Forças Armadas

Forças Armadas

Défice de 70 milhões no sistema de saúde militar

494
A Assistência na Doença aos Militares registou em 2017 um buraco de 70 milhões de euros. O atraso nos pagamentos aos hospitais já ronda os nove meses e estão a decorrer três auditorias distintas.
Moçambique

Portugal e Moçambique estudam parceria

Portugal e Moçambique estão a estudar uma participação conjunta em missões humanitárias e de paz. Um novo acordo de cooperação vai ser assinado na próxima semana.
Forças Armadas

Marcelo: Forças Armadas não podem ser menorizadas

O Presidente da República alertou para o facto de não ser possível "minimizar ou menorizar" as Forças Armadas. Marcelo Rebelo de Sousa assinalou os 100 anos do Laboratório Militar.
Egito

Exército do Egipto lança operação anti-terrorista

As Forças Armadas egípcias lançaram uma enorme operação anti-terrorista em vários pontos do país. As operações estendem-se à região do Delta do rio Nilo.
Defesa

Portugal e São Tomé assinam protocolo de defesa

504
Portugal e São Tomé abandonaram o "conceito mais restrito da cooperação técnico militar", para aderirem a outro "mais alargado" que "envolve toda a atividade de cooperação".
Forças Armadas

Militares não podem "negligenciar" segurança

Ministro da Defesa garante que “não há polémica escondida” com os chefes militares. Azeredo Lopes lembra que cabe ao Estado, e não aos ramos, definir as missões a realizar pelas forças portuguesas.
Forças Armadas

Praças das Forças Armadas descontentes com salário

As praças das Forças Armadas têm mostrado um "forte descontentamento" face aos baixos salários e à carga horária. Em salário líquido, estes militares recebem menos do que o salário mínimo nacional.
Forças Armadas

Défice de efetivos atingiu "ponto de rutura"

Presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas diz que memorando enviado por quatro chefes militares ao Governo sobre o défice de efetivos vem confirmar que foi atingido um "ponto de rutura".
Forças Armadas

Cumprimento das missões "não está em causa"

Os quatro chefes militares, que alertaram o ministro da Defesa para o défice de efetivos, asseguraram que "não esteve, não está, nem estará em causa o cumprimento das missões das Forças Armadas".
Governo

Chefes das Forças Armadas protestam contra Governo

2.715
Representantes das Forças Armadas uniram-se em protesto contra o Governo por considerarem injusta a redução de efetivos prevista para 2018. Redução pode pôr em causa algumas missões.
Forças Armadas

Comandos. Acesso a água iria "atrasar instrução"

Médico garante ter sido essa a resposta por parte da hierarquia quando sugeriu que recrutas passassem por área com água para se refrescarem. Processo dos Comandos está em fase de instrução.
GNR

Governo anuncia 600 novos elementos para a GNR

O Governo anunciou o recrutamento de 600 militares para a GNR e outros 200 para as Forças Armadas. A medida acontece no âmbito do reforço da prevenção e do combate aos incêndios florestais.
Meteorologia

Seis barras fechadas e quatro condicionadas

Segundo a Marinha, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Esposende e Ericeira estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte.
Militares

2.800 militares em missões internacionais em 2018

Segundo o general Pina Monteiro, serão reforçadas as missões internacionais, com um aumento do número de efetivos empenhados, de pelo menos "200 a 300 militares", já que em 2017 eram 2.600.
Forças Armadas

Forças Armadas com menos 25% de efetivos

Em dez anos, as Forças Armadas portuguesas perderam cerca de dez mil militares. Governo diz ao DN que perdas se devem "a falta de dinheiro" e não de candidatos.
Marinha Portuguesa

Navios portugueses partem para missão de um ano

363
Os navios da Marinha portuguesa "Zaire" e "Bérrio" partiram para cumprir uma missão de um ano em São Tomé e Príncipe. O ministro da Defesa presidiu à cerimónia de despedida, na base do Alfeite.
Marinha Portuguesa

