Proteção Civil

Maioria de Esquerda

O meteorologista já chegou a São Bento?

1.108
A tragédia deste Verão não tornou mais frágeis os acordos PS, BE e PCP. Pelo contrário, deu aos seus protagonistas o cimento mais poderoso de qualquer ligação: o medo. Só a meteorologia os assusta.
Incêndios

Proteção Civil reforça meios contra os incêndios

139
O calor que deverá fazer-se sentir entre este domingo e a próxima quarta-feira motivou o alerta do IPMA para 29 concelhos do país. Proteção Civil conta com meios reforçados.
Incêndios

Incêndios. Marcelo confiante em "solução expedita"

O Presidente da República está confiante no Conselho de Ministros e nas soluções que podem daí advir. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a limitação da época de incêndios já não faz sentido.
Incêndios

Câmara insiste em 12 mortos, Proteção Civil em 10

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Hospital insiste que morreram 12 pessoas no concelho. A Proteção Civil registou dez mortos e mantém o balanço total de 43 vítimas mortais.
Proteção Civil

O que diz a carta do presidente da Proteção Civil

251
Joaquim Leitão justifica a sua demissão com "muitas inverdades" que puseram em causa o "bom nome" da Proteção Civil e levaram à falta de "condições necessárias" para se manter no cargo.
Incêndios

Marta Soares saúda demissão de presidente da ANPC

138
O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, considera que a demissão do presidente da Proteção Civil era esperada, foi a melhor solução e revela a "dignidade e o caráter".
Incêndios

Presidente da Proteção Civil demitiu-se

1.691
O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, apresentou a sua demissão. O pedido, "com efeitos imediatos", foi formalizado na quarta-feira. António Costa já aceitou.
Incêndios

Futuro da ANPC: as Forças Armadas dão o exemplo

3.328
Em manifesto contraciclo com o que se passa na maioria dos países, o Estado português tem vindo a afastar as suas Forças Armadas do comando da proteção civil e deste tipo de missões.
Incêndios

Mação formaliza participação contra Proteção Civil

A participação foi formalizada na Inspeção Geral da Administração (IGAI) na quarta-feira. Mação exige o "apuramento de responsabilidades" em relação ao incêndio que assolou o município em julho.
Incêndios

Oliveira do Hospital lamenta "informação errada"

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pediu desculpa por ter passado a informação errada de que duas pessoas tinham morrido no hospital. O balanço total do número de mortos mantém-se nos 42.
Incêndios

Proteção Civil desviou meios do incêndio de Mação

1.632
Rui Esteves ordenou a saída do Grupo de Reforço para Incêndios Florestais do teatro de operações, contrariando o comando distrital. O incêndio de Mação, em julho, consumiu 18 mil hectares de floresta.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Governo assume compensação às vítimas

O governo vai assumir as compensações pelas vítimas do incêndio de Pedrógão Grande através de um mecanismo extrajudicial. A associação dos familiares das vítimas reuniu com o primeiro-ministro.
Incêndios

Seia fala na maior "tragédia de sempre"

A Câmara de Seia anunciou que iniciou o levantamento dos prejuízos causados pelos incêndios de domingo e de segunda-feira no concelho, a maior "tragédia de sempre".
Incêndios

Mais meios aéreos "teria sido uma vantagem"

232
A Proteção Civil admitiu esta terça-feira que mais meios aéreos a combater os incêndios no domingo "teria sido uma vantagem importante".
Incêndios

Portugal regista 225 mil hectares de área ardida

O sistema português contabiliza 225.447 hectares de floresta ardida este ano, valor inferior ao calculado pelo Sistema da Comissão Europeia, que regista 316.100 hectares.
Incêndios

Proteção Civil: bebé não está entre os mortos

Bebé de um mês dado como morto esta segunda-feira não está, afinal, entre as vítimas mortais. Proteção Civil confirmou. O único desaparecido de Coimbra terá sido encontrado morto.
Incêndios

