Cerca de 40 participantes vão estar ao longo de três dias em Viseu para escolher e desenvolver ideias que se possam tornar negócios de sucesso nas mais diversas áreas, disse fonte do Startup Weekend.

De acordo com o membro da coordenação do Startup Weekend Viseu, Raul Junqueiro, este é um evento que pretende dinamizar novas ideias que existam espalhadas um pouco por todo o lado, transformando-as em negócios rentáveis.

“Vamos organizar os participantes em equipas através das melhores ideias, que são determinadas por votação. Depois, são 54 horas de trabalho intenso na criação de modelos de negócio, programação, design e de validação de mercado”, acrescentou.

De sexta-feira a domingo, o Campus do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolhe o evento mundial de empreendedorismo Startup Weekend, que tem como grandes objetivos dar a conhecer os conceitos básicos de como construir uma “startup” e de como lançar um negócio de sucesso a partir de uma boa ideia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na abertura do evento estará Benjamin Mendes Júnior, cofundador do SAPO, que vai abrir os trabalhos com um discurso motivacional para os participantes.

“Pretendemos que os participantes se sintam inspirados, pois logo a seguir cada um deles terá 60 segundos para tentar vender da melhor forma possível a sua ideia de negócio”, esclareceu.

Raul Junqueiro informou que o evento de Viseu não tem tema específico, destinando-se a ideias inovadoras e diferenciadoras de todas as áreas.

“Uma ‘startup’ não é só o Google ou o Facebook. Não queremos que as ‘startup’ comecem e acabem no meio tecnológico, procuramos também ideias ligadas à saúde, turismo ou agropecuária”, sublinhou.

A iniciativa – que tem na sua génese o “networking”, transformar ideias em negócio, fomentar o ecossistema de inovação e potenciar empreendedorismo – vai contar com alguns mentores que vão ficar responsáveis por coordenar os trabalhos das equipas no desenvolvimento das ideias de negócio.

João Menaia, “manager” na direção de Qualidade de Serviço da Portugal Telecom e Andre Marquet, cofundador do Beta-i, estão entre os menores confirmados.

“Queremos dinamizar a região de Viseu e despertar a economia da inovação. Não é só em Lisboa ou no Porto que há boas ideias”, alegou.

No último dia, será feita a apresentação de todas as ideias de negócios a um júri, constituído por gestores e académicos experientes, tais como José Luís Nogueira, administrador do Grupo Visabeira; José dos Santos Costa, vice-presidente do Instituto Politécnico de Viseu; Nuno Martinho, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, e João Paulo Gouveia, empresário e vereador na Câmara de Viseu.

“As melhores ideias terão como prémio um pacote de serviços da Telecom”, concluiu.

A Startup Weekend é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Seattle – Washington, mas que tem uma rede de facilitadores espalhados por mais de 200 cidades pelo mundo.