“Qual foi o momento mais embaraçoso da tua vida?” A pergunta pedia, à partida, uma resposta cómica, a resvalar para uma situação caricata, mas Catarina Furtado aproveitou a entrevista na Rádio Comercial, transmitida na passada segunda-feira, para contar que também ela foi vítima de assédio sexual.

“Vou falar mesmo a sério agora. E não pensem que é moda, mas como agora toda a gente fala, há uma libertação geral. Foi quando fui assediada sexualmente”, responde a apresentadora, num vídeo que já está disponível. A situação de assédio a que Catarina Furtado se refere aconteceu em ambiente de trabalho. No excerto da entrevista que foi divulgado (e que terá continuação numa segunda parte, a ser tornada pública a 7 de fevereiro), a apresentadora não dá mais detalhes, mas refere que, depois de muitas atrizes internacionais terem vindo a público falar de casos semelhantes, existe uma “espécie de alívio” e proteção de grupo.

Questionada por Diogo Beja, Catarina Furtado admite que o assunto já começa a ser discutido em Portugal, meses depois de o escândalo sexual protagonizado pelo produtor norte-americano Harvey Weinstein ter levantado um pouco o véu sobre a cultura de assédio em Hollywood. “Quando as pessoas, mais homens até, me dizem “Agora toda a gente fala e é moda, há montes de coisas que não são nada assim”… não é verdade. Agora as mulheres falam porque houve uma espécie de alívio”, diz a apresentadora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É evidente que tanto homens como mulheres, muitas vezes, dizem coisas que não aconteceram. É a condição humana, mas a verdade é que praticamente todos estes casos são verdadeiros. As mulheres durante anos e anos habituaram-se a ter que jogar de uma forma não saudável com isto tudo. E não estamos só a falar dos meios de comunicação social nem só do cinema.

Durante a entrevista, a apresentadora comentou que aquele não era o momento ideal para discutir um assunto para o qual são precisas muitas horas de debate, e que esta é a oportunidade para os homens analisarem o seu comportamento e se desmontarem “códigos sociais que não fazem sentido nenhum”.

Ainda em janeiro deste ano foi a vez de a atriz Dânia Neto, de 34 anos, contar no podcast de Rui Unas “Maluco Beleza” que foi vítima de assédio sexual há vários anos, “no início da carreira”. “Foi a única vez em que me senti desconfortável. Foi uma abordagem óbvia e isso é que é o mais assustador.” À data do assédio, a atriz fazia parte do elenco da novela da TVI “Olhos nos Olhos”. Neto veio mais tarde a público esclarecer que denúncia feita foi relativa a um episódio que a deixou “desconfortável no passado, sem menção a qualquer entidade ou empresa, e que foi resolvido na data”.