A viagem de Cassini chegou ao fim: eram 14h17 quando chegou à Terra o último sinal de rádio da sonda antes de sucumbir à atmosfera de Saturno. A mais de 1,3 milhões de quilómetros de casa, a sonda Cassini põe um ponto final numa agitada vida de 20 anos na companhia dos maiores e mais tempestuosos planetas do Sistema Solar. Executou 2,4 milhões de ordens enviadas a partir da Terra, recolheu 599 gigabytes de informação científica e tirou quase 380 mil fotografias de um mundo de que a Voyager só foi capaz de nos dar um vislumbres. Depois mergulhou silenciosamente na esmagadora atmosfera de Saturno para desaparecer para sempre. Connosco ficam mais de 3,6 mil estudos compostos graças aos seus passeios junto aos anéis e luas de Saturno. E ficam fotografias que recordam o legado.

A NASA chama-lhe “Hall of Fame”. São dezenas das fotos mais icónicas captadas pela missão Cassini, considerada a maior, mais ambiciosa e mais cara missão espacial alguma vez levada a cabo pela humanidade. Graças a ela descobrimos novos mundos em redor de Saturno, conhecemos melhor o comportamento dos planetas que partilham o Sistema Solar e até pudemos compreender melhor como era a Terra quando nasceu. Até ao último suspiro, quando já não suportou a mortífera natureza da atmosfera de Saturno, a Cassini continuou a enviar informações da composição do gigante gasoso. Só depois sucumbiu às condições de pressão e densidade do planeta dos anéis.

Desde o lançamento, em outubro de 1997, até ao último dia de vida, a sonda Cassini foi documentando os fenómenos para que ia olhando enquanto cumpria a sua principal missão: ser “os olhos e os ouvidos” do Homem junto a Saturno. O Observador recolheu 48 das imagens mais marcantes da aventura Cassini. Estão todas na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR