África do sul
Nobel da Paz

Nobel da Paz Desmond Tutu hospitalizado

O antigo arcebispo sul-africano já tinha tido uma infeção semelhante, que também o levara a ser internado no hospital, na África do Sul. Figura chave no fim do apartheid, Tutu tem 88 anos.
África do sul

Tribunal sul-africano rejeita recurso de Zuma

Um tribunal sul-africano anunciou esta sexta-feira que o recurso de Zuma, que pretende evitar o julgamento por corrupção no caso de venda de armamento, "foi rejeitado”.
África do sul

SAA cancela todos os voos entre sexta e sábado

Mais uma companhia aérea afetada pela greve decretada pela Associação Sul-Africana de Tripulação de Cabine e pelo sindicato NUMSA. Todos os voos estão cancelados entre sexta-feira e sábado.
Fact Check

Governo Cavaco votou contra libertação de Mandela?

Desde de 2013 que circulam publicações a dizer que Portugal, durante o governo de Cavaco, votou contra a libertação de Mandela. Mas omitem que, no mesmo dia, Portugal votou a favor da libertação.
África do sul

Bill Gates investe 4,4 milhões em saneamento

A Fundação Bill & Melinda Gates vai investir 4,4 milhões de euros em água e saneamento na África do Sul para juntar industriais de todo o mundo na criação de soluções inovadoras à poupança de água.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa vende Mercantile Bank ao Capitec Bank

A venda foi formalizada esta quinta-feira numa cerimónia na África do Sul que significa o encaixe de 215 milhões para a Caixa no âmbito do Plano Estratégico de recapitalização.
Râguebi

Uma final traçada pelo destino que começou em 2007

Este sábado, África do Sul e Inglaterra discutem a final do Mundial de râguebi. Mas há 12 anos, o selecionador inglês estava do outro lado, a ajudar os sul-africanos a sagrarem-se campeões mundiais.
África do sul

Extradição de Manuel Chang decidida esta sexta

A decisão de extraditar Manuel Chang para Moçambique ou para os EUA está a ser analisada e vai ser divulgada esta sexta-feira de manhã. As partes dispõem depois de 21 dias para apelar da decisão.
África do sul

África do Sul. Desemprego mais elevado em 11 anos

O desemprego na África do Sul atingiu os 29,1%, o pior em 11 anos, no período entre julho e setembro de 2019, no qual mais 2,2 milhões de pessoas estavam desempregas em relação há uma década.
África do sul

África do Sul: restrições no abastecimento de água

Com várias zonas do país a enfrentar escassez de água, o governo sul-africano anunciou esta segunda-feira restrições no abastecimento de água.
Mundo

Africa do Sul. Líder da oposição demite-se

Mmusi Maimane liderava a Aliança democrática desde 2015 e via o seu papel bastante criticado, sobretudo pela ex-líder Helen Zille. Maimane foi o primeiro líder negro do partido.
Família Real Britânica

Meghan presta homenagem a estudante assassinada

Meghan Markle visitou o memorial de uma jovem estudante violada e assassinada na África do Sul. A visita terá sido privada, à margem do calendário oficial.
Moçambique

Maputo. Jovens contra xenofobia na África do Sul

Desde 1 de setembro, pelo menos 12 pessoas morreram naquele país. Marcha de "repúdio e indignação" juntou este sábado de manhã várias dezenas de jovens na capital moçambicana.
Moçambique

Moçambique acolhe vítimas de xenofobia em Muamba

Mais de 400 moçambicanos manifestaram interesse em regressar ao país natal depois da onda de violência contra estrangeiros na África do Sul, Centro já acolheu 138 vítimas de xenofobia.
África do sul

Violência. Presidente sul-africano pede desculpa

176
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apresentou desculpas pela violência contra estrangeiros que eclodiu no país, garantindo que os seus compatriotas "não são xenófobos".
Conversas à Quinta

África do Sul: quem silencia a violência xenófoba?

605
Sul-africanos contra nigerianos, moçambicanos, zimbabweanos. E vice-versa. A violência xenófoba regressou à África do Sul, mas ninguém fala dela. Nem dos outros sinais da crise que faz tremer o regime
África do sul

Violência xenófoba intensifica-se na África do Sul

570
Os tumultos xenófobos voltaram a Joanesburgo neste domingo. Segundo as autoridades, duas pessoas morreram, cinco ficaram feridas e 17 foram detidas por violência. Há portugueses vítimas da violência.
África do sul

África do Sul. Xenofobia afetou 500 moçambicanos

Violência que eclodiu há mais de 1 semana contra estrangeiros fez com que cerca de 400 se interessassem pelo repatriamento voluntário. Casos de moçambicanos obrigados a sair de Moçambique são entrave.
África do sul

Joanesburgo. 2 mortos e 5 feridos em protesto

Polícia diz que cinco pessoas ficaram feridas e 17 foram detidas por violência pública durante um protesto. Pelo menos cinco lojas portuguesas já foram pilhadas e destruídas na cidade.
África do sul

