Forças Armadas

Defesa

Portugal assume o comando da EUROMARFOR

111
O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu esta terça-feira o comando da EUROMARFOR. A força marítima europeia existe há 22 anos e faz resgates, missões humanitárias, de manutenção de paz ou de combate.
Marcelo Rebelo de Sousa

Missão em África e na Europa pode estar para breve

O Presidente da República afirmou que está para breve uma decisão para a renovação de uma missão portuguesa em África e uma nova missão na Europa". Marcelo não adiantou mais detalhes.
Forças Armadas

Centeno só autoriza contratação de 3.500 militares

164
O Ministério das Finanças deu luz verde à contratação de militares, mas 30% abaixo das necessidades reivindicadas pelas chefias. Em causa está também a verba utilizada para promoções nos quadros.
Nicolás Maduro

Venezuela. Forças Armadas apoiam Maduro

A Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela declarou o seu "incondicional apoio e lealdade" ao Presidente do país, Nicólas Maduro, na sequência das sanções dos EUA.
Assalto em Tancos

Tancos. Militares 11 dias sem jipe para as rondas

1.867
Um acidente, uma semana e meia antes do assalto aos Paióis Nacionais de Tancos, criou a oportunidade ideal para o furto de armamento de guerra. Equipas ficaram sem carro para fazer rondas.
Conversas à Quinta

A nossa relação de amor-ódio com as Forças Armadas

Na Europa todos falam de ter Forças Armadas e uma sólida política de Defesa. Mas o jogo político acaba quase sempre em cortes no orçamento dos militares. E será que devemos preocuparmo-nos com isso?
Assalto em Tancos

Terrorismo ou não? Versões e contradições

113
Costa garantiu não haver ligação a terrorismo. Essa conclusão foi tirada em 48 horas. PGR aponta para investigações nesse sentido. Num mês, somam-se contradições sobre o objetivo do furto das armas.
Assalto em Tancos

Tancos. As explicações confusas do general

1.409
General Pina Monteiro disse que um dos equipamentos mais perigosos e que foi roubado não podia ser "utilizado operacionalmente". Mas depois garantiu que o material "não é obsoleto".
Forças Armadas

Forças Armadas: Governo investe 700 milhões

1.002
Os 12 programas de aquisição irão decorrer pelo menos até 2026 e terão um custo total de 700 milhões de euros, diz o JN. A maior fatia do investimento vai para os aviões KC 390.
Forças Armadas

CSDN analisou situação das forças armadas

O Conselho Superior de Defesa Nacional analisou as "recentes dados da situação política atinentes às Forças Armadas".
Forças Armadas

Tancos, as armas e a ópera bufa

731
A performance do CEMGFA não deixa de representar um grande “sacrifício pela Pátria”, o que não deixará de ser recompensado no próximo dia 10 de Junho com republicaníssima “Ordem da Tristíssima Figura”
Forças Armadas

Comandos. Pedidos de indemnização de 650 mil euros

Famílias de Hugo Abreu e Dylan Silva pedem ao Estado indemnizações entre os 300 e os 350 mil euros. Casos vão ser decididos em conjunto com o processo criminal.
Governo

E se o governo acabar antes da maioria?

1.082
O actual governo está condenado a gerir o status quo, esperando que tudo corra bem, e a deixar acumular os problemas, esperando que tudo comece a correr mal o mais tarde possível.
Forças Armadas

"A paz é garantida fora das nossas fronteiras"

161
Marcelo Rebelo de Sousa destacou, em Coimbra, a participação dos militares portugueses nas operações de paz durante a cerimónia militar de receção do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas.
Segurança

Para que serve o material roubado em Tancos?