Ministro elogia missão da Marinha em São Tomé

O ministro da Defesa elogiou a missão da Marinha Portuguesa em São Tomé e Príncipe. Azeredo Lopes ainda enalteceu as boas relações entre Portugal e aquele país africano.
Cabo Verde

Cabo Verde. Forças Armadas reforçam segurança 

Durante os dias de greve dos agentes da Polícia Nacional, a segurança pública no país será garantida pelas Forças Armadas, pela Polícia Judiciária e por parte dos agentes que não aderiram à greve.
Forças Armadas

África. Ministro elogia comando português 

Azeredo Lopes elogiou os militares portugueses que vão liderar a missão europeia na República Centro-Africana. O ministro da Defesa apresentou Portugal como promotor e fornecedor da segurança global.
Forças Armadas

Defesa. Azeredo Lopes perde chefe de gabinete

General Martins Pereira fica responsável pelo planeamento no Estado-Maior General das Forças Armadas. O lugar estava envolto em polémica desde a nomeação do major-general Tiago Vasconcelos, há um ano.
Forças Armadas

Forças Armadas. Transporte de água e ração animal

328
As Forças Armadas um milhão de litros de água e 2.100 toneladas de ração animal, na sequência dos incêndios deste verão e da seca extrema que atingiu o país.
Estado Islâmico

Vitória sobre o Daesh não muda missão portuguesa

111
A declaração de vitória do governo iraquiano sobre o Daesh não altera a missão de coligação internacional no terreno. Nesta operação estão integrados 32 militares portugueses.
Forças Armadas

Catástrofes podem ser missão das Forças Armadas

321
O ministro da Defesa considera viável que as catástrofes possam tornar-se a missão fundamental das Forças Armadas. Azeredo Lopes desaconselhou "imediatismo".
Marinha Portuguesa

Marinha quer que substituição de navios continue

O chefe do Estado-Maior da Armada espera que o programa de substituição de navios continue. António Silva Ribeiro espera incorporar três novos navios em 2018.
Marinha Portuguesa

Marinha. Marcelo defende investimento

O Presidente da República defendeu que é necessário investir na Marinha e na dignificação dos militares. Nas comemorações dos 700 anos da Marinha, Marcelo lembrou que Portugal "é uma nação marítima".
Forças Armadas

O soldado português "perdido" em Angola regressou

872
Durante 54 anos esteve sepultado em Angola, depois de ter sido morto na guerra colonial. A filha não sabia onde estava o corpo, até que viu uma fotografia do pai no Facebook. António regressou a casa.
União Europeia

Defesa comum: PS cede a exigências da oposição

PSD tinha feito três exigências para ponderar o voto favorável ao projeto de resolução dos socialistas relativo à adesão de Portugal ao mecanismo de Defesa europeu. O PS cedeu às exigências.
União Europeia

Especial/ Um exército da UE? 7 respostas sobre a polémica

344
Portugal ainda não assinou a posição conjunta para aderir ao mecanismo europeu de Defesa, mas a participação está garantida. A guerra agora é na AR: a direita pode votar contra; a esquerda chumba.
Forças Armadas

Defesa. Contas militares alvo de nova auditoria

Relatório de execução de um dos anexos da Lei de Programação Militar 2015 não coincide com o que estava previsto inicialmente na legislação. Tribunal dá 180 dias para que se conclua a auditoria.
Zimbabué

Zimbabué: ex-vice-presidente vai tomar posse

112
O ex-vice-presidente do Zimbabué vai tomar posse como Presidente do Zimbabué, substituindo assim Robert Mugabe.
Forças Armadas

Militares querem descongelamento de carreiras

353
Tal como os professores, os militares também querem o descongelamento de carreiras e negociações com o Governo. Três associações das Forças Armadas anunciaram que na quinta-feira haverá "carcaçada".
Rios

