativas bilaterais em diversos setores, que vão desde Defesa até políticas sociais.
Livros

Três cartas escritas por Nelson Mandela na prisão /premium

1.649
Mandela faria cem anos a 18 de julho de 2018. Foi preso em 1962 e assim permaneceu durante 10052 dias. Um novo livro recupera 255 cartas escritas na prisão. O Observador revela três destes documentos.
África do sul

África do Sul. Queda de avião faz pelo menos morto

Uma pessoa morreu e 19 outras ficaram feridas na queda de uma avião em Pretória, perto do aeroporto de Wonderboom. Desconhecem-se, para já, as causas da queda.
África do sul

A solução para a seca na África do Sul? Um Iceberg

161
A situação dos 3,7 milhões de habitantes da Cidade do Cabo é grave. Desde Fevereiro que o seu consumo de água está restrito aos 50 litros diários. A solução proposta? Rebocar um Iceberg até à cidade.
Banca

CGD. Vai arrancar 2.ª fase da venda dos bancos

Na terça-feira começa a segunda fase da venda dos bancos da CGD na África do Sul e Espanha, segundo dois despachos publicados que estabelecem diferentes prazos para a entrega de propostas de compra.
África do sul

África do Sul. 70 moçambicanos em prisão perpétua

Há 70 moçambicanos a cumprir pena de prisão perpétua nas cadeias de Mpumalanga e Limpopo. Os cidadãos foram condenados foram por homicídio, violação e roubo com arma de fogo.
Fronteiras

Moçambique e África do Sul abrem fronteira

A fronteira mais movimentada de Moçambique com a África do Sul vai passar a funcionar 24 horas por dia a partir de agosto, anunciou a cônsul-geral moçambicana Ester Tondo.
Arte Urbana

Mahlangu, da tribo Ndebele, criou mural em Évora

265
Esther Mahlangu, uma sul-africana de 82 anos, pintou um mural em Évora. A membro da tribo Ndebele ficou conhecida depois de estar numa exposição no Centro Georges Pompidou, em Paris (França), em 1989.
África do sul

África do Sul retira embaixador em Israel

381
A África do Sul retirou o seu embaixador de Israel na sequência dos protestos que mataram dezenas de pessoas na Faixa de Gaza e que o presidente sul-africano condenou em "termos mais enérgicos".
África do sul

Um morto em ataque a mesquita na África do Sul

Uma pessoa morreu e duas estão gravemente feridas depois de um ataque numa mesquita na África do Sul. A vítima mortal foi degolada e os feridos foram esfaqueados no pescoço. Atacantes em fuga.
África do sul

Homem sobrevive a ataque do leão que criou

254
Entrou na gaiola para investigar um cheiro estranho e acabou atacado pelo leão que criou desde bebé. Depois de segundos de aflição, a vítima conseguiu sobreviver. O animal foi abatido.
Moçambique

Comboios voltam a levar carvão à África do Sul

Há 20 anos que os Caminhos de Ferro de Moçambique não transportavam carvão para a África do Sul. Durante este tempo as operações estiveram a cargo da operadora sul-africana Transnet Freight.
África do sul

Manifestações juntam milhares na África do Sul

Protestos são contra valor proposto para o primeiro salário mínimo da história do país. Em causa estão cerca de 1,3 euros por hora, que manifestantes consideram "salário de escravo".
África do sul

Winnie Mandela evocada em cerimónia fúnebre

A África do Sul despediu-se da ativista Winnie Madikizela-Mandela, segunda mulher do ex-Presidente Nelson Mandela, com uma cerimónia fúnebre em que se evocou a vida de sacrifício e o papel histórico.
África do sul

Milhares de pessoas homenageiam Winnie Mandela

Vários milhares de pessoas concentraram-se esta quarta-feira junto ao estádio de Orlando, no Soweto para as cerimónias fúnebres da ativista anti-'apartheid' Winnie Madikizela-Mandela.
África do sul

África do Sul. Procura por ensino português cresce

O secretário de Estado das Comunidades disse, esta segunda-feira, que se regista "um crescimento muito significativo na procura de língua portuguesa" na África do Sul, não só por lusodescendentes.
África do sul