Chamam-lhe "a maior quebra de segurança do século" e o nervosismo justifica-se: com o material de guerra roubado em Tancos, é possível deitar um prédio abaixo ou abater um avião junto ao aeroporto
Forças Armadas

Tancos. Militares contestam decisões do Governo

1.592
Na página de Facebook da Associação de Oficiais das Forças Armadas multiplicam-se as críticas à gestão política do assalto aos paióis de Tancos. Denunciam-se cortes estruturais e redução de efetivos.
FARC

Líder das FARC hospitalizado com AVC

O líder das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi hospitalizado no domingo. Foi vítima de um AVC e permanece nos cuidados intensivos.
Ministério Público

Comandos. 19 militares acusados de 489 crimes

Foi arquivado processo contra um dos 20 militares constituído arguido. Ministério Público quer levar 19 militares a julgamento pelos crimes de abuso de autoridade por ofensas à integridade física.
Forças Armadas

Forças Armadas. Resposta dada dentro dos recursos

O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, diz que necessidades das Forças Armadas têm sido "correspondidas, dentro dos recursos orçamentais" disponíveis.
Segurança Informática

Cibersegurança. Forças Armadas postas à prova

As Forças Armadas Portuguesas voltam a testar as suas capacidades de segurança informática no próximo mês de novembro. Objectivos: avaliar a comunicação entre entidades e captar novos talentos.
Angola

Confrontos com milícias da RD Congo confirmados

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas garantiu a segurança das fronteiras do país, mas admitiu confrontos entre forças de defesa nacional e grupos rebeldes do Congo.
FARC

Colômbia. FARC entregaram 30% das armas à ONU

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) já começaram a entregar as suas armas. Até agora, foi entregue 30% do armamento à ONU.
Forças Armadas

Forças Armadas em exibição no centro do Porto

A Avenida dos Aliados é um dos palcos do Porto a acolher comemorações oficiais do 10 de Junho, transformando-se num quartel-general onde as Forças Armadas mostram o que têm, o que fazem e onde estão.
IVA

Governo simplifica restituição do IVA

O Governo aprovou esta quinta-feira o sistema eletrónico de restituição do IVA para várias instituições públicas e particulares de solidariedade social.
Reino Unido

Navio de guerra russo intercetado por Londres

Há dias, fez uma passagem "normal" por Lisboa. Na viagem rumo a norte, passou pelo Canal da Mancha e foi intercetado e seguido de perto pelos navios da Marinha britânica.
Forças Armadas

Instrutores negam culpa pela morte dos Comandos

Quatro sargentos instrutores do curso de Comandos refutaram responsabilidades na morte dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva e negaram ter infligido maus tratos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. Houve desatenção em relação a combatentes

194
O Presidente da República considerou que "houve uma desatenção em relação a estes heróis", combatentes da guerra colonial, e que "o Estado português está aos poucos a fazer-lhes justiça".
Marinha Portuguesa

Navio de guerra russo atraca em Lisboa

O Severomorsk, um navio de guerra anti-submarino, chega a Lisboa quinta-feira ao final da tarde e tem partida prevista para sábado. Vai estar atracado no cais de passageitos do terminal de Alcântara.
Renamo

Moçambique. Dhlakama critica lentidão do governo

O presidente da Renamo queixou-se esta quarta-feira da lentidão nas negociações com o Governo e na retirada de forças armadas do centro de Moçambique. Apesar disso, diz ser "compreensível".
Timor-Leste

Timor aprova acordo de defesa com Portugal

O Governo timorense anunciou ter aprovado a assinatura do novo Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa com Portugal, que vai vigorar até 2022 e deverá ser firmado na próxima semana.
Entrevista

Especial/ "Em 74 podíamos tornar-nos um satélite da URSS"

1.296
Sempre quis ser militar, como os oficiais que punham em alvoroço o posto da GNR que o pai comandava. Na revolução, ajudou a travar a sovietização do país. Entrevista de vida a Loureiro dos Santos.
Marinha Portuguesa

Marinha encontra corpo ao largo da Costa Vicentina

A Marinha Portuguesa detectou na manhã de quarta-feira um corpo estranho, ao largo da costa vicentina, a cerca de 16 quilómetros de terra, que acabou por se revelar ser um cadáver do sexo masculino.
Forças Armadas