Cinco lojas portuguesas alvo de saques

249
Subiu para cinco o número de lojas de comerciantes portugueses que foram alvo de saques e destruição material, durante a alegada violência xenófoba popular em Joanesburgo e cidades vizinhas.
Râguebi

Râguebi. Morreu Chester Williams, aos 49 anos

292
Williams quebrou barreiras numa África do Sul segregada e ajudou o país a libertar-se das amarras do apartheid. Morreu esta sexta-feira aos 49 anos, vítima de ataque cardíaco.
África do sul

Roubos em duas lojas portuguesas em Joanesburgo

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que as lojas portuguesas afetadas pelos atos violentos que têm ocorrido em África do Sul não foram um alvo específico.
África do sul

PR sul-africano promete agir contra femicídio

Cyril Ramaphosa admitiu que o Governo deve tomar medidas urgentes em relação à violência contra as mulheres, "para que o violador ou o assassino sejam condenados à prisão perpétua sem fiança".
África do sul

Polícia dispersa manifestação de mulheres

Nas últimas semanas, têm vindo a público relatos de morte de várias mulheres. Manifestantes criaram movimento #AmINext" e querem declarar a violência de género como uma situação de emergência.
África do sul

África do Sul. Portugueses alarmados com violência

1443
Pilhagem, um possível assassinato e xenofobia estão a motivar os portugueses na África do Sul a sair de Joanesburgo. Violência chegou à Nigéria e Moçambique. Governo português pede cautela.
África do sul

África do Sul. "Intervenção" para travar xenofobia

Nova onda de violência e pilhagens contra estrangeiros iniciou-se na África do Sul este fim de semana, com maior incidência em Joanesburgo e Pretória, nomeadamente saques e o assassínio de um civil.
África do sul

Presidente sul-africano condena violência no país

Iniciou-se no fim de semana uma nova onda de violência e pilhagens contra estrangeiros na África do Sul. Pelo menos 5 pessoas morreram desde domingo. Ramaphosa diz que ataques são "inaceitáveis".
Desporto

Van Niekerk falha defesa do título nos 400 metros

O sul-africano Wayde van Niekerk, atual campeão olímpico, mundial e recordista mundial dos 400 metros, anunciou que vai falhar a defesa em Doha do título mundial daquela distância, devido a lesão.
África do sul

África do Sul. Isenção de vistos para 4 países

O ministro do Interior anunciou que a medida foi tomada "unilateralmente" e contempla um total de sete países. O objetivo é incrementar o turismo para o país.
África do sul

África do Sul. Audiência de Chang adiada 

Ainda não foi definida uma data para a nova audiência. Extradição do ex-ministro das Finanças moçambicano está "nas mãos da justiça [sul-africana]", diz representante do governo.
Human Rights Watch

ONG quer legalizar prostituição na África do Sul 

Relatório da organização defende que prostituição deve ser "descriminalizada". Há relatos de que são abusados pela polícia e ONG diz que a sua segurança está em causa.
Futebol

Stuart Baxter abandona seleção da África do Sul

Selecionador britânico Stuart Baxter, que já treinou o Vitória de Setúbal, abandonou o cargo um mês depois da Taça Africana das Nações de futebol, na qual os Bafana Bafana caíram nos quartos de final.
Nelson Mandela

"Só ouvi falar do meu avô quando fomos à prisão"

Em entrevista ao Observador, Ndaba Mandela, neto de Nelson Mandela, recorda a relação com o avô — que conheceu na prisão — e olha para o mundo de hoje, onde, diz, ainda há apartheids.
África do sul

Ex-presidente sul-africano deixa de cooperar

O ex-presidente sul-africano Jacob Zuma decidiu deixar de testemunhar perante a comissão oficial que investiga um alegado caso de corrupção, queixando-se de "tratamento injusto".
África do sul

Filho de ex-presidente ilibado de homicídio

Em fevereiro de 2014, Duduzane Zuma, o filho do ex-chefe de Estado sul-africano, embateu contra uma carrinha-táxi, na autoestrada M1, em Joanesburgo, ao volante de um Porsche. Duas pessoas morreram.
África do sul

África do Sul debate futuro da democracia no país

África do Sul comemora 25 anos do "apartheid" com conferência sobre os próximos 25 anos de democracia no país. Evento é aberto para estudantes e tem confirmada a presença de líderes governamentais.
Emprego

ArcelorMittal suprime 2.000 empregos em África

A empresa do setor da siderurgia anunciou esta quarta-feira a supressão de "mais de 2.000" empregos na África do Sul. Atualmente, a empresa emprega cerca de 8.800 pessoas no país.
10 de junho

10 de junho de 2020 comemora-se na África do Sul

343
O primeiro-ministro confirmou que as comemorações do Dia de Portugal em 2020 decorrerão junto da comunidade portuguesa na África do Sul. O arranque das comemorações acontece na Madeira.
África do sul

Acusações contra Zuma reafirmadas

O Ministério Público da África do Sul reafirmou as acusações de corrupção e suborno contra o ex-Presidente da República Jacob Zuma, em nome da igualdade perante a lei.
África do sul

Presidente promete combate à corrupção

Cyril Ramaphosa prometeu em Joanesburgo melhorar os níveis de emprego e erradicar a corrupção no país, um dia depois de ter sido confirmado como chefe de Estado do país.
África do sul

