455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Indústria Farmacêutica

Fact Check

Pfizer foi obrigada a publicar documentos?

Publicação revela que juiz do Texas obrigou farmacêutica a revelar dados sobre vacina da Covid-19. Será que foi mesmo assim?
Indústria Farmacêutica

Ordem e farmácias identificam remédios ucranianos

A Ordem dos Farmacêuticos e a Associação de Farmácias vão ajudar na identificação de medicamentos e sua correspondência em Portugal, encaminhando de seguida a pessoa ao serviço de saúde mais próximo.
Sociedade

VIH: do medo à inclusão

Reportada pela primeira vez nos anos 80, a doença outrora fatal passou a crónica, e o medo do desconhecido foi dando espaço à inclusão dos doentes de VIH. Mas há ainda um caminho a percorrer.
Coronavírus

Pfizer defende 4.ª dose da vacina para a Covid-19

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, defendeu a aplicação de uma quarta dose caso as infeções subam na Europa e nos Estados Unidos.
Coronavírus

AI. Farmacêuticas privilegiam o lucro 

O relatório da Amnistia acusa as farmacêuticas de "tragicamente falharem o desafio de estar à altura de uma crise sanitária e de direitos humanos humanitária, que acontece uma vez num século".
Indústria Farmacêutica

Lucro da AstraZeneca cai em 2021

Os diretores do fabricante de medicamentos acreditam que a empresa está bem posicionada para lidar "com sucesso" com potenciais riscos para o negócio, diz o comunicado.
Iniciativas Observador

Desarmar bactérias: alternativa aos antibióticos

No i3S, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto, Ricardo Monteiro trabalha numa forma de tornar menos mortal uma bactéria particularmente perigosa para grávidas.
Fact Check

Líderes mundiais condenados por genocídio?

Publicação alega que líderes mundiais foram condenados por genocídio durante a pandemia. É falso.
Indústria Farmacêutica

Lucro da Sanofi recua 49,4% em 2021

A Sanofi explica que os resultados do grupo farmacêutico, descontada esta operação extraordinária, "melhoraram significativamente" devido ao aumento das vendas e da rentabilidade do negócio.
Fact Check

CEO da Pfizer diz que vacina não protege?

Publicação mostra líder da Pfizer a dizer que duas doses da vacina oferecem “pouca ou nenhuma proteção”. Porém, o líder da farmacêutica fala da variante Ómicron e excerto é tirado do contexto.
Coronavírus

Moderna. Vacina contra Covid-19 e gripe em 2023

Farmacêutica espera que a vacina esteja pronta antes do outono de 2023 e vai incluir o vírus sincicial respiratório (que provoca bronquiolite). Está também a desenvolver uma vacina contra a Ómicron.
Infarmed

Retirado do mercado termómetro por infravermelhos

O Infarmed determinou a "imediata suspensão da comercialização" do termómetro e mandou recolher os exemplares no mercado, apelando às entidades que disponham as unidades restantes.
Coronavírus

Israel autoriza uso do antiviral da Pfizer

O primeiro-ministro israelita, Naftali Benet, afirmou em novembro que tinha firmado um acordo com a Pfizer para a rápida aquisição do fármaco assim que tivesse luz verde da FDA.
Coronavírus

Antivirais podem interagir com outros medicamentos

As reguladoras do medicamento aprovaram o uso de emergência dos antivirais contra o coronavírus. Os fármacos podem interagir com outros tratamentos e os médicos devem vigiar os doentes.
Coronavírus

FDA aprova o 1.º comprimido contra a Covid-19

O medicamento -- Paxlovid -- pode ser usado para casos moderados da Covid-19 e deve ser tomado duas vezes ao dia durante cinco dias.
TAP

Costa proíbe Pai Natal de juntar as renas no trenó

A prenda para Rui Rio serão umas voltas ao Autódromo do Estoril de moto para que possa treinar as curvas com o joelho a raspar no chão, ora mandando-se todo para a esquerda, ora todo para a direita.
VIH

FDA aprova primeira injeção para prevenir VIH

O novo medicamente, chamado Apretude, é administrado em forma de injeção, a cada dois meses, surgindo em alternativa aos compridos diários de prevenção do VIH.
Canábis

Odemira. Anunciada expansão de produção de canábis

Empresa vai "duplicar a capacidade de produção" de canábis, que passa de cerca de 10 mil para 24 mil metros quadrados de estufas de alta tecnologia.
Coronavírus

Pfizer prevê que pandemia dure até 2024

O prognóstico da farmacêutica foi feito após o surgimento da variante Ómicron que, quando comparada com a primeira variante do vírus, regista mais de 50 mutações.
Coronavírus

Pfizer estuda 3.ª dose para crianças dos 2 aos 11

A vacina da Pfizer de três microgramas para crianças dos seis meses para cinco anos demonstrou um "perfil de segurança favorável", mas não produziu anticorpos suficientes nas idades dos 2 aos 5 anos.
Coronavírus

