O ministro do Ambiente admitiu que o preço da água possa vir a subir, mas garantiu que as tarifas se vão manter no próximo ano, porque “já estão aprovadas”.

À margem da conferência anual do BCSD — Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável Portugal, João Matos Fernandes disse aos jornalistas que “é fundamental falar em eficiência hídrica, e o preço é um fator quando se fala em eficiência”. O ministro lembrou que “as tarifas de 2018 já estão aprovadas”, mas que é preciso repensar o seu preço “em tempos de escassez”.

“Nos últimos anos tem-se falado muito em eficiência energética, este é o tempo de percebemos que tem se de falar de eficiência hídrica”, sublinhou o governante, lembrando que o país vive tempos de escassez e que “não há maneira de produzir mais energia”.

A conferência do BCSD, uma associação que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade, é realizada anualmente. Este ano o tema foi “Como crescer e criar emprego numa economia neutra em carbono? Pensar Portugal em 2030”. João Matos Fernandes saudou a missão do BCSD e a forma como esta associação “consegue agir para transformar mentalidades”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR