454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Marte

Marte

China encontra provas de que houve água em Marte

A investigação revelou a existência de água líquida durante a Era Amazónica. Os cientistas pensam ser possível explorar os minerais hidratados em Marte durante futuras missões tripuladas ao planeta.
Marte

Preserverance filma eclipse lunar em Marte

Esta nova filmagem vai ajudar os cientistas a compreender melhor a órbita desta lua "em forma de batata", assim como o modo como a gravidade de Marte interage com Phobos.
Marte

Solução para ir a Marte: hibernação de astronautas

A hibernação humana pode vir a ser uma "técnica revolucionária para as viagens espaciais", revela um estudo que propõe a construção de cápsulas com configurações ajustadas a uma "hibernação suave".
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho. De regresso à Terra

Sete dias depois de Marte e 77h07m de viagem de regresso é tempo suficiente para pensar na distância e isolamento, na filosofia, nas experiências partilhadas e aprendizagem coletiva da tripulação 238.
Missão Marciana

Fotogaleria. Missão a Marte no Utah em 66 imagens

Documentar o dia a dia da tripulação era uma das tarefas da missão 238 que simulou Marte no deserto do Utah, desde as saídas com os fatos espaciais ao cultivo de espirulina — e à Alice, o visitante.
Espaço

Agência Espacial Europeia lança-se para Marte

O diretor geral da agência, Josef Aschbacher, defende que se separe "a cooperação espacial da situação política", rejeitando assim que a tensão com a Rússia prejudique a missão.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Requiem por Marte

Um dia depois da nossa partida de Marte, as principais prioridades são dormir, tirar a barriga de miséria e beber uma cerveja (ou três, ou sete). E cantar, parece. Coisas de veteranos da astronáutica.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 14, Sol 13 (3ºC)

Este é o nosso último amanhecer no planeta vermelho, e é algo diferente: aspiradores, agitação e burburinho gerais, e uma partida sem cerimónias para o nevado do Colorado.
Missão Marciana

Marte. Emergências e cianobactérias de estimação

Duas semanas depois, a missão de simulação de Marte terminou. Fizeram o labirinto da meditação, passaram no teste das emergências, mas terão ainda muito trabalho para concluir no regresso à Terra.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 13, Sol 12 (0ºC)

Com a Alice à espera de uma amnistia e eu em modo rabugento (antes do café), a notícia do dia é que o ar fresco do deserto pressagia o nosso regresso eminente ao planeta Terra.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 12, Sol 11 (-3C)

Um dia programado para abrandar, recarregar baterias, escrever, filmar, pensar, comer espirulina e pregar uma partida ao engenheiro que adora surpreender os demais com emergências.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 11, Sol 10 (-2C)

A atividade extraveicular mais longínqua até agora leva-nos a um local soberbo, mas evidencia limitações técnicas e humanas que num ambiente hostil poderiam der fatais.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 10, Sol 9 (4 ºC)

Não há trégua. Hoje, fomos de uma ocorrência de radiação solar ainda em pijama, a um susto que não envolveu nem unhas do diabo, nem diabos da Tasmânia, mas talvez um cão-da-pradaria (marciano).
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 9, Sol 8 (6 ºC)

As emergências que o nosso Arkady Bogdanov de serviço anda a planear há dois anos não nos deixam sossegados. Andamos stressados e suspeitosos uns dos outros... e ainda faltam algumas atividades.
Missão Marciana

13 músicas sobre o espaço para viajar até Marte

O primeiro oficial da missão 238, que vai simular Marte no deserto do Utah, escolheu um conjunto de músicas sobre o espaço para ouvir com a tripulação todas as manhãs ao pequeno-almoço. Oiça também.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 8, Sol 7 (-1 ºC)

O dia em que um jornalista da concorrência apareceu aqui na estação a bater à porta, assim, a pé, no meio do deserto. Não vimos de onde veio, mas como "soylent green", caiu-nos muito bem.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 7, Sol 6 (8 ºC)

Apesar das frequentes quebras de comunicação, tentamos aprender com o passado e nada é melhor do que um labirinto para pensar no futuro. Hoje desenhámos o primeiro labirinto no planeta vermelho.
Missão Marciana

Dias em Marte e conversas íntimas depois do jantar

São seis e estão a simular uma missão em Marte. Não querem ver pessoas, nem intromissões na missão — exceção para o rato Alice. De dia fazem caminhadas no deserto poeirento, à noite conversas íntimas.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 6, Sol 5 (7 ºC)

A temperatura está bem acima de zero, mas o ar continua seco e poeirento. As EVA tornaram-se âncoras no nosso horário, mas a ciência pura, as ciências sociais e as artes andam às turras.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 5, Sol 4 (5 ºC)

Pediram-me que agendasse duas aulas de treino sobre incêndios, de manhã e de tarde, e vejo equipamento de combate por toda a estação. Andam por aí planos que me ultrapassam. Veremos.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 4, Sol 3 (3 ºC)

As avarias têm dificultado o verdadeiro isolamento e sem isolamento a experiência de comunicação não funciona. Por isso, a tripulação decretou que não quer uma sanita nova. Resolvem-se com o que têm.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 3, Sol 2 (-9 ºC)

Teoricamente, a partir do momento em que é dado início à simulação, não deveríamos ver ninguém. Mas vimos. Assim, no jantar de Sol 2 decidimos começar um processo de autonomização.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 2, Sol 1 (-12ºC)

O segundo dia em Marte teve como única meta a luz verde para a simulação. No final do dia passámos o exame com média de 97% — o suficiente para sobrevivermos.
Emissão Especial

O português que vai "estar" duas semanas em Marte

Pedro José-Marcellino vai estar 2 semanas num deserto do Utah (EUA) a simular uma missão a Marte. Viajante e contador de histórias, passou por 70 países, ilhas e territórios e subiu ao vulcão do Fogo.
Missão Marciana

Todos prontos para simular Marte, só falta o teste

Primeiro, respiraram de alívio com os testes PCR negativos. Depois, dedicaram-se a colocar os emblemas nos fatos especiais. Agora, têm de conseguir 80% no teste para poder dar início à missão.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia 1, Sol 0 (-15ºC)

Primeiro dia em Marte. E a primeira emergência (está tudo OK!). A viagem do Colorado ao Utah faz-se em 3 horas, mas a paisagem é muito diferente: o clima é imprevisível e a geologia mais evocativa.
Missão Marciana

Aventureiro português vai simular a vida em Marte

Pedro José-Marcellino nasceu em Lisboa e estará 2 semanas num deserto americano a simular uma missão a Marte. É um viajante e contador de histórias que passou por 70 países e subiu ao vulcão do Fogo.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia Zero (Parte III)

Falta 1 dia para a minha chegada ao habitat análogo a Marte. O stress e a ansiedade podem justificar o latejar nas têmporas que não me deixa sossegado há dois dias. Hoje vamos colar os emblemas.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho: Dia Zero (Parte II)

Faltam 2 dias para a minha chegada ao habitat análogo a Marte no deserto do Utah. A tripulação anterior (236) está a encerrar a missão na noite de Ano Novo. A nossa (238), em standby para a partida.
Missão Marciana

Crónicas do Planeta Vermelho. Dia Zero (Parte I)

Faltam 3 dias para a minha chegada ao habitat análogo a Marte no deserto do Utah. Não é bem Marte, mas é o que se arranja. Voei de Toronto. Cheguei a Grand Junction a tempo de jantar com a tripulação.
Espaço

As fotos de Marte pelo Perseverance mais votadas

O Perseverance poisou em fevereiro em Marte e, desde aí, tira fotos que são semanalmente partilhadas pela NASA, para que o público possa escolher as suas favoritas. Veja as vencedoras.
Missão Marciana

Missão a Marte. Guia para não se perder no caminho

O Observador vai acompanhar uma missão que simula as condições que viveriam os astronautas em Marte — mas sem sair da Terra. Durante cerca de 3 semanas temos vários artigos para partilhar. Siga aqui.
Missão Marciana

Missão para testar saúde mental e comunicações

A construção poderia ser feita em Marte e o ambiente tem semelhanças — apesar do oxigénio e da gravidade. O Observador vai acompanhar em exclusivo a MDRS 238 — a simulação de uma missão a Marte.
Marte

Descoberta água no "Grand Canyon" de Marte

Até agora, fora dos polos de Marte, apenas se tinham descoberto pequenas quantidades de água sob a forma de pequenas partículas de gelo ou ligadas a minerais.
Astronomia

Descoberto planeta "parecido" com Marte e Mercúrio

Para a equipa que conduziu a investigação, o GJ 367b pode eventualmente ter planetas "parceiros habitáveis", isto é, com condições para ter água líquida à superfície.
Marte

Cratera Jezero em Marte já foi um lago tranquilo

Há na cratera sinais de inundações repentinas do pequeno rio que alimentava o lago e que transportaram grandes rochas a jusante do leito.
Marte

Perseverance recolhe 1ª amostra de rocha em Marte

Após tentativa falhada em agosto, o robô Perseverance recolheu a primeira amostra de rocha de Marte para missão que procura sinais de vida microbiana no planeta.
Marte

Marte. Minerais apontam para existência de água

Cientistas norte-americanos descobriram que minerais podem conter e armazenar água. Foram fotografados na superfície de Marte e tudo aponta que serão semelhantes aos da Terra.
Brasil

Brasil adere ao programa espacial Artemis

O Presidente brasileiro descreve a adesão como "um grande acordo" alcançado com a NASA, para integrar um projeto de "paz, progresso e desenvolvimento".
Exploração Espacial

China mostra como é Marte, não ao vivo mas a cores

Administração Espacial da China tornou públicas uma imagem panorâmica e duas fotografias a cores da superfície de Marte, onde a sua sonda Tianwen-1 aterrou a 15 de maio. Veja aqui.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.