Julgamento de Zuma adiado para 8 de junho

Jacob Zuma vai ser julgado a 8 de junho por alegada corrupção num processo de venda de armamento que terá ocorrido há vinte anos. O juiz adiou o julgamento do ex-presidente sul-africano.
Cabo Verde

Presidente consternado com morte de Winnie Mandela

O presidente de Cabo Verde soube da morte de Winnie Mandela após reunião do Conselho da República e disse estar consternado com a morte de um rosto que é uma "referência da luta" contra o apartheid.
África do sul

Winnie: ativista popular, mas controversa

Winnie Madikizela-Mandela foi uma das figuras da luta contra o apartheid, na África do Sul. Era a "mãe da nação", para alguns, mas enfrentou várias detenções e condenações. Foi popular, mas polémica.
África do sul

Morreu Winnie Mandela, a polémica "mãe da Nação"

199
Morreu Winnie Mandela, ex-mulher de Nelson Mandela e ativista anti-apartheid. Esteve presa várias vezes e foi condenada por rapto. Foi acusada de homicídio e fraude. Tinha 81 anos.
Moçambique

Fronteira com África do Sul vai funcionar 24h

O posto fronteiriço de Ressano Garcia vai passar a operar 24 horas por dia a partir de abril, anunciou a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação sul-africana.
África do sul

Jacob Zuma vai ser acusado de corrupção

O ex-Presidente da África do Sul vai ser acusado de fraude e corrupção num caso que remonta ao fim da década de 90. Em causa está um contrato de armamento com industriais estrangeiros.
África do sul

Começa julgamento sobre "Massacre de Marikana"

Nove polícias compareceram num tribunal para serem ouvidos sobre a morte de três mineiros em 2012, caso que precedeu a repressão das forças policiais a uma greve de mineiros em Marikana.
Moçambique

Cahora Bassa quer melhorar energia exportada

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa vai investir 40 milhões de euros na modernização de uma subestação elétrica para melhorar a qualidade da energia exportada para a África do Sul.
África do sul

Epidemia de listeriose mata 172 pessoas

Um total de 172 pessoas morreram de listeriose nos últimos 13 meses na África do Sul, que enfrenta a pior epidemia deste tipo de que há registo, de acordo com um relatório divulgado pelo Governo.
África do sul

Artistas criam playlists para duches de 2 minutos

Para preservar a água na Cidade do Cabo, foi lançada uma campanha: 10 artistas fizeram playlists com apenas dois minutos para ajudar as pessoas a demorarem menos tempo no banho.
África do sul

Presidente promete "novo começo" na África do Sul

O novo Presidente da África do Sul promete um "novo começo" para o país. Cyril Ramaphosa foi nomeado na quinta-feira, um dia depois de Jacob Zuma se demitir.
Angola

João Lourenço quer conversar com Ramaphosa

João Lourenço manifestou esta sexta-feira vontade de abordar o novo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, com vista à intensificação e aprofundamento das relações bilaterais.
África do sul

Combate à corrupção é prioridade na África do Sul

O novo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que substituiu Jacob Zuma, elegeu como grande prioridade do seu mandato o combate à corrupção no país.
África do sul

Cyril Ramaphosa substitui Jacob Zuma

Cyril Ramaphosa foi eleito presidente da África do Sul, após Jacob Zuma ter renunciado ao cargo na quarta-feira à noite. O atual governante representa a ala moderada do ANC.
África do sul

Jacob Zuma demite-se com "efeito imediato"

O presidente da África do Sul pediu a demissão. Jacob Zuma, no poder desde 2009, é suspeito de vários crimes de corrupção e tem sofrido várias pressões para se demitir nas últimas semanas.
África do sul

Jacob Zuma demite-se se moção for aprovada

Jacob Zuma acabou por indicar que aceitará a decisão do Parlamento, de deixar o cargo, rejeitando, porém, a exigência do ANC para se demitir antes da votação de quinta-feira à tarde.
África do sul

Jacob Zuma considera "injusta" ordem de demissão

O ANC indicou esta quarta-feira que, caso Zuma não se demita, está já marcada para a tarde de quinta-feira a apresentação, no parlamento, de uma moção de censura.
África do sul

ANC apresentará moção se Zuma não se demitir

O Congresso Nacional Africano, anunciou que apresentará quinta-feira uma moção de censura no Parlamento se, até lá, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, não se demitir.
África do sul