Ramaphosa confirmado Presidente da África do Sul

O atual Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, foi confirmado como chefe de Estado do país, com 57,5% dos votos, depois de ter terminado a recontagem dos boletins.
África do sul

África do Sul. ANC lidera eleições

Resultados preliminares das eleições que decorrem esta quinta-feira na África do Sul dão a vitória ao partido que se encontra agora no poder.
África do sul

África do Sul. Cerca de 28 milhões vão às urnas

De acordo com a Comissão Eleitoral Independente 48 partidos políticos vão disputar as eleições gerais e provinciais deste ano. São 23.000 mesas de voto nas nove províncias do país.
África do sul

África do Sul tem eleições na quarta-feira

As eleições na África do Sul serão esta quarta-feira com cerca de 28 milhões de eleitores a decidirem. Há 48 partidos nas eleições gerais e provinciais deste ano.
África do sul

África do Sul. 1.800 mineiros resgatados com vida

108
Depois de terem sido restirados 1500 trabalhadores um pouco antes da meia-noite, na manhã desta quarta-feira foram salvos os restantes 1800 da mina de platina.
África do sul

Chang. Decisão de extradição adiada para abril 

O juiz do tribunal de Kempton Park decidiu esta terça-feira adiar para 8 de abril a decisão sobre a extradição para os Estados Unidos. O magistrado não justificou a decisão.
Moçambique

Chang. Moçambique pede extradição à África do Sul

O pedido consta de uma carta datada de 1 de fevereiro e solicita a extradição do ex-ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, envolvido no processo das dívidas ocultas.
Moçambique

EUA conta com extradição da África do Sul

Os Estados Unidos disseram esta terça-feira estar a "contar" com a extradição da África do Sul do ex-ministro moçambicano das Finanças, no âmbito do caso das dívidas ocultas.
Insólito

Mergulhador engolido por baleia e cuspido vivo

9569
Rainer Schimpf, mergulhador de 51 anos, tinha ido fotografar debaixo de água na África do Sul, quando se sentiu puxado por algo. Era uma baleia, que o engoliu e cuspiu de seguida.
Universidade de Lisboa

Universidade de Lisboa promove-se na África do Sul

Objetivo das sessões de divulgação na África do Sul é dar a conhecer as vantagens e incentivos para os jovens luso-sul-africanos e sul-africanos para ingressarem no ensino superior em Portugal.
África do sul

África do Sul – Que Futuro?

Em vésperas de eleições, a República da África do Sul vive dias instáveis, entre a democracia e a cleptocracia. E radicalização de um ANC em quebra eleitoral pode por em causa os equilíbrios do regime
Diplomacia

Presidentes discutem casos Hanekom e Chang

A morte de um sul-africano e a detenção de um ex-ministro moçambicano foram assunto central no encontro entre os dois. Filipe Nyusi diz que situação não afeta as relações com África do Sul.
Moçambique

Adiada decisão sobre extradição de Manuel Chang

Manuel Chang está detido perto de Joanesburgo desde 29 de dezembro, no âmbito de um mandado da justiça dos EUA, que pede a sua extradição, na investigação às dívidas ocultas de Moçambique.
Racismo

Cerveja Quinas acusada de racismo no Brasil

2057
A frase "Os portugueses são conquistadores, gostam de deixar marca por onde passam" acompanha o mapa de África na campanha pensada para a África do Sul. Os brasileiros não gostaram.
África do sul

África do Sul. 4 mortos em colapso numa escola

Passagem aérea numa escola secundária na cidade sul-africana de Vanderbijlpark cedeu, provocando vários feridos. Um deles morreu já este domingo, elevando o balanço para 4 mortos.
Moçambique

Moçambique. Sul-africano detido morreu de AVC

O exame realizado no Hospital de Pemba concluiu que Andre Hanekom sofria de encefalite e faleceu devido a um acidente vascular cerebral. A Human Rights Watch pediu uma investigação na quinta-feira.
África do sul

África do Sul. Colapso em escola faz 3 mortos

Há ainda vítimas encarceradas à espera de serem retiradas debaixo dos escombros. Os serviços de emergência adiantaram que pelo menos quatro pessoas podem ter morrido e 5 ficaram gravemente feridas.
Segurança Alimentar

Governo diz não haver problemas com as laranjas

336
A ASAE e o Ministério da Agricultura confirmam que não existem herbicidas ou inseticidas nas laranjas que são importadas da África do Sul e comercializadas em Portugal.
Alterações Climáticas

Davos. Debate analisa riscos para o crescimento

Georgieva afirma que as alterações climáticas podem provocar um corte entre 15% e 25% no PIB mundial. Já Kuroda defende que o envelhecimento implica menos receitas fiscais e mais gastos sociais.
Música

Got Talent. Simon diz ter planos para DJ de 6 anos

228
DJ Arch Jnr tem apenas seis anos mas no America's Got Talent o pequeno artista conseguiu até encantar o sempre crítico Simon Cowell -- que diz já ter planos para ele.
Moçambique