Projeto quer reabilitar navegabilidade do Guadiana

102
Marinha está a fazer um levantamento do fundo do Guadiana entre Alcoutim e Pomarão, num projeto transfronteiriço que visa reabilitar a navegabilidade e infraestruturas nas duas margens do rio.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: o sonho de modernizar o exército

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, general Biaguê Na Ntan, afastou qualquer possibilidade de os militares intervirem na vida política do país.
Zimbabué

Harare amanhece em aparente calma

A capital do Zimbabué, Harare, amanheceu esta quinta-feira em aparente calma apesar da tensão que se vive no país após a intervenção militar contra o Governo do Presidente, Robert Mugabe.
Marinha Portuguesa

Navio D. Carlos I em Cabo Verde para missão

695
O navio hidrográfico D. Carlos I, da Marinha Portuguesa, participa até dezembro em várias atividades em águas cabo-verdianas, no âmbito da segunda fase da missão de cooperação "Mar Aberto".
Assalto em Tancos

Dezoito unidades do Exército com videovigilância

O ministro da Defesa Nacional disse hoje que foram instalados sistemas de videovigilância em 12 unidades do Exército e que está prevista a instalação em mais seis unidades, até ao final do ano.
Incêndios

Força Aérea não vai combater incêndios em 2018

A Força Aérea não vai participar no combate direto aos incêndios em 2018. O secretário de Estado da Defesa diz que tem de se ter "consciência de que a operação não se monta de um ano para o outro".
Forças Armadas

Governo procura fundos para as Forças Armadas

O Governo está à procura de novas fontes de financiamento para a Ação Social das Forças Armadas. O ministro da Defesa defende que, tal como está, a instituição "não é sustentável".
Defesa

Azeredo Lopes mostra "reconhecimento" ao Exército

144
O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, manifestou no Porto o seu "reconhecimento" pelo trabalho desenvolvido pelo Exército português, num momento em que está a ser "objeto de ataques".
Angola

Angola. 70 milhões para alimentar Forças Armadas

João Lourenço autorizou uma verba adicional de 70 milhões de euros para despesas de alimentação das Forças Armadas Angolanas. A Defesa já corresponde a 7% das despesas públicas do OGE angolano.
Migrantes

Navio português entrega 20 migrantes a Itália

O navio "Viana do Castelo" resgatou um navio de 20 migrantes que navegavam em direção a Lampedusa. O grupo viajava em dois pequenos barcos de madeira.
Forças Armadas

Forças Armadas vão ter 4.613 promoções

269
Os ministérios das Finanças e da Defesa autorizaram 4.613 promoções nas Forças Armadas. As promoções abrangem 4.613 militares, a maioria do Exército.
Angola

Morreu o general angolano que derrotou a Unita

O primeiro chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general João Baptista de Matos, morreu em Espanha, aos 62 anos, vítima de doença prolongada.
Incêndios

Forças Armadas disponíveis para o que for pedido

A Força Aérea irá corresponder às tarefas que lhe forem atribuídas na gestão e operação dos meios aéreos de combate aos incêndios, embora ainda desconheça a forma de operacionalizar esta medida.
Incêndios

Futuro da ANPC: as Forças Armadas dão o exemplo

3.328
Em manifesto contraciclo com o que se passa na maioria dos países, o Estado português tem vindo a afastar as suas Forças Armadas do comando da proteção civil e deste tipo de missões.
Imigrantes Ilegais

Marinha Portuguesa salva 63 migrantes ilegais

183
O navio patrulha "Viana do Castelo" salvou, no domingo, 63 migrantes tunisinos em três embarcações, à deriva no Mar Mediterrâneo, entre a Tunísia e Itália.
Marinha Portuguesa

Navio da Marinha já chegou a Bissau

1.141
O navio da Marinha portuguesa D. Carlos I chegou à Guiné-Bissau para realizar um levantamento hidrográfico no rio Geba e de acessos ao porto comercial de Bissau. O navio vai permanecer até dia 27.
Forças Armadas