Polícia faz buscas a empresários ligados a Zuma

A polícia sul-africana realizou esta quarta-feira buscas à casa de família do grupo empresarial Gupta, em Joanesburgo, na sequência das investigações relacionadas com o presidente Jacob Zuma.
África do sul

Seca na África do Sul já é catástrofe natural

As autoridades sul-africanas proclamaram o estado de catástrofe natural em todo o país devido à seca histórica que assola a África do Sul há vários meses a região da Cidade do Cabo.
África do sul

ANC exige a demissão de Jacob Zuma

O Congresso Nacional Africano (ANC) deu ordem ao Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, para apresentar a sua demissão do cargo. Se resistir, o partido vai votar moção de censura no parlamento.
África do sul

Jacob Zuma tem 48 horas para se demitir

223
O orgão máximo do partido ANC esteve reunido esta segunda-feira e decidiu fazer um ultimato a Jacob Zuma. O presidente sul-africano tem agora 48 horas para se demitir.
África do sul

Demissão de Jacob Zuma pode estar "por dias"

Líder do ANC afastou-se de todos os eventos públicos para poder concentrar-se na discussão com o presidente da África do Sul. Deputados dizem que renúncia de Zuma deve estar "por dias".
África do sul

Zuma pressionado a abandonar cargo de Presidente

Depois de ter sido substituído na liderança do ANC, o partido quer agora que Zuma se afaste também da presidência. Comité partidário reúne-se para decidir se ordena formalmente a demissão.
África do sul

África do Sul. Imagens do país à beira do sufoco

982
A capital sul-africana está a 2 meses de ficar sem gota de água. Imagens de satélite mostram que as barragens ficaram completamente secas em 7 anos. Cidade do Cabo pode tornar-se a primeira sem água.
África do sul

Quase mil mineiros resgatados ao fim de 24 horas

Os 950 mineiros que esta quinta-feira tinham ficado presos devido a uma falha de energia foram resgatados. Os trabalhadores estiveram quase 24 horas no subsolo, mas não há registo de feridos.
África do sul

Falha elétrica deixa 950 mineiros bloqueados

O corte de eletricidade foi provocado por uma tempestade no centro da África do Sul. De acordo com a companhia proprietária da mina de ouro, os mineiros "parecem estar bem".
África do sul

Cidade do Cabo adia data em que ficará sem água

A Cidade do Cabo conseguiu adiar por quatro dias a data em que ficará sem água, para o dia 16 de abril, graças à poupança de água dos habitantes da cidade.
África do sul

Quinto maior diamante encontrado no Lesoto 

O diamante foi encontrado na mina Letseng, no Lesoto, uma das que produz os diamantes mais valiosos do mundo. O Lesoto é um pequeno reino, na África do Sul e considerado um dos países mais pobres.
Ambiente

Seca. Cidade do Cabo pode ficar sem água em abril

A 1 de janeiro, a cidade implementou o nível 6 de restrição ao uso de água pública. Cada apartamento/moradia só pode gastar 10.500 litros de água por mês. Se passar o limite, proprietário é multado.
África do sul

Colisão de comboios provoca cerca de 200 feridos

Uma colisão entre dois comboios na África do Sul provocou cerca de 200 feridos. Para já, não há vítimas mortais registadas no acidente. É os segundo acidente com comboios em menos de uma semana.
África do sul

Colisão de comboio e camião já fez 19 mortos

Colisão entre comboio e camião numa passagem de nível n África do Sul, ocorrida na quinta-feira, fez pelo menos 19 mortos, dos quais quatro crianças, e 260 feridos, segundo dados oficiais atualizados.
Acidentes e Desastres

África do Sul. Acidente de comboio investigado

O acidente, que matou pelo menos 18 pessoas e provocou mais de 250 feridos, ocorreu num cruzamento de nível quando um camião atravessou a linha ferroviária e foi apanhado pelo comboio.
África do sul

África do Sul. Colisão com comboio faz 18 mortos

A colisão entre um comboio e um camião na África do Sul fez pelo menos 18 mortos e 260 feridos. O choque deu origem a vários incêndios, fazendo com que os passageiros ficassem reféns das chamas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)