Morreu homem indiciado por ataques em Moçambique

Andrew Hannekon estava detido por financiar e coordenar ataques em Cabo Delgado e o empresário foi transportado para o hospital no sábado. As causas da morte estão ainda por apurar.
Moçambique

Adiada extradição e de ex-ministro moçambicano

Os advogados da defesa de Manuel Chang e do Ministério Público da África do Sul solicitaram o adiamento da audição do caso para avaliar os pedidos de extradição dos Estados Unidos e de Moçambique.
Moçambique

Manuel Chang ouvido num tribunal sul-africano

Manuel Chang vai ser ouvido no tribunal de Joanesburgo sobre os pedidos de extradição de Moçambique, o seu país de origem, e dos EUA. Em causa está o envolvimento no processo das dívidas ocultas.
Moçambique

Moçambique pediu extradição de Manuel Chang

229
O Estado moçambicano junta-se aos Estados Unidos e pediu a extradição do antigo ministro das finanças para ser julgado no país. Chang está detido em Joanesburgo desde 29 de dezembro.
Moçambique

Moçambique proíbe carne da África do Sul

O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique proibiu a "importação de animais das espécies bovinas, caprina, ovina, suína" da África do Sul, devido à eclosão da febre aftosa.
África do sul

Escola primária acusada de segregação racial

Em causa está a divulgação de uma imagem de uma sala com crianças brancas e negras separadas. As aulas foram suspensas e a escola permanece fechada, enquanto as autoridades investigam o incidente.
África do sul

Três mortos e 300 feridos em colisão de comboios

Comboios que chocaram na estação de Mountain View, em Pretória, transportavam cerca de 800 pessoas. Número de mortos ainda pode aumentar.
Moçambique

Ex-ministro moçambicano detido na África do Sul

O antigo ministro das Finanças moçambicano e atual deputado pelo partido no poder Manuel Chang foi detido no sábado na África do Sul, acusado de lavagem de dinheiro e fraude financeira.
Zimbabué

Zimbabué recusa extradição de antiga primeira-dama

As autoridades do Zimbabué anunciaram que recusam extraditar a antiga primeira-dama Grace Mugabe por na altura beneficiar de imunidade. Mugabe é acusada de ter agredido uma modelo em Joanesburgo.
África do sul

África do Sul é o novo candidato para o CAN2019

140
O Egito já tem concorrência. A África do Sul apresentou também esta quinta-feira a sua candidatura à organização da Taça das Nações Africanas do próximo ano. O vencedor será conhecido a 9 de janeiro.
África do sul

Mineiros são sujeitos a rastreio da tuberculose

Os trabalhadores moçambicanos nas minas da África do Sul só podem renovar os seus contratos de trabalho mediante o rastreio da tuberculose na fronteira entre os dois países.
África do sul

Ex-ministro acusa Zuma de ter permitido corrupção

O ex-ministro das Finanças sul-africano acentuou, perante uma comissão de inquérito especial, que, em 2017, o Governo de Jacob Zuma "foi manipulado e abusado para o benefício de algumas famílias".
África do sul

A cirurgiã que salvou 500 vidas

9214
Fazer uma mastectomia pode levar a uma espera longa e angustiante na África do Sul. Mas há uma cirurgiã que está a mudar isso e, até agora, já conseguiu realizar 500 operações gratuitas com sucesso.
África do sul

Zâmbia. Descoberta esmeralda com 5,655 quilates

202
Com 1,1 kg (5,655 quilates), a esmeralda foi encontrada numa mina em Kangem e vai ser leiloada em Singapura. 10% do valor de venda será entregue a dois programas de conservação de espécies de animais.
África do sul

Ensino complementar de Português na África do Sul

525
A África do Sul será no próximo ano o primeiro país fora da Europa a implementar a modalidade de ensino complementar de língua portuguesa, disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
África do sul

Secretário de Estado na África do Sul

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, inicia uma visita à África do Sul, com o objetivo primeiro de ouvir portugueses sobre os "desafios internos e regionais".
África do sul

Aumento da caça furtiva de elefantes

195
O Parque Nacional Kruger, na África do Sul, anunciou que o número de elefantes mortos pela caça furtiva aumentou desde janeiro, face ao período homólogo de 2017.
África do sul

Dono de restaurante português morto em Joanesburgo

A polícia da esquadra local de Moffat View está a analisar o vídeo do homicídio gravado pelas câmaras de segurança. O assaltante aparenta ter entre 30 e 40 anos.
Violação

Violação de menina de 7 anos gera protestos

O alegado atacante, acusado de violação e de ter drogas na sua posse, foi detido no restaurante em que cometeu o crime de violação, em Pretoria.
África do sul

África do Sul vai investir 2,9 mil milhões

Governo sul-africano vai realocar 50 biliões de randes (29 mil milhões de euros) do atual Orçamento do Estado para impulsionar o crescimento da economia, anunciou o Presidente da África do Sul.
Conselho de Segurança

África do Sul defende "reforma alargada" na ONU

O Presidente da África do Sul defendeu uma "reforma alargada" do Conselho de Segurança das Nações Unidas que dê maior representatividade ao continente africano.
África do sul