Brasil. Forças Armadas anunciam cerco a favela

As forças armadas do Brasil vão cercar a comunidade da Rocinha, uma grande favela do Rio de Janeiro onde vivem pelo menos 70 mil pessoas.
Defesa

Portugal assume o comando da EUROMARFOR

388
O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu esta terça-feira o comando da EUROMARFOR. A força marítima europeia existe há 22 anos e faz resgates, missões humanitárias, de manutenção de paz ou de combate.
Marcelo Rebelo de Sousa

Missão em África e na Europa pode estar para breve

O Presidente da República afirmou que está para breve uma decisão para a renovação de uma missão portuguesa em África e uma nova missão na Europa". Marcelo não adiantou mais detalhes.
Forças Armadas

Centeno só autoriza contratação de 3.500 militares

164
O Ministério das Finanças deu luz verde à contratação de militares, mas 30% abaixo das necessidades reivindicadas pelas chefias. Em causa está também a verba utilizada para promoções nos quadros.
Nicolás Maduro

Venezuela. Forças Armadas apoiam Maduro

A Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela declarou o seu "incondicional apoio e lealdade" ao Presidente do país, Nicólas Maduro, na sequência das sanções dos EUA.
Assalto em Tancos

Tancos. Militares 11 dias sem jipe para as rondas

1.867
Um acidente, uma semana e meia antes do assalto aos Paióis Nacionais de Tancos, criou a oportunidade ideal para o furto de armamento de guerra. Equipas ficaram sem carro para fazer rondas.
Conversas à Quinta

A nossa relação de amor-ódio com as Forças Armadas

Na Europa todos falam de ter Forças Armadas e uma sólida política de Defesa. Mas o jogo político acaba quase sempre em cortes no orçamento dos militares. E será que devemos preocuparmo-nos com isso?
Assalto em Tancos

Terrorismo ou não? Versões e contradições

113
Costa garantiu não haver ligação a terrorismo. Essa conclusão foi tirada em 48 horas. PGR aponta para investigações nesse sentido. Num mês, somam-se contradições sobre o objetivo do furto das armas.
Assalto em Tancos

Tancos. As explicações confusas do general

1.409
General Pina Monteiro disse que um dos equipamentos mais perigosos e que foi roubado não podia ser "utilizado operacionalmente". Mas depois garantiu que o material "não é obsoleto".
Forças Armadas

Forças Armadas: Governo investe 700 milhões

1.002
Os 12 programas de aquisição irão decorrer pelo menos até 2026 e terão um custo total de 700 milhões de euros, diz o JN. A maior fatia do investimento vai para os aviões KC 390.
Forças Armadas

CSDN analisou situação das forças armadas

O Conselho Superior de Defesa Nacional analisou as "recentes dados da situação política atinentes às Forças Armadas".
Forças Armadas

Tancos, as armas e a ópera bufa

731
A performance do CEMGFA não deixa de representar um grande “sacrifício pela Pátria”, o que não deixará de ser recompensado no próximo dia 10 de Junho com republicaníssima “Ordem da Tristíssima Figura”
Forças Armadas

Comandos. Pedidos de indemnização de 650 mil euros

Famílias de Hugo Abreu e Dylan Silva pedem ao Estado indemnizações entre os 300 e os 350 mil euros. Casos vão ser decididos em conjunto com o processo criminal.
Governo

E se o governo acabar antes da maioria?

1.082
O actual governo está condenado a gerir o status quo, esperando que tudo corra bem, e a deixar acumular os problemas, esperando que tudo comece a correr mal o mais tarde possível.
Forças Armadas

"A paz é garantida fora das nossas fronteiras"

161
Marcelo Rebelo de Sousa destacou, em Coimbra, a participação dos militares portugueses nas operações de paz durante a cerimónia militar de receção do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas.
Segurança

Para que serve o material roubado em Tancos?

Chamam-lhe "a maior quebra de segurança do século" e o nervosismo justifica-se: com o material de guerra roubado em Tancos, é possível deitar um prédio abaixo ou abater um avião junto ao aeroporto

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site