Proteção civil. Verba em 2018 é a maior em 10 anos

307
Proposta de Orçamento do Estado prevê despesas de 148,7 milhões de euros para a Autoridade Nacional de Proteção Civil em 2018, o valor mais alto desde 2008. Fogos obrigaram a reforçar verba este ano.
Incêndios

Fogos.pt ajudou mais de 400 mil utilizadores

4.526
João Pina criou o fogos.pt para ajudar amigos bombeiros que se queixavam do site da Protecção Civil ser pouco acessível. Neste domingo teve mais de um milhão e meio de visualizações.
Incêndios

Cenário "complexo": 5 mil operacionais e 443 fogos

608
A Proteção Civil reforça que é o pior dia de incêndios e o cenário é de alta complexidade. Dos 443 incêndios de domingo, 108 estão ativos. Há mais de 5 mil operacionais do terreno. Situação é crítica.
Proteção Civil

Centro de Estudos quer reestruturar Proteção Civil

117
Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil propõe uma reestruturação na Autoridade Nacional que integre a criação de uma unidade especializada para gerir meios aéreos e recrutamento.
Incêndios

Presidente da Proteção Civil não comenta relatório

O presidente da Proteção Civil recusou comentar quaisquer conclusões do relatório independente sobre o combate aos incêndios do verão no Centro, afirmando que a entidade está a analisá-lo.
Sismo

Esta sexta-feira a terra vai "tremer" em Portugal

1.755
A iniciativa, intitulada 'A Terra Treme', "procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo".
Incêndios

Incêndios. Dominado fogo em Chaves, Vila Real

O incêndio que lavra desde quarta-feira em Chaves, no distrito de Vila Real, foi dado como dominado esta madrugada, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Incêndios

Incêndios. Mais de 1.000 bombeiros combatem chamas

Mais de 1.000 operacionais combatem à tarde quatro incêndios de grande dimensão nos distritos de Coimbra, Vila Real, Viseu e Santarém.
Incêndios

Fogo em Pampilhosa da Serra envolve 300 bombeiros

Um total de 460 operacionais combatia esta manhã três grandes incêndios em Portugal Continental, com mais de 300 homens no combate às chamas no concelho de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.
Açores

Atividade sísmica aumenta em São Miguel

A Proteção Civil informou que se regista desde esta sexta-feira um "incremento da atividade sísmica" no vulcão das Furnas, na ilha de São Miguel, havendo ainda o registo de "alguns microssismos".
Proteção Civil

Proteção Civil conclui que todos têm licenciatura

479
A Proteção Civil concluiu que todos os dirigentes e elementos da estrutura operacional têm comprovativo de licenciatura, numa auditoria pedida pelo secretário de Estado da Administração Interna.
Incêndios

Proteção Civil usou espuma no combate a incêndios

Os meios aéreos utilizados para o combate aos incêndios florestais lançaram este ano, pela primeira vez, espuma contra os fogos. A Proteção Civil está a avaliar outras soluções existentes.
Proteção Civil

Comandantes admitem processar Estado

604
Alguns comandantes da Proteção Civil admitem processar o Estado para evitar eventuais demissões depois dos inquéritos às suas licenciaturas. A grande maioria admite recorrer "às vias legais".
Proteção Civil

"Ainda não é o momento" para remodelação na ANPC

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, considerou que "ainda não é o momento" de falar sobre uma remodelação na Proteção Civil, após a saída do comandante nacional.
Ministério Administração Interna

Ordenado inquérito às licenciaturas na ANPC

O secretário de Estado da Administração Interna ordenou à Autoridade Nacional de Proteção Civil que realize uma auditoria para verificar as licenciaturas de todos os dirigentes e elementos.
Proteção Civil

Proteção Civil. Mais duas licenciaturas suspeitas

616
As licenciaturas de dois comandantes operacionais da Proteção Civil estão a ser investigadas, conta o jornal i. Suspeitas resultam da atribuição de equivalências por experiência profissional.
Proteção Civil