África do Sul promete solução para reforma agrária

"Acredito que nesta questão, seremos capazes de encontrar o nosso próprio consenso (nacional) como país tal como o fizemos em 1994 sob a liderança capaz de Nelson Mandela", afirmou Cyril Ramaphosa.
África do sul

África do Sul entrega restos mortais de Ben Ben

A decisão de repatriar os restos mortais surgiu de um pedido do líder da UNITA ao presidente angolano que, por sua vez, contactou o homólogo sul-africano que deu "luz verde" à exumação.
África do sul

Três bombeiros mortos em incêndio em Joanesburgo

O ministro do Desenvolvimento Económico de Gauteng, Jacob Mamabolo, confirmou a morte dos três bombeiros aos jornalistas, no edifícios de 23 andares onde funcionou a antiga sede do Banco de Lisboa.
Mundo

Países africanos e China criam centros de pesquisa

O Presidente da África do Sul anunciou que os países africanos e a China vão criar centros de pesquisa e desenvolvimento, numa parceria em áreas como a energia, economia azul, agricultura ou ciência.
África do sul

Colisão de dois comboios causa 100 feridos

Cerca de uma centena de pessoas ficaram feridas na colisão de dois comboios de passageiros perto de Joanesburgo, noticiaram meios de comunicação social locais.
África do sul

África do Sul. 8 mortos em explosão numa fábrica

Segundo a African News Agency, há várias pessoas desaparecidas, e os bombeiros que acorreram ao local estão a participar na operação de socorro e já conseguiram controlar o incêndio.
África do sul

Presidente sul-africano inicia visita à China

O Presidente da África do Sul vai copresidir à cimeira China-África de 3 a 4 de setembro, em Pequim. Cyril Ramaphosa vai reunir-se depois com o primeiro-ministro Li Keqiang.
Dança

Maybot: as danças de Theresa May em África

Dois dias depois de ter sido criticada por dançar como um robô numa escola secundária na África do Sul, Theresa May voltou a dançar no Quénia. Os movimentos foram comparados aos do Príncipe Charles.
África do sul

Jovem suicidou-se: "Ninguém merece ser violada"

798
Foi violada por um estudante e cerca de três meses depois suicidou-se. "Ninguém merece ser violada", escreveu Khensani Maseko no dia em que pôs fim à vida. Violência sexual aumenta na África do Sul.
África do sul

África do Sul. Mulheres protestam contra violência

As mulheres foram chamadas a interromperem as suas atividades e a juntarem-se para aumentar a consciencialização sobre os altos índices de violência contra a mulher, a criança e a comunidade LGBTI.
África do sul

Justiça retira imunidade de Grace Mugabe

A justiça sul-africana considerou inconstitucional a imunidade diplomática da mulher do ex-presidente do Zimbabué Grace Mugabe, que a impedia de ser julgada por agredir a modelo Gabriella Engels.
BRICS

BRICS defendem comércio multilateral aberto

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram uma declaração conjunta de apoio a um sistema multilateral de comércio aberto e inclusivo, como prevê a Organização Mundial do Comércio.
BRICS

Brasil que promover diálogo com África do Sul

O embaixador do Brasil na África do Sul disse à Lusa que os dois países têm iniciativas bilaterais em diversos setores, que vão desde Defesa até políticas sociais.
Livros

Três cartas escritas por Nelson Mandela na prisão /premium

1649
Mandela faria cem anos a 18 de julho de 2018. Foi preso em 1962 e assim permaneceu durante 10052 dias. Um novo livro recupera 255 cartas escritas na prisão. O Observador revela três destes documentos.
África do sul

África do Sul. Queda de avião faz pelo menos morto

Uma pessoa morreu e 19 outras ficaram feridas na queda de uma avião em Pretória, perto do aeroporto de Wonderboom. Desconhecem-se, para já, as causas da queda.
África do sul

A solução para a seca na África do Sul? Um Iceberg

161
A situação dos 3,7 milhões de habitantes da Cidade do Cabo é grave. Desde Fevereiro que o seu consumo de água está restrito aos 50 litros diários. A solução proposta? Rebocar um Iceberg até à cidade.
Banca

CGD. Vai arrancar 2.ª fase da venda dos bancos

Na terça-feira começa a segunda fase da venda dos bancos da CGD na África do Sul e Espanha, segundo dois despachos publicados que estabelecem diferentes prazos para a entrega de propostas de compra.
África do sul

África do Sul. 70 moçambicanos em prisão perpétua

Há 70 moçambicanos a cumprir pena de prisão perpétua nas cadeias de Mpumalanga e Limpopo. Os cidadãos foram condenados foram por homicídio, violação e roubo com arma de fogo.
Fronteiras

Moçambique e África do Sul abrem fronteira

A fronteira mais movimentada de Moçambique com a África do Sul vai passar a funcionar 24 horas por dia a partir de agosto, anunciou a cônsul-geral moçambicana Ester Tondo.
Arte Urbana

