República Centro Africana

Nações Unidas

ONU renova missão na Republica Centro-Africana

O Conselho de Segurança das Nações Unidas renovou a missão de paz na República Centro-Africana e poderá vir a ter no ativo 11.650 militares e 2.080 polícias.
Ministério da Defesa

CEMGFA. Missão na RCA é "a mais difícil de todas"

1.393
Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas afirmou que a missão dos militares portugueses na República Centro-Africana "é a mais difícil" de todas e admitiu "preocupação".
Intervenção Militar

RCA. Insegurança obriga a operação mais ampla

112
Há três semanas que dura "um impasse" em Bambari, na República Centro Africana, com parte da população "capturada" por grupos armados e impossibilitada de fazer uma vida normal.
República Centro Africana

"Seria uma sorte" ter mais portugueses na RCA /premium

162
Parfait Onanga-Anyanga, responsável da ONU pela República Centro Africana, admite que o conflito se arraste por mais dez anos. Ter mais homens no terreno "faria a diferença".
República Centro Africana

Unicef: 2 em cada 3 crianças precisam de ajuda

Cerca de 1,5 milhão de crianças precisam de ajuda humanitária na República Centro-Africana e milhares foram sequestradas por grupos armados ou vítimas de violência sexual.
Relações Internacionais

Angola pede apoio para levantar embargo na RCA

João Lourenço pediu apoio como forma de o Governo da República Centro-Africana garantir a segurança nacional. O país caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-presidente Bozizé.
República Centro Africana

RCA. Pelo menos 48 mortos em confrontos

Um balanço anterior dava conta de pelo menos 37 mortos, incluindo dois padres, resultantes de combates entre milícias anti-Balaka e do grupo armado União para a Paz na República Centro-Africana (UPC).
República Centro Africana

RCA. "Rambo" julgado por crimes contra humanidade

"Rambo" é acusado de liderar mais de 3 mil elementos de uma milícia cristã que conduzia ataques contra a população muçulmana do país.
Fome

República Centro-Africana. ONU alerta para fome

Cerca de dois milhões dos 4,6 milhões de habitantes da República Centro-Africana precisam de uma "ação alimentar urgente", alertou a Organização das Nações Unidas.
República Centro Africana

Conflito na RCA não tem fim à vista alerta ONG

A situação político-militar na República Centro-Africana está em degradação contínua e o conflito está a ser internacionalizado e a ganhar características semelhantes ao da Síria, alerta uma ONG.
República Centro Africana

RCA. Militar português ferido em combate

183
Ferimento, sem gravidade, foi consequência de combates violentos, durante várias horas, com elementos de um grupo armado na República Centro Africana.
República Centro Africana

RCA: Conselho de Segurança deve renovar mandato

A renovação do mandato da MINUSCA deve ir a par com a da autorização às forças francesas para usarem todos os meios no apoio àquela, se assim o solicitar o secretário-geral.
República Centro Africana

RCA. Protestos contra a destituição do presidente

Cerca de quatrocentas pessoas manifestaram-se na capital da República Centro-Africana contra uma petição de deputados que visa a destituição do presidente do parlamento, Karim Meckassoua.
Nações Unidas

República Centro-Africana desarma grupos armados

O Governo da República Centro-Africana procederá, antes do final do ano, ao desarmamento de vários grupos armados no oeste do país, anunciou o Conselheiro de Segurança da ONU.
República Centro Africana

Guterres quer ONU com mais responsabilidade

O secretário-geral das Nações Unidas quer um aumento de responsabilidades desta organização na República Centro-Africana, na perspetiva de eleições em 2020/2021.
República Centro Africana

Tiroteio na capital da RCA provoca três mortos

Na origem do tiroteio esteve uma altercação entre um membro de um grupo de autodefesa de Nimery Matar Djamous, também conhecido por Force, e homens armados não identificados.
Parlamento

Parlamento saúda coragem dos militares portugueses

545
O Parlamento aprovou esta sexta-feira um voto apresentado por PS, PSD e CDS-PP de congratulação pela coragem e profissionalismo dos militares portugueses em missão na República Centro-Africana (RCA).
República Centro Africana

França rejeita iniciativa russa de paz na RCA

Além do apoio às Forças Armadas, os russos estão a intrometer-se na mediação complexa com os grupos armados que controlam a maior parte do território, tendo organizado em Cartum uma reunião.
Defesa

RCA. Federação Russa investe nas Forças Armadas

Ao fim de nove meses de presença na República Centro-Africana, a Federação Russa investiu em numerosos projetos, como a formação das Forças Armadas e a relação com as milícias.
Militares

Militares regressam de missão "intensa" na RCA

727
Quando os 156 militares, na maioria paraquedistas, aterraram no aeroporto militar de Figo Maduro cerca das 17h15, já tinham à espera centenas de familiares para o reencontro.
República Centro Africana

Marco Serronha é o 2.º comandante na missão da ONU

232
Portugal está presente na missão da ONU na República Centro Africana com a 3.ª Força Nacional Destacada Conjunta, composta por 156 militares, dos quais 153 do Exército.
República Centro Africana