Bombeiros. Demissão de Rui Esteves é natural

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses disse que a demissão do comandante nacional da Proteção Civil foi uma "atitude digna", mas um desfecho que "não podia ser outro".
Proteção Civil

As 3 polémicas do ex-líder da Proteção Civil

281
As decisões que tomou nos incêndios em Mação, a licenciatura que concluiu por equivalências e as funções públicas que acumulou. Esta são as razões que levaram à queda de Rui Esteves.
Proteção Civil

Comandante Nacional da Proteção Civil demitiu-se

2.471
O comandante da Autoridade da Proteção Civil, Rui Esteves, demitiu-se esta quinta-feira. O cargo vai ser ocupado pelo atual Segundo Comandante Operacional Nacional, Tenente Coronel Albino Tavares.
Proteção Civil

Governo abre inquérito a curso de comandante

456
O Governo pediu à Inspeção-Geral de Educação e Ciência que abra um inquérito à licenciatura do comandante da Autoridade Nacional da Proteção, Rui Esteves.
Proteção Civil

Comandante fez curso com equivalências

4.775
Rui Esteves fez apenas quatro cadeiras por exame e obteve 32 créditos por experiência profissional para conseguir a licenciatura em Proteção Civil. Lei foi alterada depois do (semelhante) caso Relvas.
Proteção Civil

Mação. Relatório da ANPC é "insatisfatório"

A Proteção Civil diz que o combate ao incêndio de Mação foi dificultado pela dispersão de meios e pelo tempo "agressivo". A Câmara não ficou convencida e pede inspeção para apurar responsabilidades.
Incêndios

Incêndio na Sertã alastra a Proença-a-Nova

386
Incêndio no concelho da Sertã está a aproximar-se de aldeias e obrigou ao corte do IC 8, entre Vale do Pereiro e a Sertã, indicou a Autoridade Nacional de Proteção Civil).
Administração Interna

MAI abre processo a Comandante da Proteção Civil

371
A ministra da Administração Interna abriu processo disciplinar ao Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Rui Esteves, por acumulação de cargos.
Proteção Civil

Comandante da Proteção Civil ameaçado com queixa

163
Vasco Estrela, presidente da câmara de Mação, e Duarte Marques, deputado do PSD, exigem esclarecimentos sobre decisões tomadas por Rui Esteves durante o incêndios que assolaram a região.
Covilhã

Trezentos bombeiros e seis meios aéreos na Covilhã

Trezentos bombeiros combatiam às 19h45 desta terça-feira um incêndio florestal na Covilhã, distrito de Castelo Branco, revela a página de internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Câmara Municipal Lisboa

CML reafirma importância da Taxa de Proteção Civil

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, demarcou-se da decisão de inconstitucionalidade da Taxa de Proteção Civil de Vila Nova de Gaia.
Autarquias

Gaia vai extinguir taxa de proteção civil 

Câmara de Vila Nova de Gaia vai extinguir Taxa de Proteção Civil, declarada inconstitucional, "provavelmente em outubro", diz autarca local. Cobrança em curso também será suspensa.
Autarquias

Proteção Civil. Taxa "ilegal" deve ser devolvida

Associação Lisbonense de Proprietários aplaudiu decisão do Constitucional de declarar inconstitucional Taxa de Proteção Civil em Gaia, por se tratar de um imposto. E exige devolução em Lisboa.
PSD

PSD critica "cortes" na Proteção Civil

226
O PSD criticou os cortes na Proteção Civil e no investimento até julho, conhecidos esta segunda-feira num relatório da UTAO, mostrando-se preocupado com a "repetição de más escolhas".
Ministério Administração Interna

Ministra agradece trabalho da proteção civil

140
A ministra da Administração Interna agradeceu aos comandantes distritais da proteção civil o trabalho no combate aos fogos do verão, que se queixaram da falta de limpeza e desordenamento da floresta.
Bombeiros

Bombeiros. Apelos a alimentos "não fazem sentido"