Mahlangu, da tribo Ndebele, criou mural em Évora

265
Esther Mahlangu, uma sul-africana de 82 anos, pintou um mural em Évora. A membro da tribo Ndebele ficou conhecida depois de estar numa exposição no Centro Georges Pompidou, em Paris (França), em 1989.
África do sul

África do Sul retira embaixador em Israel

381
A África do Sul retirou o seu embaixador de Israel na sequência dos protestos que mataram dezenas de pessoas na Faixa de Gaza e que o presidente sul-africano condenou em "termos mais enérgicos".
África do sul

Um morto em ataque a mesquita na África do Sul

Uma pessoa morreu e duas estão gravemente feridas depois de um ataque numa mesquita na África do Sul. A vítima mortal foi degolada e os feridos foram esfaqueados no pescoço. Atacantes em fuga.
África do sul

Homem sobrevive a ataque do leão que criou

254
Entrou na gaiola para investigar um cheiro estranho e acabou atacado pelo leão que criou desde bebé. Depois de segundos de aflição, a vítima conseguiu sobreviver. O animal foi abatido.
Moçambique

Comboios voltam a levar carvão à África do Sul

Há 20 anos que os Caminhos de Ferro de Moçambique não transportavam carvão para a África do Sul. Durante este tempo as operações estiveram a cargo da operadora sul-africana Transnet Freight.
África do sul

Manifestações juntam milhares na África do Sul

Protestos são contra valor proposto para o primeiro salário mínimo da história do país. Em causa estão cerca de 1,3 euros por hora, que manifestantes consideram "salário de escravo".
África do sul

Winnie Mandela evocada em cerimónia fúnebre

A África do Sul despediu-se da ativista Winnie Madikizela-Mandela, segunda mulher do ex-Presidente Nelson Mandela, com uma cerimónia fúnebre em que se evocou a vida de sacrifício e o papel histórico.
África do sul

Milhares de pessoas homenageiam Winnie Mandela

Vários milhares de pessoas concentraram-se esta quarta-feira junto ao estádio de Orlando, no Soweto para as cerimónias fúnebres da ativista anti-'apartheid' Winnie Madikizela-Mandela.
África do sul

África do Sul. Procura por ensino português cresce

O secretário de Estado das Comunidades disse, esta segunda-feira, que se regista "um crescimento muito significativo na procura de língua portuguesa" na África do Sul, não só por lusodescendentes.
África do sul

Julgamento de Zuma adiado para 8 de junho

Jacob Zuma vai ser julgado a 8 de junho por alegada corrupção num processo de venda de armamento que terá ocorrido há vinte anos. O juiz adiou o julgamento do ex-presidente sul-africano.
Cabo Verde

Presidente consternado com morte de Winnie Mandela

O presidente de Cabo Verde soube da morte de Winnie Mandela após reunião do Conselho da República e disse estar consternado com a morte de um rosto que é uma "referência da luta" contra o apartheid.
África do sul

Winnie: ativista popular, mas controversa

Winnie Madikizela-Mandela foi uma das figuras da luta contra o apartheid, na África do Sul. Era a "mãe da nação", para alguns, mas enfrentou várias detenções e condenações. Foi popular, mas polémica.
África do sul

Morreu Winnie Mandela, a polémica "mãe da Nação"

199
Morreu Winnie Mandela, ex-mulher de Nelson Mandela e ativista anti-apartheid. Esteve presa várias vezes e foi condenada por rapto. Foi acusada de homicídio e fraude. Tinha 81 anos.
Moçambique

Fronteira com África do Sul vai funcionar 24h

O posto fronteiriço de Ressano Garcia vai passar a operar 24 horas por dia a partir de abril, anunciou a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação sul-africana.
África do sul

Jacob Zuma vai ser acusado de corrupção

O ex-Presidente da África do Sul vai ser acusado de fraude e corrupção num caso que remonta ao fim da década de 90. Em causa está um contrato de armamento com industriais estrangeiros.
África do sul

Começa julgamento sobre "Massacre de Marikana"

Nove polícias compareceram num tribunal para serem ouvidos sobre a morte de três mineiros em 2012, caso que precedeu a repressão das forças policiais a uma greve de mineiros em Marikana.
Moçambique

Cahora Bassa quer melhorar energia exportada

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa vai investir 40 milhões de euros na modernização de uma subestação elétrica para melhorar a qualidade da energia exportada para a África do Sul.
África do sul

Epidemia de listeriose mata 172 pessoas

Um total de 172 pessoas morreram de listeriose nos últimos 13 meses na África do Sul, que enfrenta a pior epidemia deste tipo de que há registo, de acordo com um relatório divulgado pelo Governo.
África do sul

Artistas criam playlists para duches de 2 minutos

Para preservar a água na Cidade do Cabo, foi lançada uma campanha: 10 artistas fizeram playlists com apenas dois minutos para ajudar as pessoas a demorarem menos tempo no banho.
África do sul

Presidente promete "novo começo" na África do Sul

O novo Presidente da África do Sul promete um "novo começo" para o país. Cyril Ramaphosa foi nomeado na quinta-feira, um dia depois de Jacob Zuma se demitir.
Angola