Militar português pode ter "recuperação total"

Regresso a Portugal horas após o incidente e acompanhamento por equipas médicas especializadas deu nova esperança ao soldado ferido na República Centro Africana que arriscava perder parte da visão.
República Centro Africana

Militar ferido com G3 com "prognóstico reservado"

Ferimento aconteceu "durante uma operação de manutenção da arma" e obriga a "cuidados médicos diferenciados". Falcon da Força Aérea está a caminho de Bangui e chega a Lisboa esta sexta-feira à noite.
República Centro Africana

Paraquedista ferido na República Centro Africana

O militar encontra-se em observação permanente por parte da equipa médica e chega a Portugal esta sexta-feira ao final da noite, num voo militar da Força Aérea Portuguesa.
República Centro Africana

ONU. Novos confrontos na República Centro-Africana

Confrontos provocaram pelo menos quatro mortos e vários feridos, de acordo com testemunhas no local citadas pela France Press. Balanço, contudo, ainda não foi confirmado pela missão das Nações Unidas.
República Centro Africana

ONU condena incitação ao ódio religioso e étnico

Conselho de Segurança da ONU apelou aos grupos armados que cessassem todas as formas de violência, entregassem as armas imediata e incondicionalmente e se envolvessem na construção da paz.
Rússia

Wagner. Os mercenários de Vladimir Putin

Da Ucrânia à Síria, o grupo de mercenários Wagner esteve sempre presente em todos os conflitos de interesse para o Kremlin. Pelo menos quatro jornalistas morreram enquanto investigavam esta relação.
Rep Democrática do Congo

Jean-Pierre Bemba regressou à RD Congo

O líder da oposição congolesa, Jean-Pierre Bemba, regressou à República Democrática do Congo, depois de 10 anos na prisão, por crimes de guerra e contra a humanidade.
República Centro Africana

Jornalistas russos assassinados na RC Africana

141
Três jornalistas russos foram assassinados na República Centro-Africana no início da semana. Estavam a gravar um documentário sobre uma empresa militar privada da Rússia.
Exército

Paraquedistas. Treinar para descer ao inferno /premium

1.573
Risco permanente e "imprevisível". A República Centro Africana é o mais duro cenário com militares portugueses. Em setembro, uma força parte em missão. Acompanhámos o treino desta unidade especial.
República Centro Africana

Ministra elogia trabalho dos militares portugueses

375
Ministra da Defesa agradeceu "em nome do chefe de Estado", Faustine-Archange Touadera, "todo o trabalho" desenvolvido pelos portugueses, de grande significado para a República Centro-Africana.
Exército

Exército reforça presença na Rep. Centro Africanas

O exército vai reforçar com 20 militares e seis veículos blindados de transporte de infantaria "Pandur" o contingente português na República Centro Africana, disse o chefe do Estado-Maior do Exército.
República Centro Africana

Exército português abriu fogo em 12 ocasiões

280
Entre os registos dos contactos com as milícias, os capacetes azuis da Força Nacional Destacada, composta por 159 militares, foram obrigados a recorrer ao "uso de armas de fogo em 12 ocasiões".
República Centro Africana

General português será 2º comandante da ONU na RCA

O major-general do Exército Marco Serronha vai assumir cargo de 2.º comandante da missão militar da ONU na República Centro Africana. Contingente português conta com 159 militares.
Forças Armadas

Exército prepara reforço da missão Centro Africana

602
Força de 159 militares destacada no país pode receber meia dúzia de viaturas Pandur e um efetivo de 18 homens para tripular os blindados.
Exército

Comandos podem voltar à República Centro Africana

O chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, disse que os Comandos poderão voltar a integrar a missão da ONU na República Centro Africana, no 5.º contingente, em 2019.
República Centro Africana

Guterres alerta para ameaça à capital da RCA

Guterres admitiu que está "aterrado" com o facto de, "cinco anos depois do início da crise na RCA", a violência intercomunitária ter aumentado. Particularmente preocupante é a violência em Bangui.
República Centro Africana

Militares são um "orgulho para Portugal"

O comandante da Força Nacional Destacada disse que os militares em missão na República Centro-Africana são um "orgulho para Portugal, para os portugueses e todos os militares".
Armamento

G-3 "cumpre todos os requisitos" garante EMFGA

759
Estado-Maior-General das Forças Armadas garante que G-3 "cumpre todos os requisitos" para atuação dos militares portugueses na República Centro-Africana. Uma resposta à notícia do Observador
Mundial 2018

Militares na República C. Africana apoiam seleção

1.282
Os paraquedistas em missão na República Centro-Africana deixaram uma mensagem de apoio à seleção nacional. Os militares criaram um álbum de fotos com bandeiras e cachecóis. Veja-o aqui.
Defesa

Parlamento quer detalhes sobre missão na RCA

O contingente português ao serviço da missão da ONU esteve por 18 vezes envolvido em "confrontos e sob ataque" de "grupos armados ou criminosos que operam na República Centro Africana".
Armamento

Exército recusa substituir G3 em missão da ONU

1.099
Paraquedistas alertam para riscos de segurança por usarem arma que não conhecem num cenário de elevado risco. Força especial diz que, sem a Galil, a eficácia também está comprometida.
República Centro Africana

