459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

República Centro Africana

Militares

Bagagem de 150 militares portugueses inspecionada

Nenhum ilícito criminal foi apurado nas inspeções aos dois voos das missões militares, que no ano passado ficaram marcadas por 11 detenções suspeitas de tráfico de diamantes, ouro e droga.
República Centro Africana

República Centro-Africana. Bitcoin é moeda oficial

A presidência do país legalizou a utilização de criptomoedas, garantindo tratar-se do primeiro país africano a fazê-lo. A medida foi aprovada pela Assembleia Nacional por unanimidade dos deputados.
República Centro Africana

RCA. Militares portugueses oferecem brinquedos 

Os militares portugueses na República Centro-Africana entregaram centenas de brinquedos e equipamentos desportivos aos alunos de duas escolas de Bocaranga.
Justiça

Operação Miríade já tem mais de 60 arguidos

Já há mais de 60 pessoas constituídas arguidas na sequência da investigação a alegada rede de tráfico que operaria entre África e a Europa, e que envolveria militares e antigos militares portugueses.
António Costa

Costa: "Gratidão permanente" às missões militares

"As nossas forças e serviços de segurança contribuem diariamente para que Portugal seja um dos países mais seguros do mundo", disse Costa. Reconheceu que é "difícil" estar longe da família no Natal.
República Centro Africana

Costa. Portugal reagiu bem ao caso Miríade  

Primeiro-ministro considera que "a resposta que o Estado e as autoridades deram tem sido considerada um exemplo de atuação a ter perante circunstâncias dessa natureza".
Forças Armadas

Costa destaca militares em missão na RCA

Atualmente estão empenhados 191 militares portugueses no âmbito da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana.
República Centro Africana

RCA. Costa visita missão militar portuguesa

O primeiro ponto do programa do líder do executivo será assistir a um briefing sobre a operação por parte do segundo comandante da MINUSCA, tirando depois uma fotografia de grupo com os militares.
República Centro Africana

Suspensa formação militar devido a mercenários 

A formação das FACA será retomada logo que seja garantido que os soldados centro-africanos treinados pela UE não serão utilizados pelos mercenários de Wagner.
República Centro Africana

RCA. Ataque mata 30 civis e dois militares

Classificada pelas Nações Unidas (ONU) como o segundo país menos desenvolvido do mundo, a RCA mergulhou numa guerra civil após um golpe de Estado em 2013.
República Centro Africana

Diamantes. Presença portuguesa na Minusca em risco

O porta-voz da Presidência da República Centro-Africana (RCA), Albert Yaloke Mokpem, declarou à Lusa estar "ao corrente da informação", mas reservou-se a produzir quaisquer comentários.
Ministério da Defesa

"Seria o ministro Nostradamus se adivinhasse"

Por um lado João Gomes Cravinho diz que foi respeitada a divisão de poderes, por outro diz que se soubesse da dimensão do caso que lhe foi reportado em início de 2020 teria informado Costa.
Noticiário

17h. Militares portugueses já regressaram da RCA

Neste jornal, a chegada dos 150 militares que estiveram envolvidos numa missão da ONU na República Centro-Africana. Ainda nesta edição, o parlamento aprova a audição do Ministro da Defesa.
Noticiário

1h. Imagem das Forças Armadas continua "intacta" 

Nesta edição, as declarações do Presidente da República na despedida dos militares portugueses para a República Centro Africana. E ainda, a goleada portuguesa no campeonato europeu de hóquei em patins
República Centro Africana

Diamantes de sangue. Uma história de violência

Diamantes traficados por militares portugueses podem ter financiado conflito na RCA, como acontecia na Serra Leoa. Malha apertou, mas o secretismo e a violência ainda marcam este negócio.
Noticiário

22h Credibilidade das FA na RCA é a “mais elevada”

Diretor da Divisão de Polícia das Nações Unidas refere que recebeu vários elogios ao trabalho dos militares portugueses. Ainda, Ministra da Saúde não afasta a possibilidade de novas restrições.
Forças Armadas

Credibilidade das FA na RCA é a "mais elevada"

O oficial português Luís Carrilho sublinhou que o Conselho de Segurança da ONU "aprovou hoje [sexta-feira] a extensão do mandato por mais ano, a partir de 15 de novembro, da missão de paz na RCA."
República Centro Africana

Miríade. BE quer esclarecimentos sobre caso grave

Líder do BE quer saber como é que foi possível existir este tipo de tráfico envolvendo militares portugueses, nomeadamente nas questões de segurança, do que entra no país.".
Tráfico de Droga

Miríade. CEMGFA só percebeu dimensão na 2ª feira

Almirante António Silva Ribeiro comentou pela primeira vez Operação Miríade. Está "profundamente triste", mas não envergonhado. "As Forças Armadas não são aquilo" e o caso não se repetirá, garante.
Noticiário