João Lourenço quer conversar com Ramaphosa

João Lourenço manifestou esta sexta-feira vontade de abordar o novo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, com vista à intensificação e aprofundamento das relações bilaterais.
África do sul

Combate à corrupção é prioridade na África do Sul

O novo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que substituiu Jacob Zuma, elegeu como grande prioridade do seu mandato o combate à corrupção no país.
África do sul

Cyril Ramaphosa substitui Jacob Zuma

Cyril Ramaphosa foi eleito presidente da África do Sul, após Jacob Zuma ter renunciado ao cargo na quarta-feira à noite. O atual governante representa a ala moderada do ANC.
África do sul

Jacob Zuma demite-se com "efeito imediato"

O presidente da África do Sul pediu a demissão. Jacob Zuma, no poder desde 2009, é suspeito de vários crimes de corrupção e tem sofrido várias pressões para se demitir nas últimas semanas.
África do sul

Jacob Zuma demite-se se moção for aprovada

Jacob Zuma acabou por indicar que aceitará a decisão do Parlamento, de deixar o cargo, rejeitando, porém, a exigência do ANC para se demitir antes da votação de quinta-feira à tarde.
África do sul

Jacob Zuma considera "injusta" ordem de demissão

O ANC indicou esta quarta-feira que, caso Zuma não se demita, está já marcada para a tarde de quinta-feira a apresentação, no parlamento, de uma moção de censura.
África do sul

ANC apresentará moção se Zuma não se demitir

O Congresso Nacional Africano, anunciou que apresentará quinta-feira uma moção de censura no Parlamento se, até lá, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, não se demitir.
África do sul

Polícia faz buscas a empresários ligados a Zuma

A polícia sul-africana realizou esta quarta-feira buscas à casa de família do grupo empresarial Gupta, em Joanesburgo, na sequência das investigações relacionadas com o presidente Jacob Zuma.
África do sul

Seca na África do Sul já é catástrofe natural

As autoridades sul-africanas proclamaram o estado de catástrofe natural em todo o país devido à seca histórica que assola a África do Sul há vários meses a região da Cidade do Cabo.
África do sul

ANC exige a demissão de Jacob Zuma

O Congresso Nacional Africano (ANC) deu ordem ao Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, para apresentar a sua demissão do cargo. Se resistir, o partido vai votar moção de censura no parlamento.
África do sul

Jacob Zuma tem 48 horas para se demitir

223
O orgão máximo do partido ANC esteve reunido esta segunda-feira e decidiu fazer um ultimato a Jacob Zuma. O presidente sul-africano tem agora 48 horas para se demitir.
África do sul

Demissão de Jacob Zuma pode estar "por dias"

Líder do ANC afastou-se de todos os eventos públicos para poder concentrar-se na discussão com o presidente da África do Sul. Deputados dizem que renúncia de Zuma deve estar "por dias".
África do sul

Zuma pressionado a abandonar cargo de Presidente

Depois de ter sido substituído na liderança do ANC, o partido quer agora que Zuma se afaste também da presidência. Comité partidário reúne-se para decidir se ordena formalmente a demissão.
África do sul

África do Sul. Imagens do país à beira do sufoco

982
A capital sul-africana está a 2 meses de ficar sem gota de água. Imagens de satélite mostram que as barragens ficaram completamente secas em 7 anos. Cidade do Cabo pode tornar-se a primeira sem água.
África do sul

Quase mil mineiros resgatados ao fim de 24 horas

Os 950 mineiros que esta quinta-feira tinham ficado presos devido a uma falha de energia foram resgatados. Os trabalhadores estiveram quase 24 horas no subsolo, mas não há registo de feridos.
África do sul

Falha elétrica deixa 950 mineiros bloqueados

O corte de eletricidade foi provocado por uma tempestade no centro da África do Sul. De acordo com a companhia proprietária da mina de ouro, os mineiros "parecem estar bem".
África do sul

Cidade do Cabo adia data em que ficará sem água

A Cidade do Cabo conseguiu adiar por quatro dias a data em que ficará sem água, para o dia 16 de abril, graças à poupança de água dos habitantes da cidade.
África do sul

Quinto maior diamante encontrado no Lesoto 

O diamante foi encontrado na mina Letseng, no Lesoto, uma das que produz os diamantes mais valiosos do mundo. O Lesoto é um pequeno reino, na África do Sul e considerado um dos países mais pobres.
Ambiente

Seca. Cidade do Cabo pode ficar sem água em abril

A 1 de janeiro, a cidade implementou o nível 6 de restrição ao uso de água pública. Cada apartamento/moradia só pode gastar 10.500 litros de água por mês. Se passar o limite, proprietário é multado.
África do sul

Colisão de comboios provoca cerca de 200 feridos

Uma colisão entre dois comboios na África do Sul provocou cerca de 200 feridos. Para já, não há vítimas mortais registadas no acidente. É os segundo acidente com comboios em menos de uma semana.
África do sul

Colisão de comboio e camião já fez 19 mortos

Colisão entre comboio e camião numa passagem de nível n África do Sul, ocorrida na quinta-feira, fez pelo menos 19 mortos, dos quais quatro crianças, e 260 feridos, segundo dados oficiais atualizados.
Acidentes e Desastres