Cidade de Bambiri volta a ter noite de violência

Os confrontos opuseram os milicianos da União para a Paz (UPC, na sigla em francês), na República Centro-Africana, uma das milícias saídas da ex-rebelião Seleka, com os de uma outra de "autodefesa".
República Centro Africana

Militares portugueses só usam arma no "limite"

109
Estado-Maior-General das Forças Armadas reage à notícia do Observador sobre manifestações na República Centro Africana em que se acusa a força portuguesa de "crimes contra a humanidade".
República Centro Africana

Portugueses acusados de “crimes contra humanidade"

3.894
A contestação na República Centro Africana cresce com o intensificar de confrontos entre páraquedistas portugueses e grupos armados. A ONU denuncia "manipulação" de civis e "aproveitamento político".
República Centro Africana

Dois ataques em dois dias a militares portugueses

Militares portugueses ao serviço das Nações Unidas na República Centro-Africana estiveram novamente envolvidos em "intensos confrontos armados" na quarta-feira, no segundo dia consecutivo.
República Centro Africana

Militares portugueses novamente atacados

114
Uma patrulha militar portuguesa na República Centro-Africana foi na terça-feira atacada por "elementos armados" com os quais trocou tiros na localidade de Bambari, a 400 quilómetros da capital.
Violência

Papa pede fim da guerra na República Sul-Africana

O papa Francisco pediu hoje o fim da violência e da vingança na República Centro-Africana, depois dos últimos ataques que fizeram inúmeras vítimas no país, entre as quais um sacerdote.
República Centro Africana

Guterres apela à calma na RAP e pede investigação

António Guterres apelou à calma na República Centro-Africana e pediu aos intervenientes que acabem com a violência. O secretário-geral da ONU condenou a violência registada a 1 de maio em Bangui.
República Centro Africana

Militares portugueses alvo de tiros 

122
Nenhum paraquedista português ficou ferido. Força nacional foi chamada ao terreno depois de elementos de grupo armado terem atacado uma igreja e matado o padre, na capital do país.
República Centro Africana

A vida dos militares na República Centro Africana

971
Nas ruas da capital, sofrem emboscadas e são o alvo de apedrejamentos. A norte, já "limparam" zonas ocupadas por grupos armados. São a força portuguesa, o braço-direito do comandante da ONU.
República Centro Africana

Militares portugueses auxiliam feridos

Militares portugueses na República Centro-Africana participaram na sexta-feira na operação de auxílio a 13 feridos de um acidente de viação, a 100 quilómetros da capital, Bangui.
República Centro Africana

Vídeo. Militares na República Centro-Africana

131
Dois dias de missão. Militares portugueses deslocaram-se a pé para recuperar um drone das Nações Unidas. Durante o percurso carregaram explosivos necessários à missão.
Presidente Marcelo

Militares portugueses na RCA estão bem

O Presidente da República foi informado, através de uma chamada telefónica, na manhã desta quarta-feira, de que "todos os militares portugueses se encontram bem".
República Centro Africana

Militar português ferido por granada em Bangui

404
Um militar português, dos paraquedistas, ficou ferido com estilhaços de granada após um cerco a radicais islâmicos em Bangui, na República Centro Africana. Os ferimentos serão ligeiros.
Nações Unidas

"Capacete azul" morto na República Centro-Africana

Um membro da missão da ONU na República Centro-Africana foi morto e outros 11 feridos num ataque, esta terça-feira de madrugada, à base da MINUSCA em Tagbara, 387 quilómetros a nordeste de Bangui.
Forças Armadas

Diamantes, sangue e militares portugueses sob fogo

638
60 militares portugueses foram atacados este sábado na República Centro Africana. Marcelo esteve com eles há uma semana. O que se passa naquele que é um dos países mais pobres e violentos do mundo?
Nações Unidas

Militares portugueses atacados em África

2.388
Troca de tiros durou quase quatro horas. Força portuguesa ao serviço da ONU foi atacada num bairro residencial de influência muçulmana e atacantes usaram mulheres e crianças como escudo humano.
República Centro Africana

Marcelo visitou militares em missão na RCA

245
Marcelo Rebelo de Sousa visitou os militares portugueses que estão a comandar a missão de treino da União Europeia naquele país. O contingente português é composto por 159 militares.
Defesa

Militares regressam da RCA com aplausos e elogios

1.039
A força portuguesa ao serviço da ONU na República Centro Africana regressou a casa com aplausos e abraços de centenas de familiares e elogios das chefias à dignidade com que cumpriram a missão
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
República Centro Africana

República Centro-Africana pede ajuda internacional

O Governo da República Centro-Africana pediu ajuda internacional para cerca de 2,5 milhões de pessoas. Metade da população está a ser afetada pelo conflito em curso no país desde 2013.
Forças Armadas

África. Ministro elogia comando português 

Azeredo Lopes elogiou os militares portugueses que vão liderar a missão europeia na República Centro-Africana. O ministro da Defesa apresentou Portugal como promotor e fornecedor da segurança global.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)