21h. Covid-19. 6 em cada 10 idosos não têm 3ª dose

Não há ainda calendário definido com metas de vacinação para a dose de reforço. Ainda, os 11 arguidos suspeitos de tráfico de diamantes da República Centro-Africana já começaram a ser interrogados.
República Centro Africana

Guarda Presidencial disparou sobre capacetes azuis

Uma pessoa morreu após ter sido atropelada por uma viatura da ONU quando fugia do local. Tiroteio ocorreu depois de um quadro civil da Minusca ter entrado no perímetro de segurança do Palácio.
República Centro Africana

Militares portugueses distinguidos pela ONU

Atual contingente português é composto por 180 militares, a maioria do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército Português.
República Centro Africana

Direitos humanos. RCA reconhece acusações da ONU

O Governo afirma que "dos incidentes comprovados, alguns são atribuíveis a instrutores russos que apoiam as forças armadas da RCA" na luta contra os rebeldes.
República Centro Africana

180 militares portugueses vão para a RCA

Terminou o aprontamento para "treinar, avaliar e validar" os militares portugueses que vão integrar, como Força de Reação Rápida, a missão para a Estabilização da República Centro-Africana.
Tunísia

Tunísia em missão na República Centro-Africana

Depois de sete anos em guerra civil com pequenos grupos de agentes policiais do país a participarem na força internacional que procura a paz, a Tunísia enviou 120 soldados em missão de paz.
República Centro Africana

Operações de paz da ONU envolveram 150 portugueses

Os militares da Força Nacional Destacada estiveram em Bozoum para garantir a segurança necessária à execução da segunda/terceira ronda das eleições legislativas na República Centro-Africana.
República Centro Africana

RCA. Primeiro-ministro anuncia demissão no Twitter

Primeiro-ministro da República Centro-Africana anunciou a demissão do Governo, mas o Presidente ainda pode renomear. Decisão foi anunciada no Twitter esta quinta-feira.
França

Rep Centro-Africana. França suspende financiamento

No final de abril, os militares franceses que tinham sido destacados para o Ministério da Defesa da RCA foram chamados a Paris, e o treino fornecido às forças deste país foi interrompido.
República Centro Africana

Ex-presidente da RCA lidera rebeldes

Desde meados de dezembro, seis dos mais poderosos grupos armados controlam dois terços da República Centro-Africana (RCA), que está em guerra há oito anos.
República Centro Africana

ONU aprova reforço de quase 3 mil militares

Foi aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas uma resolução que prevê o aumento gradual de cerca de 3.000 militares na República Centro-Africana.
República Centro Africana

RCA. ONU recupera controlo de Bangassou

A cidade de Bangassou, a 750 quilómetros da capital da República Centro Africana, estava ocupada por grupos armados contra o regime do presidente Touadéra.
República Centro Africana

RCA. Médicos Sem Fronteiras reforçam ajuda

MSF alertaram para a escalada da violência na República Centro-Africana, que agravou ainda mais as condições de saúde da população. Confrontos agudizaram-se após eleições contestadas pela oposição.
República Centro Africana

RCA. Angola apoia instituições legítimas

Angola está a acompanhar com preocupação os desenvolvimentos sobre a situação política, de segurança e humanitária que afetam a população da RCA e as ameaças à realização das eleições presidenciais.
República Centro Africana

Forças Armadas confirmam missão portuguesa na RCA

António Silva Ribeiro confirmou que a Força de Reação Imediata portuguesa participou numa "missão difícil" na República Centro-Africana, que envolveu "contactos de fogo com alguma intensidade".
República Centro Africana

Rússia nega envio de tropas para a RCA

Um porta-voz do governo da República Centro-Africana afirmou que a "Rússia enviou várias centenas de homens das forças regulares e equipamento pesado" para o país. A Rússia nega as informações.
República Centro Africana

RCA. Ministra agradece atuação de Portugal

A ministra da Defesa da República Centro Africana agradeceu a atuação "com coração" dos militares portugueses integrados nas missões das Nações Unidas e União Europeia naquele país.
República Centro Africana

Ministro da Defesa visita militares na RCA

João Gomes Cravinho encontra-se em visita ao destacamento militar português na República Centro-Africana, que tem a seu cargo uma das missões nacionais externas mais complexas no plano da segurança.
República Centro Africana

ONU pede fim das hostilidades a "todos os atores"

António Guterres "condenou a escalada da violência" na República Centro-Africana e "apelou a todos os atores para cessarem todas as hostilidades urgentemente".
Forças Armadas

RCA. Militares partem para missões da ONU e UE

104 militares das Forças Armada partem para a República Centro Africana que continua confrontada com a atuação das milícias e o Governo controla apenas uma pequena parte do país.
República Centro Africana

Militares portugueses voltam a entrar em combate

Os militares portugueses que estão na República Centro-Africana ao serviço da ONU, voltaram a entrar em combate, desta vez com milicianos do grupo armado designado 3R.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.