África do Sul. Acidente de comboio investigado

O acidente, que matou pelo menos 18 pessoas e provocou mais de 250 feridos, ocorreu num cruzamento de nível quando um camião atravessou a linha ferroviária e foi apanhado pelo comboio.
África do sul

África do Sul. Colisão com comboio faz 18 mortos

A colisão entre um comboio e um camião na África do Sul fez pelo menos 18 mortos e 260 feridos. O choque deu origem a vários incêndios, fazendo com que os passageiros ficassem reféns das chamas.
África do sul

Acidente de comboio provoca 12 mortos

Subiu para 12 o número de vítimas mortais devido à colisão de um comboio com um camião, na África do Sul. Um vídeo mostra pelo menos uma carruagem do comboio em chamas e muito fumo.
África do sul

TC decide se Jacob Zuma vai ser destituído

O Tribunal Constitucional decide esta sexta-feira se o presidente, Jacob Zuma, vai ser destituído depois de ter utilizado dinheiros públicos para aumentar a sua residência privada.
África do sul

Novo líder do ANC promete erradicar corrupção

O novo presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, concluiu o congresso do partido no poder na África do Sul com a promessa de erradicar a corrupção e acelerar a "transformação radical" da economia.
África do sul

Cyril Ramaphosa é o sucessor de Jacob Zuma

O veterano Cyril Ramaphosa ganhou a corrida para suceder a Jacob Zuma como líder do ANC, naquilo que é descrito pelos principais órgãos internacionais como "o final de uma longa maratona".
Oscar Pistorius

Oscar Pistorius ferido na prisão depois de luta 

O antigo campeão paraolímpico, a cumprir pena pelo homicídio da namorada numa cadeia para reclusos com deficiências físicas, terá lutado com outro preso pelo uso do telefone da prisão.
Oscar Pistorius

Pena de Oscar Pistorius agravada para 13 anos

A pena de prisão do atleta olímpico Oscar Pistorius foi agravada para mais do dobro. Pistorius, que matou a namorada em 2013, vai passar 13 anos e cinco meses na cadeia.
Angola

João Lourenço na África do Sul

O presidente angolano está na África do Sul para a primeira visita de Estado desde que foi eleito. Os dois países devem assinar um acordo de supressão de vistos para passaportes ordinários.
África

Presidente angolano visita África do Sul

O novo Presidente angolano, João Lourenço, inicia quinta-feira uma visita de Estado à África do sul, para reforço de cooperação bilateral, anunciou a Presidência da República sul-africana.
Zimbabué

Presidente da República angolano vai ao Zimbabué

Os presidentes da República de Angola e África do Sul viajam até Harare, no Zimbabué, esta quarta-feira. Os dois líderes vão analisar a situação política no país.
Angola

Presidente angolano visita África do Sul este mês

O Presidente angolano, João Lourenço, deverá deslocar-se, em visita oficial, à África do Sul ainda este mês, para o reforço da cooperação entre os dois países.
África do sul

África do Sul. Presidente nega corrupção

O presidente sul-africano negou no parlamento ter recebido subornos ou ter enriquecido ilicitamente. Jacob Zuma está a ser investigado por 783 casos de corrupção.
Râguebi

Râguebi. Nova Zelândia enfrenta África do Sul

A Nova Zelândia iniciará a defesa da sua 'dupla coroa' de campeã mundial de râguebi diante da África do Sul, em jogo do grupo B, a 21 de setembro de 2019, em Yokohama, no Japão.
Mundial 2018

Mundial 2018: África do Sul vence Burkina Faso

Com este triunfo, os sul-africanos ficam no último lugar do Grupo D de qualificação africana, com quatro pontos, com menos um jogo, a um ponto do Senegal e a dois de Burkina Faso e de Cabo Verde.
África do sul

20 anos de prisão para caçador furtivo moçambicano

141
Um caçador furtivo moçambicano foi condenado a 20 anos de prisão na África do Sul. Mapoyisa Mahlauli foi detido em março e acusado de tráfico ilegal de chifres de rinoceronte.
Mundial 2018

Mundial 2018. Cabo Verde recebe África do Sul

Cabo Verde vai receber a África do Sul na sexta-feira no jogo decisivo para o apuramento para o Mundial de 2018. Cabo Verde está obrigado a ganhar para continuar no apuramento para a fase final.
Canibalismo

Caso de canibalismo descoberto na África do Sul

458
Um caso de canibalismo está a chocar a África do Sul. As autoridades estão a levar a cabo uma investigação depois de um homem ter confessado que estava "farto de comer carne humana".
África do sul

Presidente Zuma sobrevive a moção censura

Moção de censura ao presidente foi rejeitada por 198 deputados, contra 177 que votaram a favor do afastamento de Jacob Zuma. Partido do presidente tem maioria no Parlamento, mas voto foi secreto.
África do sul

Protestos e distúrbios na África do Sul

As principais cidades da África do Sul registam esta terça-feira protestos, alguns dos quais com graves distúrbios, relacionados com a moção de censura ao Presidente, Jacob Zuma.
A página está a demorar muito tempo.