Portugal "tem de modernizar as Forças Armadas"

564
O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, disse que Portugal tem de continuar a tarefa de modernizar as Forças Armadas, segundo critérios de necessidade, eficiência e exigências.
Forças Armadas

Comandos. Novo curso com 67 formandos

O 128.º curso de Comandos começa sexta-feira com 67 formandos dos 106 candidatos iniciais. Houve 4 desistências a pedido e 18 exclusões por "inaptidão médica", num total de 39 exclusões.
Venezuela

Oposição venezuelana chama Forças Armadas

O partido da oposição venezuelana Vontade Popular apelou às Forças Armadas para que defendam a Constituição e a democracia, condenando a decisão do Supremo Tribunal de Justiça.
Marinha Portuguesa

Fragata portuguesa em missão a Cabo Verde

A fragata Álvares Cabral, da Marinha Portuguesa, vai atracar sábado no porto do Mindelo, ilha cabo-verdiana de São Vicente, para uma missão que se prolonga até 12 de abril.
Forças Armadas

Efetivos. Governo e chefes militares em desacordo

1.171
Ministério não vê problema no facto de os tetos de efetivos não serem atingidos. A falta de voluntários está a sobrecarregar os militares no terreno e ameaça a prontidão operacional, avisam os ramos.
Forças Armadas

Comandos. Líder da formação constituído arguido

Ministério Público constituiu o capitão Rui Monteiro arguido, indiciado pelos crimes de insubordinação por desobediência e abuso de autoridade.
Forças Armadas

Comandos. Desistentes obrigados a continuar curso

309
"Sentia-me um prisioneiro", disse um dos recrutas no processo onde se investigam as mortes de dois instruendos. Militares queriam desistir mas terão sido castigados e forçados a continuar a instrução.
Defesa

Processo dos Comandos faz mais um arguido

145
O capitão Monteiro, comandante da companhia de formação, vai ser ouvido pelo MP. E o diretor do 127º curso terá de responder por mais um crime: insubordinação por desobediência.
Ministério da Defesa

Azeredo Lopes comenta dívida das Forças Armadas

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, disse que os resultados da auditoria ao Instituto das Forças Armadas, que revelaram uma dívida de 50 milhões de euros, são "evidentemente preocupantes".
Forças Armadas

Comandos. Novo curso arranca em abril

411
Chefe do Estado-Maior do Exército aprovou o Referencial do Curso de Comandos e decidiu autorizar o arranque da próxima formação (o curso 128) já em abril.
Marinha Portuguesa

Alfeite vai construir lanchas salva-vidas

O Arsenal do Alfeite, SA, vai iniciar em março a construção de duas lanchas para reforçar a capacidade de salvamento marítimo, na sequência de um contrato assinado com a Marinha.
Meteorologia

Marinha alerta para agravamento severo do mar

A Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional alertaram para o agravamento severo do estado do mar a partir de quarta-feira, nos Açores, e de quinta-feira, no Continente.
Forças Armadas

Comandos. Exército quer acesso historial clínico

Inspeção Técnica Extraordinária detetou falhas no acesso a informações de saúde dos militares inscritos nos cursos. Exército quer agora "conhecer o histórico clínico" dos recrutas.
Marinha Portuguesa

Navios russos vigiados pela marinha portuguesa

104
A Marinha vigiou durante o fim de semana a passagem de uma força aeronaval russa, composta por seis navios, por águas de jurisdição portuguesa em trânsito de Gibraltar para o Báltico.
Forças Armadas

Comandos. Guião da prova poderá ter sido alterado

Investigação da RTP detetou diferenças entre os guiões entregues aos instrutores do 127.º curso de Comandos e o documento entregue à investigação judicial.
Nações Unidas

