Um ano depois, a Major League Soccer (MLS) volta a alimentar os leões. Após caçar Fredy Montero ao Seattle Sounders em 2013, o Sporting descobriu no Kansas City um catalão, de 21 anos, com aulas feitas na escola do Barça – Oriol Rosell. O médio assinou esta terça-feira um contrato válido para as próximas cinco temporadas e ficará blindado por 45 milhões de euros, o valor estipulado como cláusula de rescisão.

Esta é a terceira contratação do Sporting para 2014/15, depois de Paulo Oliveira, defesa central vindo do Vitória de Guimarães, e de Simeon Slavchev, médio que estava no Litex Lovech, da Bulgária. Rosell é um médio defensivo e tem 1,82 metros de altura. Cresceu em La Masia, a escola do Barcelona. A tal onde miúdos entram para saírem graúdos e, sobretudo, aptos para entrarem na equipa principal do Barça com a mentalidade desejada – a do vício no passe e de manter a bola em segurança. Oriol, porém, nunca o fez.

Passa uma época (2011/12) na equipa B, da qual se despede em agosto de 2012. Apanha um avião e ruma a Kansas, cidade no Estado do Missouri, nos EUA. Começava a aventura na MLS. O catalão chega com a temporada a meio – por norma, o campeonato norte-americano realiza-se entre março e dezembro – e, por isso, faz apenas cinco jogos na época inaugural. Os suficientes para marcar um golo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na segunda (a primeira a sério) é titular em 31 dos 34 jogos do Kansas City e também marca por uma vez. E Rosell fecha a temporada como o melhor do campeonato numa coisa – das interceções de passes, com 130. Na atual temporada, contava já sete partidas. O resumo faz-se com 43 encontros e dois golos marcados em relvados americanos, os mesmos por onde andou Fredy Montero.

Em agosto de 2013, o avançado foi igualmente resgatado a um clube da MLS, o Seatle Sounders – onde jogou entre 2009 e 2012, embora, na altura, estivesse emprestado ao Millionarios, da Colômbia. Montero chegou, começou a época a titular, prometeu e marcou 13 golos no campeonato. Isto até dezembro. Quando 2014 chegou, algo se passou com Montero e não mais se viram golos do colombiano no Sporting. Na próxima temporada poderá ter atrás de si um médio catalão que também resolveu crescer nos EUA. Oriol Rosell chega ao Sporting para competir com William Carvalho e Adrien Silva – isto se ambos permanecerem no clube.