135
O comandante operacional da proteção civil disse que não fazem sentido os constantes apelos para fornecimento de alimentação aos bombeiros, já que está "claramente definido" o valor das refeições.
Incêndios

Ordenado inquérito a refeições dadas aos bombeiros

O Ministério da Administração Interna ordenou um inquérito à Proteção Civil sobre as condições de fornecimento de refeições aos bombeiros que, este mês.
Incêndios

Cinco incêndios considerados importantes no país

Cinco incêndios considerados importantes pela Proteção Civil lavram hoje nos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco, num total de 66 ocorrências em aberto que mobilizam 1.770 bombeiros.
Proteção Civil

Dois grandes incêndios de Oleiros estão dominados

Fogo que chegou a cercar uma aldeia está dominado, informou esta manhã a adjunta da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.
Incêndios

Fogo da Guarda dominado, Oleiros continua a lavrar

As três frentes ativas do incêndio de Selada das Pedras, em Oleiros, levaram a "empenhar todos os esforços em meios terrestres e aéreos". Fogo da Guarda dominado ao início desta manhã.
Incêndios

16 pessoas retiradas de três povoações em Oleiros

Dezasseis pessoas foram retiradas das povoações de Vilarinho, Ademoço e Póvoa da Ribeira devido ao incêndio que lavra desde quarta-feira no concelho de Oleiros, Castelo Branco.
Incêndios

Meios aéreos reforçam combate ao fogo de Vile

Dois meios aéreos vão reforçar o combate ao fogo que deflagrou em Vilela do Douro, Sabrosa, e possui esta manhã uma frente ativa, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Incêndios

Fogo que deflagrou em Cinfães extinto

O incêndio florestal que deflagrou em Cinfães e que chegou a mobilizar mais de 100 operacionais, já foi dado como extinto. O fogo teve início numa zona de mato da localidade de Ponte da Bateira.
Incêndios

Três distritos com incêndios preocupantes

Os três incêndios que lavram nos concelhos de Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo), de Cinfães (Viseu) e de Sabrosa (Vila Real) são os mais graves, diz a Proteção Civil.
Incêndios

O ano de 2017 foi o "mais severo dos últimos 15"

224
De 15 a 21 de agosto deflagraram 1276 incêndios em Portugal, sendo que os distritos com o maior número de ocorrências foram Porto, Braga e Aveiro, afirma o Comandante Nacional da Proteção Civil.
Incêndios

Incêndios. Covilhã e S. Pedro do Sul preocupam

A tarde desta segunda-feira está a ser marcada pelo reacendimento de um fogo na Covilhã e de um novo incêndio em S. Pedro do Sul.
Lisboa

O plano especial para um grande sismo em Lisboa

3.026
A Proteção Civil tem um plano especial para dar resposta a um sismo de grande dimensão na capital. Implica usar barcos e comboios para evacuações e até o aeroporto para depositar cadáveres.
Incêndios

Estado de calamidade: o que realmente implica?

428
Limitar circulação de pessoas e veículos e definir perímetros de segurança são algumas das medidas previstas com o estado de calamidade pública decidido pelo Governo. "Uma opção política".
Governo

Governo declara estado de calamidade pública

674
O Governo anunciou esta quinta-feira que vai ser declarado estado de calamidade pública preventiva. O executivo de António Costa vai reunir ainda esta quinta com os autarcas das zonas mais afetadas.
Incêndios

Incêndios. Risco aumenta a partir de quinta-feira

197
Comandante nacional da Proteção Civil diz que ano de 2017 é o terceiro mais severo dos últimos 15 anos. Incêndios aumentaram 72% face à semana anterior e provocaram 74 feridos, incluindo seis graves.
Incêndios

Sete incêndios com plano de emergência ativado

158
121 incêndios registados em Portugal ao longo desta segunda-feira. A aldeia histórica de Castelo Novo esteve cercada pelas chamas e foi evacuada mas a população já voltou às suas casas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site