Covid-19. EMA aprova dois novos tratamentos

O tratamento com anticorpos Xevudy, da farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, "reduz consideravelmente" as hospitalizações de doentes em risco de Covid-19 grave.
Coronavírus

Covid. 2 antivirais à procura de lugar no mercado

Proteção de 89% contra internamento e morte, indicam os dados finais da Pfizer. A MSD prometia 50%, com dados preliminares, mas com os finais caiu para 30%. FDA e EMA analisam autorizações.
Estados Unidos da América

Gotas nos olhos para substituir óculos já à venda

O medicamento disponível agora nos Estados Unidos da América permite a quem sofre de presbiopia, ou "vista cansada", ver melhor ao perto durante um período de até seis horas.
Indústria Farmacêutica

Bayer investe 100 milhões em produtos sustentáveis

Investimento irá ajudar a Bayer a "impulsionar o uso sustentável dos produtos da empresa e a criar um mundo onde as pessoas possam viver uma vida mais saudável", diz farmacêutica.
Coronavírus

EMA aprova medicamento para tratar casos graves 

Comercializado pela Roche Registration GmbH, o RoActemra já está aprovado na União Europeia para o tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide.
Iniciativas Observador

Cancro da mama: proteger o cérebro das metástases

Um dos órgãos preferidos para a metastização do cancro da mama é o cérebro. No Instituto de Medicina Molecular, Miguel Castanho desenvolve um fármaco para travar esta progressão das células malignas.
Coronavírus

EMA. Três medicamentos aproados e 5 em avaliação

O Ronapreve, da farmacêutica Roche Registration GmbH, destina-se ao tratamento de adolescentes a partir dos 12 anos e de adultos que não necessitam de oxigénio suplementar.
Coronavírus

Putin recebe vacina na forma de spray nasal

O presidente russo voluntariou-se para testar a vacina intranasal que está a ser desenvolvida pelo centro Gamaleya — fabricante da Sputnik V e da subsequente Sputnik Light (de dose única).
Parlamento Europeu

UE quer sistema farmacêutico resiliente

Eurodeputados aprovam relatório que recomenda que sejam aplicadas medidas para evitar escassez de medicamentos no futuro. Preço não pode ser único critério de contratação pública, avisam.
Coronavírus

Regulador aprova uso de antiviral molnupiravir

O medicamento, que não está ainda autorizado na UE, pode ser usado para tratar adultos com Covid-19 que não necessitam de oxigénio suplementar, mas que apresentam risco acrescido de ter um caso grave.
Coronavírus

EMA avalia medicamento da Pfizer

A Pfizer já tinha anunciado que o seu medicamento antiviral contra a Covid-19 é eficaz na redução de hospitalizações ou mortes em quase 90%, entre pessoas com infeções leves ou moderadas.
Coimbra

Empresa desenvolve medicamento para doença rara

A biotecnológica de Coimbra identificou pequenas moléculas orgânicas que exercem atividade de estabilização proteica e evitam a formação de amilóide por transtirretina.
Coronavírus

Novo tratamento reduz doença sintomática em 83%

O risco de desenvolver Covid sintomática seis meses depois baixou para os doentes que tomaram o medicamento AZD7442, em comparação com os que receberam tratamento com placebo.
Burla

Farmacêutica multada em 49.500 euros por burla

Durante o julgamento, a farmacêutica admitiu que obteve comparticipações indevidas de receitas falsas, alegando que o fez para compensar a devolução "injusta" de receitas genuínas.
Indústria Farmacêutica

Johnson & Johnson origina duas empresas

A divisão que comercializa produtos de higiene, cremes e outros produtos teve um volume de negócios de 3,7 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, ou seja, perto de 16% das receitas totais.
Coimbra

Cientistas ajudam a desvendar mecanismo cerebral

A Universidade de Coimbra refere que o estudo fornece "pistas para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para doenças como autismo, depressão, esquizofrenia ou doença de Alzheimer".
Orçamento do Estado

Contribuições extraordinárias avançam sem OE

O Governo pretende manter a cobrança das contribuições extraordinárias sobre setores como a banca, energia e farmacêuticas, avança o Negócios. Isto mesmo sem o Orçamento do Estado aprovado para 2022.
Indústria Farmacêutica

BioNTech. Do prejuízo a lucro de 7.126,3 milhões

A BioNTech informou que obteve um lucro operacional de 10.584,1 milhões nos primeiros três trimestres, em comparação com perdas de 326,6 milhões no mesmo período do ano passado.
Indústria Farmacêutica

Pfizer. Vacina Covid ajuda lucros a quintuplicar

Gigante farmacêutica apresentou lucros líquidos de 8.146 milhões de dólares no trimestre – mais de 7 mil milhões de euros – mais de cinco vezes acima dos resultados do período homólogo.
Coronavírus

MSD. 10 milhões de antiviral ainda este ano

A MSD (Merck & Co. nos Estados Unidos) diz ter 10 milhões de tratamentos disponíveis até ao final do ano. Também já anunciou que vai ceder licenças de produção a países de rendimento médio e baixo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.