Militar criticado pela ONU regressa a Portugal

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMFGA) determinou o regresso a Portugal do militar alegadamente criticado pela ONU por ter dançado com uma guerrilheira das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC), disse à Lusa fonte do seu gabinete.
Forças Armadas

Exército deduz acusação contra três militares

O exército vai processar os três militares contra os quais tinha instaurado processo disciplinares, na sequência da morte de dois recrutas do 127º curso de comandos.
Forças Armadas

Comandos. Instrutores precisam de receber formação

Relatório ao curso de Comandos obriga Exército a rever procedimentos de escolha de militares, a formar instrutores e a reforçar equipas do regimento. Próximos cursos continuam suspensos.
Forças Armadas

Comandos. Comandante ignorou parecer médico

191
O Comandante das Forças Terrestres decidiu não suspender o 127º curso de Comandos depois de o médico que acompanhava a instrução defender que a atividade parasse. Hugo Abreu tinha morrido horas antes.
Forças Armadas

PR defende respeito pelas Forças Armadas

O Presidente da República defendeu hoje que respeitar o Estado de Direito Democrático é respeitar as Forças Armadas, reconhecendo o desempenho de Macieira Fragoso na chefia da Marinha com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
Forças Armadas

Comandos. MP chama general das Forças Terrestres

187
MP convocou o primeiro general para testemunhar sobre as mortes de Hugo Abreu e Dylan Silva. Mas Faria Menezes, que devia responder esta sexta-feira no DIAP, deve fazê-lo por escrito.
Forças Armadas

Pina Monteiro proposto para chefia da Armada

De acordo com o ministério da Defesa, a posse do novo Estado-Maior da Armada, oriundo do exército, está prevista para o próximo sábado, em Belém.
Marinha Portuguesa

Chefe da Armada queria ter sido avisado mais cedo

Chefe da Armada Macieira Fragoso revelou que gostava de ter sido avisado mais cedo de que iria ser substituído no cargo. No entanto, diz não ter ficado surpreendido com a situação.
Forças Armadas

A Marinha em “banho-maria”?

267
Não é bom para as Forças Armadas que, por conveniências políticas de ocasião, se deixem em suspenso por tanto tempo assuntos (a escolha do CEMGFA) de que depende o regular funcionamento da instituição
Forças Armadas

AOFA. Regulamento vai "destruir as Forças Armadas"

1.101
A Associação de Oficiais de Forças Armadas acusa o Governo de silenciamento e considera que o novo Regulamento de Avaliação de Mérito atira os militares portugueses para a "indigência".
Forças Armadas

Militares foram "julgados na praça pública"

122
O presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas considerou que a detenção dos militares dos comandos para interrogatório foi um "processo de julgamento em praça pública inédito em Portugal".
Defesa

Comandos. Dois instrutores alvo de processos

104
Foram instaurados esta quinta-feira dois processos disciplinares contra instrutores do 127º curso de Comandos pela morte dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva.
Marinha Portuguesa

Submarinos. Alemães passam "know-how" ao Alfeite

135
Tridente e Arpão vão ser alvo das "primeiras revisões intermédias específicas". Custa 50 milhões. A partir de 2018, estas revisões poderão passar a ser feitas no Arsenal do Alfeite.
Forças Armadas

Comandos. Exército sem sinais de falha disciplinar

Relatório à morte de dois militares do 127º curso não está concluído -- faltam conclusões das autópsias. Mas os interrogatórios aos envolvidos não terão revelado indícios de falha dos instrutores.
Política

Militares, polícias e magistrados alertam poder

2.545
Encontro "inédito" junta trabalhadores das funções soberanas do Estado. Os responsáveis de 15 associações profissionais estão cansados dos ataques à "dignidade" por parte dos responsáveis políticos.
Forças Armadas

Comandos aguardam partida para missão da ONU

Cerca de 160 efetivos do regimento de Comandos do Exército serão destacados para a República Centro Africana no âmbito da missão da ONU naquele país, em ambiente "hostil e de grande perigosidade".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site